NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26851 Mensagem por Bourne » Seg Set 24, 2018 1:39 pm

P44 escreveu: Seg Set 24, 2018 6:06 am Eu olho e para mim são camiões militares, agora se são em 2ª mão, ou comprados por civis ao exército brasileiro, como também já li, não faço realmente ideia, agora que dá a impressão de uma "República das Bananas", lá isso dá, desculpa a franqueza.
Sim, eles são caminhões desativados da EB e que foram para leilão. Hoje em dia acha fácil pela renovação da última década.

No entanto existem outros casos similares, mas reais
Policiais fardados tietam Bolsonaro em campanha; PM-SP apura irregularidade...

- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/el ... copiaecola

Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2636
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceu: 2593 vezes
Agradeceram: 788 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26852 Mensagem por EduClau » Seg Set 24, 2018 1:56 pm

Sobre o assunto militares ou ex militares na política (não estou falando de militares da ativa fazendo campanha pra candidatos e sobre os caminhões é puro fale, tem um desses na vila em que moro) tá rolando a seguinte mensagem nas redes sociais:
Todos sabem que os EUA são uma grande nação, mesmo algumas vezes discordando de suas posições. Em época de eleições verifiquei quantos presidentes americanos foram militares e fiz uma listagem com patentes e nomes.
Veja aí :

*Exército*

*Generais:*
George Washington
Eisenhower
Ulysses Grant

*Major-general*
Andrew Jackson
William Henry Harrison
Zachary Taylor
Rutherford Hayes
James Garfield

*Brigadeiro-general*
Franklin Pierce
Andrew Johnson
Chester Arthur
Benjamin Harrison

*Coronel*
Thomas Jefferson
James Madison
James Monroe
James Polk
Theodore Roosevelt
Harry Truman

*Major*
William McKinley
Millard Fillmore

*Capitão*
John Tyler
Abraha Lincoln
Ronald Reagan

*Soldado*
James Buchanan

*Marinha:*

*Capitães de Fragata *
Lyndon Johnson
Richard Nixon

*Capitães de Corveta *
Gerald Ford

*Tenente*
John Kennedy
Jimmy Carter
George Bush (Pai)

*Guarda Nacional do Texas*

*Primeiro Tenente*
George W. Bush ( Filho)

Não entendi porque aqui no Brasil um ex-militar não pode ser presidente

Em tempo, não encontrei nenhum presidiário na relação dos EUA
Sds.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26853 Mensagem por Bourne » Seg Set 24, 2018 2:20 pm

Nessa mensagem tem dois desvios graves.

Primeiro, confunde militares de carreira com outros que passaram pelas forças armadas. Seja porque viveram durantes grandes guerras (guerra civil, primeira e segunda guerra, guerra fria, entre outras) em que eram obrigados a servir e subiam na carreira de oficial pelas circunstâncias. Por exemplo, o Reagan que era míope e ficava em território norte-americana como suporte ou apoio. Seja outros como as famílias Kennedy, Mccain, Biden, Roosevelt, Bush e outros passaram pelas forças armadas porque era necessário para se inserir na sociedade norte-americana e ter carreira política, no estado ou negócios privados.

Segundo, os militares de carreira é coisa do fim do século XIX como característica das forças armadas e governo federal norte-americano. O militar de carreira e oficial que chegou a presidência foi o Eisenhower. Os demais era políticos, fazendeiros ou de famílias de elites que acabaram passando pelas forças armadas e, dado o amadorismo, assumiam o papel de general ou de oficiais superiores. Por exemplo, o George Washington era fazendeiro e escravagista, mas colocaram ele como general. E depois voltou a ser fazendeiro escravagista. Boa parte dos generais e alto oficialato do século XIX norte-americano tem histórias similares.

E tem o terceiro erro ainda mais grave de achar que a política norte-americana e as leis norte-americanas são muito melhores que as brasileiras. O que não são. Nem em relação aos candidatos. As eleições nos estados, congresso e assembleias norte-americanas é um horror.

Não sei se teve presidiário na presidência. Porém não nada na legislação norte-americana que diga que não. E dos presidentes norte-americanos até idos da década de 1930 eram peças decorativas e/ou figuras para memes. Já que quem mandava era o congresso e estados. Aliás, os eua tiveram caso de deputados presidiários. :mrgreen:
Candidato preso pode concorrer à presidência da República: nos Estados Unidos
EUA não têm lei de ‘ficha limpa’ porque eleitores não são tutelados infantilmente pelo Estado, como no Brasil

Os requisitos para qualquer cidadão concorrer ao cargo de presidente dos Estados Unidos da América estão no art. II, seção I, inc. 3, da Constituição da Filadélfia: ser cidadão nato, ter trinta e cinco anos e quatorze anos de residência no país. Além disto, conforme a Emenda Constitucional XXII – adotada em 1951 como reação à eleição de Franklin Roosevelt para quatro mandatos – não pode concorrer quem já exerceu o cargo por dois termos, consecutivos ou não. E é só isso. Tecnicamente, não há na Constituição ou em leis federais qualquer dispositivo que vede a candidatura de um condenado em cumprimento (provisório ou definitivo) de pena. Já houve, inclusive, um precedente na eleição disputada em 1920. O candidato do partido socialista, Eugene Debs, disputou a presidência dentro de um presídio – e ficou em terceiro lugar, amealhando cerca de um milhão de votos dentre vinte e seis milhões de eleitores.

Eugene Debs foi o mais importante líder sindical dos EUA em fins do século XIX e princípios do século XX. Presidente do poderosíssimo Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários dos Estados Unidos (American Railway Union), liderou, em 1894, uma bem-sucedida greve contra uma das maiores companhias ferroviárias norte-americanas, a Pullman. Os grevistas paralisaram o país. E aí já começaram os problemas de Debs com o judiciário. Uma decisão da Justiça Federal, em uma ação proposta pelo governo, determinou que os grevistas voltassem ao trabalho, com possibilidade de serem despedidos. A ordem judicial considerava que o movimento paredista tinha natureza violenta. Debs recusou-se a por fim à greve e foi preso e processado por desobediência à ordem judicial (contempt of court). O caso chegou, inclusive, à Suprema Corte (In re Debs, 158 U.S. 564, (1895)), que referendou o julgamento da instância inferior.

Depois de cumprir a pena de seis meses, Debs saiu da prisão e se aproximou dos nascentes movimentos socialistas, aderindo, em 1901, ao Partido Socialista da América, pelo qual concorreu à presidência em cinco ocasiões, 1900, 1904, 1908, 1912 (quando conquistou 6% dos votos, o maior percentual obtido por um partido socialista em eleições presidenciais) e 1920. Nesta última ocasião, disputou a eleição atrás das grades.

O partido socialista era contrário à participação dos EUA na Primeira Guerra Mundial. Eugene Debs, seu líder e grande orador, pronunciou em 1918 violento discurso contra o alistamento militar obrigatório e o envolvimento das tropas americanas no conflito europeu. Ele atacou também o então presidente Woodrow Wilson, que o considerava, por sua vez, um “traidor da pátria”. Com base na Lei de Sedição (Sedition Act), Debs foi condenado a uma pena de dez anos de prisão, e o recurso também chegou à Suprema Corte (Debs v. United States, 249 U.S. 211 (1919)), que manteve a decisão. O líder socialista passou a cumprir a pena no presídio federal de Atlanta, Georgia, de onde lançou sua candidatura às eleições presidenciais de 1920. O líder operário sagazmente usou sua condição de prisioneiro na propaganda eleitoral. Um dos broches, com a sua foto, era circundado pelos dizeres: “PARA PRESIDENTE – CONDENADO NÚMERO 9653”. Ele recebeu 919.799 votos, correspondentes a 3,4% do total. O candidato republicano eleito, Warren Harding, depois de assumir a presidência, em ato de magnanimidade, comutou a pena do condenado 9653 no Natal de 1921. Eugene Debs foi recebido pessoalmente pelo presidente, na Casa Branca, no dia seguinte à sua soltura.

Em 1920, o candidato do partido socialista, Eugene Debs, disputou a presidência dentro de um presídio – e ficou em 3º lugar. Crédito: wikimedia commons
Dificilmente, entretanto, outro caso como esse de 1920 poderá ocorrer, pois o bipartidarismo está muito arraigado e nenhum dos dois partidos do mainstream político dos EUA faria a aposta arriscada de indicar um candidato com sérios problemas na justiça, especialmente depois do imbroglio de Bill Clinton. Se isso viesse a acontecer, a verdade é que não se sabe o que se passaria nos EUA, do ponto de vista jurídico, caso um presidente condenado e preso fosse eleito. Mas, em tese, há uma lacuna legal. A Constituição é silente a respeito. E, quanto à lei ordinária, os EUA não tem algo semelhante a uma “Lei de Ficha Limpa”. Alguns entendem que a Constituição deve ser interpretada no sentido de que o Presidente poderia assinar um indulto a si próprio, o que, convenhamos, seria bastante estapafúrdio, já que ele teria que tomar posse na prisão e editar ato administrativo em seu próprio favor. Outros defendem que o vice-presidente poderia tomar posse devido à “incapacidade temporária” do titular e, então, editar-lhe o indulto (isso, é claro, se não tomar gosto pelo cargo de Presidente…). E, finalmente, há os que acreditam que o cumprimento de pena o incapacitaria definitivamente para a posse do cargo, que deveria ser ocupado pelo vice-presidente.

Se uma disputa de eleições presidenciais com um candidato preso é impensável nos dias que correm, isto não é tão improvável em outras instâncias da política americana. Pois há alguns casos de políticos estaduais que foram eleitos mesmo condenados ou cumprindo pena. O mais recente deles ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado da Virginia, em 2015. O Deputado estadual e advogado Joseph Morrissey, de 57 anos, foi acusado de manter relações sexuais com a recepcionista de 17 anos de seu escritório de advocacia. Em virtude do escândalo, renunciou e fez acordo (plea bargain) com a promotoria para cumprir pena de um ano, com seis meses de condicional. Porém, apesar do acordo, o político sempre negou as acusações (alegando que a vítima lhe dissera ter 22 anos) e, apenas alguns meses mais tarde, tendo sido expulso do Partido Democrata, concorreu outra vez ao legislativo como candidato independente por seu distrito eleitoral e derrotou os dois adversários dos partidos tradicionais. Em razão do ampliado conceito de imunidade parlamentar no direito norte-americano, Morrisey saía durante o dia para as sessões legislativas e dormia na prisão à noite.

***

É fácil entender por que os Estados Unidos não têm uma lei de “ficha limpa”. Primeiro, não passou pela cabeça do legislador que o eleitor americano, em geral interessado e participativo na vida política, pudesse cometer o desatino de votar em um condenado. Na prática, de fato, como visto, tal situação ocorre de forma raríssima.

Segundo, o sistema partidário (e o próprio bipartidarismo) nos EUA surgiu espontaneamente e funciona como um filtro eficiente, independente da lei, para evitar a participação de “aventureiros eleitorais” (é verdade que esse filtro pode falhar, como se vê do atual ocupante da Casa Branca…)

Terceiro, os americanos conferem o maior grau de liberdade possível para a participação política, não sendo sequer exigível aos candidatos filiação a partidos políticos, de modo que o legislador não costuma estabelecer excessivos requisitos para candidaturas, embora por vezes o faça, é claro, para o eleitor; mas aqui, também, há forte jurisprudência da Suprema Corte, desde o precedente Baker v. Carr 368 U.S. 186 (1962), derrubando exigências desarrazoadas para inscrição eleitoral, que na história americana foram muito usadas como obstáculo ao voto dos eleitores negros.

E, por último, na sociedade americana, ao contrário da brasileira, as instituições liberais surgiram e se consolidaram “de baixo para cima”; não faz sentido lá, onde impera o individualismo, que o Estado possa pretender tutelar as escolhas eleitorais de seus cidadãos, por mais bizarras que elas possam parecer.

Por algumas destas razões, sempre achei a lei da “ficha limpa” uma grande estultice. Aqui em nosso país, o estado pretende, pura e simplesmente, tutelar o eleitor, como se ele fosse uma criatura apenas relativamente capaz de exercer suas escolhas políticas. A lei deveria deixar o eleitor aprender, com o tempo e com seus erros, que não deve votar em candidatos condenados criminalmente. Assim deveria ser em uma sociedade verdadeiramente liberal e democrática. Euclides da Cunha bem observou, no ensaio “Da Independência à República”, que o problema do nosso direito constitucional, desde suas origens, é querer impor o liberalismo à força, de cima para baixo, transformando o estado em professor de moral cívica para a sociedade. A lei da “ficha limpa” é o melhor exemplo disto: o legislador, presumindo que o brasileiro não sabe votar porque é ignorante, trata o cidadão como se ele fosse um infantilóide, a demandar o exercício paternalístico, pelo estado, de sua curatela. Isso não se coaduna com o princípio da autonomia individual, corolário do liberalismo político.

***
https://www.jota.info/opiniao-e-analise ... a-04062018
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2636
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceu: 2593 vezes
Agradeceram: 788 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26854 Mensagem por EduClau » Seg Set 24, 2018 3:20 pm

Ele só esqueceu de dizer que a lei da ficha limpa foi de iniciativa popular, portanto os próprios eleitores que a impuseram ao Estado e decidiram assim, que a priori condenado na justiça não deve concorrer. O estado não está "tutelando" eleitor nenhum com essa lei, só está cumprindo o que os próprios 'tutelados' decidiram.

:mrgreen:
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26855 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Set 24, 2018 8:00 pm

Época, que é do grupo Globo, lança editorial atacando a Bozo:

https://epoca.globo.com/basta-de-ditadu ... versao=amp

Aos extremos o Bozo foi, respostas extremas ele recebeu!!!!!
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26856 Mensagem por Túlio » Seg Set 24, 2018 8:12 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Seg Set 24, 2018 8:00 pm Época, que é do grupo Globo, lança editorial atacando a Bozo:

https://epoca.globo.com/basta-de-ditadu ... versao=amp

Aos extremos o Bozo foi, respostas extremas ele recebeu!!!!!
Nada de novo no front. Em 2013, a grobo se desculpava, pouco tempo depois ajudava a derrubar o Poste. Essa choldra devia se decidir de uma vez... :roll: :roll: :roll: :roll:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1150
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 181 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26857 Mensagem por Rurst » Seg Set 24, 2018 9:14 pm

CIROCRACIA

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26858 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Set 25, 2018 12:45 am

Túlio escreveu: Seg Set 24, 2018 8:12 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Seg Set 24, 2018 8:00 pm Época, que é do grupo Globo, lança editorial atacando a Bozo:

https://epoca.globo.com/basta-de-ditadu ... versao=amp

Aos extremos o Bozo foi, respostas extremas ele recebeu!!!!!
Nada de novo no front. Em 2013, a grobo se desculpava, pouco tempo depois ajudava a derrubar o Poste. Essa choldra devia se decidir de uma vez... :roll: :roll: :roll: :roll:
A decisão deles é mostrar que quem manda no país são os Marinho. Se eles não derrubarem um presidente a cada duas décadas entram em crise de abstinência.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55678
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2888 vezes
Agradeceram: 2548 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26859 Mensagem por P44 » Ter Set 25, 2018 11:27 am

*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7833
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2720 vezes
Agradeceram: 1112 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26860 Mensagem por J.Ricardo » Ter Set 25, 2018 1:48 pm

Olha cada vez que vejo mais "artistas", a imprensa, os "intelectuais" atacando a candidatura do Bolsonaro, mais me convenço que chegou a hora de votar de nele.

Mas temo que novamente, tenhamos que engolir outro posto, outro inútil, governando este país, com um agravante, o primeiro tinha personalidade, esse é um poste de verdade.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26861 Mensagem por nveras » Ter Set 25, 2018 2:19 pm

Olha que lixo de jornal. Educação moral e cívica é disciplina militar e a palavra não é ensinar e sim INCUTIR.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/201 ... olas.shtml

Bolsonaro quer resgatar educação moral e cívica no currículo das escolas
Objetivo é incutir nos alunos o culto à pátria e a ética, e ensinar funcionamento das instituições nacionais
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26862 Mensagem por Túlio » Ter Set 25, 2018 5:12 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Set 25, 2018 1:48 pm Olha cada vez que vejo mais "artistas", a imprensa, os "intelectuais" atacando a candidatura do Bolsonaro, mais me convenço que chegou a hora de votar de nele.

Mas temo que novamente, tenhamos que engolir outro posto, outro inútil, governando este país, com um agravante, o primeiro tinha personalidade, esse é um poste de verdade.
Na verdade, e sem intenção de influenciar ninguém - como se isso fosse possível aqui, onde basta falar pra levar fumo de alguém :mrgreen: - me parece que o Bolsonaro é um caso interessante porque, na pior hipótese, teremos elegido uma pessoa que nem de propósito conseguiria perpetrar todos os crimes e barbaridades que temos visto ao longo dos anos e décadas, ou seja, no pior dos casos seria outra Anta (e sem seu führer), e a suportamos por seis longos anos até lhe fincar o pé na rechonchuda bunda... :lol: :lol: :lol: :lol:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7833
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2720 vezes
Agradeceram: 1112 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26863 Mensagem por J.Ricardo » Ter Set 25, 2018 5:15 pm

Uma dúvida, não tinham derrubado a reeleição para cargos majoritários?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26864 Mensagem por Túlio » Ter Set 25, 2018 5:39 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Set 25, 2018 5:15 pm Uma dúvida, não tinham derrubado a reeleição para cargos majoritários?

Até teve quem tentou mas é que nem o Parlamentarismo, tentam ma non troppo. :lol: :lol: :lol: :lol:


http://www.jb.com.br/pais/eleicoes_2018 ... eicao.html
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1150
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 181 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#26865 Mensagem por Rurst » Ter Set 25, 2018 6:28 pm

Trancado