DESAER ATL-100
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DESAER ATL-100
Olá a todos, criei esse tópico para discutirmos sobre o projeto ATL-100 que está sendo desenvolvido pela empresa DESAER (nome bem estranho por sinal) cujo objetivo é substituir o Bandeirante na aviação civil e na FAB.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia ... orte-Leve/
[/img]
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Re: DESAER ATL-100
Muitas aeronaves da mesma categoria foram projetadas aqui em SJC. Espero que essa não seja mais uma perdida no tempo, porque essa matéria parece muito mais propaganda para o projeto que coisa certa.
De qualquer forma torço para que seja um projeto realizável (e por favor reforcem esse trem de pouso?)
Grande abraço
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Re: DESAER ATL-100
Esse avião tem as especificações muito similares ao novo projeto da Textron o Cessna Skycourrier e o Desaer parece ter a vantagem da rampa traseira.
https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier
Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.
https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier
Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.
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Re: DESAER ATL-100
toncat escreveu: ↑Seg Ago 13, 2018 9:13 pm Esse avião tem as especificações muito similares ao novo projeto da Textron o Cessna Skycourrier e o Desaer parece ter a vantagem da rampa traseira.
https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier
Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.
Nem precisa ir tão longe. Tempos atrás escrevi um longo post sobre como uma aeronave com características assim (e não conhecia esta nem a da Cessna) faria com que a Amazônia se tornasse o verdadeiro berço da Aviação Regional no Brasil, e só lá já tem mercado para várias centenas destas aeronaves, entre civis e militares.
A treta começa quando vemos que se trata de um projeto oriundo de uma startup, dessas que pululam na região de SJC. Aqui não é os EUA nem a China, onde há real chance de irem pra frente (pois tem bastante gente disposta a investir em algo inovador e obviamente necessário) e, por conseguinte, fico de pé atrás. Nem maquete há, ou seja, a verba é curtíssima. Dado o (mau) exemplo da MECTRON, que cresceu com verbas públicas até chegar ao ponto de ser vendida a bom preço e, com uma parcela dos lucros, as mesmas pessoas abrirem a SIATT para retomar, agora pessoalmente bem mais endinheiradas, a garimpagem pela grana da viúva, fica clara a razão de minhas reservas a respeito...
A treta começa quando vemos que se trata de um projeto oriundo de uma startup, dessas que pululam na região de SJC. Aqui não é os EUA nem a China, onde há real chance de irem pra frente (pois tem bastante gente disposta a investir em algo inovador e obviamente necessário) e, por conseguinte, fico de pé atrás. Nem maquete há, ou seja, a verba é curtíssima. Dado o (mau) exemplo da MECTRON, que cresceu com verbas públicas até chegar ao ponto de ser vendida a bom preço e, com uma parcela dos lucros, as mesmas pessoas abrirem a SIATT para retomar, agora pessoalmente bem mais endinheiradas, a garimpagem pela grana da viúva, fica clara a razão de minhas reservas a respeito...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: DESAER ATL-100
Só vai pra frente se o Estado fomentar o projeto.
Mas como já vimos o que aconteceu com a Novaer, prefiro esperar sentado.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: DESAER ATL-100
Novaer é outra que tem cara de caça-níqueis da viúva, com aquilo de querer vender como Treinador um treco que parece mais Aviação Geral, além daquele "Hiper-Tucano" que nem previsão para Mtr tinha e era todo estranho, tanto que acabou como acabou, tipo ninguém sabe, ninguém viu.
O Estado não tem mais como financiar nada, e em casos assim nem deve mesmo; os caras, antes de querer abrir empresa, deviam estudar como fazem isso no exterior: constatam e demonstram uma necessidade, depois sugerem a solução e sua viabilidade para só então passar à captação de recursos para fazer o Demonstrador de Tecnologia. Tudo indo bem até aí, passa-se então a captar recursos para a criação de uma linha de montagem (sugeri a Zona Franca porque, como quase tudo para avião "brasileiro" é importado mesmo, a ausência de impostos e redução do ICMS já dariam um belo ponto de partida); o tempo do Estado-Mãezona já era...
O Estado não tem mais como financiar nada, e em casos assim nem deve mesmo; os caras, antes de querer abrir empresa, deviam estudar como fazem isso no exterior: constatam e demonstram uma necessidade, depois sugerem a solução e sua viabilidade para só então passar à captação de recursos para fazer o Demonstrador de Tecnologia. Tudo indo bem até aí, passa-se então a captar recursos para a criação de uma linha de montagem (sugeri a Zona Franca porque, como quase tudo para avião "brasileiro" é importado mesmo, a ausência de impostos e redução do ICMS já dariam um belo ponto de partida); o tempo do Estado-Mãezona já era...
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Re: DESAER ATL-100
Gostei bastante do projeto! Parece um LET-410, porém melhor, mais espaçoso e próprio para cargas, apesar de ter a versão de passageiros.
Certamente há demanda. Mas acredito que deveriam focar realmente no mercado internacional, especialmente o latino-americano, africano e asiático. Por ser de asa alta, certamente é uma boa pedida para ambientes com pistas ruins. Possui um bom espaço interno, inclusive para containers LD3. Tudo muito bem pensado.
Agora, precisam de investidores, e quanto menos puderem contar com o Governo, melhor.
Certamente há demanda. Mas acredito que deveriam focar realmente no mercado internacional, especialmente o latino-americano, africano e asiático. Por ser de asa alta, certamente é uma boa pedida para ambientes com pistas ruins. Possui um bom espaço interno, inclusive para containers LD3. Tudo muito bem pensado.
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Re: DESAER ATL-100
O projeto parece ter evoluído de forma a contemplar os requisitos da Avex para a sua futura aeronave de transporte leve, o que não deixa de ser um indicativo de que os projetistas estão trabalhando de olho nas necessidades, e na realidade, do mercado interno, tanto militar quanto civil.
O desenho original - sem rampa traseira - também não deixa de ser interessante, já que o mercado de aviação regional no Brasil é bem grande, e cabe bem mais de uma proposta.
Por hora é torcer e esperar que empresas interessadas façam sua aposta no mesmo.
O bandeirante não dura para sempre, e EB é MB também tem espaço e necessidade de uma aeronave desta categoria. Missões e funções com certeza é o que mais tem para ele. Seja nas ffaa's, seja no mercado civil.
A Novaer está esperando uma decisão da FAB em relação aos T-25. Assim que sair, e não deve demorar, o projeto do Sovi irá sair do papel. E me atrevo a dizer que o B-250 será o ponto de partida para substituir os Tucano. Outro que dura apenas mais dez anos, dependendo se a modernização for feita, e em qual medida. O fator financeiro irá impor-se novamente nesta decisão. Mas assim como o Bandeirante, Tucano e T-25 não são eternos.
Trabalho para a indústria aeronáutica não vai faltar.
Abs
O desenho original - sem rampa traseira - também não deixa de ser interessante, já que o mercado de aviação regional no Brasil é bem grande, e cabe bem mais de uma proposta.
Por hora é torcer e esperar que empresas interessadas façam sua aposta no mesmo.
O bandeirante não dura para sempre, e EB é MB também tem espaço e necessidade de uma aeronave desta categoria. Missões e funções com certeza é o que mais tem para ele. Seja nas ffaa's, seja no mercado civil.
A Novaer está esperando uma decisão da FAB em relação aos T-25. Assim que sair, e não deve demorar, o projeto do Sovi irá sair do papel. E me atrevo a dizer que o B-250 será o ponto de partida para substituir os Tucano. Outro que dura apenas mais dez anos, dependendo se a modernização for feita, e em qual medida. O fator financeiro irá impor-se novamente nesta decisão. Mas assim como o Bandeirante, Tucano e T-25 não são eternos.
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Re: DESAER ATL-100
Alguma das FFAA's brasileiras solicitou a DESAER o desenvolvimento deste projeto?
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Re: DESAER ATL-100
Não, é nem precisa. O mercado tem demanda para ela.Lord Nauta escreveu: ↑Qua Ago 22, 2018 3:30 am Alguma das FFAA's brasileiras solicitou a DESAER o desenvolvimento deste projeto?
A empresa apenas pegou carona no ROB da Avex para chegar ao desenho atual e características, que ainda não estão definidos integralmente. Ainda há muito trabalho por fazer.
No mais, quando estiver pronta, com certeza vai chamar a atenção das ffaa's. A aeronave não está sendo feita alheia às necessidades da defesa, o que seria um erro crasso.
No mais, foi-se o tempo em que tinha que esperar um pedido do Estado para fazer alguma coisa em termos de mercado de aviação no Brasil. Temos espaço e demanda por muitos e variados modelos. A questão é: vale a pena correr o risco e investir nele?Há quem acredite que sim.
Ainda bem.
Abs
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Re: DESAER ATL-100
Esqueci de dizer. Este projeto e seus desdobramentos, junto com o IPE-014, tem potencial para suprir uma lacuna enorme de décadas e que nunca foi coberta pelos aviões da Embraer, que são os serviços para-público, segurança, saúde e defesa civil governamentais.
Sem falar em Receita Federal, IBAMA, serviço geológico do Brasil, guarda costeira e de fronteira, correios e muitas outras estatais e autarquias que basicamente são 90% da clientela dos ETA, e demais aviações militares.
Essa dependência sempre foi crônica e cultural no país.
Mas ao mesmo tempo que é um mau, também pode ser a alavanca necessária para a sobrevivência da indústria aeronáutica do Brasil no pós Embraer.
Só temos que pensar com a cabeça.
Abs
Sem falar em Receita Federal, IBAMA, serviço geológico do Brasil, guarda costeira e de fronteira, correios e muitas outras estatais e autarquias que basicamente são 90% da clientela dos ETA, e demais aviações militares.
Essa dependência sempre foi crônica e cultural no país.
Mas ao mesmo tempo que é um mau, também pode ser a alavanca necessária para a sobrevivência da indústria aeronáutica do Brasil no pós Embraer.
Só temos que pensar com a cabeça.
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Re: DESAER ATL-100
Mas tá vindo competidor de peso nessa área, e vem de quem não brinca em serviço:
http://www.cavok.com.br/blog/china-quer ... rbin-y-12/
Harbin Y-12, já tem até representante aqui no Brasil pra fomentar negócios.
Modelo F:
http://www.cavok.com.br/blog/china-quer ... rbin-y-12/
Harbin Y-12, já tem até representante aqui no Brasil pra fomentar negócios.
Modelo F:
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- FCarvalho
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Re: DESAER ATL-100
Ainda em tempo, o Brasília precisará ser substituído também no medio/longo prazo, bem como o Caravan.
Existe a necessidade de novas aeronaves para treinamento e formação de pilotos.
A chegada dos chineses era apenas questão de tempo.
Vamos ver se fazemos o nosso dever de casa.
Abs
Existe a necessidade de novas aeronaves para treinamento e formação de pilotos.
A chegada dos chineses era apenas questão de tempo.
Vamos ver se fazemos o nosso dever de casa.
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Re: DESAER ATL-100
Não muito a ver com o tópico, mas é preciso lembrar que a Embraer estuda seriamente voltar a produzir um turbohélice para a avaiação regional. Talvez daí também possa surgir um produto de interesse não apenas do mercado civil, mas para a defesa.
Abaixo, o desenho original do ATL, que mostra como o projeto pode ser explorado de forma a gerar não apenas uma aeronave, mas toda uma família.
abs.
Abaixo, o desenho original do ATL, que mostra como o projeto pode ser explorado de forma a gerar não apenas uma aeronave, mas toda uma família.
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