entendi, também acho que a Marinha tá igual a Juju Todinho, pega a metralhadora e atira pra todo lado, quer abraçar o mundo e não faz o básico. Sonha com PA mas não tem NP pra cumprir sua missão básica.Túlio escreveu:J.Ricardo escreveu:Não acho que deveríamos ser menos Cabeça, um NPO é o que mais precisamos hoje, acho perfeitamente cabível investir nesses navios e acho que são viáveis também para exportação.
Aquele projeto baseado na Barroso, atualizado, seria fantástico para o Brasil.
Cupincha, creio que o HAMMERHEAD se refere a querermos fazer TUDO ao mesmo tempo, corveta, fragata, sub, patrulha e exportar pro mundo todo, quando não fazemos praticamente nada do "recheio" deles, nem uma jostinha de Mtr .50 (nem 7,62, na verdade), radar, rádio, motor, FLIR, josta nenhuma, só casco e pouco mais (e não temos dinheiro para construir nada além dos subs justamente porque "fecharam" direito o financiamento com os estrangeiros, senão nem isso)...
Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Eis aí o grande, descomunal problema com o Brasil: é um paiseco deitado eternamente no berço esplêndido do futuro do pretérito! PodeRIA, deveRIA, seRIA, faRIA. Mas não pode, não deve, não é e não faz!pmicchi escreveu:
(...) um NaPaOc poderia ser fabricado com um alto índice de nacionalização: radares 2D, sistema de controle de combate, motores diesel, MAN-SUPs. O Brasil também tem bons programas de financiamento às exportações e somado à proximidade politica com alguns paises, poderia sim alavancar exportações na Africa, America do Sul e Ásia.
Nas buenas, tu achas mesmo que é só pegar um SABER 60, fazer plug'n'play no SICONTA e presto, temos radar de pontaria? Qual motor diesel naval - capaz de propelir um navio de pelo menos umas 2.000 tons - é fabricado aqui?
Necas de nada, claro, mas podeRIA e deveRIA. Do mesmo modo que, após cento e tantos milhões de dólares jogados fora - direto ao bolso da Denel - no A-Darter, se podeRIA e mesmo deveRIA seguir o desenvolvimento natural de uma família AAM/SAM para as 3 Forças, ao invés de começar a de$envolver tudo de novo, agora com a MBDA. Mas não se pode e não se deve, porque descobrimos que o A-Darter não presta mais.
Meu cupincha, bem-vindo ao futuro do pretérito!
Aliás, para que Msl ASuW em Patrulha?
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Aff a realidade é um m...
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
hã... não entendi. Quando foi mesmo que a gente descobriu que o A-Dater não presta?
abs
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Foi sarcasmo, cupincha. Uma ilação baseada nessa paixonite súbita pelo CAMM, Sea Ceptor, tudo oriundo do ASRAAM, tecnologicamente inferior ao A-Darter.FCarvalho escreveu:hã... não entendi. Quando foi mesmo que a gente descobriu que o A-Dater não presta?
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
há tá... quase me matas de susto agora. mais respeito com os doentes e convalidos mentais por favor.Túlio escreveu:Foi sarcasmo, cupincha. Uma ilação baseada nessa paixonite súbita pelo CAMM, Sea Ceptor, tudo oriundo do ASRAAM, tecnologicamente inferior ao A-Darter.FCarvalho escreveu:hã... não entendi. Quando foi mesmo que a gente descobriu que o A-Dater não presta?
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se não tu estragas o último prazer que ainda tenho em vida que é de vir aqui aporrinhar as ideias de vosmecês.
abs
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Voces estão frustados e zangados? Vou aumentar seus sentimentos: É o mesmo pais que está construindo um submarino NUCLEARpmicchi escreveuColon
(...) um NaPaOc poderia ser fabricado com um alto índice de nacionalização: radares 2D, sistema de controle de combate, motores diesel, MAN-SUPs. O Brasil também tem bons programas de financiamento às exportações e somado à proximidade politica com alguns paises, poderia sim alavancar exportações na Africa, America do Sul e Ásia.
Eis aí o grande, descomunal problema com o Brasil: é um paiseco deitado eternamente no berço esplêndido do futuro do pretérito! PodeRIA, deveRIA, seRIA, faRIA. Mas não pode, não deve, não é e não faz!
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Necas de nada, claro, mas podeRIA e deveRIA. Do mesmo modo que, após cento e tantos milhões de dólares jogados fora - direto ao bolso da Denel - no A-Darter, se podeRIA e mesmo deveRIA seguir o desenvolvimento natural de uma família AAM/SAM para as 3 Forças, ao invés de começar a de$envolver tudo de novo, agora com a MBDA. Mas não se pode e não se deve, porque descobrimos que o A-Darter não presta mais.
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
alex escreveu: Voces estão frustados e zangados? Vou aumentar seus sentimentos: É o mesmo pais que está construindo um submarino NUCLEAR
EstaRIA! Era para 2023, passou para 2029, agora para depois de 2030 e vai saber qual a próxima data. Se houver.
Mas deveRIA!!!
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
O submarino nuclear, nesse ritmo, infelizmente não vai sair, a esperança é que seja apenas um ciclo, mas se ninguém matar no peito, esquece, sem um aporte volumoso e perene de dinheiro e de recursos humanos,, vão ficar inaugurando marcos do cronograma com atrasos e eterna promessa de retomada de ritmo.
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Juniorbombeiro escreveu:O submarino nuclear, nesse ritmo, infelizmente não vai sair, a esperança é que seja apenas um ciclo, mas se ninguém matar no peito, esquece, sem um aporte volumoso e perene de dinheiro e de recursos humanos,, vão ficar inaugurando marcos do cronograma com atrasos e eterna promessa de retomada de ritmo.
Eu acredito que la na frente o SNA será trocado por SSK's, mais ou menos assim: - '' Oh! MB SNA e para país serio. Esquece esta porra que nós não queremos confusão com ninguém ainda mais com ''buana''. Como ''consolo'' podem ir construindo mais alguns SSK's, só que não muitos para não assustar. Lembrem-se que nossas maiores preocupações são com a Copa do Mundo.''
Sds
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Realmente, países sérios que construíram SN construíam seus próprios motores de submarinos, seus misseis e torpedos, sistemas táticos, sensores, reatores nucleares,etc. Enfim, dominavam todo o ciclo de um submarino convencional e se propuseram a gastar dinheiro e tempo em pesquisas para poder construir um submarino nuclear. Estes países sérios concluíram que este projeto de construção porque era um projeto do Estado e não exclusivamente de sua marinha.
Comparando com um país "de brincadeira": não produzimos nada de um submarino convencional mas vamos construir um nuclear porque nossos almirantes querem e com apoio do nosso estado só na área de construção civil(porque vai bater uma propina ali e aqui).
E ainda sem a planta de propulsão nuclear testada.
Enfim, oxalá troquem o projeto "alucinado" por SSK.
Comparando com um país "de brincadeira": não produzimos nada de um submarino convencional mas vamos construir um nuclear porque nossos almirantes querem e com apoio do nosso estado só na área de construção civil(porque vai bater uma propina ali e aqui).
E ainda sem a planta de propulsão nuclear testada.
Enfim, oxalá troquem o projeto "alucinado" por SSK.
- Túlio
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Apenas complementando o post do Alex, com o qual aliás concordo plenamente, há ainda outra questão: os reatores nucleares estão evoluindo muito mais devagar - na verdade, só a Fusão poderia dar-lhes uma boa sobrevida - do que as baterias (sendo a nova fronteira tecnológica a de Lítio-Titânio, e não vai parar aí) e as células de energia. Creio eu que, até ali pela metade do século ou pouco mais, gente que investiu pesado em SSN/SSGN vai ter que repensar e talvez - se for o caso - focar só em SSBN, porque as vantagens (ou pelo menos a maioria delas) vão estar do lado dos SSKs, menores, mais leves, mais baratos de comprar e manter e, principalmente, muito mais furtivos.
Há ainda outras ideias, como substituir a planta pistão/diesel por uma turbina a gás, que compensará seu maior consumo pelo tempo muito menor de exposição (um SSK atual pode levar mais de uma hora emerso ou mesmo em snorkel (de qualquer modo, exposto à detecção e ataque) para recarregar as baterias, enquanto uma turbina faz o mesmo trabalho em minutos e ocupando muito menos espaço (que, entre outras coisas, poderia ser aproveitado para armazenar mais combustível, além de acrescentar redutores de ruído/vibração e emissões IR detectáveis).
Eu não ficaria nem um pouco surpreso se o SNA já nascer - se nascer - completamente obsoleto. E ainda por cima com total dependência externa para todo o "recheio", e até que estou sendo bondoso, porque mesmo insumos básicos como o aço de que é feito tem que ser importado, e isso por um dos maiores produtores/exportadores de aço do mundo. Sodas...
Há ainda outras ideias, como substituir a planta pistão/diesel por uma turbina a gás, que compensará seu maior consumo pelo tempo muito menor de exposição (um SSK atual pode levar mais de uma hora emerso ou mesmo em snorkel (de qualquer modo, exposto à detecção e ataque) para recarregar as baterias, enquanto uma turbina faz o mesmo trabalho em minutos e ocupando muito menos espaço (que, entre outras coisas, poderia ser aproveitado para armazenar mais combustível, além de acrescentar redutores de ruído/vibração e emissões IR detectáveis).
Eu não ficaria nem um pouco surpreso se o SNA já nascer - se nascer - completamente obsoleto. E ainda por cima com total dependência externa para todo o "recheio", e até que estou sendo bondoso, porque mesmo insumos básicos como o aço de que é feito tem que ser importado, e isso por um dos maiores produtores/exportadores de aço do mundo. Sodas...
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Dizer isso é mais ou menos dizer que, como a biotecnologia está evoluindo mais rápido do que a mecânica em breve os cavalos substituirão os motores Otto...Túlio escreveu:Apenas complementando o post do Alex, com o qual aliás concordo plenamente, há ainda outra questão: os reatores nucleares estão evoluindo muito mais devagar - na verdade, só a Fusão poderia dar-lhes uma boa sobrevida - do que as baterias (sendo a nova fronteira tecnológica a de Lítio-Titânio, e não vai parar aí) e as células de energia. Creio eu que, até ali pela metade do século ou pouco mais, gente que investiu pesado em SSN/SSGN vai ter que repensar e talvez - se for o caso - focar só em SSBN, porque as vantagens (ou pelo menos a maioria delas) vão estar do lado dos SSKs, menores, mais leves, mais baratos de comprar e manter e, principalmente, muito mais furtivos.
Não é bem assim, baterias estão limitadas pela energia química, e nem precisamos parar no Li-Ti, vamos logo para o Be-O, a quantidade de energia disponível para um submarino convencional será sempre muito limitada enquanto que para o submarino nuclear será quase que ilimitada.
Em relação a furtividade, a furtividade dos submarinos nucleares já evoluiu bastante e continua evoluindo, será que já é suficiente ou precisa mais? Quando lembro que dois submarinos nucleares colidiram fico em dúvidas se o argumento da furtividade dos SSKs é valido, afinal, se eles são furtivos a ponto de colidirem sem que um detectasse o outro, como um SSK seria mais furtivo que isso?
https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Vangu ... _collision
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
link para a classe Khareef comentada anteriormente:
https://en.wikipedia.org/wiki/Khareef-class_corvette
elas custam o dobro de uma Amazonas (USD200mi/cd) por conta dos armamentos e sistemas sofisticados para um cenário com muitas ameaças aéreas (oto melara 76mm, radar 3D, misseis AA Mica, etc). A MB poderia buscar uma versão intermediaria armada com uma torre Trinity, MANSUPs e Simbads, hangar e plataforma de popa além de sistemas mais simples como um radar 2D de menor alcance.
nao se trata de um navio de linha de frente mas ainda assim muito util em varias missoes:
Protection of maritime areas of interest including EEZ
https://en.wikipedia.org/wiki/Khareef-class_corvette
elas custam o dobro de uma Amazonas (USD200mi/cd) por conta dos armamentos e sistemas sofisticados para um cenário com muitas ameaças aéreas (oto melara 76mm, radar 3D, misseis AA Mica, etc). A MB poderia buscar uma versão intermediaria armada com uma torre Trinity, MANSUPs e Simbads, hangar e plataforma de popa além de sistemas mais simples como um radar 2D de menor alcance.
nao se trata de um navio de linha de frente mas ainda assim muito util em varias missoes:
Protection of maritime areas of interest including EEZ
- Extended surveillance patrols
Deterrent operations during times of tension
Fully interoperable with joint and coalition operations
Special operations
Search and rescue
Maritime disaster relief operations
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Temos o projeto do NaPaOc BR. Como a MB pretende um segundo lote de 4 unidades da Tamandaré, que pode ou não ser assegurado pelo próximo governo, uma boa idéia seria dar consequência nele.
Foi planejado doze unidades ao todo. Como ambos projetos compartilham muitas características, pode ser que os custos sejam diminuidos.
E já que se trata de um navio de patrulha, seria uma boa hora para dar consistência aos produtos da BID e indústria naval. Quantidade nessa hora faz muita diferença.
Abs
Foi planejado doze unidades ao todo. Como ambos projetos compartilham muitas características, pode ser que os custos sejam diminuidos.
E já que se trata de um navio de patrulha, seria uma boa hora para dar consistência aos produtos da BID e indústria naval. Quantidade nessa hora faz muita diferença.
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