TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82171 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 10, 2018 11:11 pm

Túlio escreveu: Sex Ago 10, 2018 6:03 pm
Carlos Lima escreveu: Sex Ago 10, 2018 5:55 pm Outro fator que tem que ser considerado e a área de operação.

Tanto o Rafale quanto o F18 operam bem em climas quentes ou frios.

Os Gripen C apanharam bastante aqui em Nellis com o clima quente do deserto*.

Querendo ou não isso influencia bastante na operação de qualquer aeronave.

[]s
CB

Ouso dizer que influencia também no projeto do seu sucessor...


* Significa isso a consagração definitiva do F-5EM sobre o Gripen?
A FAB está na Africa do Sul trabalhando no A-Darter desde 2006, junto com uma Força Aérea que opera o Gripen de um país de clima quente e seco no noroeste, seco e frio no sudoeste e úmido no leste.
Imagem

E olha que a FAB só não comprou certos candidatos no FX2 porque não quis...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82172 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 11, 2018 12:04 am

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82173 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 11, 2018 2:02 am

Configuração ar-ar.

Ambos monoplaces com 4 Meteor + 2 WVR nas wingtips (no Gripen E com o A-Darter e o Rafale com o Mica IR):

O Rafale com 3 tanques de 330 gal e o GripenE com 2 tanques de 300 gal (não vai precisar mais do que isso e vou demonstrar...):

O Rafale estará pesando 31,5% a mais (20.428kg x 15.530kg)

Rafale
Rafale: combustível interno: 4,700 kg (10,360 lb)
Piloto=100kg
Peso vazio do Rafale F3+: 10.220kg
DEFA 30 M791 125 cartuchos de OPIT 220g: 27,5kg~28kg

ALKAN 9040 pilone fuselagem central 125 kg
DASSAULT AVIATION CRB201 pilone interno da asa - 110 kg
RAFAUT 708 pilone médio da asa - 100kg
Chaffs e flare 90kg
2 misseis mica wingtips=224kg

Tanque subalar 330 gal=130kg vazio+1.000kg kav+110kg pilone CRB201+20kg de ejetor =1.260kg
Tanque centerline 330 gal=130kg vazio+1000kg kav+125kg pilone ALKAN9040+20kg de ejetor= 1.275kg
3x tanques 330gal (1 centerline+ 2 subalares)=3.795kg
2 xMeteor nos pontos médios das asas(175kg)+60kg adaptador+ 100kg(RAFAUT 708)=345kg*2=690kg
2x Meteor semiconformais(175kg)+ RAFAUT 708 na fuselagem 100kg=275kg*2+ 2x ejetor de mola 15kg=580kg

Peso total: 20.428kg


GripenE
Basic Mass Empty: 8.000kg
Pilot’s weight: 100kg
Internal fuel: 3.400kg
Decoys (BriteCloud) and flares: 90kg
Weight cannon’s ammunition: 30 kg (120 cartriges of 27mm)
2xA-Darter=186kg
4 wings RUAG pylons (2x 135kg+2x130kg)= 530kg
Total E version : 835kg

Air-to-Air missions

BasicDesign(835kg)+2x300gal(2.170kg)+4 Meteor(2 meteors sem lançadores +2centerline pylons(190kg)= 4.035kg. Peso total: 15.530kg



Portanto, Rafale com peso 31,5% maior que o Gripen E.


Rafale com 3 tanques de 330gal está carregando 3.000kg de combustível nos 3 tanques. Considerando perda de 40% com o arrasto, estará levando ~1.800kg de comb útil externamente. Soma-se com os 4700kg interno= 6.500kg combustível útil total.

O Gripen E com 2 tanques de 300 gal está carregando 1.816kg de combustível. Considerando perda de 40% com o arrasto:~1.100kg combustível externo útil. Soma-se com os 3.400kg interno: 4.500kg de combustível útil.

O Rafale está levando então 44% a mais de combustível útil que o Gripen E.


Voltando ao consumo das turbinas em potência militar:

F414-400: 0,84 kg/daN h, 57,8 kN = 4.855 kg/h

M88-2: 0,8 kg/daN h, 48,8 kN = 3.904 kg/h

Mas o Rafale usa 2... =7.808 kg/h

Em potência militar o Rafale consumiria 60% a mais de combustível que uma aeronave monoturbina usando a F414 como é o caso do Gripen E.

Evidentemente o Rafale usaria menos potência para uma mesma velocidade. Entretanto não se pode descartar o peso maior e o arrasto maior que ele tem (o tamanho da área frontal está diretamente ligado ao arrasto parasita).

E vale ressaltar que o consumo maior do Rafale com relação ao Gripen com a F414 na configuração limpa deve ficar nessa faixa (38 a 30%) em grande altitude.

Basta que o Rafale consuma apenas 30% a mais de combustível que o Gripen E para ter a mesma autonomia na configuração ar-ar que eu coloquei (para ser mais preciso, 30,8%: 6.500 x 0,308=2002. 6.500-2002=~4.500kg).




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Ago 12, 2018 7:43 am, em um total de 2 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82174 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 11, 2018 4:33 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 10, 2018 10:18 pm A propósito:

A Dassault divulgou dados de autonomia do GripenNG na concorrência do FX2 que são bem inferiores aos divulgados pela SAAB para configurações ar-ar e ar-solo.

Provavelmente o que deve ter acontecido é a fabricante francesa ter calculado com base em tanques de 300gal enquanto que a SAAB fez com base em tanques de 450gal.

Obs: aquela comparação desempenho entre as turbinas vai render bastante coisa para debater.
Sobre o GripenNG que eu havia escrito no post acima.

Simulação da SAAB apresentada em Farnborough para CAP:

Imagem



Simulação do consórcio GIE Rafale divulgado no FX2 também para CAP:

Imagem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82175 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 11, 2018 8:53 pm

Mais uma observação.

Se o Rafale consumisse os 4.700kg de combustivel em baixa altitude ~140% a mais do que e grande altitude naquela configuração limpa, o alcance seria então na faixa dos 3.000km.

Que eu já li, a Dassault oficialmente já passou a autonomia e raio de ação nas seguintes condições: com 4 bombas GBBU-12+4 mísseis+3 tanques de 2.000L, com 2 SCALPs+2 mísseis+3 tanques de 2.000L, 6 AASM+4 mísseis+3 tanques (não especificou os tanques externos, mas como o alcance é proximo ao com 4 GBU 800MN, então é com tanques de 2.000L), 6 mísseis+3 tanques -raio de ação e CAP, e em configuração limpa a baixa altitude.
O máximo que divulgou em configuração limpa foi um "mais de 2.100km".

Seria muito difícil ser 3.000km. E com certeza ela teria divulgado, porque em termos de divulgação de autonomia ela não é de manter segredo a não ser quando é ruim para ela (como é o caso de configurações com os tanques de 330gal).
Se considerar o alcance na faixa de 2.600km-2.500km, o Rafale limpo consumiria a mais cerca de 1/3 do que o Gripen E.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82176 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 12, 2018 12:47 am

Pessoal,
knigh7 escreveu: Sáb Ago 11, 2018 2:02 am Agora vamos para a configuração ar-ar.

Ambos monoplaces com 4 Meteor + 2 WVR nas wingtips (no Gripen E com o A-Darter e o Rafale com o Mica IR):

O Rafale com 3 tanques de 330 gal e o GripenE com 2 tanques de 300 gal (não vai precisar mais do que isso e vou demonstrar...):

O Rafale estará pesando 31,5% a mais (20.428kg x 15.530kg)

Rafale
Rafale: combustível interno: 4,700 kg (10,360 lb)
Piloto=100kg
Peso vazio do Rafale F3+: 10.220kg
DEFA 30 M791 125 cartuchos de OPIT 220g: 27,5kg~28kg

ALKAN 9040 pilone fuselagem central 125 kg
DASSAULT AVIATION CRB201 pilone interno da asa - 110 kg
RAFAUT 708 pilone médio da asa - 100kg
Chaffs e flare 90kg
2 misseis mica wingtips=224kg
...
knigh7 escreveu: Sex Ago 10, 2018 6:59 pm Olha, nesse site o autor utilizou dados corretos oficiais (portanto tem uma certa credibilidade) na comparação das turbinas.

Aliás, ele é o PICARD dos fóruns estrangeiros. Os francófilos gostam demais dele. Ele é francês.

Vale a pena analisar:

https://defenseissues.net/2014/12/06/fi ... mparision/

« CDI: The Stench of Elitism in the Defense BudgetF-16 new build proposal »
Fighter aircraft engine comparision
Posted by Picard578 on December 6, 2014
....
knigh7 escreveu: Sex Ago 10, 2018 9:56 pm Vamos lá.

A Dassault divulgou a autonomia do Rafale em baixa altitude, em configuração limpa. 90 min a 450kt, o que dá cerca de 1.250km


Eu NÃO tenho o manual de voo do Rafale (na época do Fx2 eu procurei muito e não encontrei disponível para o público). Mas com base em outroas aeronaves semelhantes acho que dá para ter uma ideia aproximada do consumo de combustível em grande altitude nessa mesma velocidade e configuração limpa com tanque intrerno cheio. Até porque a diferença entre as aeroanves analisadas é pequena.

A diferença de consumo a 450kt =0.67mach sem arrasto de interferêcia (0 drag index) com tanque interno cheio e configuração limpa do F-16bl50 e o Hornet entre 2.000/2.500 pés e 30.000 pés é de 101% a 122%.


....
Hornet

450kt (0.67 mach), aeronave limpa, sem drag com tanque interno cheio: 34 mil lb

Sea level: 8.000lb/h
A 2.500 pés 7.350lb/h
5 mil fts 6.700lb/h
30 mil fts 3.300lb/h
Consumo a mais 122%
----------------

F-16 com 28 mil lb (aeronave limpa e tanque interno cheio sem drag) a 450kt

Sea level: 5.475lb/h
A 2.000 pés 5.162lb/h
A 4.000 pes: 4.850lb/h
A 30.000 pés: 2.568lb/h
Consumo a mais: 101%
Para esclarecer:

Estes posts acima que eu coloquei, bem como parcialmente outros posts, nada mais foram do que Copiar e Colar do meu Word e PDFs que eu tinha guardado há 3 anos.

Eu não cheguei a conclusão depois. Vou explicar aonde tudo começou: primeiro eu tive a informação de um oficial da FAB que estava lindando com o processo.
Ele havia me dito laconicamente que com 3 tanques de 330 galões do Rafale em configuração ar-ar teria uma autonomia parecida com a do GripenNG com 2 tanques de 300.

Eu tinha 3 caminhos:
-rejeitar a informação
-aceitar a informação lacônica e sem fundamentada como ela era ou,
- tentar entender o porquê.

O livro que eu utilizei aqui "Military Jet Engine -Tecnology Basics and Cost-Estimating Methodology" e parte, não tudo, dos outros itens apresentados constituíram do esforço que ocorreu há 3 anos atrás para procurar entender a declaração do oficial.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82177 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 12, 2018 4:46 pm

Srs

Existe muito super-trunfo nesse tipo de especulação até porquê normalmente aeronaves como o SH, Rafale, Typhoon, etc no mundo real vão voar longe com auxílio de REVO.

A razão disso e que esses valores são referências , mas qu no mundo real estão atreladas a condições climáticas, carga levada, tipo de missão, papel da aeronave na missão, etc, e muito complicado dizer que uma aeronave vai voar 200 km para isso e 230km e para aquilo e achar que sempre isso vai acontecer.

Se vc de fato perguntar para quem opera eles vão ser gentis e dizer que esses valores são legais mas não refletem a realidade.

Com relação ao Gripen E, vamos ter que aguardar por um tempo para talvez saber a realidade. No papel sabemos o que faria.

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82178 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 12, 2018 6:17 pm

Há como usar certos parâmetros, como é o caso do consumo de tanques externos (consome-me pelo arrasto entre 40% a 60%).
A própria Dassault usou parâmetros para estimar o alcance do Gripen NG no FX2 e é usada por um físico nos fóruns.
A configuração do Rafale com 3 tanques de 2.000L (subsônicos, pesadões, com alto arrasto) a Dassault já divulgou 5 simulações. Entretanto, com tanques de 330 gal (1.250L) do Rafale, nunca ela divulgou.

Mas a Dassault fez o trabalho de divulgar o NG com tanques de 300 gal. Porque todos conhecem a tabelas comparativas que ela fez no FX2, que é inferior ao divulgado pela SAAB em condições semelhantes, vide acima a tabela da CAP que eu coloquei, porque a empresa sueca usa os tanques de 450 gal.

Outra coisa: eu fui o mais cauteloso possível: nem sequer levei em conta o consumo que o Rafale teria para subir até 30.000 pés. Usei o menor consumo que eu conheço com o arrasto dos tanques (40%) fator que beneficia o Rafale.

A propósito: todo esse trabalho seria dispensado se o consultor da Dassault que é membro do DB e nos lê e de vez em quando posta, nos informasse a autonomia do Rafale sem cargas externas agrande altura.
Se ele puder informar, seria grato.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Ago 12, 2018 6:48 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82179 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Ago 12, 2018 6:47 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 10, 2018 6:59 pm Olha, nesse site o autor utilizou dados corretos oficiais (portanto tem uma certa credibilidade) na comparação das turbinas.

Aliás, ele é o PICARD dos fóruns estrangeiros. Os francófilos gostam demais dele. Ele é francês.

Vale a pena analisar:

https://defenseissues.net/2014/12/06/fi ... mparision/
Já tinha visto esse artigo a alguns anos, na época muita coisa nele não me fazia sentido, depois entendi, o autor utilizou informações incorretas, vejamos:
Since frontal area dominates drag,
Bem, não.
and engine frontal area dominates aircraft frontal area
Isso até tem uma certa verdade quando se fala em aviões comerciais, mas não quando se fala em caça, mesmo no caso do bimotor Rafale, a área das entradas de ar é uma fração da área frontal.

E no caso dos aviões comerciais, a área frontal ocupada pelas entradas de ar (e que cresce a cada geração) não é bem um problema porque essa área maior permite ganhos de eficiência pelo bypass maior.
EJ200: 3.848 cm2, 90 kN, 23,13 N/cm2
Diâmetro de 740mm que da uma área frontal de 4.300cm²
fonte: https://www.mtu.de/fileadmin/EN/2_Engin ... _EJ200.pdf
F-414-400: 4.745 cm2, 97,37 kN, 20,52 N/cm2
Diâmetro de 790mm que da uma área frontal de 4.902cm²
fonte: https://www.geaviation.com/sites/defaul ... Family.pdf

Não vou conferir os outros, esses e os da AL-31F e M88-2 (corretos) já são suficientes para eu continuar.
This is one of reasons why single engined fighters typically have better peformance than twin engined fighters despite lower thrust-to-weight ratio.
De que caças ele está falando? F-15 vs F-16?

Existe um famoso caso onde ter um motor grande é melhor do que dois motores pequenos (F-16 vs F-18), mas isso por restrições do desenho que impunha um grande custo estrututral à versão de dois motores, mas não da para aplicar isso a uma situação onde a escolha é entre um ou dois motores pequenos e nem em situações onde existem restrições diferentes, como por exemplo, comprimento do motor.
Engine frontal area is one of major contributors to drag in all “normal” flight conditions. Taking two engines that use same technology and general design, frontal area – and drag – will increase with square of dimensions’ increase, while weight – and thus thrust – will increase with cube of dimensions’ increase.
Não.
If engines are of the same size and characteristics, then twin engined aircraft will be larger and have higher inertia and inferior transient performance. This of course assumes identical design goals and avaliable technology. For example, F-119 is 239% larger in volume than the EJ200, has 59% greater frontal area and 15% better thrust-to-drag ratio.).
Aqui o autor ignorou o caso da F-135 e esqueceu de um outro detalhe muito importante: o bypass (vazamento).

O bypass é a quantidade de ar que passa por fora do núcleo do motor, esse ar aumenta o empuxo e eficiência do motor, é por conta disso que a M88 (bypass 0,3) é mais eficiente que a F414 (bypass 0,25) e que motores comerciais (bypass 10 ou mais) são bem mais eficientes que motores de caças, na comparação do autor a F-119 apresentou a melhor relação empuxo/arrasto porque é o motor com o menor bypass enquanto que a F-135 (que é o maior motor, mas foi ignorado nesse parágrafo) apresentou a pior relação empuxo/arrasto porque tem o maior bypass.

O bypass maior só se torna um problema em velocidades supersônicas, onde o aumento no empuxo (que alias, é bem menor em velocidades supersônicas) não compensa o aumento no arrasto.
AL-31F: 0,87 kg/kgf*h, 7.575 kgf (74,5 kN) = 6.590 kg/h
Valores para a F-135 são dificeis de achar e pouco confiáveis, mas da AL-31F não é segredo nenhum, 0,67kg/kgfh, o que apenas reflete o bypass de 0,59.
fonte: http://roe.ru/eng/catalog/aerospace-sys ... es/al-31f/

Tenho que sair agora, depois respondo o resto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82180 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 12, 2018 7:42 pm

knigh7 escreveu: Dom Ago 12, 2018 6:17 pm Há como usar certos parâmetros, como é o caso do consumo de tanques externos (consome-me pelo arrasto entre 40% a 60%).
A própria Dassault usou parâmetros para estimar o alcance do Gripen NG no FX2 e é usada por um físico nos fóruns.
A configuração do Rafale com 3 tanques de 2.000L (subsônicos, pesadões, com alto arrasto) a Dassault já divulgou 5 simulações. Entretanto, com tanques de 330 gal (1.250L) do Rafale, nunca ela divulgou.

Mas a Dassault fez o trabalho de divulgar o NG com tanques de 300 gal. Porque todos conhecem a tabelas comparativas que ela fez no FX2, que é inferior ao divulgado pela SAAB em condições semelhantes, vide acima a tabela da CAP que eu coloquei, porque a empresa sueca usa os tanques de 450 gal.

Outra coisa: eu fui o mais cauteloso possível: nem sequer levei em conta o consumo que o Rafale teria para subir até 30.000 pés. Usei o menor consumo que eu conheço com o arrasto dos tanques (40%) fator que beneficia o Rafale.

A propósito: todo esse trabalho seria dispensado se o consultor da Dassault que é membro do DB e nos lê e de vez em quando posta, nos informasse a autonomia do Rafale sem cargas externas agrande altura.
Se ele puder informar, seria grato.
Muito complicado isso, pois a Dassult não é a fabricante do Gripen e qualquer informação daquela época sem duvida e muito antiga já que de lá até hoje o avião engorgeou um pouco e mal voou desde o ano passado.

Esse chute e bom quanto qualquer outro e esbarra nos mesmos problemas que eu já tinha citado. No mundo real querendo ou não, não é assim que as coisas funcionam.

Existe tanto mais envolvido na preparação de uma missão.

Enfim, se e para brincar de super-trunfo, tudo bem, mas ainda vai se passar um bom tempo para sabermos a realidade do Gripen E e suas configurações e respectivos desempenhos.

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82181 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Ago 13, 2018 5:45 pm

knigh7 escreveu: Sáb Ago 11, 2018 2:02 am Rafale com 3 tanques de 330gal está carregando 3.000kg de combustível nos 3 tanques. Considerando perda de 40% com o arrasto, estará levando ~1.800kg de comb útil externamente. Soma-se com os 4700kg interno= 6.500kg combustível útil total.
Vamos considerar um método mais preciso?
AlcanceImagem
fonte: http://web.mit.edu/16.unified/www/FALL/ ... ode98.html

Mas a fórmula fala em "Winitial" e "Wfinal" e aqui no tópico estamos falando de "fração de combustível", tudo bem, já que a fração de combustível nada mais é do que (Winitial - Wfinal)/Winitial, então, Winitial/Wfinal = 1/(1 - f), onde f é a fração de combustível.
knigh7 escreveu: Sáb Ago 11, 2018 2:02 am Configuração ar-ar.

Ambos monoplaces com 4 Meteor + 2 WVR nas wingtips (no Gripen E com o A-Darter e o Rafale com o Mica IR):

O Rafale com 3 tanques de 330 gal e o GripenE com 2 tanques de 300 gal (não vai precisar mais do que isso e vou demonstrar...):

O Rafale estará pesando 31,5% a mais (20.428kg x 15.530kg)

Rafale
Rafale: combustível interno: 4,700 kg (10,360 lb)
Piloto=100kg
Peso vazio do Rafale F3+: 10.220kg
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ALKAN 9040 pilone fuselagem central 125 kg
DASSAULT AVIATION CRB201 pilone interno da asa - 110 kg
RAFAUT 708 pilone médio da asa - 100kg
Chaffs e flare 90kg
2 misseis mica wingtips=224kg

Tanque subalar 330 gal=130kg vazio+1.000kg kav+110kg pilone CRB201+20kg de ejetor =1.260kg
Tanque centerline 330 gal=130kg vazio+1000kg kav+125kg pilone ALKAN9040+20kg de ejetor= 1.275kg
3x tanques 330gal (1 centerline+ 2 subalares)=3.795kg
2 xMeteor nos pontos médios das asas(175kg)+60kg adaptador+ 100kg(RAFAUT 708)=345kg*2=690kg
2x Meteor semiconformais(175kg)+ RAFAUT 708 na fuselagem 100kg=275kg*2+ 2x ejetor de mola 15kg=580kg

Peso total: 20.428kg
Vamos partir de um valor conhecido, na apresentação ao senado os franceses falaram em 1700km com 3 tanques de 2000L e algum tempo desconhecido de combate, muito bem, isso da uma configuração parecida com a sua proposta mas com 1800kg de combustível a mais, com esse combustível extra a fração de combustível vai de 38% (sua proposta) para 43% (apresentado ao senado), tirando esse combustível a mais o alcance reduz de 1700km para 1442km, ignorando que os tanques de 1250L tem arrasto menor que os de 2000L e ignorando também uma pequena redução no tempo de combate (que continua desconhecido).

Nessa mesma apresentação os franceses dizem que o Gripen com 2 tanques de 300 galões tem um raio de combate de 1230km com o mesmo tempo desconhecido de combate.
knigh7 escreveu: Dom Ago 12, 2018 12:47 am primeiro eu tive a informação de um oficial da FAB que estava lindando com o processo.
Ele havia me dito laconicamente que com 3 tanques de 330 galões do Rafale em configuração ar-ar teria uma autonomia parecida com a do GripenNG com 2 tanques de 300.
O que é parecido? 1230km e 1440km são parecidos? Com certeza ambos são bem maiores que a autonomia do F-5, mas qual tem que ser a diferença para que esse oficial diga que um é maior que o outro ao invés de parecidos? E se a Dassault tiver sendo muito conservadora em relação ao Gripen? Se assumirmos uma eficiência igual para as duas aeronaves (a parte do meio da equação acima), o alcance do Gripen iria para 1350km, e agora, 1350km e 1440km são parecidos? Para mim, esses valores estão dentro da margem de erro.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82182 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 14, 2018 1:45 am

Olha, Marechal.

Eu volto a debater contigo (e com outros no DB) daqui à algum tempo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82183 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 14, 2018 2:23 am

Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).

Eu vou pedir para vocês orações para o restabelecimento dela. O nome é Nilda Manso Vieira. Serei bastante grato.

Hoje eu passei boa parte do tempo no hospital refletindo sobre a vida e as coisas que se dão um grau de importancia que não se deve.

Nós somos aqui meros debatedores entusiastas em defesa e geopolítica, com ideias divergentes que não vão mudar nada (a não ser que alguém aqui seja um 4 estrelas e nãos sabemos...). As decisões sobre Defesa passam longe dos fóruns. Eu mesmo já briguei demais, dando um grau de importância que não merece. Enquanto os que vivem próximo (minha mãe, minha irmã, meus sobrinhos, bons amigos) não dei a importância e atenção que se deve dar.

Até mesmo brigas por questões políticas. Será que vale a pena a gente bater boca e desprezar a oportunidade de amizade por causa de políticos de merdas?

Eu acho que se a gente (incluindo EU) não desse tanta importância a essas coisas que não deveriam, o DB poderia ser um grupo de amigos onde se troca informações, ocorre debates com meras opiniões distintas. Afinal, estamos todos juntos querendo que as nossas FFAA melhorem, cada um com ideias diferentes,e não há problema em ter ideias diferentes, até porque, antes de tudo, como já frisei, nossas ideias não vão mudar nada.

Infelizmente, minha mãe tem uma alta probabilidade de morrer. Morrendo, ou não, essa situação está servindo para eu refletir e avaliar melhor o que é de fato importante na vida.

Estou cansado pela tensão do dia de hoje, então vou parar por aqui. (vou passar a noite numa sala próxima a UTI).

Abraços a amigos e aos inimigos, pois estes se tornarão meus amigos também.


Manuel Flávio Vieira
P.S.: por favor rezem para ela. Depois de se aposentar, dedicou-se nas paróquias a trabalhos de ajuda aos necessitados. Agora, incapaz, é ela que precisa receber ajuda.
E caso ela morra, rezem por mim. Perdi meu pai há alguns anos. Vai ser difícil viver sem a minha mãezinha. Eu amo ela demais.




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Ago 14, 2018 12:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82184 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 14, 2018 2:56 am

knigh7 escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:23 am Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).

Eu vou pedir para vocês orações para o restabelecimento dela. O nome é Nilda Manso Vieira. Serei bastante grato.

Hoje eu passei boa parte do tempo no hospital refletindo sobre a vida e as coisas que se dão um grau de importancia que não se deve.

Nós somos aqui meros debatedores entusiastas em defesa e geopolítica, com ideias divergentes que não vão mudar nada (a não ser que alguém aqui seja um 4 estrelas e nãos sabemos...). Eu mesmo já briguei demais. Dando um grau de importância que não merece. Enquanto que vivem próximo (minha mãe, minha irmã, meus sobrinhos, bons amigos não damos a importância que se deve dar. Até porque as decisões sobre defesa passam longe dos fóruns.

Até mesmo brigas por questões políticas. Será que vale a penas a gente bater boca e desprezar a oportunidade de amizade por causa de políticos de merdas?

Eu acho que se a gente (incluindo EU) não desse tanta importância a essas coisas que não deveriam, o DB poderia ser um grupo de amigos que tem meras opiniões distintas. Afinal, estamos todos juntos querendo que as nossas FFAA melhores, cada um com ideias diferentes,e não há problema em ter ideias diferentes, até porque, como já frisei, nossas ideias não vão mudar nada.

Infelizmente, minha mãe tem uma alta probabilidade de morrer. Morrendo, ou não, essa situação está servindo para eu refletir e avaliar melhor o que é de fato importante na vida.

Estou cansado pela tensão do dia de hoje, então vou parar por aqui. (vou passar a noite numa sala próxima a UTI).

Abraços a amigos e aos inimigos, pois estes se tornarão meus amigos também.


Manuel Flávio Vieira
P.S.: por favor rezem para ela. Depois de se aposentar, dedicou-se a trabalhos voluntários nas paróquias de ajuda aos necessitados. Agora ela está incapaz, é ela que precisa receber ajuda.
E caso ela morra, rezem por mim. Perdi meu pai há alguns anos. Vai ser difícil viver sem a minha mãezinha. Eu amo ela demais.
Fica aqui a minha torcida para que sua mãe se recupere, Manuel.
Um abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82185 Mensagem por Lucas Lasota » Ter Ago 14, 2018 3:10 am

Estarei em oração por vc, Manuel




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