EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%

Total de votos: 170

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#646 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 17, 2018 5:09 pm

Duvido, mas DUVIDO com todas as minhas forças, que esse cara quis dar uma explicação "técnica".

Aliás nem deveríamos levar á sério a fala dele sobre o Gripen, mas sim o restante do texto é que me preocupa.
Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Jul 17, 2018 5:24 pm, em um total de 2 vezes.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#647 Mensagem por Túlio » Ter Jul 17, 2018 5:15 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:09 pm Duvido, mas DUVIDO com todas as minhas forças, que esse cara quis dar uma explicação "técnica".

Aliás nem deveríamos levar á sério a fala dele sobre o Gripen, mas sim o restante do texto é que me preocupa.
O que o cara disse faz sentido, ele quer VENDER seu peixe! Eu faria igual.

Sobre o restante do texto, cupincha, lembro-te que há muito mais coisas que NÃO sabemos do que coisas que sabemos...

OBS.: claro, exprimes receios de maneira honesta, respeito isso. Eu mesmo os tenho, aliás.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#648 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 17, 2018 5:20 pm

Túlio, o que me preocupa não é em relação ao que tem no texto, é em relação a justamente o que está faltando deixar claro.

"Parceria no KC-390", "desenvolvimento de versões futuras de aeronaves militares"... quando é pra deixar claro...

Isso é o que preocupa.

Falando do SH, o cara perdeu a oportunidade de ficar quieto e duvido que haja um lote de SH após os 36 Gripens, só se a Boeing sabotar o projeto.

Podem me crucificar ou o que quiserem, mas eu continuo achando o Gripen E superior ao SH em quase tudo, inclusive em missões de ataque, apesar do SH ter vantagem na carga alar e o alcance.

Digo devido ao Taurus KEPD (pode levar 2) ser superior ao JASSM (ER só vi no F-15) e ao SLAM-ER em alcance e ogiva, que aliás essa última compete mais com o RBS-15NG.
Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Jul 17, 2018 5:24 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#649 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 17, 2018 5:22 pm

Pois 'e,

A comparacao tem que ser feita com o F-16 e eu acho que essa 'e a referencia do comentario.

Ja nao seria a primeira vez.

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 831 vezes
Contato:

#650 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 17, 2018 5:23 pm

17 de julho de 2018
Embraer anuncia acordos para venda de até 300 aeronaves por US$ 15 bilhões
Republic Airlines assinou contrato para compra de 100 jatos comerciais E-175 e opção para mais 100

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2018/07/Embraer-Farnborough-2018.jpg
Executivos e clientes da Embraer no Farnborough Airshow na Inglaterra (Foto: Divulgação/Embraer)

Embraer anunciou nesta terça-feira (17), no Farnborough Airshow, um acordo para venda de até 300 aeronaves E-Jets- entre pedidos firmes e cartas de intenção – para oito clientes nos próximos anos. O potencial da negociação é avaliado em US$ 15 bilhões.

Segundo a fabricante brasileira, a Republic Airlines assinou contrato para compra de 100 jatos comerciais E-175, com opção para mais 100 do mesmo modelo, podendo ser convertido para a nova geração E175-E2. A Mauritânia Airlines adquiriu dois E-175, avaliados em US$ 93,8 milhões.

A aérea Azul assinou carta de intenção para 21 jatos E195-E2. A Aérea Watanya Airways do Kuwait será primeiro cliente E2 no Oriente-Medio, com a assinatura para 10 aeronaves E195-E2 e carta de intenção de mais dez do mesmo modelo.

A Hervetic Airways, da Suíça, assinou uma carta de intenção para 12 aeronaves E190-E2, com acordo para possível compra de mais 12, que podem ser convertidos para E195-E2.

Um cliente da Espanha, não revelado, comprou três E195-E2, com opção para mais dois. A empresa de leasing NAC comprou três E190-E2.

Nesta segunda (16) a United já tinha anunciado a compra de 25 aeronaves E175. O acordo foi celebrado oficialmente nesta terça.

Boeing
O anúncio das vendas foi feito 12 dias após a Embraer e a Boeing anunciarem a criaçao de uma nova empresa (joint venture) avaliada em US$ 4,75 bilhões.

Pelo acordo, que ainda depende da aprovação final do governo brasileiro, a fabricante norte-americana de aeronaves deterá 80% do novo negócio e a Embraer, os 20% restantes.

Executivos das duas companhias defendem o acordo. “Eu não posso acreditar que qualquer pessoa seja contra este projeto dados os benefícios que ele trará para o Brasil”, afirmou o presidente-executivo da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva nesta segunda (16) na Inglaterra.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2018/07/g1-parceria-embraer-boing-v3.jpg

FONTE: G1

https://www.aereo.jor.br/2018/07/17/emb ... 5-bilhoes/

abs.

arcanjo
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#651 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 17, 2018 5:28 pm

Muito legal... nessa feira vendemos quase 4 vezes o valor da compra pela Boeing.

Parab'ens aos envolvidos. :|

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#652 Mensagem por Túlio » Ter Jul 17, 2018 5:36 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:20 pm Túlio, o que me preocupa não é em relação ao que tem no texto, é em relação a justamente o que está faltando deixar claro.

"Parceria no KC-390", "desenvolvimento de versões futuras de aeronaves militares"... quando é pra deixar claro...

Isso é o que preocupa.

Falando do SH, o cara perdeu a oportunidade de ficar quieto e duvido que haja um lote de SH após os 36 Gripens, só se a Boeing sabotar o projeto.

Podem me crucificar ou o que quiserem, mas eu continuo achando o Gripen E superior ao SH em quase tudo, inclusive em missões de ataque, apesar do SH ter vantagem na carga alar e o alcance.

Digo devido ao Taurus KEPD (pode levar 2) ser superior ao JASSM (ER só vi no F-15) e ao SLAM em alcance e ogiva, que aliás essa última compete mais com o RBS-15NG.
Igualmente não tenho dúvidas da fria que ia ser encarar Gripen (inclusive C) com F-18E/F. Era os dois lados terem AEW e data-link com tudo quanto é coisa e ia chover Super Hornet.

O lance do -390 eu sou meio cool, afinal, não foi a Boeing que desenvolveu - como subcontratada - o caixão da asa? O que me interessa é o desenvolvimento/produção ser aqui, e não vejo a Boeing com capacidade (e ia :twisted: ADORAR :twisted: ver o tale de balatim balatim em ação) de fazer isso nos EUA.

Dado o pouco que sai na mídia, eu não duvidaria que - e repito, mídia - este interesse todo pela capacidade de engenharia da EMBRAER funcionasse para a Boeing desenvolver no Brasil algo capaz de enfrentar o agora A-220. E, com a diferença de custos e expertise - estava lendo mais cedo uma matéria sobre o baita "vale do silício" aeronáutico em SJC - só DOIDO para sair dando Green Card aos balaios, de modo a levar todo mundo (dezenas de milhares de pessoas) para os EUA. Tem que ter no meio gente tipo eu, que não se muda pra lá nem que a vaca tussa! E, ao contrário de mim, gente ESTRATÉGICA!

Minha grande dúvida segue: se o grande diferencial da EMBRAER é desenvolver tecnologia na Defesa e depois usar - legalmente - na Aviação Comercial, de que vai valer adquirir a parte menos importante - produção de uma linha preexistente de aeronaves - e deixar para trás a parte mais importante - a tecnologia (P&D)? É também um temor: como isso não faz sentido, devem ter algum "plano B" que não sabemos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

gabriel219
Sênior
Sênior

#653 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 17, 2018 5:43 pm

Carlos Lima escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:28 pm Muito legal... nessa feira vendemos quase 4 vezes o valor da compra pela Boeing.

[]s
CB
Só a receita da AC de 2017 cobre a oferta da Boeing, que é de USD 3,8 Bi, não se esqueçam disso.

Os outros USD 800 mi é a Embraer quem desembolsa.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#654 Mensagem por Túlio » Ter Jul 17, 2018 5:46 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:43 pm
Carlos Lima escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:28 pm Muito legal... nessa feira vendemos quase 4 vezes o valor da compra pela Boeing.

[]s
CB
Só a receita da AC de 2017 cobre a oferta da Boeing, que é de USD 3,8 Bi, não se esqueçam disso.

Os outros USD 800 mi é a Embraer quem desembolsa.

Concordo com ambos, e aí lembro de um post do nosso véio FARAÓ, o @Tutankhamon, onde ele explica - aqui neste tópico mesmo - que se os caras já largassem de uns 45% iam parecer DESESPERADOS... :lol: :lol: :lol: :lol:

gabriel219
Sênior
Sênior

#655 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 17, 2018 5:48 pm

Túlio, está esquecendo de uma coisa importantíssima: todo corpo de engenharia da Boeing irá se aposentar e agora ela terá o corpo de engenharia da Embraer para substituir.

Se os engenheiros da Embraer permanecerem aqui, a Boeing no EUA fica vazia.

Acha mesmo que eles irão "transferir" tudo para o Brasil ou simplesmente mandar o corpo da Boeing do Brasil, vulgo JV, substitui-los no EUA?

Dito isso, acha mesmo que a Boeing vai construir um futuro E3 no Brasil?
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#656 Mensagem por Túlio » Ter Jul 17, 2018 5:54 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:48 pm Túlio, está esquecendo de uma coisa importantíssima: todo corpo de engenharia da Boeing irá se aposentar e agora ela terá o corpo de engenharia da Embraer para substituir.

Acha mesmo que eles irão "transferir" tudo para o Brasil ou simplesmente mandar o corpo da Boeing do Brasil, vulgo JV, substitui-los no EUA?

Não é isso: tens ideia do que seria pegar uns 5 ou 10 mil engenheiros e técnicos especializados, depois as famílias deles, e dar Green Card pra todo mundo? Não perguntes a mim e sim AO LIMA a brabeza que é imigrar legalmente para os EUA, depois se adaptar aos costumes, àquela comida doce, aos preconceitos, às rivalidades & quetales (eu não ia nem a pau)...

Depois lembres do que falei acima: em um ano SJC já repôs o pessoal, e aí? :wink: 8-]

gabriel219
Sênior
Sênior

#657 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 17, 2018 5:55 pm

Túlio escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:54 pm
gabriel219 escreveu: Ter Jul 17, 2018 5:48 pm Túlio, está esquecendo de uma coisa importantíssima: todo corpo de engenharia da Boeing irá se aposentar e agora ela terá o corpo de engenharia da Embraer para substituir.

Não é isso: tens ideia do que seria pegar uns 5 ou 10 mil engenheiros e técnicos especializados, depois as famílias deles, e dar Green Card pra todo mundo? Não perguntes a mim e sim AO LIMA a brabeza que é imigrar legalmente para os EUA, depois se adaptar aos costumes, àquela comida doce, aos preconceitos, às rivalidades & quetales (eu não ia nem a pau)...

Depois lembres do que falei acima: em um ano SJC já repôs o pessoal, e aí? :wink: 8-]
Vai repor o pessoal em qual empresa? E com qual capital?

Mesmo com as questões de imigração, lembre-se do America First.

Não vão mudar uma empresa todo de lugar pro Brasil só por causa do corpo de engenheiros. Aliás isso seria loucura, fora ter que pedir autorização pra toda politicada do EUA.

Volto a perguntar, jura mesmo que acredita em E3, desenvolvido pela Boeing e construído no Brasil, só por questões "imigratórias"?
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#658 Mensagem por Túlio » Ter Jul 17, 2018 6:04 pm

Cupincha, não deves ter reparado mas estás começando a forçar: não falei que a Boeing ia se mudar para o Brasil, apenas que a EMBRAER não tem nem como se mudar inteira para os EUA. Ou por que - mídia - já está até definido (ainda que provisoriamente) quem fica com quais unidades fabris NO BRASIL?

Notaste a diferença? :wink: 8-]

gabriel219
Sênior
Sênior

#659 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 17, 2018 6:05 pm

E digo mais, a Boeing está desesperada sim, pois seu corpo de engenheiroa irá se aposentar sem reposição interna e ainda tem um portfólio bem obsoleto.

O que deveríamos ter feito é ter se aproveitado disso pra abocanhar mais 20% ou MUITO mais dinheiro que essa grana de pinga que nem pagar o FX-2 paga.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#660 Mensagem por Túlio » Ter Jul 17, 2018 6:08 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 17, 2018 6:05 pm E digo mais, a Boeing está desesperada sim, pois seu corpo de engenheiroa irá se aposentar sem reposição interna e ainda tem um portfólio bem obsoleto.

O que deveríamos ter feito é ter se aproveitado disso pra abocanhar mais 20% ou MUITO mais dinheiro que essa grana de pinga que nem pagar o FX-2 paga.

O negócio está longe de concluído. Quem ou o que te garante que não tem gente pensando (e agindo) exatamente como dizes?

Trancado