J.Ricardo escreveu: Qui Ago 09, 2018 6:04 pm
Crimeia é um território que foi cedido a Ucrânia quando ainda existia a famigerada URSS, lá até tem sentido a retomada pela Russia, uma hora ou outra iria acontecer.
Mas o restante não, é um absurdo o que a Russia esta fazendo com a Ucrânia.
Quanto a Síria, não tem nem como comparar.
Ademais de que foi uma retomada feita apos um referendo onde mais de 90% da gente de Crimeia decidiu que se uniria a Russia, considero portanto mais que legitima essa retomada, tão legitima (ou mais) que a existencia de Kosovo que foi até reconhecida como nação por USA, quase toda a UE e apoiada pela ONU.
Já no Donbass, a historia é algo distinta mais não muito, pese a que esses territorios tenham sido sempre da Ucrania tambem é verdade que a maior parte da sua gente esta ligada a cultura russa, é mais, o berço da cultura russa se encontra no Oblast de Kiev.
Vc esta correto quando fala de legitimidade, nação soberana, porém ai acaba a tua razão (baixo meu ponto de vista) e a minha simpatia pela Ucrania porque um pais, é mais que um territorio, mais importante que ele, é a sua gente.
Ucrania no passado, sempre foi uma nação hermanada com Russia, com diferenças sim, porém irmãs.
Até que o ocidente (lea se USA) interferiu torpemente nesse pais, propiciando uma revolução colorida e levando ao poder gente da região ucraniana que esta pegada a Polonia e que tem verdadeira ogeriza a todo o que é russo, essa gente que chegou pela força e pelo embuste ao poder (com ajuda externa) quis impor a sua "lei" e foi ai que eles cometeram a soberana cagada de tocar algo que era intocavel, o idioma russo (queria proibir lo)
Essa foi (para mim) a principal ação do grupo "nazista" que assumiu o poder na Ucrania, que fez a maionese desandar.
A partir de ai, se eu sou um dirigente russo, teria feito exatamente o mesmo que o Putin, recuperaria Crimeia (só faltaria a OTAN botar seus barcos ai)
e manteria o conflito congelado de formas que a Ucrania não pudesse se unir num futuro a OTAN.
Vou mais alem, eu não permitiria que a Ucrania baixo nenhum conceito se unira a OTAN, baixo risco de ocupar la e até de uma guerra total, se a Europa e a Otan tomam as dores desse pais.
Tudo na vida é relativo, incluso o que pode ser legitimo (vide o referendo de Catalunha e o de Kosovo) dai que baixo a minha opinião, a unica coisa que a Russia fez foi se proteger e se defender ao reacionar a uma ação hostil em Ucrania ,que visava claramente prejudicar la.