EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%

Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#721 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 22, 2018 5:25 pm

Zelhos escreveu: Sex Jul 20, 2018 11:49 pm Exatamente, e dizer que isso é que vai mantar a aviação executiva e a EDS. Eu realmente espero que exista algo no contrato que garanta compensação caso o lucro não acompanhe a perda de participação.
EU não vejo porque teria uma clausula assim no contrato.

Imagina, você tem 5 flats, vende 4, e se o que sobrou não render mais que os outros 5 juntos o comprador te compensa? Não faz sentido, não da para vender os flats e continuar recebendo o lucro.

No caso a Boeing ofereceu US$4 bi por 80% da aviação comercial da Embraer, os acionistas acharam pouco, quer dizer, eles imaginam que nos próximos anos o 80% do lucro com as vendas do E2 ultrapassarão US$4 bi, e eu acho que eles estão certos, agora é só esperar para ver se o presidente da Embraer vai conseguir convencer eles do oposto até a assembléia para aprovar a venda, ou se a Boeing vai melhorar a oferta.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#722 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Jul 24, 2018 9:20 pm

Trata-se de uma fonte (muito) polêmica, as vezes dá umas viajadas boas. Mas me fez refletir sobre o assunto com abordagens bem interessantes. Leiam, mas vou avisando, é (muito) longo, e é vermelho. :twisted:

https://duploexpresso.com/?p=96357
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#723 Mensagem por Túlio » Qua Jul 25, 2018 4:46 pm

Não vejo vantagem em abordagem COMUNAZZZ, que é basicamente anti-tudo e sem graça! Há artigos melhores (ao menos mais divertidos), tipo aquele em que a China passa a perna na Boeing.

A rigor, é tudo pura especulação. Assim, vou seguir esperando para ver no que dá. E nem posso fazer muito mais mesmo, porque não tenho uma só ação (seja Ordinária, seja Preferencial) da EMBRAER...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#724 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 26, 2018 2:58 pm

Justiça nega atrelar garantia de empregos em acordo entre Boeing e Embraer
25 JUL 2018 20h51

Em decisão liminar, juiz diz que garantia não é prevista na lei. Ministério Público entrou com ação contra governo para exigir a manutenção de 26,6 mil postos de trabalho da Embraer no país.A Justiça do Trabalho em São José dos Campos negou, em caráter liminar, o pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a União que exigia que a venda de parte da Embraer à fabricante americana Boeing fosse atrelada a manutenção de empregos no país.

Terra
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 799 vezes

#725 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jul 26, 2018 9:56 pm

É, o último que sair dê descarga e apague as luzes.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#726 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 28, 2018 1:08 pm

Li notícias de que acionistas minoritários podem se unir e no mínimo questionar o negócio como ele está sendo proposto.
Mas como dizem por aí, há controvérsias.

Abs
Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#727 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 28, 2018 11:14 pm

Mas o argumento deles é muito bom e possuem razão, já que esta JV é uma forma de mascarar a aquisição direta.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#728 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 29, 2018 2:53 pm

Pois é, a questão a saber é o que eles querem com isso.
Ganhar mais no negócio ou o quê?
Pelos lindos olhos azuis da soberania nacional é que não é.

Abs
Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#729 Mensagem por Túlio » Seg Jul 30, 2018 4:54 pm

Continuo sem grandes elementos concretos para opinar, igual a todos - sem exceção - os demais que postam aqui; é tudo na base do "li aqui", "li ali", "matéria tale", "entrevista com fulano, beltrano ou sicrano" e a partir de tão pobres bases se cria a famosa opinião formada (ou seja, não vai mudar tão fácil) a respeito.

Como disse, tenho acesso às mesmas fuentes que todos. Dentre estas, não achei ainda uma melhor que o Cel Ozires, por razões óbvias, e me lembro de algo que ele falou, é mais ou menos (em resumo) "a EMBRAER, após criada e produzindo, enfrentou seu primeiro grande desafio em 94, que foi a privatização; claro que havia medo, ninguém sabia que rumo a companhia iria tomar após dar este passo. Mas o pessoal acreditou em si mesmo e aí temos o que a EMB se tornou, a ponto de a Boeing vir procurar, não a EMB ir lá se oferecer. Agora é a mesma coisa, há riscos mas sem arriscar não se chega a lugar algum e parado é que não se pode ficar".

Divirjo - ainda que parcialmente - do Coronel no sentido de que ele parece não ver saída que não seja a associação com a Boeing, e isso porque parece crer que a tomada da linha do CSeries pela Airbus não tem como dar errado. Sei lá, faz tempo que venho dizendo que um passo natural seria o desenvolvimento completo da Família A-220 mas acrescento que ao preço de uma provável autofagia, ainda que parcial, pois chegaria o momento em que se teria que escolher entre A-220-500/700/900 e A-320/321 e estes provavelmente perderiam. Estará a Airbus pronta para dar este passo? Porque, de per si, os -100 e 300 têm mais desvantagens do que vantagens em relação aos E-2. É preciso aumentar a aposta para que esta relação se inverta. Estaria a Airbus disposta a isso?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior

#730 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 30, 2018 6:07 pm

Pelo que eu acompanho da aviação comercial, eu tendo a crer que não. Há muito em jogo no disputado mercado A320x737, e o CSeries ainda é uma grande incógnita na verdade, o que já não se pode afirmar da família E-Jet.

E pelo que tenho conhecimento dos planos para a família A320 no curto e médio prazo, duvido que se abra mão dela tão cedo.

Por enquanto, os europeus estão apostando naquele dito popular de que 'macaco velho não põe a mão em cumbuca' ou 'em time que está ganhando não se mexe'.

A ver até onde eles estão certos.

Abs
Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#731 Mensagem por Túlio » Seg Jul 30, 2018 6:16 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jul 30, 2018 6:07 pm Pelo que eu acompanho da aviação comercial, eu tendo a crer que não. Há muito em jogo no disputado mercado A320x737, e o CSeries ainda é uma grande incógnita na verdade, o que já não se pode afirmar da família E-Jet.

E pelo que tenho conhecimento dos planos para a família A320 no curto e médio prazo, duvido que se abra mão dela tão cedo.

Por enquanto, os europeus estão apostando naquele dito popular de que 'macaco velho não põe a mão em cumbuca' ou 'em time que está ganhando não se mexe'.

A ver até onde eles estão certos.

Abs
Marquei o que não entendi, podes aprofundar, cupincha véio? Para mim a única coisa em jogo são empregos na área de produção e - parcialmente - desenvolvimento, já que, pela lógica, a linha que iria substituir o A-320/321 iria ficar exclusivamente nos EUA. Fora isso, boiando aqui...

Cassio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 481 vezes

#732 Mensagem por Cassio » Seg Jul 30, 2018 6:58 pm

Meu pitaco.... A Airbus vai exercer a opção que tem e vai ficar com um percentual maior da Bombardier... (hoje a Bombardier tem apenas cerca de 30% do programa CSeries e não 49... existe uma porcentagem que ficou com o governo como forma de pagamento pelo que foi investido no programa). Existe a opção de aumentar sua participação.

Vejo o CSeries como um excelente complemento para a linha A320 e que pode matar até o A319, mas para por aí. Não acho que vai investir para aumentar a capacidade de pax além do CS300 (tenho dúvidas sobre se um eventual CS500 um dia venha a existir. Não acredito que a Airbus vá praticar autofagia...mas sim que vai usar o CSeries como porta de entrada para abocanhar ainda mais vendas dos A320. (ou proteger o seu cercado o seu cercado).

Do lado de cá do globo... não dá para ficar parado. A Embraer precisa se mover. A consolidação da indústria aeroespacial é fato... está ocorrendo do lado dos fornecedores, que ganham musculatura nas negociações com os fabricantes, e também do lado dos clientes (empresas aéreas) que também ganham musculatura exigindo melhores condições de preços dos fabricantes.

Agora a consolidação está chegando ás fabricantes de aeronaves. O programa CSeries, sério concorrente dos E2, ganhou uma enorme força no mercado com esta associação. A Embraer não pode ficar parada.

Como disse o mestre Ozires, a Boeing procurou a Embraer... Ela sentiu também que precisava se mexer. A Embraer está numa posição muito complicada... a situação não está nada boa. É ilusão pensar que as vendas anunciadas melhoram a situação de maneira muito significativa. Ajudam, mas não resolvem.

Para mim a questão é a seguinte, e é isso que se mostra no horizonte... existem duas alternativas claras:
1- A empresa ficar sozinha e encolher no curto prazo (em faturamento, número de funcionários e etc), com sério risco de encolher ainda mais no médio prazo.
2- Se associar com outra empresa e encolher como empresa, mas também ser sócia de outra bem maior. No médio prazo isso poderá levar, inclusive a uma Embraer maior, pois os 20% na JV podem facilmente representar mais do que o total do faturamento da empresa hoje. E ainda por cima ter uma parte que continua independente e melhor, capitalizada.

But... there is no free lunch!!! Qual o preço a se pagar??? Numa JV com 20% de participação, é óbvio que o comando todo, que todas as decisões relevantes virão de Seattle. Perde-se autonomia decisória.

Agora... se o negócio a ser desenhado (porque ainda não está)... garantir empregos no país, garantir manutenção de engenharia e desenvolvimento no Brasil, se a produção ficar aqui e for ampliada com novos produtos, se existir garantia de faturamento para a Embraer (Defesa e Executiva)... esse negócio pode ser bom. Mantemos a independência na parte de defesa. E teremos aqui uma empresa de aviação comercial maior no médio prazo. Se for isso OK...

Mas e a autonomia decisória... eu pergunto... e daí? De quem é esta autonomia hoje??? Ora, não é do Brasil... é dos acionistas, da sua diretoria e do seu conselho administrativo... que fazem um excelente trabalho na condução da empresa (afinal chegou no que é hoje, apesar das dificuldades). Eles tomas suas decisões pensando no bem do país... não sejam ingênuos... claro que não. Pensam no que é bom para a empresa, para a manutenção e aumento do objetivo fim de uma empresa privada... o lucro.

Então, não dá para saber se será bom ou não. Sou otimista... mas precisamos saber os detalhes do acordo. E isso vai levar ainda alguns meses, se o acordo realmente vingar.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#733 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 31, 2018 4:59 am

Cassio, eu não vejo essa JV como salvação da Embraer no futuro, quer dizer, a Embraer sai fora da aviação comercial, mas o que impede que a Boeing desenvolva o sucessor do E2 fora da JV, efetivamente matando a JV no futuro?

Sem a JV a Embraer terá a chance de desenvolver os E3 e continuar com a aviação comercial no futuro, mesmo com o baque da CSeries, por hora a Embraer ainda tem um mercado quase exclusivo, os E-175E2 e E-190E2 não tem concorrentes.

E em relação às alternativas que você citou, eu vejo uma terceira que ninguém citou, e entendo porque, essa terceira alternativa exige um estadista com culhões que ninguém (nem eu) acredita que o Brasil terá:
3- Aumento de capital com o governo adquirindo mais de 50% das novas ações e iniciar o desenvolvimento de aeronaves maiores brigando de igual para igual com Boeing e Airbus.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#734 Mensagem por Túlio » Ter Jul 31, 2018 11:08 am

Marechal-do-ar escreveu: Ter Jul 31, 2018 4:59 am
E em relação às alternativas que você citou, eu vejo uma terceira que ninguém citou, e entendo porque, essa terceira alternativa exige um estadista com culhões que ninguém (nem eu) acredita que o Brasil terá:

3- Aumento de capital com o governo adquirindo mais de 50% das novas ações e iniciar o desenvolvimento de aeronaves maiores brigando de igual para igual com Boeing e Airbus.
PUTZ, Marechal véio, aí tu me assustas: ninguém citou porque É BIRUTAGEM! :lol: :lol: :lol: :lol:

Senão vejamos: a EMBRAER já foi estatal e quase quebrou por causa disso. Um setor extremamente dinâmico como o de Aviação não pode ser engessado pelo tipo de gerenciamento estatal que se comete no Brasil (se fosse a França eu acharia certo), que é encher tudo de regrinha (engessamento administrativo e de gestão) e pegar o máximo de $$$ enquanto bota o mínimo - ou nada, que foi o que determinou a privatização (a única alternativa era a falência) - e que acarreta o engessamento da capacidade evolutiva, isso num mercado onde quem não evolui morre.

Aliás, sobre o "estadista com culhões", nem [003] O PUTIN [003] ia entrar numa fria dessas, tipo estatizar empresa de fazer avião num País cuja classificação internacional anda pelo BB- (se é que ainda tem duas letras) e vai cair ainda mais antes do fim do ano.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#735 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 31, 2018 11:17 am

Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:08 am Senão vejamos: a EMBRAER já foi estatal e quase quebrou por causa disso.
Não, a Embraer não quase quebrou por causa disso, não vejo necessidade de repetir tudo o que o Leandro já escreveu sobre o assunto.
Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:08 am Aliás, sobre o "estadista com culhões", nem [003] O PUTIN [003] ia entrar numa fria dessas, tipo estatizar empresa de fazer avião num País cuja classificação internacional anda pelo BB- (se é que ainda tem duas letras) e vai cair ainda mais antes do fim do ano.
E o que te faz achar que o rebaixamento do risco Brasil não vai afetar a Embraer enquanto empresa privada?

ps: O Putin já tem umas 5 estatais fazendo aeronaves.
Trancado