EUA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: EUA

#3631 Mensagem por Bourne » Qua Ago 01, 2018 6:24 pm

Não é desejo jovem Tulio. Existem coisas que tem fortes indicações porque já aconteceram em outros países e épocas. Existe uma noção do que olhar para antecipar possíveis cenários.

Por exemplo, a crise na Europa de 2008/2009, a recuperação dentro da estrutura institucional e de política econômica quase uma década depois. E deixou muitas cicatrizes. Se tinha noção das limitações políticas e de como a UE e moeda única funcionavam. Assim tinham dois cenários extremos: i) implosão de euro que era uma possibilidade real, especialmente com a ascensão dos governos e partidos nacionalistas; ii) recuperação com dor e sofrimentos. Acabou acontecendo o cenário (ii) e continua extremamente frágil em relação a nova crise norte-americana ou chinesa.

Nos tempos da Dilma a indicação era que iria acabar muito ruim. Em 2013, quando me chamavam de tucano pessimista, existiam fortes indicações da crise que viria. Os principais elementos: custo de vida disparou especialmente com alimentação; inflação acelerada e várias políticas pontuais para segurar preços como dos combustíveis e energia; aumento de subsídios que incentivavam maior importação e menor exportação; redução do prazo dos títulos da dívida pública e menor resultado primário; alto nível de emprego, crescimento em queda com estímulos de créditos e fiscais. O cenário indicava que o governo que assumisse em 2015 iria ter um choque e mudança de rumos. E foi o que aconteceu. O imprevisto era que seria a maior recessão desde a década de 1930, o governo estaria quebrado e sem perspectivas de recuperação no curto e médio prazo. E os dados de hoje indica que a produtividade despencou, existem um monte de capital físico sem uso apodrecendo, gente com boa formação subempregada que vai ser perdida. É um tipo de buraco negro que poucos imaginavam que o Brasil cairia.

Vamos para os EUA. No governo Obama aumentou a dívida pública e o nível de emprego dentro do cenário desolador do pós-crise 2007/2008. A recuperação de fato não veio. A economia norte-americana e o bem-estar da população são muito piores. Os problemas que existiam foram aprofundados e a população está revoltada. O Federal Reserve aumento oferta de crédito e baixou juros que serviu para aumentar endividamento público e privado com baixo custo. Agora o FED não sabe como aumentar os juros e dar um jeito na inflação que está subindo sem provocar outra crise financeira e fiscal. Já que o governo norte-americano está muito endividado e existem outras opções no mundo para os investidores fugirem.

A política econômica do Trump é a essência do populismo fiscal e de comércio. O populismo fiscal de reduz tributação, aumenta gasto e deixa a dívida crescer. Isso em um cenário de economia em pleno emprego baseada em subemprego de baixa renda, forte crescimento e formação de bolhas, dívida privada e públicas muito altas, aceleração da inflação e tendência de aumento da taxa de juros. De comércio que é menos ruim de usar o poder do presidente para atacar o problema que não existe quando inclui investimento direto e balança de serviços sofisticados. É menos ruim porque mexe com grupos de interesse que vão se defender e anular as medidas no congresso/senado. Já que o comércio exterior dos eua importa muitos bens intermediários e insumos, exporta bens finais sofisticados e agrícolas.

Isso não vai acabar bem. E o resultado pode mandar o Brasil para outro universo. O ponto menos ruim é que já é esperado o cenário ruim. Não há a empolgação com o crescimento eterno como pré-2008 ou dos tempos da Dilma.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#3632 Mensagem por Túlio » Qua Ago 01, 2018 6:28 pm

Mas foi só o que falei, @Bourne, desejar algo que bobear e acontece mesmo. E aí?

Claro, aí nada, voltamos aos anos 20 ou 30 do século passado, e felizes da vida (quem sobrar)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#3633 Mensagem por Sterrius » Qua Ago 01, 2018 6:49 pm

Mas o que estamos falando Túlio é simplesmente que independente de desejarmos ou não ^^.
Está fora de nossas mãos até mesmo a torcida pq todo o poder de torcida e decisão está nos EUA :).

Mas a vantagem de termos previsão é que podemos nos preparar dentro de nossas possibilidades para o pior. Caso não ocorra ótimo.
Se acontecer não pegou a gente de surpresa.

Eu mesmo to guardando o máximo de grana possível e se as coisas continuarem a piorar devo ver como trocar por alguma moeda que fique mais forte que o real, ou melhor ainda, que valorize.
Euro me vem a cabeça, mas veremos.

Não recomendo gastar 1 centavo até maio/junho de 2019 pra ver o que o futuro líder do Brasil fará e como o mundo vai se comportar.
Apesar que Trump tem ficado meio nervoso com as investigações do Muller. Não acho que dará em impeach (Apesar que watergate levou 2 anos), mas mta coisa poderá acabar rolando.

Ah e parece que o Trump realmente vai pra frente com a tarifa de 200 BI contra a china, mais do que a CHINA poderá retaliar por falta de exportação. (mas a outras maneiras e duvido que não use).
Isso vai dar um freio de mão na economia mundial pq vai frear a economia americana E chinesa.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#3634 Mensagem por Bourne » Qua Ago 01, 2018 7:41 pm

Aí te pergunto, Tulio: se um engenheiro especializado em pontes diz que ela pode cair. Ela vai cair? Ou engenheiro está sendo pessimista ou otimista? A resposta é não. O engenheiro está lendo os dados e comparando com o que diz os modelos e outros estudos. Pode cair ou não. Mas ele tem noção em que situações são mais propícias para que o desastre ocorra. E tem uma noção do que fazer para evitar.

No economia, politicas públicas, mercado financeiro, análise de mercado possui similaridades. Quem faz ou analisa as políticas tem noção da relação das variáveis e os cenários que podem com probabilidade ocorrer. Não existe "eu quero" ou "eu acho", mas o "os dados indicam", "os modelos sugerem isso com tal grau de precisão" ou "os resultados são robustos". Obviamente que é um ambiente complexo e que as estimativas podem ser bem diferentes dependendo dos parâmetros que usa.

Assim como pode dar uma coisa totalmente diferente porque algo aconteceu e não foi captado no modelo ou dados. Aí refaz tudo e monta novos cenários. Por exemplo, no mercado financeiro muita gente refaz os modelos e cenários diariamente. Cada informação nova refaz o modelo e analisa os resultados. No planejamento de políticas públicas, tributação, gasto, intervenção do banco central no mercados e crédito, cambio e juros os prazos são mais suaves, mas o tempo todo tem técnicos reconstruindo os modelos e cenários. Em ambos os casos dar informações para os responsáveis tomarem decisões do que fazer.

----------------

Estava analisando um possível negócio. Porém adiei tudo para meio de 2019 ou além.

GIL
Sênior
Sênior
Agradeceu: 97 vezes
Agradeceram: 131 vezes

#3635 Mensagem por GIL » Qui Ago 02, 2018 8:04 am

Já era hora de USA apertar os parafusos da China, 350 bi é um deficit de escandalo, Trump tem que quebrar isso para ao menos a metade, dai para cima.

Jogar a merda no ventilador vai terminar salpicando a todos, porém não resta outra até que a China decid sentar na curva.

Volto a dizer, 200 bi é grana, mais USA pode contornar bastante essa situação porém se a China deixa de exportar 550 bi vai ser um tremendo sapeca iaia.

Devemos nos preocupar pelas economias perifericas que por USA

De todas formas eu que sou anti multiculturalismo (por culpa dos islamicos) e anti globalização estou aplaudindo a ascenção de gente como Viktor Orban, Salvini ou Trump, entre outros.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#3636 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 02, 2018 8:30 am

Um brasileiro a dizer que é anti multiculturalismo por causa de um problema que nem sequer o afecta-o... é hilariante!

Já na questão da anti-globalização é uma questão muito premente e que tem que ser considerado muitos factores.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#3637 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 02, 2018 12:43 pm

Wall Street cede perante nova ameaça de guerra comercial entre EUA e China

EUA preparam nova onda de tarifas sobre produtos chineses e Pequim promete responder, aumentando receios dos investidores com escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias.

:arrow: https://www.sapo.pt/noticias/economia/w ... d130917d4d

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

#3638 Mensagem por P44 » Qui Ago 02, 2018 2:47 pm

Nós cá em Portugal temos de novo a bolha imobiliária a toda a força, vai ser uma questao de tempo até rebentar.

Triste sina ter nascido português 👎
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#3639 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 03, 2018 6:41 am

É por isso que estou neste momento a vender o meu apartamento, comprei por 75 vou vender por 102... 8-]

Já vai dar para construir isto e não estar a pagar o couro e o cabelo ao banco!
cabeça de martelo escreveu: Sáb Jun 02, 2018 12:40 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Jun 01, 2018 2:03 pm O inicio... mandem energias positivas se faz favor! :D

Imagem

+

Imagem

= a continuar...
Ou seja a moradia vai ter que ter em conta os cuidados com a radiação solar (ensombramento), o isolamento e ventilação (de preferência natural) de uma "casa passiva", com a arquitectura das "praire houses" do Frank Lloyd Wright e alguns apontamentos da típica moradia saloia.

Eu sei, é muita coisa junta, mas penso que pode vir a ser interessante.

GIL
Sênior
Sênior

#3640 Mensagem por GIL » Sex Ago 03, 2018 9:52 am

cabeça de martelo escreveu: Qui Ago 02, 2018 8:30 am Um brasileiro a dizer que é anti multiculturalismo por causa de um problema que nem sequer o afecta-o... é hilariante!

Já na questão da anti-globalização é uma questão muito premente e que tem que ser considerado muitos factores.

Eu acho que vc nao entendeu a profundidade do problema, seguramente por minha culpa, vou te explicar melhor a coisa.
Aqui não se trata de um tema de raças como num principio poderiamos supor.
Se trata da aceitação de islamicos, quando esse tipo de gente entrou nessa equação multicultural, eu passei a ser contra.

Vc que vive na UE (creio) deveria de entender muito bem os problemas que essa gente esta gerando dentro desse continente.

O islã é um cancer e a melhor solução para qualquer tipo de tumor, sobretudo os malignos é a sua extirpaçao.

Editado pela última vez por GIL em Sex Ago 03, 2018 9:59 am, em um total de 1 vez.
GIL
Sênior
Sênior

#3641 Mensagem por GIL » Sex Ago 03, 2018 9:52 am

Vou ser mais claro, atualmente me cago em toda essa basofia do multiculturalismo e na tirania do politicamente correto que nos querem impor.

Para saber como penso te deixo esse curto video. (Estou ao 100% com o pensamento do polones)

E esse para mim é 1 dos grandes motivos do fracasso do projeto da UE (ainda que não o unico)

Existem mais de 50 maravilhosos paises islamicos, que essa gente escolha um deles e deixem de contaminar a velha Europa com tanta peste.
Porém ao dia de hoje temos uma esquerda pusilanime que apoia a chegada dessa gente e ate então uma direita covarde que tal como Pilatus, se lavava as mãos

Por sorte apareceu o grupo de Visegrado, apareceram em Austria e Italia gente decente em ambos governos, pena que em França todos os imbecis se unem contra o FN e em Espanha o VOX recem começa a deixar de ser algo residual.

Por sorte paises como Portugal e Irlanda que tem um numero irrisorio de lacras musulmanas, de momento, não sofrem desse maleficio, como ja passa com Dinamarca, Suecia, Holanda, França, Alemanha, UK e em Espanha mais especificamente Catalunha, por idiotas.

Minha filha queria ir morar uma temporada em Londres para melhorar o seu ingles, eu rapidamente le redirecionei para a Irlanda.

Londres tem de quase tudo, menos britanicos
Ademais aquilo ali esta ficando uma merda de inseguro, facadas nas ruas por doquier, atentados islamistas, etc...

Que quando ela tenha vontade, que vaia de passeio para Londres com a Ryanair, pero nada de viver ali

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#3642 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 03, 2018 10:46 am

GIL escreveu: Sex Ago 03, 2018 9:52 am
cabeça de martelo escreveu: Qui Ago 02, 2018 8:30 am Um brasileiro a dizer que é anti multiculturalismo por causa de um problema que nem sequer o afecta-o... é hilariante!

Vc que vive na UE (creio) deveria de entender muito bem os problemas que essa gente esta gerando dentro desse continente.

O islã é um cancer e a melhor solução para qualquer tipo de tumor, sobretudo os malignos é a sua extirpaçao.
Eu vivo, como sempre vivi em Portugal.

GIL escreveu: Sex Ago 03, 2018 9:52 am Vou ser mais claro, atualmente me cago em toda essa basofia do multiculturalismo e na tirania do politicamente correto que nos querem impor.

Para saber como penso te deixo esse curto video. (Estou ao 100% com o pensamento do polones)

E esse para mim é 1 dos grandes motivos do fracasso do projeto da UE (ainda que não o unico)

Existem mais de 50 maravilhosos paises islamicos, que essa gente escolha um deles e deixem de contaminar a velha Europa com tanta peste.
Porém ao dia de hoje temos uma esquerda pusilanime que apoia a chegada dessa gente e ate então uma direita covarde que tal como Pilatus, se lavava as mãos

Por sorte apareceu o grupo de Visegrado, apareceram em Austria e Italia gente decente em ambos governos, pena que em França todos os imbecis se unem contra o FN e em Espanha o VOX recem começa a deixar de ser algo residual.

Por sorte paises como Portugal e Irlanda que tem um numero irrisorio de lacras musulmanas, de momento, não sofrem desse maleficio, como ja passa com Dinamarca, Suecia, Holanda, França, Alemanha, UK e em Espanha mais especificamente Catalunha por idiotas.

Minha filha queria ir morar uma temporada em Londres para melhorar o seu ingles, eu rapidamente le redirecionei para a Irlanda.

Londres tem de quase tudo, menos britanicos
Ademais aquilo ali esta ficando uma merda de inseguro, facadas nas ruas por doquier, atentados islamistas, etc...

Que quando ela tenha vontade, que vaia de passeio para Londres com a Ryanair, pero nada de viver ali
Irlanda? Mas aí tens um grande problema, é que lá há muitos... Irlandeses!

A Polónia faz parte de um conjunto de países que saíram de ditaduras comunistas e que agora estão rapidamente a cair em pseudo-democracias de teor "conservador" (também conhecido por Fascismo "light").

Se tu apontas isso como exemplos, deixa-me que te diga que não são. Prefiro democracias plenas, onde as minorias são integradas e não masturbações fascistas ou minorias a imporem-se às maiorias.

Falas de Londres como se fosse inseguro por causa dos muçulmanos... convido-te a vir ao sul de Portugal e Espanha para veres como os bifes se comportam! Entre bebedeiras a começar logo de manhã, a andarem vestidos de mulher, desacatos a torto e a direito, faz-me acreditar que o problema é um pouco mais complexo que isso. A minha irmã que tem que aturar turistas todo o dia já teve problemas com Franceses, Ingleses, Polacos e Alemães. Os Espanhóis e Portugueses podem ser mais ou menos barulhentos, mas por norma têm bastante mais civismo e educação que os anteriores mencionados.

Ah, por cá há uns certos turistas que têm fama de terem uma certa tendência de destruir património nacional por causa das selfies... e não são muçulmanos.

GIL
Sênior
Sênior

#3643 Mensagem por GIL » Sáb Ago 04, 2018 1:40 pm

Eu não tenho preferencias por nenhum tipo de sistema politico, nem nenhuma ideologia, o que me interessa e se vou viver em paz dentro dele com a minha familia, com os valores herdados pela sociedade sendo assegurado por esse sistema. Se falha, então o sistema vigente não me serve.

Não podemos comparar a falta de respeito que existem por conta de turistas bebados, incivicos e mal educados, associados a pouca mão dura que existem em alguns paises para punir les porque alguns deles vivem do turismo e se abrem de perna por isso, com os selvagens que chegam do outro lado do Mediterraneo.

Gente violenta, que rouba, agride, viola e comete atentados covardes. Pode que uma menor parte seja violenta, porem a maior parte (quase sua totalidade) não desejam integrar se, já levam varios anos com essa conduta na UE e os anos estão demonstrando que tenho razão, e o pior ainda esta por vir.
E nem Portugal se vai livrar disso, se o resto da UE for caindo como fichas de dominó pelo caminho.

O que vc chama de masturbação fascista, fascismo light, pseudas democracias eu chamo de verdadeira democracia, ja que falamos de politicos que pese a outros defeitos cumprem com o desejo do seu povo, de nao aceitar invasores, de não aceitar gente que não deseja se integrar a sua sociedade.

Não como a esquerda brasileira onde o povo deseja ter armas e ela faz o oposto a o que deseja a sua gente, isso para mim é o verdadeiro fascismo
A atual esquerda é o lobo vestido de cordeiro. E por algo ela esta fracassando em quase todo o mundo, pese a sua constante doutrinaçao

Porém ta tudo bem, pra vc o problema são os turistas, para mim são os islamicos, apenas temos prioridades distintas.

Deixarei um video divertido aqui (de um africano que vive em Alemanha) pra que a galera vaia vendo como a Europa vai virando Eurabia.
Creio que aqui muita gente entende o espanhol, deixo esse video legendado pra quem gosta de tomar banho de realidade.
E isso não é nada.

Agradeço tambem o convite feito para visitar Portugal, esse ano passado estive pensando em passear por ai (Lisboa e Algarve), mais esse projeto acabou sendo protelado.

Editado pela última vez por GIL em Sáb Ago 04, 2018 2:01 pm, em um total de 1 vez.
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

#3644 Mensagem por P44 » Sáb Ago 04, 2018 1:59 pm

Coisas muito piores estao a ocorrer na Suécia mas os mainstream merdia continuam a abafar a situaçao, por causa dos "coitadinhos"

Triste sina ter nascido português 👎
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#3645 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 04, 2018 2:05 pm

A Suécia tem um grave problema, eles estão muito bem economicamente falando, mas depois de anos de politicas "progressivas", uma pessoa dizer que a minoria X está a fazer #$% e que algo deve ser feita é a mesma coisa que ser apelidado de neonazi. E sim, ali o politicamente correcto está a fazer muitos estragos!

Responder