Corpo de Fuzileiros Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2011 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 13, 2018 10:44 pm

Eu avisei...

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#2012 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 10:41 am

Gabriel dá pra explicar melhor a que se refere as outras alternativas estudadas pela Imbel em relação ao Fuzil citado no final do artigo?

Na foto o fuzil de cano maior não é o DMR que tanto se falou aqui?

Se puder desenhar ou colocar imagens pra eu entender melhor agradeço.

Abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2013 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 14, 2018 2:35 pm

Não, na foto é uma versão que o CFN pediu de cano longo, semelhante ao M16.

O que penso é que o CFN quer testar ambas as versões, de cano curto e cano longo, para verificar qual deverá adotar.

Lembrando que o USMC, basicamente o espelho do nosso CFN, está trocando seus M16 por M4, mas se caso o CFN optar pelo fuzil de cano maior, a Imbel fabricará um guarda-mão mais alongado, igual ao das versões antigas do IA2.

Eu acho um completo exagero fuzis com cano de 20" para uso comum. O EB aproveitou essa versão e está em estudo pra DMR, mas ainda não selecionaram o calibre.

Já a última foto são experimentos da Imbel com requisitos vindos de todas as Forças, incluindo FE's. Aquele novo "flash-hider" está sendo testado pra diminuir o recuo e substituir o atual do 5.56 mm e o muzzle brake do 7.62 mm.

O sistema de mira semelhante ao do M16/G36 é um requisito do CFN, embora não sei te dizer se o requisito do CFN foi para que seja um alça. Vai de 100-600 metros, regulando de 100 m em 100 m.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#2014 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 2:57 pm

Tirando o fato de que as ffaa's não conversam entre si, é de se admitir que um fuzil DMR não esteja nos planos do CFN.
Na verdade seria esperar demais requisitos comuns ou interesse nas mesmas versões, ainda que de um simples fuzil.

Abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2015 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 14, 2018 3:34 pm

Até que o CFN tem colaborado um pouco com o EB ultimamente, até estava junto sobre os AH-1W.

O EB aproveitou a versão e levou alguns pra Bda Pqdt pra testes como DMR, com Acog 4x32.

Hoje a "DMR" no EB é um FAL com uma mira BGS ZF 4x, além do Galatz, que não faço ideia do que ocorreu com eles, já que os Pqdts tinham alguns atuando como DMR.

Creio que a medida ideal seria adotar um DMR 5.56 com cano 18,5" á nível de GC e um 7.62 mm com cano de 20" no Grupo de Apoio de Fogo.

Talvez o CFN pense em um DMR também.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6334 vezes
Agradeceram: 6685 vezes
Contato:

#2016 Mensagem por Túlio » Qui Jun 14, 2018 4:33 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jun 14, 2018 2:57 pm Tirando o fato de que as ffaa's não conversam entre si, é de se admitir que um fuzil DMR não esteja nos planos do CFN.
Na verdade seria esperar demais requisitos comuns ou interesse nas mesmas versões, ainda que de um simples fuzil.

Abs

Não sei se não está mas sei que recentemente esteve: tentaram primeiro com os FAL que tinham sido substituídos pelos M-16 e disseram que estavam muito detonados (até pode ser, mas a mim parece mais que o problema foi a dificuldade de colocar luneta neles, precisa de uma peça que seja presa à parte inferior da caixa da culatra, porque o aço da parte superior "trabalha" durante o disparo, acabando com o "zero" a cada meio carregador, mais ou menos) e depois com os M-14 que vieram com as Garcia.

No que deu eu não sei...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2017 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 5:17 pm

Se com EB é CFN anda assim, que são os dois maiores usuários de fuzis do país, nem adianta contar então com a infantaria da FAB.

Uma versão CQB ainda não apareceu, e nem um modelo para FE 's. Devendo também um modelo para sniper, e que não se restrinja a uma mera adaptação do FAL com cara de ia2.

Tudo isso deveria interessar a todos. Mas...

Abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2018 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 14, 2018 6:53 pm

Túlio escreveu: Qui Jun 14, 2018 4:33 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jun 14, 2018 2:57 pm Tirando o fato de que as ffaa's não conversam entre si, é de se admitir que um fuzil DMR não esteja nos planos do CFN.

Abs

Não sei se não está mas sei que recentemente esteve: tentaram primeiro com os FAL que tinham sido substituídos pelos M-16 e disseram que estavam muito detonados (até pode ser, mas a mim parece mais que o problema foi a dificuldade de colocar luneta neles, precisa de uma peça que seja presa à parte inferior da caixa da culatra, porque o aço da parte superior "trabalha" durante o disparo, acabando com o "zero" a cada meio carregador, mais ou menos) e depois com os M-14 que vieram com as Garcia.

No que deu eu não sei...
Bem lembrado, mas até agora nunca nem vi M14 sendo usado pra tal, talvez seja o estado deles.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6334 vezes
Agradeceram: 6685 vezes
Contato:

#2019 Mensagem por Túlio » Qui Jun 14, 2018 6:56 pm

Como falei, @gabriel219, até onde sei é isso. O depois vai depender de novas infos, porque chutar todo mundo chuta, saber são poucos e, ao menos nesse caso, não sei praticamente nada que se aproveite.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#2020 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 14, 2018 7:00 pm

Se as M14 que vieram forem em corpo de madeira, talvez o problema tenha sido esse. Com o tempo, tende á haver problemas.

A Imbel hoje já consegue fixar a caixa da culatra do FAL para suporte de lunetas, assim como a DSA. Ela fez isso naquele conceito de IA2 "PSR".

Como DMR são poucas unidades, o próprio CFN poderia adquirir M16 dedicada ou versões da AR10 até formar doutrina, pois até o EB possui uma ideia de DMR bem melhor do que o CFN, que nunca chegou a ter, até onde eu saiba.

Já a Galatz que pertenciam ao Pqdt, especulo que algumas M110 as substituíram, pois vi reportagens do Rio de Janeiro de Precursores do Pqdt com M110.
FCarvalho escreveu: Qui Jun 14, 2018 5:17 pm Se com EB é CFN anda assim, que são os dois maiores usuários de fuzis do país, nem adianta contar então com a infantaria da FAB.

Uma versão CQB ainda não apareceu, e nem um modelo para FE 's. Devendo também um modelo para sniper, e que não se restrinja a uma mera adaptação do FAL com cara de ia2.

Tudo isso deveria interessar a todos. Mas...

Abs
Versão CQB já há em 7.62 mm, inclusive um dos seguranças do Gen. Braga Netto apareceu com uma durante a visita em um morro.

Alguns órgãos da PM chegou a pedir pra Imbel o desenvolvimento dessa carabina, mas não sei te afirmar quais. Especulo que o COE esteja junto.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#2021 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 8:52 pm

Esse CQB foi uma das primeiras versões propostas no começo deste projeto. Era em 5,56 salvo engano.
Porque não andou honestamente não sei.
As PM's e PC dos Estados seriam as principais interessadas. Para não falar do pessoal de operações especiais policiais e militares.

Abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2022 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 8:57 pm

Túlio escreveu: Qui Jun 14, 2018 6:56 pm Como falei, @gabriel219, até onde sei é isso. O depois vai depender de novas infos, porque chutar todo mundo chuta, saber são poucos e, ao menos nesse caso, não sei praticamente nada que se aproveite.
Não há nada sobre DMR nos fuzileiros da marinha. O assunto está em suspenso há algum tempo.
Provavelmente esperando as avaliações do IA-2 e versões.
Talvez com um pouco de paciência e boa vontade seja possível chegar a pontos em comum com o EB no sentido de aproveitar os estudos hora desenvolvidos pela Imbel.
Sem perda de identidade. :roll:

Abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2023 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 15, 2018 12:07 am

Um requisito eu sei que o EB não vai cumprir: alavanca de manejo ambidestra.

Teria que mudar muita coisa e encareceria o fuzil. O seletor de tiro ambidestro a Imbel já fez.

Eu cheguei a manejar o IA2 e sou canhoto (na verdade, ambidestro), não tive qualquer problema em soltar o carregador com a mão da empunhadura, acionando o retém com o "dedo do gatilho" enquanto a outra pegava um carregador e conseguir acionar a alavanca com a mão direita.

E como ninguém quer trocar o carregador sem cobertura alguma, fazendo malabarismo igual se ver em vídeos, não vejo o porque disso.

A coronha nova foi desenvolvida especialmente para o CFN, atenderam os requisitos do cano e estão ajustando o sistema de mira. Aliando isso ao seletor de tiro ambidestro, creio que atende 99% dos requisitos do CFN, já que não reclamaram da confiabilidade do fuzil.

Só gostaria que adotassem cano entre 13"-16,5". Ser SS e flutuante vai torna-lo mais preciso que os M16 atuais, não vai precisar de todos aqueles mm's (538 mm ao todo de cano) pra um fuzil de assalto.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 799 vezes

#2024 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jun 15, 2018 2:00 am

gabriel219 escreveu: Sex Jun 15, 2018 12:07 am Um requisito eu sei que o EB não vai cumprir: alavanca de manejo ambidestra.

Teria que mudar muita coisa e encareceria o fuzil. O seletor de tiro ambidestro a Imbel já fez.

Eu cheguei a manejar o IA2 e sou canhoto (na verdade, ambidestro), não tive qualquer problema em soltar o carregador com a mão da empunhadura, acionando o retém com o "dedo do gatilho" enquanto a outra pegava um carregador e conseguir acionar a alavanca com a mão direita.

E como ninguém quer trocar o carregador sem cobertura alguma, fazendo malabarismo igual se ver em vídeos, não vejo o porque disso.

A coronha nova foi desenvolvida especialmente para o CFN, atenderam os requisitos do cano e estão ajustando o sistema de mira. Aliando isso ao seletor de tiro ambidestro, creio que atende 99% dos requisitos do CFN, já que não reclamaram da confiabilidade do fuzil.

Só gostaria que adotassem cano entre 13"-16,5". Ser SS e flutuante vai torna-lo mais preciso que os M16 atuais, não vai precisar de todos aqueles mm's (538 mm ao todo de cano) pra um fuzil de assalto.
Eu concordo, uma alavanca de manejo ambidestra é luxo, o Kalashnikov sempre teve a alavanca de manejo deles no lado direito do fuzil e até hoje pouquíssimos usuários modificam o fuzil pra posicionar a alavanca do lado esquerdo, mesmo isso levando em conta o fato de que a população de destros são aprox 90% da população humana. Gabriel, qual a precisão atual do IA2 com a munição do serviço, uns 3 MOA?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219
Sênior
Sênior

#2025 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 15, 2018 7:05 am

Viktor Reznov escreveu: Sex Jun 15, 2018 2:00 am Eu concordo, uma alavanca de manejo ambidestra é luxo, o Kalashnikov sempre teve a alavanca de manejo deles no lado direito do fuzil e até hoje pouquíssimos usuários modificam o fuzil pra posicionar a alavanca do lado esquerdo, mesmo isso levando em conta o fato de que a população de destros são aprox 90% da população humana. Gabriel, qual a precisão atual do IA2 com a munição do serviço, uns 3 MOA?
Não faço ideia sobre a precisão do IA2, principalmente o de 13" e poucos falam nisso.

O que dá pra fazer é especular de acordo com as características do cano do fuzil. Ele é mais pesado que o comum, cheguei a comparar o cano com a de um M16A1 do COE, que é bem mais leve.

É SS e flutuante, de acordo com isso, o mínimo que posso dizer é que ele chega a ser tão preciso quanto um M4 com cano de 14,5" cromado.

Claro, a munição também influencia e a CBC mandou bem na nova linha de munições, tanto a SAT quanto a OTM, então não as vejo como problema.

Eu uso bastante dados de atiradores do EUA pra tentar fazer especulações sobre a precisão do IA2, pois eu nunca consigo saber qual a real precisão do Fuzil além dos comentários de "muito bom". Mas muito bom pode ser 2 MOA, 3 MOA, 4 MOA...
http://www.m4carbine.net/showthread.php ... e-Accuracy
Aqui mesmo tinha um cara perguntando se estava muito bom conseguir 4 MOA com um Colt de 14,5".

Creio que só veremos mais detalhes com o tempo, mas especulo que seja, no mínimo, tão preciso quanto um M4 com cano de 14,5".

Responder