Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Aviação Naval Brasileira

#181 Mensagem por arcanjo » Seg Abr 23, 2018 1:08 pm

23/04/2018
Piloto da Marinha do Brasil realiza primeiro voo em uma aeronave Lynx modernizada

Imagem
Aeronave AH-11B no primeiro voo com piloto da Marinha

No dia 26 de março, um piloto do Esquadrão HA-1 da Marinha do Brasil realizou o primeiro voo em uma aeronave Lynx modernizada (AH-11B). O voo marcou o início da parte prática do curso Co-Pilot/TACCO Difference Course, voltado para a conversão dos copilotos do Esquadrão HA-1 ao novo modelo MK21B. Ao fim do curso, realizado na sede da empresa, em Yeovil - Reino Unido, entre 5 de março e 10 de abril, foram realizadas 20 horas de voo para os quatro copilotos participantes.

O Programa de Modernização das aeronaves Super Lynx prevê a entrega, ainda este ano, de três das oito aeronaves a serem modernizadas, com as demais sendo recebidas pela Marinha do Brasil até 2020.

https://www.marinha.mil.br/noticias/pil ... odernizada

abs.

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Re: Aviação Naval Brasileira

#182 Mensagem por Túlio » Seg Abr 23, 2018 1:39 pm

Enquanto isso, como anda o caso dos Trackers e Skyhawks? Mais dinheiro indo pelo ralo ou ainda podem servir para alguma coisa?

MINHA SUGESTÃO (na verdade a segunda, a primeira seria cancelar tudo e vender, doar, jogar no lixo, sei lá)

Skyhawk: tira tudo o que é desnecessário e faz uma Esquadrilha da Fumaça da MB. Ao menos vão servir para dar alegria à criançada;

Tracker: ao invés de CODA e AEW, converte tudo em VIP e obriga os Almirantes a voarem exclusivamente neles, em qualquer viagem oficial que não necessite ser feita em helicóptero¹.


1 - Garanto que vão sumir ligeirinho...




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Re: Aviação Naval Brasileira

#183 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 23, 2018 5:24 pm

Eu continuo com cancelar tudo e jogar no lixo.

E para dizer que ainda temos 'aviacao' de asa fixa, compra alguns S Tucanos para manter 'a mao' e uns Caravan e/ou C235 para transporte e olhe la.

[]s
CB




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Re: Aviação Naval Brasileira

#184 Mensagem por Túlio » Seg Abr 23, 2018 7:46 pm

Carlos Lima escreveu: Seg Abr 23, 2018 5:24 pm Eu continuo com cancelar tudo e jogar no lixo.

E para dizer que ainda temos 'aviacao' de asa fixa, compra alguns S Tucanos para manter 'a mao' e uns Caravan e/ou C235 para transporte e olhe la.

[]s
CB
Te conheço, Lima véio, e acho que sei de um jeito para ficar melhor ainda. Tem a ver com os P-3 VVIP... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: Aviação Naval Brasileira

#185 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 23, 2018 8:19 pm

A MB vai manter apenas 6 A-4BR e os 4 C-2. Eles servirão, goste-se ou não, para manter a asa fixa da aviação naval.
Fossemos um país sério e toda essa lambança não teria acontecido, mas é difícil falar de coisas sérias no Brasil.

abs




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Re: Aviação Naval Brasileira

#186 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 23, 2018 11:22 pm


Air Platforms
Brazilian Navy to induct modernised and new helicopters
Victor Barreira, Lisbon - IHS Jane's Defence Weekly
17 April 2018


The Brazilian Navy will receive its first Airbus Helicopters H225M Super Cougar (designated UH-15B in national service) anti-surface warfare-capable (ASuW) helicopter in June, the company’s Helibras subsidiary told Jane’s .

Its commissioning was planned for April, but was postponed until the RIDEX 2018 exhibition that takes place 27–29 June in Rio de Janeiro. Another four UH-15Bs will be delivered until August 2022.

Each helicopter can be armed with two MBDA Exocet AM39 Block 2 Mod 2 anti-shipping missiles. It also incorporate FLIR Systems’ Star SAFIRE III EO/IR payload, Atech TDMS tactical mission system, Telephonics APS-143C(V)3 radar, and an integrated defensive aids suite of Saab.

The Brazilian H-XBR programme includes 16 naval H225Ms, of which seven UH-15 utility and three UH-15A combat search-and-rescue (CSAR) helicopters were previously received by Squadron HU-2 ‘Pegasus’ of São Pedro da Aldeia Naval Air Base (BAeNSPA). An eighth UH-15 will be received in April 2020.

Squadron HA-1 ‘Lince’ of BAeNSPA will receive first two modernised Super Lynx AH-11B helicopters in May and a third in September. Eight AH-11As are being upgraded by Leonardo as part of a 30 June 2014 contract worth EUR117 million (USD145 million). The final AH-11B will be delivered in December 2020. Modernisation includes installing LHTEC CTS800-4N, digital ‘glass’ cockpit, a tactical processing system of General Dynamics UK, Leonardo’s SAGE ESM system and a defensive aid suite controller, Thales Vicon XF countermeasures dispensers, and new electrically-driven hoist and internal and external lighting.


http://www.janes.com/article/79364/braz ... elicopters




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Re: Aviação Naval Brasileira

#187 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 23, 2018 11:24 pm

Túlio escreveu: Seg Abr 23, 2018 1:39 pm Enquanto isso, como anda o caso dos Trackers e Skyhawks? Mais dinheiro indo pelo ralo ou ainda podem servir para alguma coisa?

MINHA SUGESTÃO (na verdade a segunda, a primeira seria cancelar tudo e vender, doar, jogar no lixo, sei lá)

Skyhawk: tira tudo o que é desnecessário e faz uma Esquadrilha da Fumaça da MB. Ao menos vão servir para dar alegria à criançada;

Tracker: ao invés de CODA e AEW, converte tudo em VIP e obriga os Almirantes a voarem exclusivamente neles, em qualquer viagem oficial que não necessite ser feita em helicóptero¹.


1 - Garanto que vão sumir ligeirinho...
A MB confirmou recentemente que vai receber os 6 A-4M e os 4 Traders...

Os Traders já estão em fase avançada e servirão de aeronaves de ligação e os Skywawks irão ficar como núcleo de aviação de caça.




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Abr 23, 2018 11:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Aviação Naval Brasileira

#188 Mensagem por Túlio » Seg Abr 23, 2018 11:27 pm

Boa sorte pra ela, vai de vento em popa...pro fundo! [003] [003] [003] [003]




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Re: Aviação Naval Brasileira

#189 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 23, 2018 11:31 pm

Na minha opinião, ambos não vão ficar por muito tempo...




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Re: Aviação Naval Brasileira

#190 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 23, 2018 11:51 pm

A MB já esticou o prazo para o novo Nae entrar em serviço para a década de 2030. Ou seja, temos 12 anos ainda para decidir que tipo de Nae teremos/queremos e consequentemente qual/quais aeronaves serão embarcadas nele.
Não adianta, a MB não vai abrir mão de operar um Nae, e seu respectivo Gae.
Neste sentido, manter um núcleo, pequeno que seja, de aviadores de asa fixa não é apenas uma necessidade, mas antes, uma imposição do próprio planejamento da MB.
Assim, para o que se espera deles, está mais do que bom o que se vai ter para a próxima década.
Por mim, é razoável e exequível dentro das possibilidades orçamentárias e técnicas que se dispõe agora e no médio prazo.
Lembrar que se a MB quiser um novo Nae operando já na primeira metade da década de 2030, no máximo ele terá de estar definido até 2025. O que vem depois disso é mão na massa no estaleiro e nas operações de prova e aceite do mesmo. E isso leva muito tempo, mesmo em países tradicionais construtores deste tipo de navio.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#191 Mensagem por knigh7 » Ter Abr 24, 2018 2:05 am

Construir um porta-aviões demora 10 anos. Compras de oportunidade no futuro, talvez, haverá para NAes STOBAR, e aliás não vejo qual seria posto a venda.

Com 6 aeronaves, o custo de integração de um míssil passa a ser absolutamente desvantajoso. Custa US$60 milhões integrar. Talvez a MB possa topar integrar 1, mas mais, pela quantidade de caças vai ser difícil. Eles vão ficar treinando com bombas? (e burras, obviamente...)

A MB vai voar o Skyhwak por alguns anos. Mas ele vai acabar como um fruto que despenca do pé.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#192 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 24, 2018 9:01 pm

knigh7 escreveu: Ter Abr 24, 2018 2:05 am Construir um porta-aviões demora 10 anos. Compras de oportunidade no futuro, talvez, haverá para NAes STOBAR, e aliás não vejo qual seria posto a venda. Com 6 aeronaves, o custo de integração de um míssil passa a ser absolutamente desvantajoso. Custa US$60 milhões integrar. Talvez a MB possa topar integrar 1, mas mais, pela quantidade de caças vai ser difícil. Eles vão ficar treinando com bombas? (e burras, obviamente...) A MB vai voar o Skyhwak por alguns anos. Mas ele vai acabar como um fruto que despenca do pé.
Levando em consideração esse tempo entre projeto, construção e entrada em operação é que a MB está prevendo a definição do seu próximo Nae já na próxima década. E isso, como apontei, deve acontecer até por volta de 2025. Ou seja, em 7 anos, mais ou menos, vamos ter uma definição. É um tempo bem curto para uma decisão como esta, mas, pelo pouco que foi divulgado a respeito, ao menos parece que este novo navio será mais adequado a nossa realidade, e não ao que a MB queria que fosse.

Os A-4 e C-2 basicamente serão usados para formar mão de obra, assim como os P-3AM da FAB já estão recebendo pessoal da AN para operar junto com os tripulantes da FAB. A próxima década encontrará a aviação naval em plena modernização, operacional e doutrinal, principalmente.

Assim, o tempo de vida destas aeronaves deverá permitir-nos a formação do pessoal e o acumulo de experiência necessários para quando os novos meios chegarem sejamos capazes de utilizá-los de acordo e plenamente, e não perder 10 ou mais anos recomeçando tudo do zero, de novo, como foi com os SkyHawk há vinte anos atrás.

Quanto a armamento, a modernização prevista deixará os A-4 no mesmo nível dos F-5M da FAB, ou seja, presume-se que serão capazes de, no mínimo, operar os Piranha 1A/B, e todos os demais sistemas ar-sup nacionais de que dispomos. Inclusive os poucos sistemas inteligentes utilizados.

Os C-2 da mesma forma em relação ao COD/REVO e transporte, e por ventura, quando a oportunidade aparacer, usar os Nae da US Navy em transito pelo nosso litoral para treinar também pouso e decolagem. Isso invariavelmente acontece mais de uma vez por ano.
E não duvido que no curto prazo, em 5/6 anos se muito, veremos pilotos navais operando os P-3.

Enfim, o que dá para fazer, se está fazendo dentro do possível. Ao menos não estamos parados ou simplesmente jogamos todo o investimento feito nestes últimos vinte anos na lata do lixo. O que seria uma atitude para lá de indecente, vide todos o trabalho feito para reaver a asa fixa na MB até agora.

ps: não descarto de todo ainda a ideia de um modelo naval do Gripen. lembrar que o último será entregue em 2024 e o modelo F (do qual se supõe se basearia o N) deverá estar plenamente desenvolvido. então, pode ser que com a decisão do Pronae por esta época ele possa ser realmente uma opção crível. a ver.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#193 Mensagem por arcanjo » Qua Abr 25, 2018 12:41 pm

25/04/2018
Marinha do Brasil recebe o primeiro A-4 biplace modernizado

Por Guilherme Witgen

:arrow: http://www.defesaaereanaval.com.br/mari ... dernizado/

abs.

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Re: Aviação Naval Brasileira

#194 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 25, 2018 2:35 pm

Os 3 biplace e mais 3 mono serão modernizados. E pela composição desta, serão equivalentes em termos de armas e sistemas ao F-5 da FAB.
Vão servir bem para formar os caçadores navais até que se decida o futuro do novo Nae.

abs




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Re: Aviação Naval Brasileira

#195 Mensagem por Lord Nauta » Qui Abr 26, 2018 3:21 am

FCarvalho escreveu: Qua Abr 25, 2018 2:35 pm Os 3 biplace e mais 3 mono serão modernizados. E pela composição desta, serão equivalentes em termos de armas e sistemas ao F-5 da FAB.
Vão servir bem para formar os caçadores navais até que se decida o futuro do novo Nae.

abs
Em minha opinião já que vamos concluir a modernização prevista e manter a operacionalidade do VF-1 deveriam ser pelo menos oito aeronaves modernizadas, que permitiria um menor desgaste das mesmas,maior taxa de disponibilidade...etc

Sds


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