E porque não conseguiria? Seja num caça ou numa plataforma maior, o operador seria o mesmo, um cara sentado olhando pra uma display colorido. O que o Marechal disse faz todo o sentido. Uma plataforma maior teria sensores mais potentes, mais operadores, seria o meio de controle ideal. A maior vantagem do caça que eu vejo é voar mais próximo desses drones. Mas senão me engano já pilotam Predator a partir dos EUA que elimina alvos no meio do Paquistão, não sei se essa proximidade seria realmente necessáriaFCarvalho escreveu: Dom Jun 10, 2018 4:12 pmMas ele consegue controlar drones de ataque?Marechal-do-ar escreveu: Dom Jun 10, 2018 4:01 pm Se é tão importante que o controle esteja voando, então por que não um 195-E2? Da para controlar vários drones com ele, e de quebra, ainda colocar um radar para servir de AWACS.
Como AEW eu acho que é apenas questão de tempo. Já controlar drones, tenho lá minhas dúvidas.
Abs
Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Tucano News
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3353 vezes
Re: Super Tucano News
Obrigado pela informação pessoal.
Acho que não estamos tão distantes assim de poder utilizar este meio. É uma alternativa factível para nós.
O problema é a limitação da quantidade de AEW de que dispomos. Apenas cinco não deve valer a pena o risco, já que nem caças existirão em número suficiente para defender aqueles.
Abs
Acho que não estamos tão distantes assim de poder utilizar este meio. É uma alternativa factível para nós.
O problema é a limitação da quantidade de AEW de que dispomos. Apenas cinco não deve valer a pena o risco, já que nem caças existirão em número suficiente para defender aqueles.
Abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: Super Tucano News
Tanto o Gripen F + UCAV da classe nEUROn quanto A-29"D" + UAV da classe Predator/Reaper deveriam ser pensados, ainda mais se tratando de SEAD e COIN.
Para nosso cenário na AL, vejo como fundamental possuirmos A-29 ao longo da fronteira, tanto pra DA contra ilícitos em tempos de paz mas também para CAS/COIN em um futuro conflito, apoiando PEF's da região.
A versão "C" poderia ser equipada com heliCOAT, HMD, EO/FLIR e 3 MFD's para missões de CAS/COIN, enquanto a versão "D" seria parecida, porém com adicional para controlar drones como o Falcão (elevar sua capacidade de carga para, no mínimo, 400 kg), com esse novo Falcão operando mísseis MAR-1 e heliCOAT.
A-29"C/D" + ARP Falcão 2.0 seria um binômio pra causar calafrios em qualquer um da AL e teria um belo mercado internacional, provavelmente único no mundo.
Mas ainda sim eu manteria o binômio Gripen F + UCAV "nEUROn" pra cenários mais quentes/dissuasão.
Já o E2/Lineage 1000 viria nas versões de AWACS e Multi-Intel/SAR para substituir o E-99/R-99, podendo também controlar drones, assim como derivando um patrulheiro pra substituir os P-3AM, indo pra MB, também operando drones de vigilância (da classe do Super Heron/Eitan) e UCAV Naval (com capacidade para disparar mísseis antinavio).
Sobre a fala do Marechal na questão do "controle não estar no chão", eu acho isso interessantíssimo, pois dificilmente irá conseguir rastrear a origem do controlador, já que sempre estará em movimento e fica mais difícil de interferir, principalmente se utilizar bloqueadores de sinal ou SACLOS.
Para nosso cenário na AL, vejo como fundamental possuirmos A-29 ao longo da fronteira, tanto pra DA contra ilícitos em tempos de paz mas também para CAS/COIN em um futuro conflito, apoiando PEF's da região.
A versão "C" poderia ser equipada com heliCOAT, HMD, EO/FLIR e 3 MFD's para missões de CAS/COIN, enquanto a versão "D" seria parecida, porém com adicional para controlar drones como o Falcão (elevar sua capacidade de carga para, no mínimo, 400 kg), com esse novo Falcão operando mísseis MAR-1 e heliCOAT.
A-29"C/D" + ARP Falcão 2.0 seria um binômio pra causar calafrios em qualquer um da AL e teria um belo mercado internacional, provavelmente único no mundo.
Mas ainda sim eu manteria o binômio Gripen F + UCAV "nEUROn" pra cenários mais quentes/dissuasão.
Já o E2/Lineage 1000 viria nas versões de AWACS e Multi-Intel/SAR para substituir o E-99/R-99, podendo também controlar drones, assim como derivando um patrulheiro pra substituir os P-3AM, indo pra MB, também operando drones de vigilância (da classe do Super Heron/Eitan) e UCAV Naval (com capacidade para disparar mísseis antinavio).
Sobre a fala do Marechal na questão do "controle não estar no chão", eu acho isso interessantíssimo, pois dificilmente irá conseguir rastrear a origem do controlador, já que sempre estará em movimento e fica mais difícil de interferir, principalmente se utilizar bloqueadores de sinal ou SACLOS.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62087
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6824 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
gabriel219 escreveu: Dom Jun 10, 2018 5:07 pm Tanto o Gripen F + UCAV da classe nEUROn quanto A-29"D" + UAV da classe Predator/Reaper deveriam ser pensados, ainda mais se tratando de SEAD e COIN.
Para nosso cenário na AL, vejo como fundamental possuirmos A-29 ao longo da fronteira, tanto pra DA contra ilícitos em tempos de paz mas também para CAS/COIN em um futuro conflito, apoiando PEF's da região.
A versão "C" poderia ser equipada com heliCOAT, HMD, EO/FLIR e 3 MFD's para missões de CAS/COIN, enquanto a versão "D" seria parecida, porém com adicional para controlar drones como o Falcão (elevar sua capacidade de carga para, no mínimo, 400 kg), com esse novo Falcão operando mísseis MAR-1 e heliCOAT.
A-29"C/D" + ARP Falcão 2.0 seria um binômio pra causar calafrios em qualquer um da AL e teria um belo mercado internacional, provavelmente único no mundo.
Mas ainda sim eu manteria o binômio Gripen F + UCAV "nEUROn" pra cenários mais quentes/dissuasão.
Já o E2/Lineage 1000 viria nas versões de AWACS e Multi-Intel/SAR para substituir o E-99/R-99, podendo também controlar drones, assim como derivando um patrulheiro pra substituir os P-3AM, indo pra MB, também operando drones de vigilância (da classe do Super Heron/Eitan) e UCAV Naval (com capacidade para disparar mísseis antinavio).
Sobre a fala do Marechal na questão do "controle não estar no chão", eu acho isso interessantíssimo, pois dificilmente irá conseguir rastrear a origem do controlador, já que sempre estará em movimento e fica mais difícil de interferir, principalmente se utilizar bloqueadores de sinal ou SACLOS.
Eu não chegaria ao extremo de falar em A-29D, preferiria algo como Block 2 ou algo assim, porque não tem nenhuma mudança estrutural importante a ser feita, estaria mais para um upgrade na aviônica. P ex, um WAD para o 2P já lhe permitiria controlar facilmente de 4 a 6 drones, enquanto o 1P seguiria usando seus MFDs e HUD/HMD para sua função.
Esse lance de usar -99 ou algo assim para guiar drone me parece meio exagerado, eis que - dado o uso de uma aeronave maior e com HV mais cara - aumentaria o custo de cada Missão; não teria como defender os drones de um ataque; não teria nem como SE defender. A razão de optar por A-29B seria a capacidade de coordenar os drones via data-link LOS, com sinal mais forte (o de satélite é bem fraquinho e fácil de jammear) e, com alguns AAMs, poder inclusive defendê-los e a si próprio contra helis e aeronaves similares a ele próprio, se mantendo fora do alcance da AAAe que, no caso, seria armamento e munição com alcance em altitude inferior a FL-150 (praticamente todo o subcontinente). O Super Tucano se vê em casa ali, atacando e coordenando ataque sem ser alvo de nada nem ninguém; se o cenário é mais, digamos, "complicado", é a hora de mandar Gripen F + UCAV stealth...
Esse lance de usar -99 ou algo assim para guiar drone me parece meio exagerado, eis que - dado o uso de uma aeronave maior e com HV mais cara - aumentaria o custo de cada Missão; não teria como defender os drones de um ataque; não teria nem como SE defender. A razão de optar por A-29B seria a capacidade de coordenar os drones via data-link LOS, com sinal mais forte (o de satélite é bem fraquinho e fácil de jammear) e, com alguns AAMs, poder inclusive defendê-los e a si próprio contra helis e aeronaves similares a ele próprio, se mantendo fora do alcance da AAAe que, no caso, seria armamento e munição com alcance em altitude inferior a FL-150 (praticamente todo o subcontinente). O Super Tucano se vê em casa ali, atacando e coordenando ataque sem ser alvo de nada nem ninguém; se o cenário é mais, digamos, "complicado", é a hora de mandar Gripen F + UCAV stealth...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: Super Tucano News
O "D" eu falo como um upgrade grande e "marqueteiro" do A-29.
E é bem isso mesmo, um WAD para o 2P e 3 MFD's ao 1P, junto com HMD. Nesse caso AWACS seria importante pra fazer uma cobertura de detecção ou colocar Gripen para escoltar, já que o A-29 não dispõe de radares.
O alcance de 1,100 km do UAV estaria de bom tamanho, se armado poder operar por 12 horas, melhor ainda. Com 400 kg de capacidade de carga e 3 pilons (2 nas asas e um no ventre) abre um leque para utilizar míssil antirradiação MAR-1 no ventre, bombas guiagas FPG/SMKB ou mesmo HeliCOAT nas asas, com Spike ER e NLOS, com alcance entre 8-30 km, podendo atacar inclusive AAe.
Já o A-29"D" ou "B2" poderaria com tanques de combustível, mísseis AAM e talvez pods ECM.
Em caso de CAS/COIN em um ataque surpresa na fronteira, os PEF's seriam deslocados com Marruá orgânicos para a região, apoiados por Bia Mrt 81 mm orgânica do PEF e solicitariam apoio aos A-29"C" ou "A-B2", que teriam bombas guiadas, foguetes guiados e não guiados, além de mísseis Spike ER/NLOS.
Lembrando que esse meu modelo de PEF eles contam com Kornet e GS 777, além de algumas Mags e M2.
E como disse, além disso, é Gripen F + UCAV Stealth.
P$@$, é uma puta força aérea pra um custo não muito grande e podemos fazer isso aqui!
E é bem isso mesmo, um WAD para o 2P e 3 MFD's ao 1P, junto com HMD. Nesse caso AWACS seria importante pra fazer uma cobertura de detecção ou colocar Gripen para escoltar, já que o A-29 não dispõe de radares.
O alcance de 1,100 km do UAV estaria de bom tamanho, se armado poder operar por 12 horas, melhor ainda. Com 400 kg de capacidade de carga e 3 pilons (2 nas asas e um no ventre) abre um leque para utilizar míssil antirradiação MAR-1 no ventre, bombas guiagas FPG/SMKB ou mesmo HeliCOAT nas asas, com Spike ER e NLOS, com alcance entre 8-30 km, podendo atacar inclusive AAe.
Já o A-29"D" ou "B2" poderaria com tanques de combustível, mísseis AAM e talvez pods ECM.
Em caso de CAS/COIN em um ataque surpresa na fronteira, os PEF's seriam deslocados com Marruá orgânicos para a região, apoiados por Bia Mrt 81 mm orgânica do PEF e solicitariam apoio aos A-29"C" ou "A-B2", que teriam bombas guiadas, foguetes guiados e não guiados, além de mísseis Spike ER/NLOS.
Lembrando que esse meu modelo de PEF eles contam com Kornet e GS 777, além de algumas Mags e M2.
E como disse, além disso, é Gripen F + UCAV Stealth.
P$@$, é uma puta força aérea pra um custo não muito grande e podemos fazer isso aqui!
Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Jun 10, 2018 8:32 pm, em um total de 2 vezes.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62087
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6824 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Pior, @gabriel219, imagines ST fazendo REVO buddy-buddy em UCAV, o céu é o limite, POWS!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: Super Tucano News
Gripen F + UCAV Stealth tudo bem, é um pensamento complicado, mas A-29 "C/D ou Block 02" + UAV Falcão 2.0 deveria ser um pensamento prioritário pra FAB, até pra treinamento de pilotos caso tente adotar a primeira solução.
Pra Embraer seria ótimo, já que abriria um mercado enorme, ainda mais para o EUA e OTAN.
Pra Embraer seria ótimo, já que abriria um mercado enorme, ainda mais para o EUA e OTAN.
Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Jun 10, 2018 9:09 pm, em um total de 1 vez.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3353 vezes
Re: Super Tucano News
Eu tenho cá pra mim que a parceria com os suecos vai abrir a cabeça de muitas pessoas dentro da FAB. E não apenas em função do Gripen.
O ST é uma das muitas opções que teremos para analisar a organização da FAB para o seu centenário.
Se um dia chegarmos a ter 9 esquadrões algo longo das fronteiras...
Abs
O ST é uma das muitas opções que teremos para analisar a organização da FAB para o seu centenário.
Se um dia chegarmos a ter 9 esquadrões algo longo das fronteiras...
Abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: Super Tucano News
O pior é que nem precisamos dos Suecos pra ter A-29X + UAV Falcão 2.0, basta um upgrade em cada um dos modelos atuais e pronto pra uso.FCarvalho escreveu: Dom Jun 10, 2018 8:43 pm Eu tenho cá pra mim que a parceria com os suecos vai abrir a cabeça de muitas pessoas dentro da FAB. E não apenas em função do Gripen.
O ST é uma das muitas opções que teremos para analisar a organização da FAB para o seu centenário.
Se um dia chegarmos a ter 9 esquadrões algo longo das fronteiras...
Abs
Já temos tudo, só falta dinheiro e pensamento.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3353 vezes
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2239
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Super Tucano News
Acidente com Super Tucano na base aérea de Holloman nos EUA
http://www.cavok.com.br/blog/acidente-c ... n-nos-eua/
Sabotagem ?
http://www.cavok.com.br/blog/acidente-c ... n-nos-eua/
Sabotagem ?
Gogogas !
- Diupa
- Intermediário
- Mensagens: 139
- Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: Super Tucano News
Navalha de Occam.gogogas escreveu: Sex Jun 22, 2018 9:59 pm Acidente com Super Tucano na base aérea de Holloman nos EUA
http://www.cavok.com.br/blog/acidente-c ... n-nos-eua/
Sabotagem ?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3353 vezes
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6864
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1986 vezes
- Agradeceram: 811 vezes
Re: Super Tucano News
https://pt.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Occam
Basicamente significa que a explicação mais simples é geralmente a mais correta.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3353 vezes