tgcastilho escreveu: Qui Nov 29, 2018 5:56 pm
Há quatro anos que este tópico é: - "Ui o poderio Russo, ele vãos destruir! eles vão partir! ui que grandes! ui que grossos!" E continuamos na mesma. Isto tudo sempre acompanhado por um total escárnio e mal dizer da NATO. Não deixa de ser curioso que QUASE todos os países da NATO em termos de PIB pc PPP esteja à frente da Rússia. O poderio tecnológico deve ser tão secreto que não dá para rentabilizar. Mas isso são outros trezentos.
O facto é que se o Iraque e Afeganistão foram um atoleiro para a NATO, a Ucrânia será pior para os russos, pq à beira dos anteriormente citados tem uma muito melhor organização.
PS: quem é que na Europa se ia aliar aos Russos mesmo? É que países de leste a odiar russos conheço muitos, países da restante Europa a gostar de russos é nova. Agora se o senhor quer comparar grupinhos extremistas altamente minoritários em alguns países da Europa ao ódio generalizado a Russos em países como a Hungria, Polónia, Rep. checa, etc é que na minha opinião não faz sentido...
Sobre ódio e preconceito generalizado... acho que só a minoria que tu anda que é assim. Eu vejo rivalidade, até fortes raivas em quase toda Europa
Por família e profissão fico metade +- do ano na Europa desde infância (Italia e Austria-alemanha) e lá vejo mais preconceito e até raiva contra o Leste Europeu " Polonia, Hungria, Baltico, Romênia e outros incluindo o Sul da Europa Espanha e Portugueses mais e tipos de Italianos e franceses, AL e Norte da africa em geral " que com os russos em geral...
Tecnologia pode ser até invisível mas os europeus tem que se juntar em um Bloco e ainda sim estão engatinhando e atras dos Russos em uma grande variedade de frentes. Espacial, Naval, Mecânica, Química, Areas da Automação, Usinagem Etc... que os russos fazem desde anos 50/60.
Ucrânia melhor preparado que Iraque e Georgia e mesmo se tivesse é forçar muito... Ucrânia não aguentou e não aguenta uns rebeldes no leste com apoio minimo de apoio russo e vai bater de frente com as Forças Armadas russas.
Como falei antes os russos não precisão ocupar a Ucrânia toda, basta dar um empurrão que Ucrânia se fragmenta igual a Yugoslavia nos anos 90.
Arariboia escreveu: Qui Nov 29, 2018 7:42 pm
(1) Sobre ódio e preconceito generalizado... acho que só a minoria que tu anda que é assim. Eu vejo rivalidade, até fortes raivas em quase toda Europa
(2)Por família e profissão fico metade +- do ano na Europa desde infância (Italia e Austria-alemanha) e lá vejo mais preconceito e até raiva contra o Leste Europeu " Polonia, Hungria, Baltico, Romênia e outros incluindo o Sul da Europa Espanha e Portugueses mais e tipos de Italianos e franceses, AL e Norte da africa em geral " que com os russos em geral...
(3)Tecnologia pode ser até invisível mas os europeus tem que se juntar em um Bloco e ainda sim estão engatinhando e atras dos Russos em uma grande variedade de frentes. Espacial, Naval, Mecânica, Química, Areas da Automação, Usinagem Etc... que os russos fazem desde anos 50/60.
Ucrânia melhor preparado que Iraque e Georgia e mesmo se tivesse é forçar muito... Ucrânia não aguentou e não aguenta uns rebeldes no leste com apoio minimo de apoio russo e vai bater de frente com as Forças Armadas russas.
(4)Como falei antes os russos não precisão ocupar a Ucrânia toda, basta dar um empurrão que Ucrânia se fragmenta igual a Yugoslavia nos anos 90.
"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Arariboia escreveu: Qui Nov 29, 2018 7:42 pm
(1) Sobre ódio e preconceito generalizado... acho que só a minoria que tu anda que é assim. Eu vejo rivalidade, até fortes raivas em quase toda Europa
(2)Por família e profissão fico metade +- do ano na Europa desde infância (Italia e Austria-alemanha) e lá vejo mais preconceito e até raiva contra o Leste Europeu " Polonia, Hungria, Baltico, Romênia e outros incluindo o Sul da Europa Espanha e Portugueses mais e tipos de Italianos e franceses, AL e Norte da africa em geral " que com os russos em geral...
(3)Tecnologia pode ser até invisível mas os europeus tem que se juntar em um Bloco e ainda sim estão engatinhando e atras dos Russos em uma grande variedade de frentes. Espacial, Naval, Mecânica, Química, Areas da Automação, Usinagem Etc... que os russos fazem desde anos 50/60.
Ucrânia melhor preparado que Iraque e Georgia e mesmo se tivesse é forçar muito... Ucrânia não aguentou e não aguenta uns rebeldes no leste com apoio minimo de apoio russo e vai bater de frente com as Forças Armadas russas.
(4)Como falei antes os russos não precisão ocupar a Ucrânia toda, basta dar um empurrão que Ucrânia se fragmenta igual a Yugoslavia nos anos 90.
(1) Começa por me contradizer e no final já concorda, tri...
(2) deve ser verdade se o diz:
(3) que atraso de vida que é a Europa! é melhor mesmo trazer os Russos e pô-los a governar!:
40 mais ricos pib per capita PPP, de facto a Rússia está lá no topo!
(4) De facto, é exactamente igual tipo agua e vinho.
Primeiro que eu não lembro de ter concordado em em nenhum ponto... nem no inicio, meio ou fim.
Segundo você ta mudando de foco ou interpretando errado. Jamais falei que é horrível morar na Europa... até porque eu mesmo ficando mais Italia e Austria gosto muito da Europa no Geral, do Sul ao Norte*. Falei que nos meus 34 anos nunca vi esse ódio explicito ou velado na Europa só contra os russos, mas já vi coisas piores dentro das próprias fronteiras e vizinhos.
Sobre PIb e renda per capita até antes de 2014 a Russia estava relativamente perto de Portugual... A Russia num ambiente mais calmo tem tudo pra voltar crescer bastante e acima da EU
Entramos agora no veículo apesar de antigo mais capaz no que tange a infantaria mecanizada ucraniana (excetuando o BMP-3 poucas quantidades) e que possui em grandes quantidades. Sendo a espinha dorsal das forças mecanizadas de muitos países se destaca pela fácil manutenção apesar de ter muitas fraquezas do BMP-1 é compensado plenamente por causa de seu canhão de 30 mm. Se destacou nas Guerras urbanas desde a Chechênia até as batalhas de Damasco (atual Guerra Civil Síria) onde se saiu muito bem nas operações da Guarda Republicana. Na Guerra Civil ucraniana na bacia do Don atuou não só como transportador de infantaria (função para qual foi criado primordialmente) mas também como tanque leve. Penetrando por várias vezes nas posições inimigas foi capaz de realizar uma série de tarefas como destruir veículos leves e pouco blindados dos inimigos apreciado tanto por separatista como pelo Exército Ucraniano. Só lembrando que o calibre de 30mm foi introduzido pelo Ocidente somente agora, claro que com capacidades de precisão e penetração maiores que o 30 mm soviético mas este nada deve ao seus oponentes. Claro que alguns verão pela ótica do super trunfo e irão dizer que o BradleyM2, Puma, Linyx ou Warrior são superiores. Mas vale lembrar que estes veículos custosos só podem ser operados por Exércitos ricos ou que estão em modo pacifico e tem o tempo necessário para preparar suas forças e sempre que possível junta-las para batalha formando deste modo grande unidades.
Histórico
O BMP, que significa Boyevaya Mashina ou literalmente o literalmente” Veículo de Combate de Infantaria”, foi introduzido pela URSS na década de 1960 e criou um agitação no Ocidente. Não havia nada para comparar naquele momento, já que o M113 e seus equivalentes de APC têm comparativamente menor blindagem e um armamento muito mais fraco.
O conceito de IFV poderia ser reivindicado tanto pela Alemanha quanto pela URSS, mas o ultimo produziu em massa o BMP-1 a um nível sem precedentes para este tipo de veículo.
Depois de uma história de sucesso consumada, como o BMP-1 foi exportado par mais de 60 países, foi pensado na década de 70 para melhorar seu armamento principal, uma arma de baixa velocidade, não estabilizada 2ª28 Grom 73mm (500 metros de alcance preciso), bem com o obsoleto o ATGM Malyutka (NATO Sagger).
O trabalho começou em 1972, e no ano seguinte a Guerra do Yom Kippur já mostrava que os egípcios e sírios forma duramente atingidos por tiros de metralhadoras .50 nas laterais e retaguarda. Outros foram perdidos para o canhão sem recuo de 106 mm, então a proteção também fazia parte do trabalho de melhoria.
O Sagger também se mostrou difícil de apontar e guiara com precisão a partir do interior apertado a torre. De fato, especialistas soviéticos foram enviados a Síria para coletar informações e o relatório levou a um novo programa de melhoria a partir de 1974.
O Projeto BMP-2
Corpo do Blindado
Por uma questão de customização, ambos os veículos compartilham a maioria dos componentes, exceto a torre. O casco sempre recebeu esta famosa forma prismática que ajudou a reduzir a blindagem, que não foi alterada sendo de 33m na melhor das hipóteses.
Proteção lateral e frontal contra tiros de 12,7mm foi introduzida, embora s portas traseiras ainda estivessem vulneráveis. O casco era feito de aço soldado, com a mesma configuração geral, motor do lado dianteiro direito (compartimento separado) motorista dianteiro esquerdo que tem sua própria escotilha de entrada acima dele, com periscópio de três direções. O periscópio central TNPO-17ª poderia ser trocado por um periscópioTNFO-350B (estendido para operações anfíbias) ou visão noturna TVNE-1PA. Um único soldado de infantaria estava sentado atrás dele, com seu próprio ponto d disparo e bloco de visão.
Visão periférica adicional foi fornecida pelos periscópios TNPO-170ª, notavelmente na seção traseira, que posiciona 6 homens sentados de costas um para o outro. As duas portas ainda recebem tanques de combustíveis embutidos, uma característica que se provou desastrosa no Afeganistão e mais tarde. O chassi também estava vulnerável a explosões de minas. A proteção ativa incluía seis descarregadores de fumaça de 81mm (três bancos de três de cada lado na parte traseira) e um dispositivo de extrator de fumaça do motor. Os descarregadores de fumaça não foram feitos para operações defensivas, já que os disparos de fumaça serão lançados a 300 metros do veículo. Eles foram feitos para esconder os veículos durante o assalto também podem usar disparos de HE.
Eles havia um revestimento de selagem NBQ de sobre pressão de PAZ e um sistema automático de supressão de incêndio dos compartimentos da torre, da tripulação e do motor. Além disso, foram instalados um pré-aquece dor do motor e um exaustor de torreta.
Mobilidade
O compartimento separado abriga um motor mais potente que o do BMP-1 para compensar a tonelagem maior por causa do peso adicional. Este era o motor a diesel UTD-20/3 com potência de 300 hp (225kw) para uma referência de 21hp/ton. Era basicamente uma versão melhorado do motor do BMP-1.
A unidade de potência pode ser facilmente substituído em campo. A suspenção são com barras de torção, com cinco rodas de aço de cada lado. O alcance operacional era de aproximadamente 600 Km, com uma velocidade máxima de 65 Km/h na estrada, 45 Km/h por terreno irregular e 7Km/h na água.
De fato, o BMP-2 tem a mesma característica do BMP-1 anfíbio, usando carenagens hidrodinâmicas para converter o momento da trilha em jatos de água. Os regulamentos em tempo de paz obrigavam a ter um aparelho de rádio funcionado para alertar o tráfego se o veículo fosse carregado por correntes (sem âncora). Testes de campo mostraram que o BMP-2 é capaz de subir um obstáculo de 60º graus, suportar um inclinação lateral de 30º graus e ultrapassar uma trincheira de 0,7 metros de 2,5 metros de largura.
Motor UTD-20/3 de 300 hp
Torre
Localizada no centro do veículo em forma de cone de aço e soldado, mas muito maior que a do BMP-1, com dois acentos, um par o artilheiro (esquerda) outro par ao comandante (direita), e ambos recebem escotilhas. O comandante recebeu três periscópicos de visão diurna, 1PZ-3 de visão diurna (AA) com ampliação de 1x4x, o infravermelho OU-3GA2 IR designador TNP-165A e visão binocular TKN-3B.
O artilheiro recebeu uma escotilha retangular menor com u periscópio diurno voltado para retaguarda. Três outros periscópios diurnos voltados para frente. Para servir a arma, ele recebeu uma mira binocular BPK-1-42 com uma faixa de visão lua/luz das estrelas efetiva de 650m, um holofote IR FG-126 de alcance de 350m coaxial à arma principal, além do designador TNPT-1.
A torre pode girar 360º com uma elevação/inclinação +75º a -5º. O artilheiro pode selecionar tiro único ou duas taxas automáticas de tiro: baixo: 200-300 rds/min; e alta: 500 rpm. No entanto, a arma pode atingir 880 rpm na configuração alta em determinadas condições.
Armamento
O armamento principal é o canhão automático de 30mm 2A42, com cerca de 500 cartuchos divididos em duas caixas sob assentamentos do comandante e artilheiro. É mais versátil e eficaz totalmente estabilizado e eficaz. Este canhão dispara munição HET e perfurantes. E é capaz de atingir alvos blindados a uma distância de 1500 metros e outros alvos moles a 400 metros e helicópteros a 2500 metros. O artilheiros também dispões de uma metralhadora coaxial no calibre 7,62. Alguns BMP-2 receberam um lançador de granadas automático de 40mm.
É capaz de lançar os ATGMs 9M111 Faggot, 9M113 Konkurs, 9M113M Konkkurs-M com seus alcances efetivos variando de 2500 metros e 4000 metros respectivamente. Todos estes ATGM são capazes de botar qualquer tanque da OTAM fora de combate.
Produção
Devido a concepção de ritmo acelerado, e como a maioria dos componentes eram idênticos, o BMP-2 entrou em serviço no Exército Soviético em 1980 e foi visto pela primeira vez em uma parada militar na Praça Vermelha em Moscou, em novembro de 1982.
Não há registros definidos sobre a produção total pela KURGANMASHZAVOD OJSC (Kurgan), como ainda estava em curso para exportação (O BMP-3 vastamente diferente foi introduzido em 1987), mas estima-se que 20000 foram produzidos para os soviéticos, e segundo algumas fontes estima-se que até 26000 veículos foram produzidos até o momento.
Principais variantes
- BMP-2D (D para desantnaya – assalto): uma variante com armadura adicional de 6mm de espessura (torre) e blindagem espaçada em ambos os lados do casco. Também tinha provisão para montar um sistema de limpeza de minas sob o nariz.
- BMP-2K: variante de comando com duas antenas montadas na traseira do casco, uma trás da torre uma trás da parte traseira no lado direito do veículo. O veículo e um suporte para um mastro telescópico na frente da antena IFF. O posto de tiro equipado com periscópico foi removido de ambos os lados do veículo.
- BMP-2E: única alteração é que o combustível diesel é injetado do lado direto do cano de escape.
BMP-2: utilizado na guerra na Bacia do Don
BMP-2: com simbologia de Stepan Bandera em 2014 no conflito da bacia do Don
BMP-2 ucraniano com camuflagem diferenciada no conflito da Bacia do Don em 2014
Na unidade de reparação de blindados de Zhytomyr, há reparos do BMP-1 e do BMP-2 como pode ser observado e todos os BMP-2 foram levados as condições de combate:
O BMP-2 esteve ativamente em ação nas hostilidades desde o começo:
A Ucrânia recebeu 1460 BMP-2 da URSS.
28 brigada na área de Kurakhovo:
Coisas corriqueiras 1º de outubro de 2014:
Em combate houve inúmeras perdas:
Em algum lugar na zona de conflito:
Na 30º Brigada Mecanizada:
Svezhak onde o Exército Ucraniano recebeu 40 peças
Gambiara anti-RPG
Perdas na área do conflito no segundo plano um disparo de tanque:
Outro com disparo de tanque
Outras perdas:
Proteção com troncos de arvore nas laterais:
Coluna de APU com alguns BMP-2:
30º Brigada Mecanizada 4º Companhia:
Com sistema anti-tanque:
Mais perdas em combate estavam sempre na primeira linha de choque:
Danificado:
Abandonados na Caldeira de Debalsetev:
Embate com um tanque e não foi muito feliz:
No caminho para Donetskt mas nunca chegara:
Outro no confronto contra tanques lembrem-se que estava na primeira linha de choque:
Em uma coluna eles se tornaram o carro chefe na infantaria ucraniana e nunca decepcionaram:
Mais um enterrado em uma posição defensiva:
Em Lisichansk 02/08/2015:
34º Brigada mecanizada:
Talvez um motorista embriagado:
Chuguev:
Mariupol:
Em uma posição defensiva:
Na tentativa de melhorar a proteção desesperadamente:
Não funcionou:
A má sorte na vida:
Eles precisavam desesperadamente na linha de confronto direto e como na Segunda Guerra improvisaram:
O BMP-2 ainda é muito apreciado devido seu canhão de 30mm e sua fácil manutenção. No atual conflito na bacia do Don os ucranianos recuperaram todos seus veículos e enviaram as unidades. Seno 1460 unidades herdadas foram perdidos 297 BMP-2 em combates e outros tipos de perdas podem ter elevado este número o atual inventario hoje deve estar em torno de um pouco mais de 1000.
Este veículo foi herdado pela Ucrânia mas foram apenas 6 unidades. É superior ao BMP-2 mas ao que parece é somente um modelo transitório na Rússia que logo irá para o Kurganets-25.
Os caminhos do Senhor são inescrutáveis. Alguns produtos militares tem uma longa e bem sucedida biografia, para outros o destino foi cruel, pois foram operados por amadores mas talvez no caso do BMP-3 os ucranianos nunca realmente reconheçam seu potencial.
Escreve-se muito sobre o veículo de combate BMP-3 na mídia especializada (mídia orienta), é bastante elogiado por seus operadores com bom poder de fogo e anfíbio. Infelizmente para os ucranianos eles não receberam o suficiente ou que desejavam destas máquinas pois a URSS acabou antes.
Receberam 6 unidades onde três pertencem a antiga escola Militar de Kiev e do Corpo de Fuzileiros Navais. Um deles como de costume foi vendido par os EUA.
1. Um deles apodrece em Morozov:
2. Na Academia de Lviv do Exército, para instruções que nunca foram realizadas:
O resto se encontra listado na 30º Brigada Mecanizada, na cidade de Novograd Volyn, região Zhytomyr .
3. Um visto em exposição em 2011 na unidade:
Em 2015 verificou-se que o mesmo estava com a suspensão quebrada:
4. O segundo na mesma região:
5. O terceiro foi levado a planta de reparos blindados de Zhytomyr:
Em 2014 dois foram vistos sendo transportados para o teatro de operações. São vistos, no momentos do carregamento na primavera do mesmo ano:
Na fronteira com da Criméia com Zaporizhia:
Após o fracasso na intimidação dos russos são enviados para bacia do Don a partir da estação Fedorovka Região de Zaporizhia:
Com a 30ª Brigada Mecanizada em campo operacional:
Eles tiveram que ressuscitar velhos caminhões para suprir as perdas volumosas de material de transporte já que os caminhões são as mulas dos Exércitos atuais. O fato é no mínimo curioso mas se você acha estranho caminhonetes então talvez seja surpreendido por que mostraremos:
Grande e poderosa foi a URSS, deixou um legado para o Exército Ucraniano que daria inveja a maioria dos exércitos do planeta. Mas uma coisa era o Exército Vermelho e outra era um Exército que não sabia o que seria. Vendas reduziram a força de combate, mas ainda tinha muito material, e um número razoável partiu para campanha de primavera de 2014 na bacia do Don (Donbass):
A perda de veículos blindados beirou a desastres, mas a perda de veículos de transporte caminhões e utilitários foi além de uma catástrofe ou hecatombe, milhares de unidades morreram nas batalhas:
Os poucos recursos para obter no exterior e a impossibilidade de produção em massa conduziram ao crescimento do aparecimento de veículos comercias (fato ocorrido e visto na Guerra Síria) como ônibus e carros de passageiros, a maioria dos quais não podem andar em terrenos acidentados:
Claro que houve tentativas de ressuscitar qualquer lixo do Exército, assim como estas:
A falta de uma fábrica especializada de caminhões militares jogou os militares em uma piada cruel, recorreram a tudo que fosse possível.
E tudo isto levou ao aparecimento de veículos exóticos no exército. A semelhança foi idêntica a Wehrmacht, que viajava em carros montados em toda a Europa o que exigia 160 variações de velas.
Esta raridade da distante Suíça apareceu nas fileiras, Saurer 2DM:
Mas a mais épica foi a volta do veterano das corridas motorizadas dos anos 50 do século passado o ZIL-157, a quem o povo deu vários apelidos gentis: , "Cleaver", "Truman", "Crocodile":
Este veículo nos leva a nostalgia:
Recorreram até ao museu:
Um estava no pedestal talvez ele não esteja mais lá:
Um petroleiro no pedestal na fábrica nº45 em Vinnitsa
O GAZ-63 foi milagrosamente preservado na 28ª Brigada Mecanizada:
ZIS-151 pertencente a guarda nacional:
Pelo menos uma dúzia de "Truman" estava no exército no verão de 2014, na 1ª Brigada de Tanques: ZIS-150 no transporte de água:
O Batalhão Territorial 12:
Com guardas de fronteira:
Vários carros sem ter como dizer a que unidades pertencem:
Um corpo estranho:
Com policiais em Donetsk:
Outros pertencentes a Guarda nacional:
Outros dois como reboques:
Outro mais difícil dizer se está nas fileiras:
Apesar das entregas chegarem a mais de 800 veículos Kraz em 2015, o Exército Ucraniano sofre uma terrível escassez de caminhões. O objetivo é recuperar todos os veículos até mesmo os que foram reenviados da Geórgia:
Tudo que puder ser recuperado do armazenamento será recuperado:
Quando for a Guerra esteja seguro de que seu Exército realmente esteja preparado, ou se não arque com as derrotas.
FCarvalho escreveu: Qua Dez 19, 2018 11:44 pm
Uma lição para todos sobre logística. Especialmente para nós.
Apesar da falta de condições econômicas, a Ucrânia neste aspecto seria uma grande oportunidade para colocar nossos produtos.
Abs
Alem do risco enorme da corrupção na Ucrânia... taxas etc.
Ainda tem o problema de ir de encontro a Russia e perdemos bilhões que ganhamos com agricultura e outros.
Creio que os russos não iriam arrumar problemas conosco - somos o maior mercado econômico e militar da AL - por causa de algumas dezenas ou centenas de veículos.
Quando olhei este post pensei na Agrale. Mas mesmo essa empresa teria limitações para atender as necessidades ucranianas neste aspecto, já que o maior modelo militar dela é o AM-41 com apenas 2,5 toneladas.
Mesmo assim, olhando a linha de produtos militares da empresa, é possível antever que praticamente todos teriam emprego nas ffaa's e de segurança por lá. Em todas as versões.
Mesmo os modelos de caminhões civis teriam penetração no mercado ucraniano. O que eles fariam depois com eles não é problema nosso. Afinal são modelos civis.
Aliás, para a Agrale desenvolver ou adaptar seus modelos de caminhões civis médio e médio-pesado com requisitos militares não seria exatamente um esforço muito grande. O que na verdade ela, penso, até já deva ter em mente, com dados e requisitos concretos baseados na experiência com o EB. O que ela não tem é cacife e grana para concorrer em um mercado dominado por gigantes como MAN/VW, MBB, IVECO e FORD em terra brasilis.
Então melhor deixar quieto e continuar comendo pelas beiradas onde as gigantes não se interessam em disputar espaço e as parcas verbas do EB.
Talvez o novo governo, que se diz menos inclinado aos BRICs, apesar das suas ideologices, se não atrapalhar, ao menos possa dar uma mão neste caso em específico. Ou não.
Mas que seria muito bom ver os Marruá na Ucrânia isso seria.