Tinha deixado um tempo ontem para responder esse e outros posts e ai acabou a luz
Túlio escreveu: ↑Qui Jul 12, 2018 4:14 pm
Minhas
fuentes são as mesmas que tens: mídia!
Era ponto pacífico, em português e inglês, que o E-2 era mais econômico nos critérios citados que o CSeries.
Estou curioso sobre o que você tem lido, porque não é isso que eu tenho lido.
Túlio escreveu: ↑Qui Jul 12, 2018 4:14 pmTambém era ponto pacífico que este não conseguia deslanchar, por atrasos no Programa, problemas com propulsores, questões jurídicas, etc.
Foram 243 encomendas entre 2009 e 2014 e 117 em 2016, mais 42 de 2017 em diante, sem contar as da JetBlue, com as entregas começando em 2016 e com feedback positivo sobre aeronaves em operação já aparecendo em 2017, qual a definição de "deslanchar"?
Túlio escreveu: ↑Qui Jul 12, 2018 4:14 pmOu foi por bondade que a linha, cujo desenvolvimento custou bilhões, foi "vendida" à AIRBUS pela exorbitante quantia de
um dólar (ou um centavo, não lembro) e a Bombardier ainda assumiu compromissos com débitos de até USD 350M?
Ou foi pelo Trump, praticamente proibir a importação da Bombardier em setembro de 2017, excluindo a Bombardier do seu maior mercado?
Com certeza não foi esse o acordo que a Bombardier queria, mas, diante das circunstâncias, foi o que eles conseguiram.
E lembrando a cronologia, o acordo foi anunciado
após a imporsição das barreiras.
Túlio escreveu: ↑Qui Jul 12, 2018 4:14 pm
Que avião é tão "maravilhoso" que precisa disso para ser viável? Se fosse isso tudo, por que a Bombardier daria de presente (na verdade,
pagará para a AIRBUS assumir a bronca) ao invés de seguir
orgulhosamente só? Afinal, se é como dizes, "o C-series é uma opção segura, os E2 uma opção arriscada", fico perdido em busca de uma única razão
lógica para os canadenses jogarem no lixo a jóia da coroa...
Vamos ver a história contada pelo mercado de ações...
Até 2016 as ações da Bombardier seguiam uma tendência de baixa, em 5 de fevereiro chegaram ao seu menor valor, US$0,80, ai os CSeries são certificados, começam a receber mais encomendas e se inicia uma sequência de alta das ações até mais ou menos US$2,40, ai o Trump anuncia o "embargo", as ações caem, e em seguida anunciam um acordo com a Airbus, e as ações intensificam a tendência de alta.
Se você ainda acha que os CSeries são ruins, vou deixar algumas perguntas:
1) Se são ruins, por que as ações da Bombardier começaram a subir?
2) Se são ruins, por que a JetBlue trocou as encomendas de A-320neo por A220?
3) Se são ruins, por que a Airbus fez um acordo de 50% quando poderiam deixar a Bombardier quebrar (e com ajuda do Trump) e vender A320 com 100% do lucro?
Agora em relação ao acordo, Boeing-Embraer, que eu saiba a Embraer não está sofrendo qualquer tipo de embargo, e que eu saiba também, após a última oferta da Boeing as ações da Embraer sofreram uma forte queda, será que é mesmo a mesma coisa que acontece com Airbus-Bombardier? Se for, por que as ações não estão subindo, que nem ocorreu com as ações da Bombardier?