EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#721 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 22, 2018 5:25 pm

Zelhos escreveu: Sex Jul 20, 2018 11:49 pm Exatamente, e dizer que isso é que vai mantar a aviação executiva e a EDS. Eu realmente espero que exista algo no contrato que garanta compensação caso o lucro não acompanhe a perda de participação.
EU não vejo porque teria uma clausula assim no contrato.

Imagina, você tem 5 flats, vende 4, e se o que sobrou não render mais que os outros 5 juntos o comprador te compensa? Não faz sentido, não da para vender os flats e continuar recebendo o lucro.

No caso a Boeing ofereceu US$4 bi por 80% da aviação comercial da Embraer, os acionistas acharam pouco, quer dizer, eles imaginam que nos próximos anos o 80% do lucro com as vendas do E2 ultrapassarão US$4 bi, e eu acho que eles estão certos, agora é só esperar para ver se o presidente da Embraer vai conseguir convencer eles do oposto até a assembléia para aprovar a venda, ou se a Boeing vai melhorar a oferta.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#722 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Jul 24, 2018 9:20 pm

Trata-se de uma fonte (muito) polêmica, as vezes dá umas viajadas boas. Mas me fez refletir sobre o assunto com abordagens bem interessantes. Leiam, mas vou avisando, é (muito) longo, e é vermelho. :twisted:

https://duploexpresso.com/?p=96357
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#723 Mensagem por Túlio » Qua Jul 25, 2018 4:46 pm

Não vejo vantagem em abordagem COMUNAZZZ, que é basicamente anti-tudo e sem graça! Há artigos melhores (ao menos mais divertidos), tipo aquele em que a China passa a perna na Boeing.

A rigor, é tudo pura especulação. Assim, vou seguir esperando para ver no que dá. E nem posso fazer muito mais mesmo, porque não tenho uma só ação (seja Ordinária, seja Preferencial) da EMBRAER...
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#724 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 26, 2018 2:58 pm

Justiça nega atrelar garantia de empregos em acordo entre Boeing e Embraer
25 JUL 2018 20h51


Em decisão liminar, juiz diz que garantia não é prevista na lei. Ministério Público entrou com ação contra governo para exigir a manutenção de 26,6 mil postos de trabalho da Embraer no país.A Justiça do Trabalho em São José dos Campos negou, em caráter liminar, o pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a União que exigia que a venda de parte da Embraer à fabricante americana Boeing fosse atrelada a manutenção de empregos no país.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#725 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jul 26, 2018 9:56 pm

É, o último que sair dê descarga e apague as luzes.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#726 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 28, 2018 1:08 pm

Li notícias de que acionistas minoritários podem se unir e no mínimo questionar o negócio como ele está sendo proposto.
Mas como dizem por aí, há controvérsias.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#727 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 28, 2018 11:14 pm

Mas o argumento deles é muito bom e possuem razão, já que esta JV é uma forma de mascarar a aquisição direta.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#728 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 29, 2018 2:53 pm

Pois é, a questão a saber é o que eles querem com isso.
Ganhar mais no negócio ou o quê?
Pelos lindos olhos azuis da soberania nacional é que não é.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#729 Mensagem por Túlio » Seg Jul 30, 2018 4:54 pm

Continuo sem grandes elementos concretos para opinar, igual a todos - sem exceção - os demais que postam aqui; é tudo na base do "li aqui", "li ali", "matéria tale", "entrevista com fulano, beltrano ou sicrano" e a partir de tão pobres bases se cria a famosa opinião formada (ou seja, não vai mudar tão fácil) a respeito.

Como disse, tenho acesso às mesmas fuentes que todos. Dentre estas, não achei ainda uma melhor que o Cel Ozires, por razões óbvias, e me lembro de algo que ele falou, é mais ou menos (em resumo) "a EMBRAER, após criada e produzindo, enfrentou seu primeiro grande desafio em 94, que foi a privatização; claro que havia medo, ninguém sabia que rumo a companhia iria tomar após dar este passo. Mas o pessoal acreditou em si mesmo e aí temos o que a EMB se tornou, a ponto de a Boeing vir procurar, não a EMB ir lá se oferecer. Agora é a mesma coisa, há riscos mas sem arriscar não se chega a lugar algum e parado é que não se pode ficar".

Divirjo - ainda que parcialmente - do Coronel no sentido de que ele parece não ver saída que não seja a associação com a Boeing, e isso porque parece crer que a tomada da linha do CSeries pela Airbus não tem como dar errado. Sei lá, faz tempo que venho dizendo que um passo natural seria o desenvolvimento completo da Família A-220 mas acrescento que ao preço de uma provável autofagia, ainda que parcial, pois chegaria o momento em que se teria que escolher entre A-220-500/700/900 e A-320/321 e estes provavelmente perderiam. Estará a Airbus pronta para dar este passo? Porque, de per si, os -100 e 300 têm mais desvantagens do que vantagens em relação aos E-2. É preciso aumentar a aposta para que esta relação se inverta. Estaria a Airbus disposta a isso?
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#730 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 30, 2018 6:07 pm

Pelo que eu acompanho da aviação comercial, eu tendo a crer que não. Há muito em jogo no disputado mercado A320x737, e o CSeries ainda é uma grande incógnita na verdade, o que já não se pode afirmar da família E-Jet.

E pelo que tenho conhecimento dos planos para a família A320 no curto e médio prazo, duvido que se abra mão dela tão cedo.

Por enquanto, os europeus estão apostando naquele dito popular de que 'macaco velho não põe a mão em cumbuca' ou 'em time que está ganhando não se mexe'.

A ver até onde eles estão certos.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#731 Mensagem por Túlio » Seg Jul 30, 2018 6:16 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jul 30, 2018 6:07 pm Pelo que eu acompanho da aviação comercial, eu tendo a crer que não. Há muito em jogo no disputado mercado A320x737, e o CSeries ainda é uma grande incógnita na verdade, o que já não se pode afirmar da família E-Jet.

E pelo que tenho conhecimento dos planos para a família A320 no curto e médio prazo, duvido que se abra mão dela tão cedo.

Por enquanto, os europeus estão apostando naquele dito popular de que 'macaco velho não põe a mão em cumbuca' ou 'em time que está ganhando não se mexe'.

A ver até onde eles estão certos.

Abs
Marquei o que não entendi, podes aprofundar, cupincha véio? Para mim a única coisa em jogo são empregos na área de produção e - parcialmente - desenvolvimento, já que, pela lógica, a linha que iria substituir o A-320/321 iria ficar exclusivamente nos EUA. Fora isso, boiando aqui...
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#732 Mensagem por Cassio » Seg Jul 30, 2018 6:58 pm

Meu pitaco.... A Airbus vai exercer a opção que tem e vai ficar com um percentual maior da Bombardier... (hoje a Bombardier tem apenas cerca de 30% do programa CSeries e não 49... existe uma porcentagem que ficou com o governo como forma de pagamento pelo que foi investido no programa). Existe a opção de aumentar sua participação.

Vejo o CSeries como um excelente complemento para a linha A320 e que pode matar até o A319, mas para por aí. Não acho que vai investir para aumentar a capacidade de pax além do CS300 (tenho dúvidas sobre se um eventual CS500 um dia venha a existir. Não acredito que a Airbus vá praticar autofagia...mas sim que vai usar o CSeries como porta de entrada para abocanhar ainda mais vendas dos A320. (ou proteger o seu cercado o seu cercado).

Do lado de cá do globo... não dá para ficar parado. A Embraer precisa se mover. A consolidação da indústria aeroespacial é fato... está ocorrendo do lado dos fornecedores, que ganham musculatura nas negociações com os fabricantes, e também do lado dos clientes (empresas aéreas) que também ganham musculatura exigindo melhores condições de preços dos fabricantes.

Agora a consolidação está chegando ás fabricantes de aeronaves. O programa CSeries, sério concorrente dos E2, ganhou uma enorme força no mercado com esta associação. A Embraer não pode ficar parada.

Como disse o mestre Ozires, a Boeing procurou a Embraer... Ela sentiu também que precisava se mexer. A Embraer está numa posição muito complicada... a situação não está nada boa. É ilusão pensar que as vendas anunciadas melhoram a situação de maneira muito significativa. Ajudam, mas não resolvem.

Para mim a questão é a seguinte, e é isso que se mostra no horizonte... existem duas alternativas claras:
1- A empresa ficar sozinha e encolher no curto prazo (em faturamento, número de funcionários e etc), com sério risco de encolher ainda mais no médio prazo.
2- Se associar com outra empresa e encolher como empresa, mas também ser sócia de outra bem maior. No médio prazo isso poderá levar, inclusive a uma Embraer maior, pois os 20% na JV podem facilmente representar mais do que o total do faturamento da empresa hoje. E ainda por cima ter uma parte que continua independente e melhor, capitalizada.

But... there is no free lunch!!! Qual o preço a se pagar??? Numa JV com 20% de participação, é óbvio que o comando todo, que todas as decisões relevantes virão de Seattle. Perde-se autonomia decisória.

Agora... se o negócio a ser desenhado (porque ainda não está)... garantir empregos no país, garantir manutenção de engenharia e desenvolvimento no Brasil, se a produção ficar aqui e for ampliada com novos produtos, se existir garantia de faturamento para a Embraer (Defesa e Executiva)... esse negócio pode ser bom. Mantemos a independência na parte de defesa. E teremos aqui uma empresa de aviação comercial maior no médio prazo. Se for isso OK...

Mas e a autonomia decisória... eu pergunto... e daí? De quem é esta autonomia hoje??? Ora, não é do Brasil... é dos acionistas, da sua diretoria e do seu conselho administrativo... que fazem um excelente trabalho na condução da empresa (afinal chegou no que é hoje, apesar das dificuldades). Eles tomas suas decisões pensando no bem do país... não sejam ingênuos... claro que não. Pensam no que é bom para a empresa, para a manutenção e aumento do objetivo fim de uma empresa privada... o lucro.

Então, não dá para saber se será bom ou não. Sou otimista... mas precisamos saber os detalhes do acordo. E isso vai levar ainda alguns meses, se o acordo realmente vingar.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#733 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 31, 2018 4:59 am

Cassio, eu não vejo essa JV como salvação da Embraer no futuro, quer dizer, a Embraer sai fora da aviação comercial, mas o que impede que a Boeing desenvolva o sucessor do E2 fora da JV, efetivamente matando a JV no futuro?

Sem a JV a Embraer terá a chance de desenvolver os E3 e continuar com a aviação comercial no futuro, mesmo com o baque da CSeries, por hora a Embraer ainda tem um mercado quase exclusivo, os E-175E2 e E-190E2 não tem concorrentes.

E em relação às alternativas que você citou, eu vejo uma terceira que ninguém citou, e entendo porque, essa terceira alternativa exige um estadista com culhões que ninguém (nem eu) acredita que o Brasil terá:
3- Aumento de capital com o governo adquirindo mais de 50% das novas ações e iniciar o desenvolvimento de aeronaves maiores brigando de igual para igual com Boeing e Airbus.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#734 Mensagem por Túlio » Ter Jul 31, 2018 11:08 am

Marechal-do-ar escreveu: Ter Jul 31, 2018 4:59 am
E em relação às alternativas que você citou, eu vejo uma terceira que ninguém citou, e entendo porque, essa terceira alternativa exige um estadista com culhões que ninguém (nem eu) acredita que o Brasil terá:

3- Aumento de capital com o governo adquirindo mais de 50% das novas ações e iniciar o desenvolvimento de aeronaves maiores brigando de igual para igual com Boeing e Airbus.
PUTZ, Marechal véio, aí tu me assustas: ninguém citou porque É BIRUTAGEM! :lol: :lol: :lol: :lol:

Senão vejamos: a EMBRAER já foi estatal e quase quebrou por causa disso. Um setor extremamente dinâmico como o de Aviação não pode ser engessado pelo tipo de gerenciamento estatal que se comete no Brasil (se fosse a França eu acharia certo), que é encher tudo de regrinha (engessamento administrativo e de gestão) e pegar o máximo de $$$ enquanto bota o mínimo - ou nada, que foi o que determinou a privatização (a única alternativa era a falência) - e que acarreta o engessamento da capacidade evolutiva, isso num mercado onde quem não evolui morre.

Aliás, sobre o "estadista com culhões", nem [003] O PUTIN [003] ia entrar numa fria dessas, tipo estatizar empresa de fazer avião num País cuja classificação internacional anda pelo BB- (se é que ainda tem duas letras) e vai cair ainda mais antes do fim do ano.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#735 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 31, 2018 11:17 am

Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:08 am Senão vejamos: a EMBRAER já foi estatal e quase quebrou por causa disso.
Não, a Embraer não quase quebrou por causa disso, não vejo necessidade de repetir tudo o que o Leandro já escreveu sobre o assunto.
Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:08 am Aliás, sobre o "estadista com culhões", nem [003] O PUTIN [003] ia entrar numa fria dessas, tipo estatizar empresa de fazer avião num País cuja classificação internacional anda pelo BB- (se é que ainda tem duas letras) e vai cair ainda mais antes do fim do ano.
E o que te faz achar que o rebaixamento do risco Brasil não vai afetar a Embraer enquanto empresa privada?

ps: O Putin já tem umas 5 estatais fazendo aeronaves.
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