Os custos de maquinarios no BR não são tão altos quanto prnsam,pelo contrário. Sem falar que é altamente subsidiado pelo governo.tgcastilho escreveu: ↑Ter Nov 13, 2018 9:06 amCaro Gil, compreendo o seu ponto e acho que percebo onde quer chegar, mas repare o seguinte: quantas toneladas de ferro é que são precisas para pagar o valor de 1 carro? Obviamente que o produto acabado, tem um valor mais elevado que a matéria-prima, pq se assim não fosse ninguém procedia à sua transformação.GIL escreveu: ↑Ter Nov 13, 2018 6:04 am
Vc tem razão, até certo ponto.
Existem terras em todos os lados, a questão é se ela é agricultavel, se é o caso quantas colheitas conseque dar ou se é agricultavel para um determinado produto, sem esqueçer que a agricultura de certos paises ja esta fortemente subsidiada pra ser algo competitiva
Não acho interessante abusar dos preços dos alimentos, mais tampouco acho correto ter o preço la embaixo. Quantos quilos de cacau temos que importar para pagar 1 kilo de chocolate?
Acharia ate mais interessante, que essa OPEP dos alimentos, de existir, se organizara, para exportar os seus produtos numa fase mais elaborada primando por dar maior qualidade ao produto e buscando ter um certificado de origem para o mesmo, dando a ele maior valor agregado.
Isso é o que faz a UE com os seus produtos.
O certo e que tal como esta hoje, nao pode seguir, o agricultor é o que menos ganha dentro de toda essa cadeia produtiva.
Eu agora coloco-lhe a questão da seguinte forma: será que se o Brasil não tivesse a sua politica de restrição de importações completamente idiota, o agricultor não conseguiria ter acesso a maquinaria mais barata, mais eficiente e mais económica? E que se assim fosse o agricultor teria um menor custo de produção e portanto um maior lucro? O que quero dizer com isto é: será que é o produtor BR que recebe mal ou está é a ser prejudicado em função de outros e que se não houvesse essa deadweight loss o produtor estaria melhor?
PS: a razão de ter posto o idiota em tamanho gigante foi pq no brasil existem industrias protegidas com o argumento das industrias nascentes e que eu vou morrer de velho e ainda vão ser "nascentes".
A própria safra é altamente subsidiada. Não se enganem, não dá pra ser o maior produtor mundial com custo alto de máquinas e sem bons financiamentos.