Helicópteros de Ataque e Transporte
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Olá knigh7.
Se depender única e exclusivamente das ffaa's ele sequer fica aí muito tempo. Sabemos disso.
Infelizmente o Caracal foi uma introdução atropelada do poder político nos assuntos da defesa. Mais uma vez sem qualquer responsabilidade sobre o que viria a acontecer depois. Típico do coronelismo tupiniquim que acredita poder fazer com as ffaa's o mesmo que faz com as PM's nos Estados.
Vamos ver quanto tempo leva até os militares conseguirem se livrar deles ou no mínimo deixá-los pra escanteio nas OM's.
Como expus acima, as chances de o BH vir a se tornar o helo padrão é bem expressiva. Demanda há no curto prazo.
Refazendo as contas em relação a aviação naval, esqueci de contar os SeaHawk que devem ser adquiridos para as CCT, e que devem ser cerca de 6 unidades. Somadas as outras 6 para completar o HS-1 temos 12 unidades em demanda potencial.
Ou seja, o helo americano só não atropela o Caracal na próxima década se o governo não deixar. Pelo menos até 2022.
Abs
Se depender única e exclusivamente das ffaa's ele sequer fica aí muito tempo. Sabemos disso.
Infelizmente o Caracal foi uma introdução atropelada do poder político nos assuntos da defesa. Mais uma vez sem qualquer responsabilidade sobre o que viria a acontecer depois. Típico do coronelismo tupiniquim que acredita poder fazer com as ffaa's o mesmo que faz com as PM's nos Estados.
Vamos ver quanto tempo leva até os militares conseguirem se livrar deles ou no mínimo deixá-los pra escanteio nas OM's.
Como expus acima, as chances de o BH vir a se tornar o helo padrão é bem expressiva. Demanda há no curto prazo.
Refazendo as contas em relação a aviação naval, esqueci de contar os SeaHawk que devem ser adquiridos para as CCT, e que devem ser cerca de 6 unidades. Somadas as outras 6 para completar o HS-1 temos 12 unidades em demanda potencial.
Ou seja, o helo americano só não atropela o Caracal na próxima década se o governo não deixar. Pelo menos até 2022.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
O Chile está recebendo mais três BH de um total de seis da versão MH-60M, que diz que tem capacidade C-SAR.
Não vi valores, mas serve como referência para uma eventual aquisição de BH novos por aqui.
Suponho que a versão básica do helo pode ser adaptada para aquela missão.
Abs
Não vi valores, mas serve como referência para uma eventual aquisição de BH novos por aqui.
Suponho que a versão básica do helo pode ser adaptada para aquela missão.
Abs
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
O Caracal é mais helicóptero que o BH, principalmente para C-SAR. O problema é que obviamente é um helicóptero maior, mais pesado e portanto mais caro. Esses ditos especialistas que alguns ficam morcegando, nada contra, mas na minha opinião é só gente desocupada procurando atenção na internet. Talvez eles até sejam quem eles dizem ser, mas usam seu conhecimento para levantar polêmicas que os colocam no centro das atenções ou para desqualificar aquilo que eles não gostam por motivos de ideologia e torcida. Esse papo de restrições existe desde 2012 (talvez antes). O helicóptero já foi fazer C-SAR até no Afeganistão depois disso (TO mais "quente" até então) pela NATO, não creio que iriam usar um helicóptero capenga para isso.
O problema que vejo nas FA's em relação ao H-225M é que ele é mais helicóptero do que eles querem, ele é um helicóptero grande, e as FA's querem helicópteros médios. Mas eu não vejo como um erro a compra estratégica dos 50 H-225, na época havia um gap de helicópteros grandes no Brasil, houve mimimi, pq foi meio que goela abaixo, e já naquela época as FA's queriam primeiro os helicópteros médios. Ainda existe demanda para mais H-225M nas FA (eu particularmente acho poderíamos partir para um menor H-215M plus, com sistemas em comum), mas se na época já não era a principal demanda, hoje é menos urgente ainda (além de ter menos grana para comprar), então acho difícil haver essa priorização por parte das FA's, só se vier goela abaixo de novo.
O atual H225 teve problemas relacionados ao seu sistema de transmissão principal no mercado civil, isso é público e notório. Tanto é que não voa mais no Brasil no Offshore da Petrobras. Eu mesmo voo praticamente só S-92 pela Líder, que é quem atende a minha plataforma atualmente (uma vez só voei o S-76), Já vi voando, além destes, o AW-139 e o Dolphin, uma vez, como aero médico. O H-225 e seus irmãos mais velhos foram retirados por pressão do sindicato dos petroleiros na época, após o acidente na Noruega, visto que o sindicato norueguês fez o mesmo. Eu ainda não era trabalhador offshore, portanto não acompanhei em detalhes. Mas sei que o S-76 e o próprio S-92 já sofreram acidentes na Bacia de Campos, o AW-139, pelo que me falaram, também já foi retirado de operação por um tempo nesta atividade (não sei o motivo, vou procurar me informar). Hoje, o H225 está apto novamente, inclusive estão voando para uma plataforma da Total francesa, pela Omni taxi aéreo. Para a Petrobras não, até pq as atuais prestadoras de serviço com contrato vigente (Lider, Aeróleo e Omni) estão com frotas consolidadas e praticamente novas, talvez volte quando vencer algum contrato vigente e for licitado novamente, não sei. Se eu voaria no H225? com certeza.
O problema que vejo nas FA's em relação ao H-225M é que ele é mais helicóptero do que eles querem, ele é um helicóptero grande, e as FA's querem helicópteros médios. Mas eu não vejo como um erro a compra estratégica dos 50 H-225, na época havia um gap de helicópteros grandes no Brasil, houve mimimi, pq foi meio que goela abaixo, e já naquela época as FA's queriam primeiro os helicópteros médios. Ainda existe demanda para mais H-225M nas FA (eu particularmente acho poderíamos partir para um menor H-215M plus, com sistemas em comum), mas se na época já não era a principal demanda, hoje é menos urgente ainda (além de ter menos grana para comprar), então acho difícil haver essa priorização por parte das FA's, só se vier goela abaixo de novo.
O atual H225 teve problemas relacionados ao seu sistema de transmissão principal no mercado civil, isso é público e notório. Tanto é que não voa mais no Brasil no Offshore da Petrobras. Eu mesmo voo praticamente só S-92 pela Líder, que é quem atende a minha plataforma atualmente (uma vez só voei o S-76), Já vi voando, além destes, o AW-139 e o Dolphin, uma vez, como aero médico. O H-225 e seus irmãos mais velhos foram retirados por pressão do sindicato dos petroleiros na época, após o acidente na Noruega, visto que o sindicato norueguês fez o mesmo. Eu ainda não era trabalhador offshore, portanto não acompanhei em detalhes. Mas sei que o S-76 e o próprio S-92 já sofreram acidentes na Bacia de Campos, o AW-139, pelo que me falaram, também já foi retirado de operação por um tempo nesta atividade (não sei o motivo, vou procurar me informar). Hoje, o H225 está apto novamente, inclusive estão voando para uma plataforma da Total francesa, pela Omni taxi aéreo. Para a Petrobras não, até pq as atuais prestadoras de serviço com contrato vigente (Lider, Aeróleo e Omni) estão com frotas consolidadas e praticamente novas, talvez volte quando vencer algum contrato vigente e for licitado novamente, não sei. Se eu voaria no H225? com certeza.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
O problema é saber se, e até onde, as limitações impostas ao modelo civil gerou implicações práticas na frota militar, inclusive na brasileira.
Até agora não há nada de público sobre a situação dos nossos helos, e nem como, ou se, os mesmos foram de alguma forma limitados em suas operações.
Até porque, nenhum dos cmtes militares jamais se negou a receber e operar os H225M.
Quanto à necessidade de helos médios, há tempos todo mundo por aqui quer BH. Se não conseguiram antes foi por não ter verba ou por não ser prioridade.
Mas como eu expus em post anterior neste tópico, a oportunidade está aí bem na nossa frente.
Aproveitar é outra coisa.
Abs
Até agora não há nada de público sobre a situação dos nossos helos, e nem como, ou se, os mesmos foram de alguma forma limitados em suas operações.
Até porque, nenhum dos cmtes militares jamais se negou a receber e operar os H225M.
Quanto à necessidade de helos médios, há tempos todo mundo por aqui quer BH. Se não conseguiram antes foi por não ter verba ou por não ser prioridade.
Mas como eu expus em post anterior neste tópico, a oportunidade está aí bem na nossa frente.
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- knigh7
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Olá, Junior,
O Pelicano é a unidade da FAB especializada em busca e salvamento e salvamento aéreo em combate. E o Caracal está sendo preterido...
As inspeções do filtro caixa de transmissão continuam a cada 10 horas ate a última informação que eu tive. Mandei uma mensagem agora para um operador desse heli para ver se continua. Amanhã já tenho a resposta.
Foi colocada até o número o número da célula onde originou o problema que restringiu a manobrabilidade da célula militar.
Eu conheço o oficial atualmente na reserva da MB, que aliás já veio aqui debater com vc, Junior Bombeiro. Aliás, vc diz que "voaria no H225". Ora ele próprio é piloto dele.
Entretanto, ele faz críticas.
Não é jogando com extremos que vc vai conseguir eximir esse helicóptero das características negativas dele, que são importantes.
O Pelicano é a unidade da FAB especializada em busca e salvamento e salvamento aéreo em combate. E o Caracal está sendo preterido...
As inspeções do filtro caixa de transmissão continuam a cada 10 horas ate a última informação que eu tive. Mandei uma mensagem agora para um operador desse heli para ver se continua. Amanhã já tenho a resposta.
Foi colocada até o número o número da célula onde originou o problema que restringiu a manobrabilidade da célula militar.
Eu conheço o oficial atualmente na reserva da MB, que aliás já veio aqui debater com vc, Junior Bombeiro. Aliás, vc diz que "voaria no H225". Ora ele próprio é piloto dele.
Entretanto, ele faz críticas.
Não é jogando com extremos que vc vai conseguir eximir esse helicóptero das características negativas dele, que são importantes.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Out 14, 2018 10:52 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Essa inspeção não é nada de mais, qualquer idiota faz. 10 horas de operação é um dia inteiro de operação em um helicóptero destes, para onde eu trabalho são 35 minutos de voo, ou seja, 1 hr e 10 minutos ida e volta, se botar tempo de táxi e espera para troca de passageiros com motores ligados (não sei se isso é considerado hora de voo) dá no máximo 1 hr e 30 min por voo. A minha plataforma é uma das mais distantes, tirando as do pré sal. Um helicóptero destes se fizer 10 voos por dia é muito (duvido que chegue a isso). Não é possível que olhar se tem limalha em um bujão magnético rosqueado acessível sem ferramentas, no máximo uma vez por dia vá impactar na operação e no custo do helicóptero, nem se o mecânico for norueguês. Detalhe, no Brasil não se voa a noite no offshore, salvo resgate aero médico ou outro tipo de emergência.
O oficial da MB sei muito bem quem é, na hora de provar o que diz desaparece. Eu só falo de assuntos que posso provar, se não fico de boca fechada, não acho ético ficar alimentando curiosidade na internet com boatos ou informações que não podem ser sustentadas.
O oficial da MB sei muito bem quem é, na hora de provar o que diz desaparece. Eu só falo de assuntos que posso provar, se não fico de boca fechada, não acho ético ficar alimentando curiosidade na internet com boatos ou informações que não podem ser sustentadas.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Eu sei lá,
Frequento e frequentei muita palestra e conversa com militares aqui dos EUA e nas oportunidades aonde o assunto era C-SAR todos sempre respeitaram muito os helis franceses (H225M). Além disso conheço gente que operou com eles na África recentemente e na hora em que o bicho pegou foi o H225M quem trouxe os americanos de volta para a base.
Ninguém falou que o heli deu problema de filtro ou coisa parecida.
Todas as opiniões tem lá o seu peso, mas é honestamente só aqui que eu vejo que esse heli é uma porcaria ou coisa parecida. Eu fico com a opinião de quem voou com ele em combate e o bicho trouxe todo mundo de volta tanto na África quanto em outros buracos quentes do mundo.
Não digo isso para desmerecer o BH, pois esse é um Puta heli que obviamente todos os americanos amam, mas não são perfeitos também.
Enfim, a minha opinião não vai mudar mais uma das FABices clássicas da FAB que ao invés de operar um dos melhores C-Sar do mundo, vai provavelmente colocar BHs 'pelados' para operar no Pelicano até que consiga comprar alguns HH-60 de segunda-mão que a USAF não quer nem de graça, pois não foi a melhor tentativa de criar um C-SAR a partir do BH. A próxima versão ao que parece será muuuuuuuuuuito melhor!
Segue o barco...
[]s
CB
Frequento e frequentei muita palestra e conversa com militares aqui dos EUA e nas oportunidades aonde o assunto era C-SAR todos sempre respeitaram muito os helis franceses (H225M). Além disso conheço gente que operou com eles na África recentemente e na hora em que o bicho pegou foi o H225M quem trouxe os americanos de volta para a base.
Ninguém falou que o heli deu problema de filtro ou coisa parecida.
Todas as opiniões tem lá o seu peso, mas é honestamente só aqui que eu vejo que esse heli é uma porcaria ou coisa parecida. Eu fico com a opinião de quem voou com ele em combate e o bicho trouxe todo mundo de volta tanto na África quanto em outros buracos quentes do mundo.
Não digo isso para desmerecer o BH, pois esse é um Puta heli que obviamente todos os americanos amam, mas não são perfeitos também.
Enfim, a minha opinião não vai mudar mais uma das FABices clássicas da FAB que ao invés de operar um dos melhores C-Sar do mundo, vai provavelmente colocar BHs 'pelados' para operar no Pelicano até que consiga comprar alguns HH-60 de segunda-mão que a USAF não quer nem de graça, pois não foi a melhor tentativa de criar um C-SAR a partir do BH. A próxima versão ao que parece será muuuuuuuuuuito melhor!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Eu tenho dúvidas sobre se pilotos e tecnicos vão abrindo a boca sobre os problemas de uma aeronave...Carlos Lima escreveu: ↑Seg Out 15, 2018 1:27 am Eu sei lá,
Frequento e frequentei muita palestra e conversa com militares aqui dos EUA e nas oportunidades aonde o assunto era C-SAR todos sempre respeitaram muito os helis franceses (H225M). Além disso conheço gente que operou com eles na África recentemente e na hora em que o bicho pegou foi o H225M quem trouxe os americanos de volta para a base.
Ninguém falou que o heli deu problema de filtro ou coisa parecida.
Todas as opiniões tem lá o seu peso, mas é honestamente só aqui que eu vejo que esse heli é uma porcaria ou coisa parecida. Eu fico com a opinião de quem voou com ele em combate e o bicho trouxe todo mundo de volta tanto na África quanto em outros buracos quentes do mundo.
Não digo isso para desmerecer o BH, pois esse é um Puta heli que obviamente todos os americanos amam, mas não são perfeitos também.
Enfim, a minha opinião não vai mudar mais uma das FABices clássicas da FAB que ao invés de operar um dos melhores C-Sar do mundo, vai provavelmente colocar BHs 'pelados' para operar no Pelicano até que consiga comprar alguns HH-60 de segunda-mão que a USAF não quer nem de graça, pois não foi a melhor tentativa de criar um C-SAR a partir do BH. A próxima versão ao que parece será muuuuuuuuuuito melhor!
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Quanto a inspecao no filtro esses militares que vc "ouviu" não sabem que existe a necessidade. Isso relatado pelo comandante do 3/8ºda FAB. Deve ser uma "Fabice"
Quantos Black Hawks são empregados para C-SAR? E quantos H225M?
Quantos H225 e H225M foram vendidos após os problemas com a MGB?
Quantos H225M foram vendidos após a restrição de manobrabilidade que ocorreu há cerca de 2 anos atrás? (Ocorreu com a célula N-7101 e as células tiveram que diminuir o passeio do cíclico. Deve ser uma "Marinice").
- Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Se eu não me engano, Tailandia, Cazaquistao, Singapura e Kuwait encomendaram o heli recentemente. Acho que tem mais países, mas isso é de 'cabeça'.
BH empregados para C-SAR é uma pergunta interessante porque não muitos países tem essa versão super especializada. Já o H225M a França, Brasil e acho que Tailândia, México e Cingapura também (acho que o Kuwait entra nessa conta).
É claro que estou considerando aqui somente o H225M, pois é o mais novo membro da família "Puma/Cougar". E por ser um heli novo nesse sentido vendeu muito menos.
Como eu disse, eu estou vendo sob o ponto de vista de militares que fizeram e fazem uso da aeronave operacionalmente e esses tem muitas coisas boas a dizer sobre ela.
Do mesmo modo só fazendo uma votação para saber se 100% dos nossos militares odeiam o H225M. Quando eu estive na Macega na minha última viagem o Brasil não foi isso o que eu ouvi, mas não duvido que existem pessoas que não gostam do heli.
Fazer o que?
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BH empregados para C-SAR é uma pergunta interessante porque não muitos países tem essa versão super especializada. Já o H225M a França, Brasil e acho que Tailândia, México e Cingapura também (acho que o Kuwait entra nessa conta).
É claro que estou considerando aqui somente o H225M, pois é o mais novo membro da família "Puma/Cougar". E por ser um heli novo nesse sentido vendeu muito menos.
Como eu disse, eu estou vendo sob o ponto de vista de militares que fizeram e fazem uso da aeronave operacionalmente e esses tem muitas coisas boas a dizer sobre ela.
Do mesmo modo só fazendo uma votação para saber se 100% dos nossos militares odeiam o H225M. Quando eu estive na Macega na minha última viagem o Brasil não foi isso o que eu ouvi, mas não duvido que existem pessoas que não gostam do heli.
Fazer o que?
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Cerca de 2 anos atrás? Esses boatos de passeio de ciclico são de 2012.
Foram fechados contratos de H225M com Tailândia, Singapura e Kuwait. Existem também vários operadores militares e parapublicos da versão civil. Japão, China, Argentina, Espanha e Taiwan por exemplo, operam versões de resgate naval, guarda costeira e combate a incêndio.
Foram fechados contratos de H225M com Tailândia, Singapura e Kuwait. Existem também vários operadores militares e parapublicos da versão civil. Japão, China, Argentina, Espanha e Taiwan por exemplo, operam versões de resgate naval, guarda costeira e combate a incêndio.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Bom obrigado pelo "elogio" de "pessoas como você". Mas observe as mensagens dos nossos amigos de fórum, talvez entenda que seu "grupinho do whatsapp" está bem longe da verdade, e pelo que sei aqui em SJC no GEEV o tal do "Caracal" mão teve nenhum problema dentro das suas capacidades nesse ano, e ultimamente recebemos quase todas as versões (EB MB, FAB) para testes. Obviamente ele será menos utilizado que o seu BH, pois são aeronaves de categorias diferentes, e o próprio EB deu os preços dos translados de carga de cada um.knigh7 escreveu: ↑Sáb Out 13, 2018 12:08 am Não foi uma carteirada até porque pessoas como vc não dão valor a pessoas qualificadas (no caso ele, que postava aqui e no Base Militar que vc conhece bem), boas publicações, etc. O lance é ficar morcegando em blogs e fóruns.
Tempos atrás a Airbus introduziu umas limitação de passeio no cíclico (que foi feita através de batentes mecânicos) da versão militar reduzindo a manobrabilidade. E foi derivado de problema ocorrido com uma célula brasileira, a N-7101.
Grande abraço
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Os Pave Hawk são usados somente por USA e Coreia do Sul. Há pouco mais de uma centena em serviço.
Cada um sai por mais de 40 milhões.
Como coloquei acima, o Chile comprou o MH-60M, com capacidade C-SAR. Na verdade o modelo básico do BH equipado com sistemas específicos para aquela missão.
Talvez seja a mesma opção da FAB. Ou não.
Existe um processo de substituição e complemento de frota que se avizinha nas três forças armadas no curto prazo. O Caracal com certeza será uma opção a ser considerada. Se não pelos militares, o será pelo governo,. A Qualquer que seja ele. É os militares sabem disso.
A ver.
Abs
Cada um sai por mais de 40 milhões.
Como coloquei acima, o Chile comprou o MH-60M, com capacidade C-SAR. Na verdade o modelo básico do BH equipado com sistemas específicos para aquela missão.
Talvez seja a mesma opção da FAB. Ou não.
Existe um processo de substituição e complemento de frota que se avizinha nas três forças armadas no curto prazo. O Caracal com certeza será uma opção a ser considerada. Se não pelos militares, o será pelo governo,. A Qualquer que seja ele. É os militares sabem disso.
A ver.
Abs
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Sei que é uma tacada no escuro mas, na eventual possibilidade de uma concorrência para novos helos para as três forças, e pensando no que o pessoal da Avex vem tentando fazer em relação a diminuir a dependência de um só fornecedor, comprando mais BH, lembro que os russos estão colocando em linha este helo aqui:
Mi-38
Uma baita helo, com capacidade inclusive para cobrir o transporte pesado com suas 7 toneladas de carga interna e outras 6 ton no gancho.
Pena que ele não tem realmente nenhuma chance por aqui. Daria um excelente helo SAR para uma guarda costeira tão necessária por aqui.
No EB com certeza complementaria os BH de maneira muito completa.
Quem sabe um dia.
abs.
Mi-38
Uma baita helo, com capacidade inclusive para cobrir o transporte pesado com suas 7 toneladas de carga interna e outras 6 ton no gancho.
Pena que ele não tem realmente nenhuma chance por aqui. Daria um excelente helo SAR para uma guarda costeira tão necessária por aqui.
No EB com certeza complementaria os BH de maneira muito completa.
Quem sabe um dia.
abs.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
No Brasil? Russo? Duvido!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Essas notícias já tem um tempo, mas devem servir de reflexão para as possíveis escolhas que venhamos a fazer nos próximos anos relativo a um helo pesado.
http://www.cavok.com.br/blog/russian-he ... te-pesado/
https://www.planobrazil.com/avicopter-m ... hines/amp/
Esse projeto conjunto entre russos e chineses pode ser a oportunidade de sair do duopólio Boeing-Airbus Helicopters em relação à adoção de um helo pesado por nós.
Até o momento, as características do mesmo dão conta que ele será algo entre o CH-53 e o Mi-26.
Para nós algo a ser observado e acompanhado de perto.
Se essa história de diminuir dependência valer mesmo.
abs.
http://www.cavok.com.br/blog/russian-he ... te-pesado/
https://www.planobrazil.com/avicopter-m ... hines/amp/
Esse projeto conjunto entre russos e chineses pode ser a oportunidade de sair do duopólio Boeing-Airbus Helicopters em relação à adoção de um helo pesado por nós.
Até o momento, as características do mesmo dão conta que ele será algo entre o CH-53 e o Mi-26.
Para nós algo a ser observado e acompanhado de perto.
Se essa história de diminuir dependência valer mesmo.
abs.
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