Olá Elígio,
"nunca antes na história do DB"
... gostei tanto de estar errado como agora.
mas vamos a algumas dúvidas.
A definição do obuseiro está atrelada a escolha prévia do veículo-base ou é o contrário?
No caso, apenas Avibrás e Iveco competem para o veículo ou há/haverá abertura de concorrência para outras empresas também?
Haverá concorrência aberta para ambos - veículos e obuseiros - ou o EB vai tratar tudo internamente, fazer a escolha e encaminhar a conta depois ao erário público?
Os M-198 ainda estão na lista de desejos do comando do EB, independente deste obuseiro AP, ou se seguirá a lógica e utilizar o mesmo material para as bgdas de inf mtz e GAC AD?
Aliás, as bgdas inf Mtz continuarão a existir? Não seriam transformadas em Leve?
Uma opinião pessoa. Os veículos Tectran da Avibrás me parecem ser de longe a melhor escolha do ponto de vista técnico e logístico, mas a pior no que diz respeito a questão financeira. Obviamente por ser um veículo especial e não uma simples adaptação como os demais que rodam por aqui. Então, penso que as chances não são favoráveis a ele.
No caso de outros veículos, a Iveco tem produtos alinhados para este tipo de emprego, mas não são fabricados aqui, e seriam também muito mais caros do que os Traccker que estavam tentando empurrar para o EB.
A VW/MAN acho, vai oferecer o seu modelo militar, também não fabricado aqui, e portanto bem mais caro do que os Constalations.
A Mercedes tem vários tipos de veículos militares, mas nenhum fabricado aqui que caiba como base para o cito obuseiro. Novamente, a expectativa é de oferta de produto não nacional.
A Scania tem produtos bons mas cai no mesma situação das empresas anteriores.
Do ponto de vista logístico nenhum dos atual caminhões empregados no EB me parece serem os ideais para emprego com obuseiro SR.
Então, uma aposta seria a oferta de algo já pronto, ou seja, o combo caminhão e obuseiro.
O que está sendo ofertado aí no mercado cobre com larga margem os requisitos do ROB que o Knight postou aqui.
Resta ver qual vai conseguir se encaixar na merreca do orçamento do EB.
abs.
*Flavio Carvalho - vulgo FCarvalho