Cara leia direito... a JV é só para ajudar na comercialização do KC390... não terá propriedade alguma sobre o produto.Marcelo Ponciano escreveu: ↑Sáb Jul 07, 2018 12:03 pmOutra coisa que proecupa. Vai abrir uma JV para cada produto militar da Embraer? Ai vai secar a aerea de Defesa e deixar só o Gripen lá?Boeing and Embraer also said Thursday that they will create a separate joint venture “to promote and develop new markets and applications for defense products and services,” such as Embraer’s KC-390 military transport jet.
Embraer executives said the Brazilian company would have a majority interest in the defense unit but that the details haven’t been worked out.
Ou seja, não sobra ninguém para absorver a transferência de tecnologia da SAAB. A área de defesa e segurança não vai se manter só com 30 gripens.
Era melhor rescindir o contrato com a Saab e fazer uma compra de prateleira de F-18, sem TOT, com 1/3 do preço. Do jeito que está o prejuízo vai ser maior porque vamos pagar para a Saab pela transferência de tecnologia que não vai conseguir se sustentar no Brasil.
Por mais que a Boeing venda ST e Kc Igual água no deserto isso vai ser inócuo para nossa indústria de defesa. Na prática vai ser o ST e o KC da Boieng, não do Brasil.
EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1337
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 482 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13931
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 770 vezes
- Agradeceram: 2408 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
KkkkkkkkkkkCassio escreveu: ↑Sáb Jul 07, 2018 11:58 amCara não estou cogitando nada. Eu sei.gabriel219 escreveu: ↑Sex Jul 06, 2018 9:52 pm Cara, que viagem...
Você ta cogitando da Boeing trazer algo pra construir no Brasil?
Pior, falando que os empregos aqui serão preservados...
Boa sorte.
Nos falamos em alguns meses.
A Boeing vai fabricar aqui CH-47, 767... Até o Super Hornet, com toda certeza é mais barato uma linha de montagem aqui, onde você demora MESES pra ter uma simples liberação ambiental, paga trocentos reais pra fazer o serviço que deveria ser grátis e quando funcionar vai ter um gasto de 2 vezes o salário do Funcionário só em onerações.
Enquanto isso no EUA há o maior corte de impostos da história e uma campanha de desburocratização.
A Boieng vai sim transferir linha se montagem pra cá, quem viver verá. Podi cunfiá!
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Eu vou falar o que vai acontecer.
A JV Embraer-Boeing vai ganhar muita grana vendendo o E2 com a estrutura da Boeing e tudo será visto como um estrondoso sucesso. Passando alguns anos, irão desenvolver o E3, que será o substituto do 737, que será fabricado nos EUA, logicamente, "America First", meus amigos. Aqui no Brasil fabricarão algumas asas ou coisa do tipo como é com a Boeing UK que fabrica as asas do 787 lá no Reino Unido. Passado a brincadeira, a Boeing vai comprar os 20% restantes da JV, empresa na qual o Governo Federal não terá nenhum tipo de controle (como a Golden Share), e transformará a "Embraer comercial" definitivamente na Boeing do Brasil. Os empregos talvez até sejam mantidos, mas nada obrigará a Boeing fabricar novos aviões ou mesmo desenvolver tecnologia por aqui (e vcs sabem como são os americanos quanto a propriedade de tecnologia). A Embraer EDS irá se tornar numa análoga brasileira da Dassault, vendendo aviões executivos e de defesa, mas com as minguadas vendas de defesa (porque aqui não é a França), a empresa começará a morrer de inanição até se tornar algo da grandeza de uma Aero Vodochody. Daí, quem sabe, com sorte, consiga fabricar algumas asas do novo e bem sucedido Boeing E3.
A JV Embraer-Boeing vai ganhar muita grana vendendo o E2 com a estrutura da Boeing e tudo será visto como um estrondoso sucesso. Passando alguns anos, irão desenvolver o E3, que será o substituto do 737, que será fabricado nos EUA, logicamente, "America First", meus amigos. Aqui no Brasil fabricarão algumas asas ou coisa do tipo como é com a Boeing UK que fabrica as asas do 787 lá no Reino Unido. Passado a brincadeira, a Boeing vai comprar os 20% restantes da JV, empresa na qual o Governo Federal não terá nenhum tipo de controle (como a Golden Share), e transformará a "Embraer comercial" definitivamente na Boeing do Brasil. Os empregos talvez até sejam mantidos, mas nada obrigará a Boeing fabricar novos aviões ou mesmo desenvolver tecnologia por aqui (e vcs sabem como são os americanos quanto a propriedade de tecnologia). A Embraer EDS irá se tornar numa análoga brasileira da Dassault, vendendo aviões executivos e de defesa, mas com as minguadas vendas de defesa (porque aqui não é a França), a empresa começará a morrer de inanição até se tornar algo da grandeza de uma Aero Vodochody. Daí, quem sabe, com sorte, consiga fabricar algumas asas do novo e bem sucedido Boeing E3.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61611
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6357 vezes
- Agradeceram: 6704 vezes
- Contato:
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Só lendo e com grande prazer, pois finalmente a maioria dos comentários é baseado em bons ARGUMENTOS, não em IDEOLOGICE ou achismo barato. Não consigo me decidir por nenhuma das posições, todas me parecem críveis.
Um dos melhores momentos do DB, a meu ver. Tks, senhores!
Um dos melhores momentos do DB, a meu ver. Tks, senhores!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1337
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 482 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Você falou o que pode acontecer, na sua opinião.Bolovo escreveu: ↑Sáb Jul 07, 2018 5:35 pm Eu vou falar o que vai acontecer.
A JV Embraer-Boeing vai ganhar muita grana vendendo o E2 com a estrutura da Boeing e tudo será visto como um estrondoso sucesso. Passando alguns anos, irão desenvolver o E3, que será o substituto do 737, que será fabricado nos EUA, logicamente, "America First", meus amigos. Aqui no Brasil fabricarão algumas asas ou coisa do tipo como é com a Boeing UK que fabrica as asas do 787 lá no Reino Unido. Passado a brincadeira, a Boeing vai comprar os 20% restantes da JV, empresa na qual o Governo Federal não terá nenhum tipo de controle (como a Golden Share), e transformará a "Embraer comercial" definitivamente na Boeing do Brasil. Os empregos talvez até sejam mantidos, mas nada obrigará a Boeing fabricar novos aviões ou mesmo desenvolver tecnologia por aqui (e vcs sabem como são os americanos quanto a propriedade de tecnologia). A Embraer EDS irá se tornar numa análoga brasileira da Dassault, vendendo aviões executivos e de defesa, mas com as minguadas vendas de defesa (porque aqui não é a França), a empresa começará a morrer de inanição até se tornar algo da grandeza de uma Aero Vodochody. Daí, quem sabe, com sorte, consiga fabricar algumas asas do novo e bem sucedido Boeing E3.
A minha é... isso que você falou é apenas um dos cenários críveis, e o pior deles. Existem outros também críveis, e bem melhores.
E existem também os cenários possíveis para o caso de não se concretizar o negócio... entre eles o mais provável que é o da empresa correr sérios riscos por não poder competir no novo cenário do mercado, com fusões em todos os pontos da cadeia.
Se a empresa fizer sucesso com o E2 será ótimo... isso vai levar pelo menos uns 10 ou 15 anos... se depois disso a JV ajudar a desenvolver um novo Boeing, e este fizer sucesso com nossa fabricação de partes dele (asas como você citou)... será ótimo também... são empregos, renda e tecnologia sendo gerados.
Quanto a Embraer... bem... ela já se virou antes, boto fé que continuará a se virar. Inclusive sua sustentabilidade a longo prazo é uma das principais questões hora em discussão pelo grupo de trabalho.
Mil vezes isso a um Embraer unida e que vá minguar e se reduzir ano a ano.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13931
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 770 vezes
- Agradeceram: 2408 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Cara, você fala em JV ajudar a Boeing como se a JV não fosse DA BOEING!!!
Ta parecendo uma parceria como essa: minha mão esquerda ajuda a mão direita, esquecendo que ambas fazem parte do mesmo corpo e ainda achar isso uma parceria.
Uma coisa é pensar em cenários críveis, outra é achar que a Boeing vai trazer linha de montagem no Brasil que custa umas 3 vezes mais pra se montar um parafuso do que construir um avião inteiro no EUA, matando a estrutura interna.
Ta parecendo uma parceria como essa: minha mão esquerda ajuda a mão direita, esquecendo que ambas fazem parte do mesmo corpo e ainda achar isso uma parceria.
Uma coisa é pensar em cenários críveis, outra é achar que a Boeing vai trazer linha de montagem no Brasil que custa umas 3 vezes mais pra se montar um parafuso do que construir um avião inteiro no EUA, matando a estrutura interna.
Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Jul 08, 2018 1:24 pm, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Oi? Mais de meio milhar de aeronaves vendidas sem mesmo decolar.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Existe o lado negro do cenário crível. De que as subsidiárias da Boeing por aí começam a montar os produtos finais e assumir linhas de produção para fugir das restrições impostas aos produtos norte-americanos. É a outra parte do "America First" e a resposta para "guerra comercial" fácil de vencer.Cassio escreveu: ↑Sáb Jul 07, 2018 7:01 pm
Você falou o que pode acontecer, na sua opinião.
A minha é... isso que você falou é apenas um dos cenários críveis, e o pior deles. Existem outros também críveis, e bem melhores.
E existem também os cenários possíveis para o caso de não se concretizar o negócio... entre eles o mais provável que é o da empresa correr sérios riscos por não poder competir no novo cenário do mercado, com fusões em todos os pontos da cadeia.
Se a empresa fizer sucesso com o E2 será ótimo... isso vai levar pelo menos uns 10 ou 15 anos... se depois disso a JV ajudar a desenvolver um novo Boeing, e este fizer sucesso com nossa fabricação de partes dele (asas como você citou)... será ótimo também... são empregos, renda e tecnologia sendo gerados.
Quanto a Embraer... bem... ela já se virou antes, boto fé que continuará a se virar. Inclusive sua sustentabilidade a longo prazo é uma das principais questões hora em discussão pelo grupo de trabalho.
Mil vezes isso a um Embraer unida e que vá minguar e se reduzir ano a ano.
Já está acontecendo em setores e empresas relevantes. Por exemplo, a Harley-Davidson, Ford e GM, FCA e JEEP, empresas de tecnologias e serviços, transnacionais que tem plantas e usam os EUA como plataforma de exportação como BMW, Mercedes, Honda e coreanos. Isso é verificado nos planos de investimento, realocação de produção e negócios dessas empresas grandonas. Os beneficiários México, Brasil, Uruguai, sudeste asiático, Itália, Europa Oriental.
O Brasil não é caro. Ao contrário. É muito competitivo e produtivo nos setores que são integrados com comércio internacional (compram e vendem muito com tecnologia atual). Além de vários impostos e problemas burocráticos que simplesmente não existe para certas empresas de maior tecnologia e que conhecem os caminhos. Com ou sem política norte-americana protecionista, o Brasil pode ser sim uma boa plataforma para produtos Boeing/Embraer já que tem boa infraestrutura, trabalhadores e fornecedores qualificados. Além de ser porto seguro para evitar os ataques tarifários aos EUA de mercados importantes como chinês e Europeu. Ou seja, não creio que a Boeing fecha as fábricas no Brasil e manda tudo para os EUA. Não sentido para uma empresa global que pensa globalmente como na área de aviação comercial e executiva.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7661
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2600 vezes
- Agradeceram: 1055 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Acredito que este seja um dos motivacionais para esta "união":
http://www.cavok.com.br/blog/aeronaves- ... ilia-a220/
http://www.cavok.com.br/blog/aeronaves- ... ilia-a220/
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Os C-Series agora são a família Airbus A220:
E já começaram com o pé direito, com a JetBlue trocando os Embraer por eles: https://g1.globo.com/economia/noticia/j ... rbus.ghtml
E já começaram com o pé direito, com a JetBlue trocando os Embraer por eles: https://g1.globo.com/economia/noticia/j ... rbus.ghtml
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Bons tempos:Bolovo escreveu: ↑Ter Jul 10, 2018 6:23 pm E já começaram com o pé direito, com a JetBlue trocando os Embraer por eles: https://g1.globo.com/economia/noticia/j ... rbus.ghtml
https://www.panrotas.com.br/noticia-tur ... 14446.html
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1337
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 482 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Por isso essa união com a Boeing é mais necessária do que nunca.
Não tem como competir com uma Airbus por trás do seu principal competidor... com os mercado Chinês e Russo se fechando... com os Japoneses correndo por fora.
A consolidação na indústria é uma verdade... desde fornecedores até as empresas aéreas... quem ficar sozinho ou desaparece ou vai ser um anão.
Não tem como competir com uma Airbus por trás do seu principal competidor... com os mercado Chinês e Russo se fechando... com os Japoneses correndo por fora.
A consolidação na indústria é uma verdade... desde fornecedores até as empresas aéreas... quem ficar sozinho ou desaparece ou vai ser um anão.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13931
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 770 vezes
- Agradeceram: 2408 vezes
Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Não é questão de fazer ou não acordo, é ter um cala boca de 20% nas ações da JV e achar isso um MEGA negócio.