TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Publicado: 24/08/2018 16:00
Força Aérea atualiza Acordo de Compensação comercial firmado com a SAAB
Após ajustes no Acordo, Termo Aditivo incorpora 13 novos projetos voltados à transferência de tecnologia e à cooperação industrial na área de defesa
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sueca SAAB firmaram um Termo Aditivo ao Acordo de Compensação “Offset” do projeto F-X2 (Gripen NG) durante uma cerimônia presidida pelo chefe da 6ª subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, nesta sexta-feira (24/08), em Brasília (DF).
O documento foi assinado pelo vice-diretor do Projeto Gripen Brasil, Göran Almquist, e pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto que, na ocasião, representou o Comando da Aeronáutica.
Com a assinatura desse primeiro aditivo, 13 projetos passaram por ajustes. As alterações foram necessárias para adequá-los ao contexto tecnológico vigente e de maneira a atender às atuais demandas da FAB.
Os projetos formalmente incluídos nesta etapa são relacionados a iniciativas de transferência de tecnologia e cooperação industrial, com foco em investimentos em áreas estratégicas voltadas ao desenvolvimento de caças de 5ª geração, com a participação de pesquisadores militares e civis brasileiros em cursos de pós-graduação na área aeronáutica na Suécia, desenvolvimento de sistemas de comunicação (Link BR2), integração de armamentos e montagem de componentes estruturais da fuselagem da aeronave Gripen NG.
Ao todo, agora, mais de 60 projetos integram o Acordo de Compensação comercial (resultante da aquisição de 36 aeronaves de combate - Gripen NG - da fabricante sueca em 2014) que totaliza mais de US$ 9 bilhões em créditos de offset.
Além do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP) e do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) - integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e as empresas Atmos, AEL, Mectron Communications, Atech, Akaer e SAM são diretamente beneficiadas.
Representantes de todas as instituições beneficiárias pelo projeto F-X2 participaram da assinatura do Termo Aditivo ao Acordo de Compensação "Offset" no auditório da COPAC. Segundo o presidente da comissão responsável por projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de equipamentos militares, a previsão é de que os processos de transferência de tecnologia e cooperação industrial - que tiveram início em 2015 - sejam concluídos até 2026.
“A expectativa é a melhor possível. Até o momento, tudo o que foi prometido está sendo cumprido e funcionando conforme o programado. As iniciativas de transferência de tecnologia estão quase 50% concluídas. Isso demonstra a confiança que a FAB e a SAAB depositam uma na outra. E tudo indica que será uma parceria de sucesso”, concluiu o Brigadeiro Bonotto ao destacar a importância da conclusão desta etapa do projeto.
Gripen NG
O caça sueco de múltiplo emprego Gripen NG é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.
Em termos estratégicos, a aquisição do caça representa a possibilidade de entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia que promoverá reflexos em toda a indústria de defesa nacional.
Fotos: Cabo André Feitosa
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... 20a%20SAAB
P.S. Sobre a Mectron Communication, citada na notícia
Inovação e tecnologia para a defesa do Brasil
A Mectron Communication é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que faz parte do grupo AEL Sistemas e tem como objetivo desenvolver sistemas de comunicação segura para plataformas aéreas, marítimas e terrestres.
Participamos de projetos estratégicos das forças armadas brasileiras como o Link BR2. Para isso, possuímos tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático. A Mectron Communication produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.
http://www.mectroncomm.com.br/mectron_comm.html
abs.
arcanjo
Força Aérea atualiza Acordo de Compensação comercial firmado com a SAAB
Após ajustes no Acordo, Termo Aditivo incorpora 13 novos projetos voltados à transferência de tecnologia e à cooperação industrial na área de defesa
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sueca SAAB firmaram um Termo Aditivo ao Acordo de Compensação “Offset” do projeto F-X2 (Gripen NG) durante uma cerimônia presidida pelo chefe da 6ª subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, nesta sexta-feira (24/08), em Brasília (DF).
O documento foi assinado pelo vice-diretor do Projeto Gripen Brasil, Göran Almquist, e pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto que, na ocasião, representou o Comando da Aeronáutica.
Com a assinatura desse primeiro aditivo, 13 projetos passaram por ajustes. As alterações foram necessárias para adequá-los ao contexto tecnológico vigente e de maneira a atender às atuais demandas da FAB.
Os projetos formalmente incluídos nesta etapa são relacionados a iniciativas de transferência de tecnologia e cooperação industrial, com foco em investimentos em áreas estratégicas voltadas ao desenvolvimento de caças de 5ª geração, com a participação de pesquisadores militares e civis brasileiros em cursos de pós-graduação na área aeronáutica na Suécia, desenvolvimento de sistemas de comunicação (Link BR2), integração de armamentos e montagem de componentes estruturais da fuselagem da aeronave Gripen NG.
Ao todo, agora, mais de 60 projetos integram o Acordo de Compensação comercial (resultante da aquisição de 36 aeronaves de combate - Gripen NG - da fabricante sueca em 2014) que totaliza mais de US$ 9 bilhões em créditos de offset.
Além do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP) e do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) - integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e as empresas Atmos, AEL, Mectron Communications, Atech, Akaer e SAM são diretamente beneficiadas.
Representantes de todas as instituições beneficiárias pelo projeto F-X2 participaram da assinatura do Termo Aditivo ao Acordo de Compensação "Offset" no auditório da COPAC. Segundo o presidente da comissão responsável por projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de equipamentos militares, a previsão é de que os processos de transferência de tecnologia e cooperação industrial - que tiveram início em 2015 - sejam concluídos até 2026.
“A expectativa é a melhor possível. Até o momento, tudo o que foi prometido está sendo cumprido e funcionando conforme o programado. As iniciativas de transferência de tecnologia estão quase 50% concluídas. Isso demonstra a confiança que a FAB e a SAAB depositam uma na outra. E tudo indica que será uma parceria de sucesso”, concluiu o Brigadeiro Bonotto ao destacar a importância da conclusão desta etapa do projeto.
Gripen NG
O caça sueco de múltiplo emprego Gripen NG é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.
Em termos estratégicos, a aquisição do caça representa a possibilidade de entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia que promoverá reflexos em toda a indústria de defesa nacional.
Fotos: Cabo André Feitosa
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... 20a%20SAAB
P.S. Sobre a Mectron Communication, citada na notícia
Inovação e tecnologia para a defesa do Brasil
A Mectron Communication é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que faz parte do grupo AEL Sistemas e tem como objetivo desenvolver sistemas de comunicação segura para plataformas aéreas, marítimas e terrestres.
Participamos de projetos estratégicos das forças armadas brasileiras como o Link BR2. Para isso, possuímos tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático. A Mectron Communication produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Duas coisas. Uma, a FAB parece vai mesmo investir em um caça 5a G tupiniquim, de preferencia com a SAAB. E dois, agora sabemos o que aconteceu com a parte da Mectron que foi vendida para os israelenses, e o fim do Link BR2. Adeus autonomia.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A matéria contém alguns links sobre o desenvolvimento:
http://www.cavok.com.br/blog/video-segu ... s-motores/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um segundo lote com TVC seria algo a se pensar. É o último item a ser testado no Gripen E antes de um caça de 5a G.
O resto praticamente está tudo nos protótipos.
Abs
O resto praticamente está tudo nos protótipos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
ué, e por que nâo?
https://www.geaviation.com/sites/defaul ... GE-39E.pdf
https://www.geaviation.com/sites/defaul ... hanced.pdf
abs.
https://www.geaviation.com/sites/defaul ... GE-39E.pdf
https://www.geaviation.com/sites/defaul ... hanced.pdf
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
22/10/2018
Saab explica o desenvolvimento mais eficiente do Gripen E
Por Fernando Valduga
http://www.cavok.com.br/blog/saab-expli ... -gripen-e/
abs.
arcanjo
Saab explica o desenvolvimento mais eficiente do Gripen E
Por Fernando Valduga
http://www.cavok.com.br/blog/saab-expli ... -gripen-e/
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ninguém ainda explicou o porque de um TVC ser algo impensável, ou inviável, para o Gripen E/F.
As turbinas acima são - ou podem vir a ser, no cado da segunda - equipar o caça da FAB. Isso é possível já mesmo agora. Um ganho excepcional de potencia para um caça do tamanho dele é mais do que relevante. Aliando a capacidade de super cruzeiro ao empuxo vetorado, teríamos um caça extraordinário para a realidade do TO sul americano e quiçá latino americano. Algo improvável de se ver em qualquer força aérea tão cedo do rio grande para baixo. Não pelo menos na próxima década.
A questão continua: por quê não?
abs.
As turbinas acima são - ou podem vir a ser, no cado da segunda - equipar o caça da FAB. Isso é possível já mesmo agora. Um ganho excepcional de potencia para um caça do tamanho dele é mais do que relevante. Aliando a capacidade de super cruzeiro ao empuxo vetorado, teríamos um caça extraordinário para a realidade do TO sul americano e quiçá latino americano. Algo improvável de se ver em qualquer força aérea tão cedo do rio grande para baixo. Não pelo menos na próxima década.
A questão continua: por quê não?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
$$$$$$$$
Isso só para início de conversa.
[]s
CB
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A meu ver a pergunta nem é essa e sim "por que precisaríamos de TVC"? Não tem como o Gripen ser tão melhor do que o que vai ser (FODÃO), se isso se comprovar...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A aplicação do TVC na F414-400 faz parte de estudos conceituais que a GE realiza há tempos. E não avançou principalmente porque a US Navy nunca demonstrou interesse em adotar esse sistema.
Restou a possibilidade do Gripen E, cujas melhorias em relação ao modelo anterior se destacam a olhos vistos.
Então, a primeira questão é: existe mercado para essa turbina com TVC? Se sim, a demanda jurídica os custos do investimento e o retorno financeiro desejado?
Por enquanto só o Gripen utiliza operacionalmente a F414 fora dos USA. Um segundo caça seria o Tejas, que no momento ainda está as voltas com problemas de desenvolvimento.
Eu creio que a aplicação deste sistema nos é interessante até como uma forma de atualização sistêmica do Gripen, visando principalmente o futuro.
Longe de fazer isso em todos os cacas, mas apenas em parte da frota e de maneira a subsidiar futuras aplicações e desenvolvimento para o cito modelo de 5a G tão almejado pela FAB. Que ao menos do meu ponto de vista, e até prova em contrário, continua na lista de desejos e planos da FAB.
Já que a formatação evolutiva do Gripen nos oportuna fazer isso por etapas e concomitante à manutenção do mesmo, não vejo problema em consolidar mais essa opção de modernidade no seu processo de atualização.
De nossa parte, eu hoje tento a crer que a FAB deve optar por mais um segundo lote, dessa vez maior a fim de substituir no menor prazo possível os vestutos F-5EM, que já deram mais do que sinais inequívocos de que não aguentam muito tempo em operação.
Neste aspecto, se os suecos optarem também por adicionar um novo lote a compra original, isso favorece em termos a possibilidade de uma adesão conjunta pelo TVC nos Gripen E que venham a ser adquiridos.
Lembrar que os caças de 5a G já dispõe ou virão a dispor tanto do TVC como super cruzeiro.
Dar essa capacidade ao Gripen no futuro não só gera uma melhor capacidade de combate como de chances de vitória sobre aqueles caças avançados, combinando com suas já superlativas qualidades de voo e guerra NCW.
Daí para adaptar tudo isso a um modelo furtivo do próprio Gripen, seja a partir do FS2020, ou de outro referencial qualquer é um passo. É tudo feito dentro de um processo racional e equilibrado de desenvolvimento do próprio Gripen ao longo dos próximos 10/15 anos.
Se vai dar certo ou se estaremos à altura do empreendimento só o tempo dirá.
Abs
Restou a possibilidade do Gripen E, cujas melhorias em relação ao modelo anterior se destacam a olhos vistos.
Então, a primeira questão é: existe mercado para essa turbina com TVC? Se sim, a demanda jurídica os custos do investimento e o retorno financeiro desejado?
Por enquanto só o Gripen utiliza operacionalmente a F414 fora dos USA. Um segundo caça seria o Tejas, que no momento ainda está as voltas com problemas de desenvolvimento.
Eu creio que a aplicação deste sistema nos é interessante até como uma forma de atualização sistêmica do Gripen, visando principalmente o futuro.
Longe de fazer isso em todos os cacas, mas apenas em parte da frota e de maneira a subsidiar futuras aplicações e desenvolvimento para o cito modelo de 5a G tão almejado pela FAB. Que ao menos do meu ponto de vista, e até prova em contrário, continua na lista de desejos e planos da FAB.
Já que a formatação evolutiva do Gripen nos oportuna fazer isso por etapas e concomitante à manutenção do mesmo, não vejo problema em consolidar mais essa opção de modernidade no seu processo de atualização.
De nossa parte, eu hoje tento a crer que a FAB deve optar por mais um segundo lote, dessa vez maior a fim de substituir no menor prazo possível os vestutos F-5EM, que já deram mais do que sinais inequívocos de que não aguentam muito tempo em operação.
Neste aspecto, se os suecos optarem também por adicionar um novo lote a compra original, isso favorece em termos a possibilidade de uma adesão conjunta pelo TVC nos Gripen E que venham a ser adquiridos.
Lembrar que os caças de 5a G já dispõe ou virão a dispor tanto do TVC como super cruzeiro.
Dar essa capacidade ao Gripen no futuro não só gera uma melhor capacidade de combate como de chances de vitória sobre aqueles caças avançados, combinando com suas já superlativas qualidades de voo e guerra NCW.
Daí para adaptar tudo isso a um modelo furtivo do próprio Gripen, seja a partir do FS2020, ou de outro referencial qualquer é um passo. É tudo feito dentro de um processo racional e equilibrado de desenvolvimento do próprio Gripen ao longo dos próximos 10/15 anos.
Se vai dar certo ou se estaremos à altura do empreendimento só o tempo dirá.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
26 de Outubro, 2018 - 11:20 ( Brasília )
Gripen E – Primeiro Disparo de Míssil
Disparo de Míssil Ar-Ar Iris-T e ejeção de tanque de combustível.
Disparo de míssil ar-ar Iris -T Foto - SAAB
O Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas úteis externas. Os testes foram realizados em outubro de 2018 no Centro de Testes de Vidsel, no norte da Suécia.
Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), consistiam em alijar um tanque externo de combustível e um disparo de um míssil Ar-Ar IRIS-T.
“Como piloto, voar como cargas externas, como tanque combustível e mísseis, é importante para permitir a avaliação de como a aeronave se comporta com as cargas externas. Este teste também foi usado para avaliar o efeito na aeronave ao liberar e lançar as cargas. O destaque foi, claro, ao acionar o gatilho e ver o míssil disparar. Isso também nos aproxima da preparação da aeronave para o seu uso operacional ”, disse Marcus Wandt, piloto de testes do Gripen da SAAB.
“Estou satisfeito em ver a aeronave se comportando e ter a performance de acordo com as nossas expectativas, o que prova seu projeto inteligente e engenharia de classe mundial da SAAB. O programa está no bom caminho e estamos fazendo um bom progresso no programa para a entrega aos nossos clientes suecos e brasileiros ”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Aeronáutica da SAAB.
Ejeção de combustível externo Foto - SAAB
Esses testes são os últimos passos do programa de testes de vôo do Gripen E, precedidos pelos testes de transporte em julho, e fazem parte do trabalho de integração de armas.
O Gripen E possui armas para todos os tipos de missões, como ataque de precisão, mísseis anti-navio e de Deep Strike, até mísseis ar-ar de longo alcance (BVR) e ágeis como o MBDA Meteor. O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões de inteligência. Para dar às forças aéreas uma ampla variedade de recursos operacionais, o Gripen E foi projetado para permitir a rápida integração de várias armas. Isso é parcialmente possível graças à arquitetura aviônica flexível do Gripen E.
Nota DefesaNet
O Míssil Ar-Ar de curto alcance Diehl Iris-T faz parte do pacote de armas que equiparão o Gripen BR.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... RFpAAZ9WYM
abs.
arcanjo
Gripen E – Primeiro Disparo de Míssil
Disparo de Míssil Ar-Ar Iris-T e ejeção de tanque de combustível.
Disparo de míssil ar-ar Iris -T Foto - SAAB
O Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas úteis externas. Os testes foram realizados em outubro de 2018 no Centro de Testes de Vidsel, no norte da Suécia.
Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), consistiam em alijar um tanque externo de combustível e um disparo de um míssil Ar-Ar IRIS-T.
“Como piloto, voar como cargas externas, como tanque combustível e mísseis, é importante para permitir a avaliação de como a aeronave se comporta com as cargas externas. Este teste também foi usado para avaliar o efeito na aeronave ao liberar e lançar as cargas. O destaque foi, claro, ao acionar o gatilho e ver o míssil disparar. Isso também nos aproxima da preparação da aeronave para o seu uso operacional ”, disse Marcus Wandt, piloto de testes do Gripen da SAAB.
“Estou satisfeito em ver a aeronave se comportando e ter a performance de acordo com as nossas expectativas, o que prova seu projeto inteligente e engenharia de classe mundial da SAAB. O programa está no bom caminho e estamos fazendo um bom progresso no programa para a entrega aos nossos clientes suecos e brasileiros ”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Aeronáutica da SAAB.
Ejeção de combustível externo Foto - SAAB
Esses testes são os últimos passos do programa de testes de vôo do Gripen E, precedidos pelos testes de transporte em julho, e fazem parte do trabalho de integração de armas.
O Gripen E possui armas para todos os tipos de missões, como ataque de precisão, mísseis anti-navio e de Deep Strike, até mísseis ar-ar de longo alcance (BVR) e ágeis como o MBDA Meteor. O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões de inteligência. Para dar às forças aéreas uma ampla variedade de recursos operacionais, o Gripen E foi projetado para permitir a rápida integração de várias armas. Isso é parcialmente possível graças à arquitetura aviônica flexível do Gripen E.
Nota DefesaNet
O Míssil Ar-Ar de curto alcance Diehl Iris-T faz parte do pacote de armas que equiparão o Gripen BR.
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