Gosto muito do trecho abaixo, de autoria do dono do - para mim - mais interessante Site sobre armas do mundo,
Modern Firearms, o Russo Max Popenker. Leio há muitos anos (inclusive já trocamos alguns e-mails) e jamais peguei uma arma desconhecida (estrangeira) sem consultar antes a ficha resumida, pois sempre há dicas que facilitam a compreensão do que o Instrutor irá ensinar.
Firearms are just tools, developed by humans and for humans through centuries to accomplish various tasks. These tasks may vary, but in my opinion firearms are as legitimate for civilian purposes as anything else, and according to statistics on accidents in many countries, firearms are less dangerous than automobiles.
Of various uses of firearms, I put the self-defense as most important for civilians. Self-defense is an essential human right, and no police, no matter how well-equipped and manned it is, can protect everyone at same time.
http://modernfirearms.net/en/civilian-rifles/
É essencialmente o que penso, em especial o em negrito. Concordo que, por enquanto e em futuro razoavelmente previsível, querer comprar Fuzil de Assalto ou Submetralhadora (mesmo que em versões SAO) me parece exagero, aqui não é o Oriente Médio nem os EUA, eu mesmo me sentiria meio ridículo com um AK-103 em casa, baita exagero. Me parece - e atenção, é opinião
estritamente PESSOAL, não tomar por verdade absoluta o que vou dizer - que a treta é mais com os calibres do que com as armas propriamente ditas. Politiqueiros e FFAA (e, por tabela, a SegPub) se borram de medo de algum levante armado por parte da paisanada (e têm mais é que ter medo mesmo, nos fazem o diabo e fica tudo por isso mesmo, vai que um dia desses...
), fazendo uso de armas capazes de fogo full-auto. Já basta a vagabagem, não? Bueno, e se os calibres
não fossem do tipo utilizado em armas capazes de fogo
full? Tipo .38, .357, .44 para armas curtas e médias (Carabinas) e .30/30, .45/70 & quetales para médias e longas (Carabinas e Fuzis), que nunca foram empregadas em armas militares/policiais modernas? Para arrematar, seria interessante acabar com essa palhaçada de tamanho mínimo para cano de Espingarda: é uma das melhores armas que existem para Defesa Residencial, e quem vai progredir dentro de um espaço fechado com um trambolho do tamanho de um FAL?
Eu já ficaria bem contente com um
six-shooter .357 no coldre (tem até Taurus bueno no calibre, podiam até relançar uma versão moderna do véio e bom Modelo 66, um de cano 3 ou 4 pol e já fechava legal para mim) e um par de
speeds na reserva, porque o que eu não conseguir resolver com 18, bueno, nem com 18
MIL! Uma doze
pump Kel Tec KSG (7 + 7 + 1 cartuchos) com apenas 66 cm de comprimento já me deixaria bem à vontade numa situação de Defesa Residencial. Finalizando o "
add-to-cart", até uma Carabina Taurus Circuit Judge 5 tiros feita em .30/30 seria ótima no meu caso, na hipótese de ter que abrir fogo contra um alvo a mais de sete metros, que é o máximo que se atira com razoável certeza de alvo* em ambiente urbanizado com arma curta ou Espingarda...
* - Certeza de alvo é, mais importante do que acertar no que eu quero, NÃO ACERTAR no que não quero, tipo um vizinho ou o cachorro dele, e basta um só grão de 00 Buckshot para fazer estrago.