EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#556 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Jul 06, 2018 10:50 am

Somente para ilustrar um exemplo, de como é a lida de determinadas questões parecidas ao "acordo" Boeing-EMB. Dito isso, peço um OFF-topic:
Macron estatiza estaleiro francês

O presidente francês, Emmanuel Macron, decidiu ontem estatizar o estaleiro STX France, para evitar que a empresa fosse comprada pelo grupo estatal italiano Fincantieri. Essa foi sua maior intervenção até agora no meio empresarial e expôs os limites do liberalismo de Macron. O ministro da Economia, Bruno Le Maire, disse que o "único objetivo" da estatização é defender interesses estratégicos da França na construção de navios.

:arrow: https://www.valor.com.br/internacional/ ... ro-frances
A França, que não é um país governado por 'esquerdistas ou bolivarianos", numa canetada só, estatiza um estaleiro somente para impedir que sua concorrente italiana a absorva e a domine. A que custo? Na defensa de interesses estratégicos...

Está ai algo a ser pensado... Defender interesses estratégicos. :idea:
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#557 Mensagem por Túlio » Sex Jul 06, 2018 3:04 pm

Frederico Vitor escreveu: Sex Jul 06, 2018 10:50 am Somente para ilustrar um exemplo, de como é a lida de determinadas questões parecidas ao "acordo" Boeing-EMB. Dito isso, peço um OFF-topic:
Macron estatiza estaleiro francês

O presidente francês, Emmanuel Macron, decidiu ontem estatizar o estaleiro STX France, para evitar que a empresa fosse comprada pelo grupo estatal italiano Fincantieri. Essa foi sua maior intervenção até agora no meio empresarial e expôs os limites do liberalismo de Macron. O ministro da Economia, Bruno Le Maire, disse que o "único objetivo" da estatização é defender interesses estratégicos da França na construção de navios.

:arrow: https://www.valor.com.br/internacional/ ... ro-frances
A França, que não é um país governado por 'esquerdistas ou bolivarianos", numa canetada só, estatiza um estaleiro somente para impedir que sua concorrente italiana a absorva e a domine. A que custo? Na defensa de interesses estratégicos...

Está ai algo a ser pensado... Defender interesses estratégicos. :idea:
Eis aí um ARGUMENTO, sem IDEOLOGICE nem frescuragem, e que eu, Túlio, não vejo como "off" de modo algum: há Visões Estratégicas e "visões estratégicas". A daqui me parece inquestionável qual seja...

De resto, fiquei mais devagar e comecei a repensar outra vez este assunto todo a partir do post do User Bolovo na página anterior: sempre que a questão estiver focada em SJC eu posso até morrer discordando mas sempre vou partir da premissa de que ele sabe mais do que eu sobre o tema em apreço. Assim, estou dando um tempo para pensar melhor e apenas Moderando.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#558 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 06, 2018 3:28 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Jul 06, 2018 8:10 am
gabriel219 escreveu: Qui Jul 05, 2018 11:41 pm "Se alguém de esquerda for eleito, vai melar o negócio".

Se a Boeing oferecer um prédio abandonado ao Boulos pela Embraer ele aceita e tem que ser um que ameaçado. O mesmo pra os demais da da ixquerda savadora!

Lembrando que foi na época da Dilma que houve uma das maiores rodadas de privatizações da história.

Agora fica dificil qualquer um Presidente que seja eleito impedir sendo que o Comandante da FAB apoia esse negócio da Embraer.

Se tivessemos Generais e Políticos do Executivo de culhões mesmo, mandava a Boeing tomar no c# e investia em um novo E3 só de raiva. USD 3,8 Bi pela Embraer? Tão zuando!

Lembrem-se que os outros USD 800 mi vão ser de depósito da Embraer.

É óbvio que o mercado reagiria mal, o acordo da Airbus-Bombardier foi de 50,1% pra primeira e 49,9% pra segunda, a Boeing quer vim aqui dá uma dedada de 80% na aviação comercial da Embraer e querer achar bom negócio? Essa JV nem engana, deram um cala boca de 20%. É pura e simples compra, inclusive do material humano (engenheiros).

Sorte dos acionistas da Boeing que os Brasileiros adoram fazer "exame de próstata" fora de época.
Colega, com todo o respeito, sem querer adentrar no mérito da briga esquerda x direita, se você me permite gostaria de apontar algumas imprecisões do seu comentário. No conclusão eu concordo contigo, não é esquerda ou direita que vai salvar o país, mas sim um patriotismo democrático. Mas não podemos nos apoiar em premissas erradas.

Primeiro que a embraer não está sendo privatizada. Ela ja foi na década de 90. Aqui se trata de exercer ou não a Golden Share em defesa da indústria nacional e a saberania sobre o conhecimento tecnológico de que dispomos.

A privatização da embraer foi o que salvou ela na década retrasada. Mas não podemos confundir isso com a omissão do estado em exercer sua soberania sobre uma empresa estratégica.

O que me bota mais medo é que meses antes desse negócio inciar o atual governo fez uma consulta ao Tribunal de Contas da União acerca da possibilidade do Brasil vender suas Golden Share. O parecer foi favorável pela venda.

Eu sou da opinião distinta. Sou patriota, mas vivo em um país se declara como Capitalista na constituição em uma cláusula pétrea que não pode ser abolida nem por emenda. Sendo assim, penso que todo investimento estatal em empresas estratégicas tinham que, por lei, ser convertido em uma golden share. Assim o estado teria poder de veto nas decisões de empresas como Avibras e isso teria impedido a morte lenta e dolorosa que a Mectron teve, mas não necessariamente seria a dona que iria gerir o negócio.

Mas não adianta nada ter a Golden Share se o fdp do governante não a usar em favor da indústria nacional e resolver vendê-la. E o risco que temos com a embraer é esse.

Sobre as privatizações da Dilma, havia muitas impropriedades jurídicas nas notícias da época e devemos analisar com cuidado. Não estou defendendo ela, mas devemos contextualizar as coisas. Boa parte do que foi chamado de privatização (inclusive pela esquerda, como o PSOL) na verdade não foi um privatização propriamente dita, mas verdadeiro arrendamento da coisa pública. O que a Dilma fez foram concessões públicas por prazo certo e determinado de um serviço que deveria ser prestado pelo estado, mas que este preferiu transferir para inciativa privada. Findo o prazo aquele serviço volta para o estado com todos os investimentos incorporados.

Nesse caso entram as chamadas "privatizações" de ferrovias, rodovias, hidroelétricas, linhas de energia, etc. O conceito popular mais próximo que temos de uma concessão pública seria compará-lo com um arrendamento. O estado continua dono, mas permite o uso pela inciativa privada mediante pagamento.

É diferente das privatizações da década de 90, como Embraer e Vale do Rio Doce. Nesses casos foi efetivamente venda definitiva, com o estado mantendo apenas uma ação especial com poder de veto.

Veja que não existe uma forma certa ou errada. As duas coexistem para situações diferentes. Enquanto as concessões públicas são ideias para serviços que o estado tinha obrigação de fazer diretamente, mas não consegue (manutenção de rodovias, de ferrovias, de linhas elétricas), as privatizações impropriamente ditas (venda definitiva) são normalmente aplicáveis em situações em que o estado foi o investidor inicial de um serviço que a iniciativa privada deveria prestar mas que na época não conseguia (como mineração, produção bélica, exploração de petróleo, etc).

De todo modo, não importa se foi privatizado, concedido, se tem Golden share ou não. A verdade é que nas mãos desses nossos políticos de merda (tanto de esquerda como de direita) tudo vai para o ralo em propinas. O que nos falta na classe polícia, antes de tudo, é patriotismo.
Cara, que loucura...

Quem falou que a Embraer está sendo privatizada?

Mas ótimo que tenha citado FHC, reforça meu argumento sobre "ixquerda sauvadora".
Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Jul 06, 2018 4:31 pm, em um total de 1 vez.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#559 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 06, 2018 3:31 pm

Meu Deus, Ciro Gomes kkkkkkkkk.

Saudades de quando aqui era discutido sobre a Embraer e não sobre malucos.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#560 Mensagem por Cassio » Sex Jul 06, 2018 6:22 pm

O pessoal aqui tá bem pessimista heim...

Trabalho lá... já nos deram mais alguns detalhes. Entretanto a coisa toda ainda demora, e muita coisa ainda terá de ser estudada e resolvida.

O que ocorreu poderá ser bom, aliás poderá ser ótimo para a Embraer que ficou, para a JV e também para o Brasil... e tb poderá não ser tão bom assim... só o tempo dirá. Estamos muito otimistas. Mas esperemos os detalhes e o desenrolar.

Uma coisa é certa... se não se associar com alguém, aí sim a coisa ficaria feia, com risco da empresa não ser viável em alguns anos.

Então muita calma nesta hora.


Sds,

Cássio
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#561 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 06, 2018 6:30 pm

Cara, não é questão de ser pessimista ou otimista.

A Boeing conseguiu tudo o que queria: controle da Aviação Comercial da Embraer, que possui jatos melhores de até 150 passageiros, substituto para seus engenheiros que irão aposentar e ainda matou uma futura concorrente.

Mesmo que tudo dê certo pro nosso lado, são apenad 20% das ações dessa Joint Venture, o que não garante quase nada e estamos cedendo isso por meros USD 3,8 Bi. Isso é dinheiro de pinga!

Não tem a menor possibilidade de ser otimista num quadro como esse!

Antes era "TALVEZ a aviação comercial da Embraer morra na próxima década", com esse contrato temos a certeza.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#562 Mensagem por Cassio » Sex Jul 06, 2018 7:10 pm

Não acho isso... mas vamos ver.

Fato... a aviação comercial da Embraer agora é da JV. Mas a Embraer ainda existirá, com novas coisas que virão por aí.

E a JV tem potencial para crescer muito, trazendo empregos, tecnologia e oportunidades. Antes ter 20% de algo que pode crescer... do que ter 100% de algo que pode morrer.

O mercado de aviação vive um momento único. Essa JV simplesmente é a salvação.

Veja bem:

De um lado os fornecedores da cadeia da indústria aeronáutica estão se unindo, formando grupos enormes e com muito poder de barganha... na outra ponta as empresas aéreas estão se unindo também, formando poderosos blocos, que tem muito poder de barganha... No meio, se a empresa fabricante não tiver fôlego, não consegue negociar bons contratos com seus fornecedores e por isso seus produtos terão maior custo... do outro lado os clientes tem poder de barganhar menores preços, o que diminui o lucro do fabricante.... agora coloque neste cenário fabricantes concorrentes se unindo para fazer frente a isso. Neste cenário não se sobrevive sozinho, não do tamanho que a empresa já tinha atingido.

Então, o valor proposto pela Av. COmercial para a JV é apenas uma parte da equação... não se prenda somente a isso. Tem que ver o que virá depois. Que projetos a JV vai desenvolver, o que será trazido para ser produzido por aqui, quanto vão investir na JV? Como será a relação JV x Embraer? COm certeza as empresas serão ao mesmo tempo clientes e fornecedoras umas das outras. Poderão desenvolver projetos em parceria, etc.


Por aqui tá é cheio de "profetas do Apocalipse"... Prefiro aguardar para ver os detalhes, que devem ser divulgados com o tempo.


Alguns aqui acham que isso é traição ao país... como assim... a Embraer é privada. Desenvolve produtos que lhe interessam, e não que interessem ao país. Ela tem que cuidar de sua sustentabilidade. Estando aqui, o país colhe frutos... cidadãos recebem salários, impostos são recolhidos, empresas satélites nascem, mais pessoas são empregadas, aeronaves são exportadas trazendo divisas, e assim a economia gira.

Ela não projeta aeronaves comerciais para o Brasil... projeta para o mercado. Seja lá onde estiver (e está fora daqui).

Se a JV continuar a desenvolver produtos, pouco me importa se quem aprova é o seu Conselho... pouco me importa quem está sentado lá. E se o novo produto for definido lá fora, e caber a JV desenvolvê-lo e depois industrializá-lo... ótimo. A roda continua girando e a Engenharia estará aqui.


Caso a JV se torne apenas uma montadora acéfala... ainda teremos a Embraer na Defesa e Av. Executiva, e sabe-se mais lá o que.


Então... Quem quiser continuar achando que é o fim do mundo... Que mude de planeta.


Fogo é ouvir que o governo deveria impedir o negócio... por que é Brasil!!! O Governo tem que cuidar para que a Av. de Defesa seja preservada (e parece que foi), que empregos sejam preservados (e parece que serão) e que tecnologia e competências sejam preservados (parece que serão).


Então prefiro aguardar. As informações que nós temos (nós funcionários) ainda são poucas... Mas o que se comenta nos corredores parece ser muito interessante. Todo mundo tá sim preocupado, pois é um cenário de mudanças a frente, e ninguém se sente confortável com mudanças, ainda mais quando não a conhece ao certo o que virá... mas o cenário agora tá parecendo que a incerteza aos poucos dará lugar a algo melhor. A ver.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#563 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 06, 2018 9:52 pm

Cara, que viagem...

Você ta cogitando da Boeing trazer algo pra construir no Brasil?

Pior, falando que os empregos aqui serão preservados...

Boa sorte.
toncat
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#564 Mensagem por toncat » Sex Jul 06, 2018 10:05 pm

Investidor aciona CVM contra operação entre Boeing e Embraer

O consultor Renato Chaves protocolou uma reclamação na Comissão de Valores Mobiliários acusando a joint venture de ser uma aquisição de controle

https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0002392224
O assunto Vai render.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#565 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Jul 06, 2018 10:08 pm

MPF cobra explicações sobre negociação entre Embraer e Boeing e pede ao TCU que apure acordo

Por Matheus Leitão

O Ministério Público Federal em São Paulo cobrou informações sobre a negociação para transferência do controle acionário da Embraer para a Boeing e pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) instaure processo de controle externo para analisar a operação

As providências foram tomadas em um procedimento preparatório aberto no dia 6 de março deste ano pelo MPF-SP. O caso teve início após representações formuladas pelos deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e Nelson Pelegrino (PT-BA). Segundo os petistas, a venda da Embraer seria ilegal e lesiva aos interesses nacionais.

Nesta quinta-feira (5), as empresas divulgaram um memorando de entendimento para um acordo que cria uma terceira empresa para a qual vão os ativos mais lucrativos para Embraer, os da aviação comercial. Nesta terceira empresa, a atual Embraer terá 20% e receberá US$ 3,8 bilhões. O negócio terá que ser aprovado pelo governo.

:arrow: https://www.aereo.jor.br/2018/07/06/mpf ... re-acordo/
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#566 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Jul 07, 2018 9:34 am

gabriel219 escreveu: Sex Jul 06, 2018 3:28 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Sex Jul 06, 2018 8:10 am

Colega, com todo o respeito, sem querer adentrar no mérito da briga esquerda x direita, se você me permite gostaria de apontar algumas imprecisões do seu comentário. No conclusão eu concordo contigo, não é esquerda ou direita que vai salvar o país, mas sim um patriotismo democrático. Mas não podemos nos apoiar em premissas erradas.

Primeiro que a embraer não está sendo privatizada. Ela ja foi na década de 90. Aqui se trata de exercer ou não a Golden Share em defesa da indústria nacional e a saberania sobre o conhecimento tecnológico de que dispomos.

A privatização da embraer foi o que salvou ela na década retrasada. Mas não podemos confundir isso com a omissão do estado em exercer sua soberania sobre uma empresa estratégica.

O que me bota mais medo é que meses antes desse negócio inciar o atual governo fez uma consulta ao Tribunal de Contas da União acerca da possibilidade do Brasil vender suas Golden Share. O parecer foi favorável pela venda.

[...]

De todo modo, não importa se foi privatizado, concedido, se tem Golden share ou não. A verdade é que nas mãos desses nossos políticos de merda (tanto de esquerda como de direita) tudo vai para o ralo em propinas. O que nos falta na classe polícia, antes de tudo, é patriotismo.
Cara, que loucura...

Quem falou que a Embraer está sendo privatizada?

Mas ótimo que tenha citado FHC, reforça meu argumento sobre "ixquerda sauvadora".
Cara eu posso ter escrito um post extremamente longo para uma única frase sua, me desculpe. Mas a intenção é evitar o debate ideológico de quem privatizou mais ou menos que o outro.

A questão é usar essas ferramentas com uma visão estratégica e patriótica ou não. Não importa quem seja o governante.

Quando a embraer foi privatizada (com muitos louros ao FHC, diga-se de passagem) foi mantida a Golden share. Ela foi mantida para ser utilizada em uma situação como agora. A proposta não agradou o mercado, as ações caíram 15%. Ja tem acionista acionando a CVM. É hora de usar a Golden Share com patriotimo e visão estratégica.

O absurdo dessa história não está no movimento da Boieng em si. Isso é das regras do mercado e está certo. O absurdo é eles botarem no saco nossa aviação comercial, matar um concorrente, levar embora nossos melhores engenheiros e ainda deixar um troquinho de 20%.

A ração negativa do mercado em cair 15% mostra que não é puramente uma questão ideológica. Dentro do pensamento de mercado esse acordo também saiu ruim.

No meu post eu só quis responder a sua colocação de quem privatizou mais ou menos. Isso não vem ao caso. O que vem vem ao caso é que temos uma Golden Share e quem for usá-la devera se perguntar se esse acordo atende ou não os interesses estratégicos do Brasil.

O duro é o atual governo já ter cogitado inclusive em vender suas Golden Share (não citou especificamente o caso da embraer, mas de ações desse tipo em geral).
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#567 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 07, 2018 9:47 am

Marcelo Ponciano escreveu: Sáb Jul 07, 2018 9:34 am
Cara eu posso ter escrito um post extremamente longo para uma única frase sua, me desculpe. Mas a intenção é evitar o debate ideológico de quem privatizou mais ou menos que o outro.

A questão é usar essas ferramentas com uma visão estratégica e patriótica ou não. Não importa quem seja o governante.

Quando a embraer foi privatizada (com muitos louros ao FHC, diga-se de passagem) foi mantida a Golden share. Ela foi mantida para ser utilizada em uma situação como agora. A proposta não agradou o mercado, as ações caíram 15%. Ja tem acionista acionando a CVM. É hora de usar a Golden Share com patriotimo e visão estratégica.

O absurdo dessa história não está no movimento da Boieng em si. Isso é das regras do mercado e está certo. O absurdo é eles botarem no saco nossa aviação comercial, matar um concorrente, levar embora nossos melhores engenheiros e ainda deixar um troquinho de 20%.

A ração negativa do mercado em cair 15% mostra que não é puramente uma questão ideológica. Dentro do pensamento de mercado esse acordo também saiu ruim.

No meu post eu só quis responder a sua colocação de quem privatizou mais ou menos. Isso não vem ao caso. O que vem vem ao caso é que temos uma Golden Share e quem for usá-la devera se perguntar se esse acordo atende ou não os interesses estratégicos do Brasil.

O duro é o atual governo já ter cogitado inclusive em vender suas Golden Share (não citou especificamente o caso da embraer, mas de ações desse tipo em geral).
Agora sim deu pra entender sua posição e concordo, apesar de algumas ressalvas, mas concordo.

Se esse acordo fosse algo semelhante ao da Airbus-Bombardier, creio que nem estaríamos falando sobre tal, mas aos moldes como está sendo feito é ridículo.

O pior é ver gente bater palma e cogitar da Boeing trazer linha de produção pra cá.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#568 Mensagem por arcanjo » Sáb Jul 07, 2018 10:17 am

Publicado Em 05/07 - 00 H42
THE WALL STREET JOURNAL - Boeing to Take Over Embraer’s Commercial-Jet Business
Deal extends the U.S. plane maker’s reach into the market for smaller passenger jets

Andrew Tangel E Robert Wall

Boeing Co. BA 0.13% is taking control of Embraer SA’s ERJ -8.89% commercial jetliner business, extending the U.S. aerospace giant’s reach into the market for smaller passenger planes.

The agreement with the Brazilian company marks another big step in the remaking of the global aerospace landscape that has left Boeing and Airbus EADSY 0.69% SE with an effective duopoly for planes with more than 150 seats. Now, the two aircraft makers are bracing for new competition in coming years from China and Russia, where aerospace companies are working on new single-aisle and wide-body planes.

Chicago-based Boeing said Thursday that it will take an 80% stake in Embraer’s commercial airplane and services business. Embraer will own the remaining 20% of what the two plane makers cast as a joint venture valued at $4.75 billion. Boeing will pay its new partner $3.8 billion in cash once the deal closes, Embraer executives said. Embraer will also commit cash and debt to the commercial joint venture, they said, without providing more details.

Boeing shares, which are up 13% this year, were off slightly midday Thursday, while Embraer’s shares plunged 14% as analysts said investors were expecting a higher purchase price. The Wall Street Journal reported in December that Boeing and Embraer were in takeover talks.

Boeing and Embraer had been working to assuage the Brazilian government’s concerns that the deal would compromise the independence of Embraer’s defense business. Workers at Embraer plants in Brazil have protested over the deal in recent months.

Boeing said executives will run the joint venture from Embraer’s base in Brazil and report directly to Boeing Chief Executive Dennis Muilenburg.

Boeing wants the added scale and cost savings to help it compete against Airbus and other rivals. The joint venture would create about $150 million in annual pretax cost savings by its third year, Boeing said.
Mr. Muilenburg said the Embraer partnership fits Boeing’s strategy to make investments “that enhance and accelerate our growth plans.”

Embraer executives said they want Boeing’s global network of airline customers to help generate new sales for Embraer jets. That marketing clout has become more important to Embraer since Airbus said in October that it would make some planes jointly with Canada’s Bombardier Inc. Embraer and Bombardier compete directly to make smaller passenger jets.

Airbus is also looking for efficiencies through its partnership with Bombardier. The European aerospace company completed its takeover of Bombardier’s CSeries narrow-body plane-making unit on Sunday.
The larger version of the CSeries plane, the CS300, seats around 140 people and competes with smaller versions of Airbus and Boeing narrow-bodies. The 120-seat CS100 competes with Embraer’s largest plane. The CSeries has struggled against those rivals, garnering just 400 orders since it was introduced a decade ago.

Airbus believes it can boost CSeries sales in what it estimates to be a market for about 6,000 planes of that size. Airbus is expected to announce some airline commitments for the CSeries at this month’s Farnborough Air Show outside London, the industry’s largest gathering this year.

Aerospace executives have said the partnership between Airbus and Bombardier spurred other companies to pursue their own joint-venture talks.

“It’s in Embraer’s best interest to get a deal done,” said Carter Copeland, an analyst at Melius Research. “Their commercial business faces a pretty big challenge.”

Boeing and Embraer also said Thursday that they will create a separate joint venture “to promote and develop new markets and applications for defense products and services,” such as Embraer’s KC-390 military transport jet.
Embraer executives said the Brazilian company would have a majority interest in the defense unit but that the details haven’t been worked out.

Embraer, which is based in the state of São Paulo, has been a cornerstone of Brazil’s manufacturing sector for almost 50 years. The company is the world’s third-largest commercial-jet manufacturer by revenue and has some 18,000 employees. It is best known for making regional jets in the 70- to 100-seat range, used heavily on routes that don’t warrant larger Boeing or Airbus planes.
Boeing is the world’s largest aerospace company with a market value of about $194 billion and an order backlog of about 6,000 jets valued at more than $400 billion. It makes commercial jetliners and defense, space and security systems as well as military aircraft, weapons and satellites.

The deal is expected to close by late 2019 and will require regulatory approval. The companies said the deal isn’t binding. Embraer said it has the right to force Boeing to buy the remaining 20% of the joint venture anytime over the next decade.

—Jeffrey T. Lewis contributed to this article.
Corrections & Amplifications


http://www.fab.mil.br/notimp#n135910

abs.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#569 Mensagem por Cassio » Sáb Jul 07, 2018 11:58 am

gabriel219 escreveu: Sex Jul 06, 2018 9:52 pm Cara, que viagem...

Você ta cogitando da Boeing trazer algo pra construir no Brasil?

Pior, falando que os empregos aqui serão preservados...

Boa sorte.
Cara não estou cogitando nada. Eu sei.
Nos falamos em alguns meses.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#570 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Jul 07, 2018 12:03 pm

Boeing and Embraer also said Thursday that they will create a separate joint venture “to promote and develop new markets and applications for defense products and services,” such as Embraer’s KC-390 military transport jet.
Embraer executives said the Brazilian company would have a majority interest in the defense unit but that the details haven’t been worked out.
Outra coisa que proecupa. Vai abrir uma JV para cada produto militar da Embraer? Ai vai secar a aerea de Defesa e deixar só o Gripen lá?

Ou seja, não sobra ninguém para absorver a transferência de tecnologia da SAAB. A área de defesa e segurança não vai se manter só com 30 gripens.

Era melhor rescindir o contrato com a Saab e fazer uma compra de prateleira de F-18, sem TOT, com 1/3 do preço. Do jeito que está o prejuízo vai ser maior porque vamos pagar para a Saab pela transferência de tecnologia que não vai conseguir se sustentar no Brasil.

Por mais que a Boeing venda ST e Kc Igual água no deserto isso vai ser inócuo para nossa indústria de defesa. Na prática vai ser o ST e o KC da Boieng, não do Brasil.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Trancado