30 de junho de 2018
US Army escolhe solução interina de defesa antiaérea de curto alcance
O Exército dos EUA escolheu a solução da Leonardo DRS para seu sistema de defesa aérea de curto alcance (IM-SHORAD). A empresa italiana fornecerá a torre – que dispara tanto mísseis Stinger quanto Longbow Hellfire – enquanto a General Dynamics Land Systems a integrará no veículo Stryker
Leonardo DRS IM-SHORAD
WASHINGTON – O sistema interino de defesa aérea de curto alcance do Exército dos EUA, que preencherá com urgência uma lacuna de capacidade identificada há alguns anos no teatro europeu, se cristalizou.
O Exército já havia decidido que o sistema de manobra interino de defesa aérea de curto alcance seria desenvolvido em torno de seu veículo de combate Stryker, mas agora escolheu a Leonardo DRS para fornecer um pacote de equipamentos de missão que incluirá o lançador de mísseis Raytheon Stinger, segundo o Coronel Chuck Worshim, gerente do programa de sistemas de defesa contra mísseis de cruzeiro no Programa Executivo do Exército Mísseis e Espaço, falando ao Defense News em 28 de junho.
A General Dynamics Land Systems (GDLS) — que produz o Stryker — será o integrador de plataformas para o sistema IM-SHORAD, acrescentou ele.
O US Army passou por um processo de seleção através do
Department of Defense Ordnance Technology Consortium para determinar a melhor coleção de fornecedores para construir protótipos.
Uma equipe da Boeing-GDLS foi um dos principais candidatos a um pacote de missão SHORAD temporária, revelando antes de qualquer outro fornecedor uma solução em agosto de 2017, no Simpósio sobre Defesa de Mísseis e Espaço em Huntsville, Alabama.
Usando um sistema Avenger no topo do Stryker, que era a solução da equipe, tentou pegar o que já estava no inventário do Exército para criar um sistema.
E uma demonstração do sistema SHORAD em White Sands Missile Range, Novo México, em setembro passado, verificou mais possibilidades para a solução provisória, incluindo o Iron Dome da Rafael e o Flying Tiger da Hanwha Defense Systems sul-coreana.
FONTE: Defense News
http://www.forte.jor.br/2018/06/30/us-a ... o-alcance/
abs.
arcanjo