NOTÍCIAS POLÍTICAS
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Série de reportagens vai revelar o maior escândalo da história da educação no Brasil.
O jornalista investigativo Wellington Macedo publicou na manhã desta quinta-feira 13, em seu canal no YouTube, a primeira, de uma série de quatro reportagens que promete mostrar os bastidores da “melhor” educação do Brasil. O esquema criminoso que vem sendo aplicado em vários municípios do Ceará, começou em Sobral há cerca de 10 anos, influenciando diretamente no índice de avaliação do IDEB.
Além de corromper crianças colocando-as para preencher as avaliações de colegas de baixo desempenho escolar, os professores e a direção das escolas chegam a usar vários meios ilícitos para dar as respostas das questões das avaliações do INEP. A série de reportagens vai trazer o resultado de uma investigação que durou dois anos e envolve além de Sobral, outros dois municípios cearenses.
O principal objetivo da organização criminosa além de garantir boas fatias de recursos federais e colocar o Ceará como a melhor educação do País, é usar esse resultado como plataforma política de campanha eleitoral.
A verdade sobre o Ideb de Sobral
Há medidas importantes da Prefeitura, mas também manipulação para que os alunos tenham bons resultados na prova específica, deixando outras habilidades de lado
https://www.cartacapital.com.br/blogs/v ... -de-sobral
Mais de 80% dos alunos da escola pública não ingressam nas universidades, mesmo apesar de serem "gênios" pelos critérios do Ideb. Boa parte nem consegue ingressar na escola técnica.
O jornalista investigativo Wellington Macedo publicou na manhã desta quinta-feira 13, em seu canal no YouTube, a primeira, de uma série de quatro reportagens que promete mostrar os bastidores da “melhor” educação do Brasil. O esquema criminoso que vem sendo aplicado em vários municípios do Ceará, começou em Sobral há cerca de 10 anos, influenciando diretamente no índice de avaliação do IDEB.
Além de corromper crianças colocando-as para preencher as avaliações de colegas de baixo desempenho escolar, os professores e a direção das escolas chegam a usar vários meios ilícitos para dar as respostas das questões das avaliações do INEP. A série de reportagens vai trazer o resultado de uma investigação que durou dois anos e envolve além de Sobral, outros dois municípios cearenses.
O principal objetivo da organização criminosa além de garantir boas fatias de recursos federais e colocar o Ceará como a melhor educação do País, é usar esse resultado como plataforma política de campanha eleitoral.
A verdade sobre o Ideb de Sobral
Há medidas importantes da Prefeitura, mas também manipulação para que os alunos tenham bons resultados na prova específica, deixando outras habilidades de lado
https://www.cartacapital.com.br/blogs/v ... -de-sobral
Mais de 80% dos alunos da escola pública não ingressam nas universidades, mesmo apesar de serem "gênios" pelos critérios do Ideb. Boa parte nem consegue ingressar na escola técnica.
- Rurst
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
General Mourão falando exatamente IGUAL ao Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança
Mesmas palavras, mesmas frases, mesmas ideias...
Essa nova constituição que está sendo escrita pela equipe do Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança será levada adiante em um futuro governo Bolsonaro / General Mourão.
Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo, diz Hamilton Mourão em Curitiba
https://paranaportal.uol.com.br/politic ... -curitiba/
Em Curitiba, onde proferiu palestra no Instituto de Engenharia do Paraná, o general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), defendeu uma nova Constituição para o Brasil, dizendo que a Carta deve ser mais enxuta, devendo conter apenas princípios e valores. Ele afirmou que, para isso, não seria necessário convocar uma nova constituinte, que a Constituição poderia ser elaborada por um conselho de notáveis escolhido pelo presidente.
“Nossa constituição é extensa de mais, devia ser só princípios e valores. O resto, horário de trabalho dos bancários, se os juros devem ser tabelado, isso é por lei ordinária”, disse. “Não precisa de Constituinte Fazemos um conselho de notáveis e depois submetemos a plebiscito. Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo”, afirmou, dizendo ser essa sua opinião e não a de Bolsonaro ou da chapa da qual ele faz parte.
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Mesmas palavras, mesmas frases, mesmas ideias...
Essa nova constituição que está sendo escrita pela equipe do Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança será levada adiante em um futuro governo Bolsonaro / General Mourão.
Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo, diz Hamilton Mourão em Curitiba
https://paranaportal.uol.com.br/politic ... -curitiba/
Em Curitiba, onde proferiu palestra no Instituto de Engenharia do Paraná, o general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), defendeu uma nova Constituição para o Brasil, dizendo que a Carta deve ser mais enxuta, devendo conter apenas princípios e valores. Ele afirmou que, para isso, não seria necessário convocar uma nova constituinte, que a Constituição poderia ser elaborada por um conselho de notáveis escolhido pelo presidente.
“Nossa constituição é extensa de mais, devia ser só princípios e valores. O resto, horário de trabalho dos bancários, se os juros devem ser tabelado, isso é por lei ordinária”, disse. “Não precisa de Constituinte Fazemos um conselho de notáveis e depois submetemos a plebiscito. Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo”, afirmou, dizendo ser essa sua opinião e não a de Bolsonaro ou da chapa da qual ele faz parte.
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- Viktor Reznov
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Esse povo tá viajando na maionese, a CF atual não prevê convocação de constituinte pra substituí-la, justamente pra prevenir esses tipos de aventura. A CF atual é uma merda mas o potencial pra piorar é bem pior do que o potencial pra melhorar, esse ônibus já saiu do ponto.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Se não for pelos eleitos do povo, será feita por quem e com qual legitimidade?Rurst escreveu: Qui Set 13, 2018 8:15 pm General Mourão falando exatamente IGUAL ao Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança
Mesmas palavras, mesmas frases, mesmas ideias...
Essa nova constituição que está sendo escrita pela equipe do Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança será levada adiante em um futuro governo Bolsonaro / General Mourão.
Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo, diz Hamilton Mourão em Curitiba
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- Marcelo Ponciano
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Na verdade de fato as constituições podem ser outorgadas ou promulgadas. Acho inclusive que tivemos mais outorgadas.Bolovo escreveu: Qui Set 13, 2018 9:48 pmSe não for pelos eleitos do povo, será feita por quem e com qual legitimidade?Rurst escreveu: Qui Set 13, 2018 8:15 pm General Mourão falando exatamente IGUAL ao Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança
Mesmas palavras, mesmas frases, mesmas ideias...
Essa nova constituição que está sendo escrita pela equipe do Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança será levada adiante em um futuro governo Bolsonaro / General Mourão.
Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo, diz Hamilton Mourão em Curitiba
Esse pseudopríncipe (que não é príncipe coisa nenhuma porque o bisavô renunciou ao titulo por imposição da Princesa Isabel para casar com uma pessoa fora da nobreza) diz isso porque Dom Pedro I destituiu a Constituinte e outorgou nossa primeira Constituição. Que vista pelos olhos de hoje é bem atrasada mas na época foi bastante inovadora.
Nas outorgadas a legitimidade vem da força. Manda quem pode obedece quem tem juízo.
Mas o fato de existir a possibilidade jurídica de se outorgar uma constituição não significa que isso seja desejável.
Até porque, pelo direito constitucional, uma nova constituição depende de rompimento grave na ordem institucional. Coisa que não é rara no Brasil, mas que nunca ocorreu nos EUA por exemplo.
Enfim, esse povo está viajando na maionese mesmo.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- Rurst
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Por isso uma constituição enviada pelo presidente e outra pelo congresso que fará as alterações que achar melhor.Viktor Reznov escreveu: Qui Set 13, 2018 8:44 pm Esse povo tá viajando na maionese, a CF atual não prevê convocação de constituinte pra substituí-la, justamente pra prevenir esses tipos de aventura. A CF atual é uma merda mas o potencial pra piorar é bem pior do que o potencial pra melhorar, esse ônibus já saiu do ponto.
A enviada pelo presidente seria a IDEAL.
Uma constituição será enviada pelo presidente e outra pelo congresso que são os eleitos do povo.Bolovo escreveu: Qui Set 13, 2018 9:48 pmSe não for pelos eleitos do povo, será feita por quem e com qual legitimidade?Rurst escreveu: Qui Set 13, 2018 8:15 pm General Mourão falando exatamente IGUAL ao Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança
Mesmas palavras, mesmas frases, mesmas ideias...
Essa nova constituição que está sendo escrita pela equipe do Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança será levada adiante em um futuro governo Bolsonaro / General Mourão.
Uma constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo, diz Hamilton Mourão em Curitiba
A população escolhe entre essas duas.
A mídia foi em cima dele e confirmou que é oficialmente príncipe, reconhecido nacionalmente e internacionalmente.Marcelo Ponciano escreveu: Qui Set 13, 2018 11:59 pmNa verdade de fato as constituições podem ser outorgadas ou promulgadas. Acho inclusive que tivemos mais outorgadas.Bolovo escreveu: Qui Set 13, 2018 9:48 pm
Se não for pelos eleitos do povo, será feita por quem e com qual legitimidade?
Esse pseudopríncipe (que não é príncipe coisa nenhuma porque o bisavô renunciou ao titulo por imposição da Princesa Isabel para casar com uma pessoa fora da nobreza) diz isso porque Dom Pedro I destituiu a Constituinte e outorgou nossa primeira Constituição. Que vista pelos olhos de hoje é bem atrasada mas na época foi bastante inovadora.
Nas outorgadas a legitimidade vem da força. Manda quem pode obedece quem tem juízo.
Mas o fato de existir a possibilidade jurídica de se outorgar uma constituição não significa que isso seja desejável.
Até porque, pelo direito constitucional, uma nova constituição depende de rompimento grave na ordem institucional. Coisa que não é rara no Brasil, mas que nunca ocorreu nos EUA por exemplo.
Enfim, esse povo está viajando na maionese mesmo.
Goste ou não, essa é a verdade.
No futuro governo Bolsonaro saberemos o que vai rolar de fato.
- Sterrius
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Sobre ciro e educação o vídeo explica como o Ceará tem sido o Estado com mais aprovados no ITA a 5 anos consecutivos?
http://tribunadoceara.uol.com.br/notici ... nsecutiva/
http://tribunadoceara.uol.com.br/notici ... nsecutiva/
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
E se a população não quiser nenhuma das duas?
Alias, tem cheiro de golpe...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Cheiro? Essa gente adora um golpe.Marechal-do-ar escreveu: Sex Set 14, 2018 1:22 amE se a população não quiser nenhuma das duas?
Alias, tem cheiro de golpe...
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Os "notáveis" montam a constituição e o governo encaminha para o plebiscito. Assim o povo escolhe entre sim ou não. É claro que 50% + 1 vai escolher sim.prp escreveu: Sex Set 14, 2018 1:52 amCheiro? Essa gente adora um golpe.Marechal-do-ar escreveu: Sex Set 14, 2018 1:22 am
E se a população não quiser nenhuma das duas?
Alias, tem cheiro de golpe...
Muita democracia assim como na Turquia. Sem o vermelho que é coisa de comunista.
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Não estou brincando. Nova constituição passa por constituinte e/ou plebiscito. O congresso se muito reforma porque a constituição de 1988 é gigantesca. Porém significa rompimento com a estrutura anterior e pode dar lugar a qualquer coisa dependendo de como for conduzida. O Brasil jé teve umas oito constituições, mais uma é esperado em um momento em que o sistema político da redemocratização implodiu. E até que a Constituição de 1988 tá durando muito.
- Bourne
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Nada mais é do que aplicar as ações que está na literatura sobre o tema há décadas. As medidas incluem avaliação, premiação as melhores escolas e professores, meritocracia na escolha das diretorias e estrutura administrativa, cooperação entre escolas e entre estado-municípios, formação continuada dos docentes e supor aos alunos, maior foco em determinadas disciplinas (português e matemática) que coringas para outras (filosofia, história, geografia, física, química, entre outras), trazer profissionais (mestres ou doutores) para dar aulas especificas. O ensino adequado aos novos tempos em que o aluno tem que aprender a aprender.Sterrius escreveu: Sex Set 14, 2018 12:42 am Sobre ciro e educação o vídeo explica como o Ceará tem sido o Estado com mais aprovados no ITA a 5 anos consecutivos?
http://tribunadoceara.uol.com.br/notici ... nsecutiva/
Ou seja, tudo que no resto do país com sistemas de educação mais consolidados é inviável. Porque eles os profissionais da área não querem. Olha a grita que deu a mudança de currículo do ensino médio ou tentar implementar alguma métrica de avaliação e diferencial de remuneração. Eles exigem mais dinheiro ou federalizar a educação como fosse a saída mágica. Igual as universidades federais.
Não só os profissionais. Muitos de meus coleguinhas acham um absurdo ensino integral por que o aluno não poderá trabalhar e que o importante é o emprego. Ignora que se o aluno tem que trabalhar para ajudar em casa precisa de programa social com renda para que não trabalhe e possa tirar a família dessa situação. Esses são os mesmos que dizem que capital humano não importa para crescer e distribuir renda. A esquizofrenia seletiva como liga educação, crescimento e distribuição de renda.
Muita calma nessa hora. A receita todo mundo sabe. Os projetos pilotos em escolas estaduais, municipais e regiões são bem numerosos. O problema é como generalizar a experiência e elevar o nível da educação fundamental.
Por que o Ceará têm as melhores escolas públicas do Brasil?
Segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, o número de crianças que concluíam o 2.º ano do ensino fundamental alfabetizadas saltou de 39,9% para 87% entre 2007 e 2016
Na última década, as escolas públicas do Ceará têm se destacado nas avaliações nacionais de qualidade de ensino, ocupando as primeiras colocações quando o assunto é ensino fundamental.
Um dos carros-chefes do desempenho é o ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação: nos primeiros cinco anos escolares, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no estado, que também ocupava todas as 24 primeiras posições na avaliação mais recente, divulgada em 2016 com números do ano anterior.
Referência em educação, o exemplo passou a atrair atenção do restante do Brasil, além de ser uma das bandeiras da campanha do pré-candidato à presidência Ciro Gomes, que tem no estado o seu berço eleitoral.
Mas, afinal, como as escolas cearenses passaram a dominar as avaliações nacionais? E o que elas podem ensinar às instituições públicas de outras partes do país?
Destaque nacional
Além do sucesso no Ideb, que mede o resultado dos alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação das escolas, o estado também brilha no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Básica), que leva em conta dados como experiência dos diretores, formação dos professores, tempo de jornada escolar, entre outros: nesse índice, o Ceará tem sete escolas entre as dez melhores do país.
LEIA TAMBÉM: Maior salário de professores no Brasil é fruto de aumento de impostos e menos verba para saúde
Os bons resultados começaram a surgir em 2007, com a implantação do PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), durante o governo de Cid Gomes, irmão de Ciro. O foco, ali, era priorizar a alfabetização dos alunos até o final do 2º ano do Ensino Fundamental
Desde então Estado e municípios são incentivados a adotar medidas de cooperação. A experiência educacional virou referência para um país que tem um quadro estatisticamente estagnado nos níveis de alfabetização.
O investimento no PAIC em 2017 foi de R$ 52 milhões. Segundo o governo, esses valores são distribuídos em premiação às escolas com os melhores índices, avaliações dos estudantes, aquisição de material didático padrão aos estudantes, bolsas aos educadores e gestores e apoio logístico para viabilizar as formações dos profissionais.
Para os municípios que atingem os melhores resultados do 2º e 5º anos, no Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), também há benefícios: uma lei estadual garante o repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com base no IQE (índice da qualidade da educação). Ou seja: quanto melhor o desempenho, mais recursos entram nos cofres das prefeituras.
Comparação
Nos anos iniciais do ensino fundamental medidos pelo Ideb, as instituições cearenses registraram uma nota média de 5,9, frente a uma meta de 4,5. Já nos anos finais, a nota bateu em 4,8, cinco décimos acima da meta de 4,3.
Isso, é claro, em termos de média: as melhores do estado (e do Brasil), como a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Joaquim, em Coreaú, e a Escola Municipal Emílio Sendim, de Sobral, foram avaliadas com nota muito próxima do conceito máximo, chegando a 9,8.
O estado também tem obtido grandes avanços em relação à alfabetização. Segundo o Spaece, o número de crianças que concluíam o 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas saltou de 39,9% para 87% entre 2007 e 2016.
Caminhos do sucesso
Em Sobral, cidade de cerca de 150 mil habitantes no semiárido cearense que ostenta os melhores dados municipais, ocupar as primeiras posições dos rankings não é uma novidade.
“Nós investimos em um princípio de meritocracia, com o município implantando um processo seletivo para diretores e coordenadores pedagógicos baseada na competência dos profissionais. Não são indicações de cunho político como costuma acontecer em outros locais”, destaca o secretário de educação de Sobral, Herbert Lima.
Com a gestão escolar fortalecida e mais independente, as escolas contam com maior autonomia em relação ao modelo de ensino e à aplicação dos recursos. Os professores também são incentivados através de gratificações financeiras baseadas no desempenho dos alunos – tanto os profissionais quanto as escolas são premiados de acordo com os resultados medidos periodicamente. Alunos com dificuldades recebem atividades de reforço no turno inverso.
Em Sobral, uma avaliação local ocorre ao final de cada semestre letivo, e os educadores que se destacam recebem uma gratificação extra no contracheque. Políticas de intercâmbio com outras escolas do país também são mantidas no município, com alunos sobralenses participando de diferentes olimpíadas escolares, como a de Matemática e a de Física.
A evolução de Sobral se deve a medidas enérgicas tomadas desde o início dos anos 2000, quando uma avaliação demonstrou que 48% dos alunos do município eram analfabetos funcionais.
O maior investimento e a mudança nos modelos de gestão renderam resultados rápidos: em 2009, os anos iniciais do ensino fundamental em Sobral já despontavam com uma nota de 6,6 no Ideb, superior à meta nacional para o ano de 2021 (que é de 6,0, considerando a média de todas as instituições públicas e privadas).
Na mais recente avaliação do MEC, a média do município batia em 8,8. Sobral tornou-se caso estudado internacionalmente, e foi convidado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para participar do próximo Pisa (o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, na sigla em inglês) de forma independente. Antes, o município realizava a prova apenas como parte da média brasileira – agora, terá também uma nota própria, à parte do restante do país.
VEJA TAMBÉM: Professores brasileiros têm salário adequado e benefícios acima da média, diz Banco Mundial
Para Herbert Lima, um grande diferencial que a cidade mais bem avaliada do Ceará possui é a valorização da formação continuada dos professores, que passam por atualizações constantes. Na Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), os profissionais da rede pública municipal passam por cursos de capacitação mensais.
“É uma atualização não só dos conteúdos propriamente ditos, como língua portuguesa, matemática e ciências, mas também uma qualificação da formação que eles tiveram em sua formação inicial, ainda na universidade”, explica o secretário.
“A formação passa pela instrumentação e pela boa prática de sala de aula: como motivar os alunos, como abordar determinados conteúdos, como trabalhar com materiais concretos e recursos pedagógicos”, completa.
Críticas às avaliações
Críticos ao sucesso do Ceará nas avaliações nacionais sugerem que algumas escolas do estado teriam se adaptado de modo a jogar com os rankings – de maneiras nem sempre lícitas. Como o Ideb se baseia no desempenho dos alunos em provas de matemática e língua portuguesa, algumas cidades menos destacadas estariam priorizando o ensino dessas disciplinas em detrimento de outras áreas do conhecimento, para correr atrás do prejuízo em relação a municípios historicamente bem avaliados, como Sobral. O índice também multiplica essas notas pela proporção de estudantes aprovados, chamada “fluxo”, o que teria gerado uma redução dos níveis habituais de reprovação em certos locais.
A pressão por manter o crescimento do estado também deixaria alguns municípios de pior performance mais propensos a fraudes. Em maio, na Operação Educação do Mal, a Polícia Civil cearense revelou um esquema no município de Itapajé, em que as notas dos alunos eram manipuladas tanto no Spaece quanto no Ideb, inflando artificialmente os índices de uma escola local e garantindo mais recursos estaduais e nacionais.
Segundo o delegado André Firmino, as notas dos alunos eram “maquiadas” e estudantes tinham suas reprovações revertidas. De acordo com o investigador, “alguns alunos diziam que não iam mais à escola porque sabiam que iriam passar no fim do ano de qualquer jeito”.
Apesar do abalo gerado pelas revelações em Itapajé, são raros os casos comprovados de uma manipulação dos rankings e avaliações. Em geral, a rápida evolução observada nas melhores escolas cearenses foi obtida através de uma mescla de uma alocação mais eficiente dos recursos públicos e de políticas bem-sucedidas que se tornaram referência em todo o país – o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), por exemplo, nasceu após o PAIC cearense render ótimos resultados.
“Toda e qualquer crítica às avaliações é importante”, admite Herbert Lima. “Mas não se pode pensar em educação sem avaliação, sem uma métrica, um referencial de indicadores”, entende o secretário de educação de Sobral.
“Nós temos indicadores na área da saúde, na segurança, temos indicadores ambientais. É preciso medir de alguma forma os resultados dos alunos para pautar iniciativas, o desenvolvimento cognitivo, a formação de professores, entre outras políticas”, conclui.
https://www.gazetadopovo.com.br/educaca ... 2p4wi223p/
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Apenas a título de comparação, a constituição que mais durou e criou menos dificuldades e propiciou um dos maiores períodos de crescimento do país, foi a outorgada por Dom Pedro I. Todas as outras foram fonte de instabilidade política e econômica, e duraram pouco.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Não sei da onde saiu que o Império foi maravilho e progressista. A história econômica, ciência política e direito dizem ao contrário. Dois pontos.
Na economia ficou estagnada. O governo fazia de tudo para cobrar impostos e evitar a modernização como "a lei dos entraves". Montar bancos, empresas no Brasil era virtualmente impossível. esse é considerado um dos grandes entraves que estagnou a renda per capita e criou o abismo com os EUA. Não legalizou os posseiros que eram os pequenos proprietários de terra em nome dos grandes fazendeiros e escravagistas. A política cambial e de dificultar investimentos entravou o desenvolvimento do interior e empobreceu o Nordeste. O Império nunca gostou de industria e investimentos privado. Os investimentos em São Paulo, de empresário como maua era protegidos pelos governos locais e interesses locais que bancavam o governo imperial.
Na política, o constituição foi autoritária e baseada na manutenção do antigo regime europeu com a visão da desigualdade como natural. O poder moderador era uma aberração para época porque permitia ao Imperador se meter em tudo, assim como o fazia, centralizar o poder e escolher seus queridos. Agravado pelo fato de não ter contrapesos como existia na Europa em que a nobreza e fidalgos devido a tradição forçavam o imperador ou rei se encaixar na lei. Só começou a ceder com a pressão do movimento republicano e regionalista após a guerra do Paraguai. Quando os fazendeiros, industriais, forças armadas e justiça, classes urbanas letradas começaram a exigir mudanças e incorporar a visão iluminista de iguais. E desencadeou o movimento declaração da república e reorganização federativa.
O Império foi responsável por desarticular a capacidade das vilas e regiões se organizarem autonomamente para resolver seus problemas, ofertar bens públicos e incentivar a atividade econômica local. Apesar de muita insistência local para manter os costumes, legislação e direitos que ganham força em 1870/1880. Tanto que terão negros eleitos em 1930, pressão abolicionista muito forte em São Paulo, reformas aprovada a força para organizar o sistema financeiro e bancário, investimento em infraestrutura e industrias, convênios para atração de imigrantes europeus. E também buscou manter como projeto a "pátria iletrada". No fim do século XIX o Brasil era de analfabetos e as universidades só vieram no começo do Século XX. Um atraso gigante mesmo em relação ao Chile e Argentina.
A herança do império foi instituições autoritárias e centralizadas, estagnação e atraso econômico. Por exemplo, a renda per capita era 700 dólares estável ao longo do século XIX. Já os EUA começaram com 700 e explodiram para 4 mil dólares no fim do século XIX.
Na economia ficou estagnada. O governo fazia de tudo para cobrar impostos e evitar a modernização como "a lei dos entraves". Montar bancos, empresas no Brasil era virtualmente impossível. esse é considerado um dos grandes entraves que estagnou a renda per capita e criou o abismo com os EUA. Não legalizou os posseiros que eram os pequenos proprietários de terra em nome dos grandes fazendeiros e escravagistas. A política cambial e de dificultar investimentos entravou o desenvolvimento do interior e empobreceu o Nordeste. O Império nunca gostou de industria e investimentos privado. Os investimentos em São Paulo, de empresário como maua era protegidos pelos governos locais e interesses locais que bancavam o governo imperial.
Na política, o constituição foi autoritária e baseada na manutenção do antigo regime europeu com a visão da desigualdade como natural. O poder moderador era uma aberração para época porque permitia ao Imperador se meter em tudo, assim como o fazia, centralizar o poder e escolher seus queridos. Agravado pelo fato de não ter contrapesos como existia na Europa em que a nobreza e fidalgos devido a tradição forçavam o imperador ou rei se encaixar na lei. Só começou a ceder com a pressão do movimento republicano e regionalista após a guerra do Paraguai. Quando os fazendeiros, industriais, forças armadas e justiça, classes urbanas letradas começaram a exigir mudanças e incorporar a visão iluminista de iguais. E desencadeou o movimento declaração da república e reorganização federativa.
O Império foi responsável por desarticular a capacidade das vilas e regiões se organizarem autonomamente para resolver seus problemas, ofertar bens públicos e incentivar a atividade econômica local. Apesar de muita insistência local para manter os costumes, legislação e direitos que ganham força em 1870/1880. Tanto que terão negros eleitos em 1930, pressão abolicionista muito forte em São Paulo, reformas aprovada a força para organizar o sistema financeiro e bancário, investimento em infraestrutura e industrias, convênios para atração de imigrantes europeus. E também buscou manter como projeto a "pátria iletrada". No fim do século XIX o Brasil era de analfabetos e as universidades só vieram no começo do Século XX. Um atraso gigante mesmo em relação ao Chile e Argentina.
A herança do império foi instituições autoritárias e centralizadas, estagnação e atraso econômico. Por exemplo, a renda per capita era 700 dólares estável ao longo do século XIX. Já os EUA começaram com 700 e explodiram para 4 mil dólares no fim do século XIX.