Guarda Costeira/Fluvial

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

O Brasil precisa de uma Guarda Costeira/Fluvial?

Sim
74
62%
Não
31
26%
Talvez
12
10%
Outras respostas
2
2%
 
Total de votos: 119

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

E A ARMADA FLUVIAL???

#46 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 3:22 pm

Lord Nauta escreveu: Ter Ago 07, 2018 3:13 pm Prezado colega, saudações.


Muito oportuno este tópico. Em alguns dias vou procurar apresentar um estudo realizado no âmbito da MB sobre as vulnerabilidades e a necessidade de meios para que houvesse uma presença naval efetiva nesta região. Ao ler este documento fiquei estarrecido com a discrepância existente.

Sds

Lord Nauta
Na verdade criei este em decorrência de outro que criaste há poucos dias; um Colega referiu a questão fluvial e disseste que era assunto para outro tópico. Procurei, não achei, então criei.

A meu ver, uma das soluções seria retirar da "imperial" as atribuições de Patrulha Fluvial e, com verbas de BSB, criar Guardas Fluviais subordinadas às províncias da Região Norte e por elas operadas, individualmente ou em conjunto, de maneira a prover um patrulhamento intenso especialmente nas áreas fronteiriças porque, como citei, a castelhanada está acabando com a chamada Amazônia Legal e nós é que levamos a culpa.

Seria legal quem conhece melhor a região, como o @FCarvalho, fazer uma projeção do que seria preciso apenas para o AM (serviria de base) poder complicar bastante a vida de quem comete toda sorte de delito por lá e sempre sai impune. Ou, também como citei, o que seria preciso para "fechar" o Javari...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

E A ARMADA FLUVIAL???

#47 Mensagem por FABIO » Ter Ago 07, 2018 4:00 pm

A MB me parece que postergou a construçao dos navios patrulha fluvial de 200 ton. no momento
a prioridade são os patrulha Macae e depois os NPA.500 BR.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

E A ARMADA FLUVIAL???

#48 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 4:02 pm

FABIO escreveu: Ter Ago 07, 2018 4:00 pm A MB me parece que postergou a construçao dos navios patrulha fluvial de 200 ton. no momento
a prioridade são os patrulha Macae e depois os NPA.500 BR.
É o que me parece também. Por isso é que sugeri tirar a Patrulha Fluvial dela. SE E QUANDO um dia se lembrarem de fazer algo a respeito, a Amazônia já vai ter outros donos mesmo... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#49 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Ago 07, 2018 4:33 pm

Me questiono isso já há bastante tempo.

Só para jogar lenha na fogueira, digo o seguinte:

Caso o nosso Almirantado não saiba é bom lembrar que a data magna da Marinha é uma batalha fluvial. E diga-se de passagem, nossos navios encalharam na foz do Riachuelo!!!!!

Não fosse o sacrifício suicida dos nossos Imperiais Marinheiros de se lançarem para o choque entre embarcações teríamos perdido a batalha.

A lição deveria ter sido aprendida. Celebra-se uma data todo ano e não extraem a lição dela. É inacreditável!!!

Os tempos são outros, outro cenário, outro tipo de inimigo, mas a importância da frota fluvial é indiscutível. Tem navio da frota fluvial inaugurado por Getúlio Vargas ainda na ativa, já está para fazer 100 anos.

Que a MB não tem dinheiro tudo mundo sabe. Mas é inadmissível que não esteja sequer nos planos da MB uma reestruturação da frota fluvial. A amazônia verde é tão importante quando a "amazônia azul"




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#50 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 4:52 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Ter Ago 07, 2018 4:33 pm Me questiono isso já há bastante tempo.

Só para jogar lenha na fogueira, digo o seguinte:

Caso o nosso Almirantado não saiba é bom lembrar que a data magna da Marinha é uma batalha fluvial. E diga-se de passagem, nossos navios encalharam na foz do Riachuelo!!!!!

Não fosse o sacrifício suicida dos nossos Imperiais Marinheiros de se lançarem para o choque entre embarcações teríamos perdido a batalha.

A lição deveria ter sido aprendida. Celebra-se uma data todo ano e não extraem a lição dela. É inacreditável!!!

Os tempos são outros, outro cenário, outro tipo de inimigo, mas a importância da frota fluvial é indiscutível. Tem navio da frota fluvial inaugurado por Getúlio Vargas ainda na ativa, já está para fazer 100 anos.

Que a MB não tem dinheiro tudo mundo sabe. Mas é inadmissível que não esteja sequer nos planos da MB uma reestruturação da frota fluvial. A amazônia verde é tão importante quando a "amazônia azul"
Pura verdade, Marcelo. De qualquer modo, eu até já larguei essa gente de mão, está mais do que óbvio que acreditam que o Brasil ainda está nos tempos do Império e que suas fronteiras são as do Rio de Janeiro; daí pra fora é tudo província mesmo, que se virem...

Tem é que criar Guardas Fluviais (com pessoal local) nos lugares onde há fronteiras molhadas internacionais e deixar que façam o que a Marinha Imperial deveria estar fazendo. E vão estar lá, entusiasmadas defendendo o que é seu, não de cara fechada e evidente má vontade fazendo um favor, porque bom mesmo é morar no Rio e não ter que puxar castigo em província.

PS.: caso ninguém ainda tenha notado, faz tempo que perdi a paciência com a MIRJ (Marinha Imperial do Rio de Janeiro). Aliás, nem sei o que o EB está fazendo lá ajudando a Polícia, deviam deixar pro CFN resolver a parada...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13909
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2397 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#51 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 07, 2018 5:47 pm

Sempre quis que o papel de patrulha fluvial fosse pro EB, com apoio da FAB no ar.

Mas vai sugerir isso ao Almirantado...

Não querem investir, muito menos abrir mão.

Os PEF's na região seriam excelentes entrepostos, além se serem melhor posicionados, quase na linha da fronteira, como barreira para entrada e saída pelos rios.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#52 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 5:53 pm

No rio Javari nem PEF deu as caras, enquanto as nossas últimas toras de mogno iam sendo rebocadas para a margem Peruana...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38082
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#53 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 07, 2018 10:40 pm

O Javari nasce no Peru e entra pelo Acre e Amazonas seguindo até desafogar no Solimões, formando a nossa divisão natural com eles. São quase mil kms de fronteira "molhada" praticamente desabitada cujos únicos habitantes são as poucas comunidades indígenas do Vale do Javari, dispersas, isoladas e sem acesso ao mundo exterior.
No Amazonas só há dois PEF ao longo do Javari, distantes um do outro mais de 200 kms. De Tabatinga até o primeiro deles são mais de 300 kms.
O BIS mais próximo é o 61 de Cruzeiro do Sul, a mais de 800 kms do 8o BIS ao norte.
É apenas uma pequena descrição da realidade daquela faixa de fronteira.
MB e FAB tem menos presença ainda na área.
Demais instituições do Estado ou são inócuas ou totalmente dependentes do escasso apoio militar.
A fronteira do Acre com o o Peru é reconhecida pelos ilícitos transfronteiriços e pela ação em quase total liberdade de traficantes, guerrilha e exploração de índios, comunidades ribeirinhas e prostituição.
Em miúdos, terra de ninguém.
Nada diferente do que acontece na fronteira com Colômbia, Venezuela e Guianas.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#54 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 10:55 pm

FCarvalho escreveu: Ter Ago 07, 2018 10:40 pm O Javari nasce no Peru e entra pelo Acre e Amazonas seguindo até desafogar no Solimões, formando a nossa divisão natural com eles. São quase mil kms de fronteira "molhada" praticamente desabitada cujos únicos habitantes são as poucas comunidades indígenas do Vale do Javari, dispersas, isoladas e sem acesso ao mundo exterior.
Do lado de cá até pode ser, do lado de lá é quase que uma madeireira ao lado da outra. Azar nosso...
FCarvalho escreveu: Ter Ago 07, 2018 10:40 pm No Amazonas só há dois PEF ao longo do Javari, distantes um do outro mais de 200 kms. De Tabatinga até o primeiro deles são mais de 300 kms.
O BIS mais próximo é o 61 de Cruzeiro do Sul, a mais de 800 kms do 8o BIS ao norte.
É apenas uma pequena descrição da realidade daquela faixa de fronteira.
MB e FAB tem menos presença ainda na área.
Demais instituições do Estado ou são inócuas ou totalmente dependentes do escasso apoio militar.
A fronteira do Acre com o o Peru é reconhecida pelos ilícitos transfronteiriços e pela ação em quase total liberdade de traficantes, guerrilha e exploração de índios, comunidades ribeirinhas e prostituição.
Em miúdos, terra de ninguém.
Nada diferente do que acontece na fronteira com Colômbia, Venezuela e Guianas.

Abs
Tá, mas se poderia fazer algo efetivo na parte ribeirinha, e sem contar com a eternamente ausente MIRJ? Quase fiquei DOIDO só de ver o que fazem só no Javari, vai ver então no resto...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#55 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Ago 07, 2018 11:07 pm

Por curiosidade fui pesquisar o que realmente existe e tem sido feito a respeito. Não que eu seja tolo de acreditar que vai ser feito pela MIRJ (excelente acrônimo Tulio!!!!), mas não custa nada dar uma espiada no que eles pensam.

Bom, a EMGEPRON parece que possui um projeto de NaPaFlu, feito em parceria com a Marinha do Peru e da Colombia. No site não fica claro se a MB está interessada nessa construção, mas considerando que a EMGEPRON é uma estatal subordinada à MB, vamos sonhar que sim, que o Almirantado planeja em um futuro muito distante construir esse navio em parceria com duas outras nações.

Eis o projeto:

Imagem

https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt- ... -amazonico

Sou leigo, não entendo nada dos nomes técnicos, mas dá para ter noção de que o projeto está bem armado (quatro reparos), linhas stelth (não sei qual a utilidade no teatro amazônico mas tudo bem, é um desenho moderno) e possui espaço para embarque de helicópteros (que presumo que sejam necessariamente pequenos, tipo esquilos), no mesmo espaço deve dar para operar veículos não tripulados VTOL. De todo modo, penso que o espaço seja necessário, vez que o reabastecimento na amazônia só pode ser feito por ar ou por água.

Bom, de acordo com os meus parcos conhecimentos navais, já que nasci no goiás e aqui a água bate só até na cintura, foi o que pude extrair da foto. Quem tiver mais informações ajude aí.

No que diz respeito aos atuais meios, o Poder Naval tem a lista de todas as embarcações ativas da MB, que no caso dos meios fluviais são:

Ladário (MS): Base Fluvial de Ladário (BFLa), subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), subordinado ao Comando de Operações Navais (ComOpNav)
Comando da Flotilha de Mato Grosso – (ComFlotMT), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).

Monitor Parnaíba (U 17): 720t, 55m x 10,2m x 1,5m – 73 tripulantes
Navio-transporte fluvial Paraguassú (G 15): 285t, 40m x 7m x 1,55m – 35 tripulantes
Navio-patrulha Poti (P 15): 105t, 28,9m x 6,1m x 1,9m – 16 tripulantes
Navio de apoio logístico fluvial Potengi (P 12): 594t, 54,5m x 7,5m x 1,8m – 19 tripulantes
Navio-patrulha Pirajá (P 11): 105t, 28,9m x 6,1m x 1,9m – 16 tripulantes
Navio-patrulha Piratini (P 10): 105t, 28,9m x 6,1m x 1,9m – 16 tripulantes
Navio-patrulha Penedo (P 14): 105t, 28,9m x 6,1m x 1,9m – 16 tripulantes

Navio de assistência hospitalar Tenente Maximiano (U 28): 160t, 31m x 6,5m x 1m – 23 tripulantes
Navio-transporte fluvial Almirante Leverger (G 16): 285t, 44m x 10m x 1,1m

Manaus (AM): Estação Naval do Rio Negro (ENRN), subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), subordinado ao Comando de Operações Navais (ComOpNav)
Comando da Flotilha do Amazonas – (ComFlotAM, subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN).

Navio-patrulha fluvial Pedro Teixeira (P 20): 962t, 63,7m x 9,3m x 2,4m – 80 tripulantes
Navio-patrulha fluvial Raposo Tavares (P 21): 962t, 63,7m x 9,3m x 2,4m – 80 tripulantes
Navio-patrulha fluvial Roraima (P 30): 365t, 46,3m x 8,4m x 1,3m – 56 tripulantes
Navio-patrulha fluvial Rondônia (P 31): 365t, 46,3m x 8,4m x 1,3m – 56 tripulantes
Navio-patrulha fluvial Amapá (P 32): 365t, 46,3m x 8,4m x 1,3m – 56 tripulantes

Navio de assistência hospitalar Oswaldo Cruz (U 18): 490t, 47,1m x 8,4m x 1,7m – 27 tripulantes
Navio de assistência hospitalar Carlos Chagas (U 19): 490t, 47,1m x 8,4m x 1,7m – 27 tripulantes
Navio de assistência hospitalar Dr. Montenegro (U 16): 347t, 42m de comprimento – 60 tripulantes
Navio de assistência hospitalar Soares de Meirelles (U 21): 1.338t, 63m x 12m x 3,2m – 47 tripulantes

https://www.naval.com.br/blog/home/os-1 ... quais-sao/

Em negrito as Patrulhas Fluviais.

O mais antigo é o Monitor Parnaíba, incorporado em 1938!!!! O mais novo é o NPaFlu Amapá - P 32, incorporado em 1976. No link do Poder Naval tem fotos de todos os navios.

De acordo com minhas contas, são 10 patrulhas. Dez!!!! Contando o Monitor da década de 30, que tecnicamente não é um NaPaFLu. E sim, se a wikipedia serve como fonte, é o navio mais antigo do mundo em operação.

Diante desse cenário, minha dúvida: quantos NaPaFlu precisaríamos em um cenário dos sonhos? Uns 200?




Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Ter Ago 07, 2018 11:13 pm, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#56 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 07, 2018 11:11 pm

Acredito que a MB deveria ter uma frota de barcos fluviais de combate que fossem nuclearizadas nas suas principais bases no interior que contam com CFN: Ladário e Manaus. Esses barcos poderiam ser coisas da classe da lancha CB-90H, além de outros barcos que pudessem dar apoio com helicópteros como aqueles barcos americanos que operaram no delta do Mekong durante o Vietnã e etc, mas não vou desenvolver mais esse assunto e explico porquê. Eu acredito que as forças armadas não deveriam patrulhar, isto é, fazer o papel de polícia de porra nenhuma de lugar nenhum. Na Argentina, nosso vizinho, o papel de patrulhar os rios navegáveis de possíveis crimes é papel da Prefectura Naval, a guarda costeira deles. Esse é um tipo de órgão que falta no Brasil. O mundo inteiro se utiliza de corporações estilo gendarmaria para patrulhar suas fronteiras terrestres e navais, além dos seus rios, e aqui no Brasil isso é papel das forças armadas. Daí quando utilizam o EB pra patrulhar favela e a MB pra patrulhar rio, a gente reclama que estão transformando as forças armadas numa polícia militar no melhor estilo capitão do mato. Oras, isso não é a toa.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#57 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Ago 07, 2018 11:23 pm

Apenas para complementar o post anterior. A notícia mais recente que achei do NaPaFlu da EMGEPRON é a seguinte:
8 de dezembro de 2015 at 19:53
ESPECIAL: EMGEPRON se engaja no projeto de um novo navio-patrulha para a Amazônia em parceria com colombianos e peruanos
Posted by Roberto Lopes
Imagem
Nodriza Fluvial Tipo PAF III “ARC Edic Cristian Reyes Holguín” (NF-615)

Por Roberto Lopes

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), vinculada à Marinha do Brasil, vem participando, há quase seis meses, do desenvolvimento de uma nova classe de navio-patrulha fluvial, de porte médio, destinada a operar na Região Amazônica.

O anúncio foi feito hoje, em Bogotá, pelo contra-almirante Jorge Enrique Carreño, presidente do estaleiro estatal Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial (Cotecmar) – principal indústria naval colombiana.

“Assinamos um convênio para desenvolver conjuntamente uma plataforma que proteja a Amazônia que compartilhamos”, disse Carreño à agência de notícias espanhola EFE. Segundo ele, trata-se do “primeiro projeto de cooperação militar na região”.

A iniciativa foi batizada de Patrullero Amazónico, e a Emgepron trata do assunto desde julho último, quando firmou um acordo de cooperação com o Cotecmar. Mês passado, também o estaleiro peruano Servicios Industriales de la Marina S.A. (SIMA) foi admitido no programa.

Colômbia, Brasil e Peru já desenvolvem, anualmente, um exercício conjunto de vigilância fluvial batizado de BRACOLPER. A Colômbia tem 15.000 km de hidrovias navegáveis, e sua Marinha considera o patrulhamento fluvial uma de suas prioridades.

Imagem

De acordo com o presidente do Cotecmar, a primeira fase do projeto do novo barco será desenvolvida por engenheiros navais dos três países.

A eles caberá, aproveitando a tecnologia de construção de meios navais fluviais já disponível na Colômbia, estabelecer a “engenharia básica” necessária a uma segunda etapa do programa, na qual cada país aportará a contribuição que lhe for possível, dentro das suas limitações financeiras, dos seus planos estratégicos e da quantidade de patrulheiros fluviais que deseje construir.

PAF III – De acordo com um oficial da Marinha brasileira ouvido pela coluna INSIDER, a referência de Carreño a uma “tecnologia de meios navais fluviais já existente na Colômbia” pode ser uma alusão aos patrulheiros fluviais pesados da classe PAF III – chamados na Colômbia de nodrizas fluviales –, barcos blindados de 40,3 m de comprimento e 373 toneladas de deslocamento, comissionados entre 2006 e 2009.

Esses navios possuem um convoo à ré, e podem transportar 39 fuzileiros navais completamente equipados.

Imagem
Imagem

A Pedro Teixeira, principal classe de patrulheiros fluviais da Marinha brasileira, consiste em duas embarcações com 63,5 m de comprimento e deslocamento, carregado, de 900 toneladas. A embarcação também possui convés para helicópteros e pode transportar até 80 fuzileiros navais.

Outra grande diferença entre os modelos colombiano PAF III e Pedro Teixeira é na questão da velocidade. Enquanto o barco da Colômbia desenvolve 9 nós/horários, o brasileiro tem velocidade de cruzeiro de 13 nós, e pode alcançar 16,4 nós com os motores a plena marcha.
http://www.planobrazil.com/especial-emg ... -peruanos/
Como de lá para cá não andou nada, e teve a crise, e os cortes, e etc, então o projeto deve ter morrido na praia, ou melhor dizendo, na beira do rio.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: PATRULHA FLUVIAL

#58 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 11:39 pm

O problema é bem o anteriormente citado, Força Militar (ainda mais a MIRJ, PELAMOR!) querendo fazer o papel de Polícia por sei lá qual frescuragem. Tanto que o que ousei sugerir já começa com o nome GUARDA, não Marinha & quetales. Aliás, o nome do próprio tópico está errado e, como fui eu a criar, posso modificar sem perguntar a ninguém. Será Patrulha Fluvial, pelo menos até os Colegas me sugerirem algo mais adequado.

De resto descartaria, exatamente pelo papel de POLÍCIA, apresentações como furtividade, artilharia pesada e, no grosso da frota, até helipontos na maioria das embarcações. Se notarmos o que postei no princípio - e com fuente - veremos que as ameaças são extensas mas nada que não possa ser encarado com no máximo algumas Mtrs 7,62 (em casos extremos .50) e talvez alguma blindagem (ali por STANAG 4569 nível III). O que importa é ter quantidade para impor respeito!

Como está, QED, é que não pode ficar...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: E A ARMADA FLUVIAL???

#59 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Ago 07, 2018 11:50 pm

Penso que MB nunca vai aceitar discutir a Guarda Fluvial com medo de colocarem a Guarda Costeira no pacote. Sendo demitida de duas das suas três áreas de atuação. Todo projeto de mídia da MB gira em torno da proteção da Amazônia Azul, o que um Guarda Costeira poderia cumprir com facilidade. Na prática a MB perderia seu argumento de discurso.

Quanto a embarcação, seria algo assim?





Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

PATRULHA FLUVIAL

#60 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 11:59 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Ter Ago 07, 2018 11:50 pm Penso que MB nunca vai aceitar discutir a Guarda Fluvial com medo de colocarem a Guarda Costeira no pacote. Sendo demitida de duas das suas três áreas de atuação. Todo projeto de mídia da MB gira em torno da proteção da Amazônia Azul, o que um Guarda Costeira poderia cumprir com facilidade. Na prática a MB perderia seu argumento de discurso.

Quanto a embarcação, seria algo assim?

Me parece que é por aí, encher as fronteiras molhadas de Guardian ou equivalentes. E que rodem na água o máximo possível, de preferência com sensores do tipo NVG/FLIR para pegar a vagabagem de noite.

Assistam a josta do documentário, quem não tem NETFLIX que pegue um mês com alguma conta do Facebook, se a kôza tá tão ruim assim eu mando os dados da minha - paga - por MP, é apenas o episódio 3, nem precisam ver a parte 2, em que os narcos da Bolívia dizem que 95% da cocaína mais FEROZ do mundo vem pro Brasil e nem sobra para a Europa e EUA, fica aqui mesmo. Ou, mais adiante, que o sul da Vuvuzela nem tem mais controle governamental (e, portanto, ZERO FOME!), são as maiores minas de ouro do mundo e controladas dos máfias a mando dos militares de lá...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder