Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5734 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Concordo Carlos. Mas como estamos no Brasil, eu não tenho tanta certeza, até mesmo decisões tidas como óbvias, não raro são alteradas sem maiores questionamentos.
Mas espero honestamente que os H-1 possam ser aposentados o mais rápido possível.
abs.
Mas espero honestamente que os H-1 possam ser aposentados o mais rápido possível.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
O que seria um gigantesco disperdicio de $$$ o que 'e normal infelizmente .FCarvalho escreveu:Concordo Carlos. Mas como estamos no Brasil, eu não tenho tanta certeza, até mesmo decisões tidas como óbvias, não raro são alteradas sem maiores questionamentos.
abs.
Em todo o caso o nosso heli C-SAR 'e o H225M totalmente equipado.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
Interessante notar que ambos os helos terão as mesmas quantidades disponíveis, o que em mais algum tempo irá nos possibilitar comparar custos, desempenho e outros fatores a serem levados em conta pela FAB.
Entendo que hoje a força está buscando melhorar seu custeio junto a qualidade dos meios materiais. Neste aspecto, talvez o BH leve alguma vantagem, já que desde o princípio ele sempre foi o objeto de desejo para substituir o sapão no 8o Gav.
Não deixa de ser um fator relevante a se considerar. Ademais, não temos muitas informações sobre como anda as operações do H225M nas ffaa's há tempos, e se os problemas apontados foram solucionados ou não, se ainda existem restrições de voo, etc.
Suponho que se o EB, como quer a Avex, é investir em mais BH para substituir os atuais e os Cougar, há uma grande chance de a FAB aproveitar a oportunidade e arrumar uns para si. É uma possibilidade a se pensar.
A ver.
Abs
Entendo que hoje a força está buscando melhorar seu custeio junto a qualidade dos meios materiais. Neste aspecto, talvez o BH leve alguma vantagem, já que desde o princípio ele sempre foi o objeto de desejo para substituir o sapão no 8o Gav.
Não deixa de ser um fator relevante a se considerar. Ademais, não temos muitas informações sobre como anda as operações do H225M nas ffaa's há tempos, e se os problemas apontados foram solucionados ou não, se ainda existem restrições de voo, etc.
Suponho que se o EB, como quer a Avex, é investir em mais BH para substituir os atuais e os Cougar, há uma grande chance de a FAB aproveitar a oportunidade e arrumar uns para si. É uma possibilidade a se pensar.
A ver.
Abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Nao existe como o BH ter alguma vantagem se ja temos o heli para essa funcao operando hoje que 'e o H225M com todos os equipamentos C-SAR ja instalados.
Isso 'e adicionar mais $$ para manutencao de equipamentos carissimos totalmente desnecessaria. Pura vaidade de devaneio.
Melhor seria comprar alguns Chinooks que 'e algo que nao temos.
[]s
CB
Isso 'e adicionar mais $$ para manutencao de equipamentos carissimos totalmente desnecessaria. Pura vaidade de devaneio.
Melhor seria comprar alguns Chinooks que 'e algo que nao temos.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
Por falar em Chinook, li não sei onde que o US Army estaria se desfazendo de uma versão específica dele, por outra melhorada. Infelizmente não lembro a designação do mesmo.
Já que estamos de novo nessa onde de FMS firmes e fortes, seria interessante saber a condição daqueles helos.
Abs
Já que estamos de novo nessa onde de FMS firmes e fortes, seria interessante saber a condição daqueles helos.
Abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Varios helis da Versao "D" estao disponiveis, mas precisam de reforma.
[]s
CB
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
Andei olhando novamente esse assunto, e houve muita confusão a despeito. Ofereceram D mas o exercito queria o F. Aí nem uma coisa e nem outra.
Talvez com a chegada de novos M-198 o assunto seja retomado, já que nem Caracal ou BH podem levar aquele obuseiro, mesmo como carga externa.
abs
Talvez com a chegada de novos M-198 o assunto seja retomado, já que nem Caracal ou BH podem levar aquele obuseiro, mesmo como carga externa.
abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
"D" 'e a versao oferecida ja que o Exercito Americano esta comprando os "F".
Essa seria uma compra bem mais util levando em conta qualquer vantagem oferecida pelo FMS, mas 'e claro que esses helis carecem uma reforma.
[]s
CB
Essa seria uma compra bem mais util levando em conta qualquer vantagem oferecida pelo FMS, mas 'e claro que esses helis carecem uma reforma.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
A Itália através da Leonardo, se bem me recordo, tem o direito de comercialização no exterior do modelo "I", o CH-47F para o exército italiano, que aliás é produzido por lá; foi essa a versão que o pessoal do Cavex viu na Itália e que despertou o interesse por este helo. Mas o negócio não rolou em vista dos custos, e pelo que se comentou à época, pela recusa do EB em receber o modelo "D".Carlos Lima escreveu:"D" 'e a versao oferecida ja que o Exercito Americano esta comprando os "F".
[]s
CB
Talvez, como disse, com o advento de novos fatores como a asa fixa e a artilharia se renovando, possa ser que a aquisição do CH-47 volte a baila. Mas isso, acho, vai depender bastante das prioridades que se dará a cada projeto no curto prazo. Falava-se em 6 a 8 undes e que seriam mandados para o 4o Bavex em Manaus. Isso em um eventual primeiro lote.
Até onde sei, um Bavex deve ir para Belém. Se assim for, podemos pensar que cedo ou tarde, o CH-47 deverá entrar novamente na lista de prioridades do EB. Se for o caso, pode ser que lotes subsequentes na mesma quantidade sejam adquiridos também para o 3o Bavex(MS) e também para o Bavex de Belém.
Bom, não seria nada mal 18 a 24 CH-47 por aqui.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Acho que para inicio de conversa uns 6/10 Chinooks dao e sobram. Mesmo sendo da versao "D" com uma boa reforma.
Versoes tipo "F" e "I" sao so para quem tem $$$$ sobrando, o que nao 'e o nosso caso.
[]s
CB
Versoes tipo "F" e "I" sao so para quem tem $$$$ sobrando, o que nao 'e o nosso caso.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
Acho que se o EB chegar a abrir mão de comprar helos de ataque usados e comprar novos, como previstos no próximo plano, não duvido que Chinooks vindos de fábrica também sejam possíveis. É uma hipótese a ser pensada. Vai depender obviamente de qual será a relação, ou a continuidade da sua ausência, dos próximos governos terão com a defesa.Carlos Lima escreveu:Acho que para inicio de conversa uns 6/10 Chinooks dao e sobram. Mesmo sendo da versao "D" com uma boa reforma.
[]s
CB
Mas a curto prazo, eu acho que qualquer coisa que não seja os "D" vai ser muito difícil mesmo. Mas claro, deve ter havido motivos de ordem técnico-financeira muito fortes para o pessoal do Cavex recusar helos americanos usados quase de graça via FMS. Talvez a condição das células disponibilizadas e os custos da reforma tenha feito o negócio não valer a pena e se esperar por um melhor momento. Já fazem 4 anos desde os primeiros comentários a despeito e até hoje essa história continua mau contata.
Enfim, o EB ainda está disposto a comprar mais BH para substituir HM-2 e HM-3. E ainda tem um helo de ataque no meio. E o programa CH-X mesmo dormente, continua dentro dos planos. Tudo isso pode, ou poderia ser objeto de tratativas junto ao governo americano via FMS, e quebrar o nosso galho no curto e médio prazo, até dias melhores. Já conseguimos M-109, agora vem M-198/L-119 junto a retomada da asa fixa, fora outras coisas que chamam menos atenção na internet. Se uma hora dessa aparecer uma notícia dizendo que arrumamos uns CH-47 para nós não vai ser de todo uma surpresa.
abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Alguem ja descobriu que o EB "recusou" os helis? Isso 'e official?
Nao 'e essa a historia que eu sei...
[]s
CB
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
bem, isso é o que dizem de público. confesso que não li as letrinhas miúdas desse negócio.Carlos Lima escreveu: ↑Dom Abr 22, 2018 4:08 pm Alguem ja descobriu que o EB "recusou" os helis? Isso 'e official?
[]s
CB
abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Aonde esta escrito que o EB recusou os Chinooks "publicamente"?
Nao li em lugar nenhum.
[]s
CB
Nao li em lugar nenhum.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
Os Chinooks, que foram oferecidos, estavam em estado ruim.
Foi esse o POBREMA.
Foi esse o POBREMA.