Não é necessário uma Brigada Mec em Roraima, é muito mais do que necessário.FCarvalho escreveu: A minha ideia é simples Gabriel. Acabar com os RCC e as duas bgdas bldas e transformar tudo em RCB. A partir destes, formar brigadas cav mec que devem operar conjuntamente com as bgdas inf mec. Com 13 bgda cav mec, podemos dispor de 1 bgda por região militar - atualmente 12 - e ainda colocar outra em Roraima.
Assim teríamos 3 no sul, 3 no sudeste, 3 no nordeste e 3 no centro-oeste e 1 em Roraima. As bgda inf mec também podem ser distribuídas como segue: 3 no NE, 3 no Sul, 3 no CO e 2 no SE e 1 em Roraima.
Ao invés de ficar reinventado a roda, com esse negócio de RCC-SR ou SL, simplesmente adaptamos e reorganizamos o que temos aí para esta nova realidade, dando assim a todas as regiões do país a necessária capacidade de resolver seus problemas sem precisar obrigatoriamente chamar a cavalaria toda hora. Para isso temos as FAR-E e o CFN. E se preciso for, sempre haverá OM's em nível Bgda por perto na região mais próxima. Sem isso de precisar de C-17, atravessar o país ou coisa que o valha. Na verdade o que precisamos realmente são de boas estradas e de uma rede ferroviária muito melhor do que temos hoje.
Um RCB, apoiado por AR e AP 155 mm, com Spike NLOS e munições inteligentes (sem falar em Vants, heli de ataque e A-29 com Spike/Maverick) vão servir muito melhor e ainda serão mais baratos do que uma Brigada inteira.
A intenção disso tudo não é defender ou ir até Caracas, é tomar posições até Santa Uiarén (desculpe se escrevi errado). Lá já é uma região mais estreita e mais fácil de defender, com os flancos sendo acessíveis só há dezenas de KM, podendo serem cobertos por VANT's facilmente.
Como também não são necessários 3 Brigadas móveis do Tipo no Centro-Oeste, principalmente se já houverem 3 no Nordeste.
Bda Cav Mec irá apoiar as demais brigadas de qualquer forma, já que e apta a fazer reconhecimento até pra uma Divisão, podendo atuar em profundidade e também já contando com elementos de choque.
Colocar RCB's em Bda Inf Mec é comprometer totalmente a logística desse tipo de Brigada, mesmo com uma frota de C-5 Galaxy, simplesmente não há necessidade disso.
FAR-E e CFN cumprem missões que não seja uma coluna de T-72 em cima deles.
Isso que você está propondo não é Inf Mec, é uma Cav Mec misturado com Btl Inf Mec e um tremendo de um pesadelo logístico, com unidades gigantescas e um baita problema operacional.
Mesmo que dê certo, será a um custo totalmente desnecessário.
E outra, RCC SR e SL não é reinventar a roda, não sei de onde você tirou isso. Esse modelo é o mesmo das Brigadas Médias Italianas, com seus Centauro B1.
O EUA utilizava o Stryker MGS dentro de seus batalhões da Brigada Stryker e justamente mudou o modelo pra um esquadrão que fará praticamente o mesmo papel que os Centauro B1 fazem.
O que está propondo que é reinventar a roda. Nada do tipo existe no mundo, é uma tragédia logística e operacional anunciada.
O problema da defesa ser peneirada é justamente o posicionamentos incorreto das unidades, achando que iremos tomar uma blitzkrieg pelo Sul.FCarvalho escreveu:Isso se resolve melhor colocando as bgdas cav e inf mec atuando juntas na mesma região.
No mais, eu tenho cá comigo que a concentração do EB no sul/sudeste é mais questão histórica e tradicional. A maioria das pessoas ainda pensa que o Brasil vai até Brasília e volta, e o resto é o resto. Dentro das ffaa's não é muito diferente. Mas fazer essa redistribuição é um fator indispensável para termos um exército melhor equipado e organizado pelo país. Sem que com isso abramos novas brechas em nossa já peneirada defesa.
abs.
O pior que isso não muda, mesmo havendo terrenos bem melhores para operar blindados e até usar como forma de adestramento, em lugares maiores e melhores que Saicã, por exemplo.