Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6916 Mensagem por Lywis » Qua Mar 21, 2018 10:37 pm

Assino embaixo!!!

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#6917 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 21, 2018 10:50 pm

O problema do tamanho do EB é relativo ao processo de formação histórico e político do país. Ele é do jeito que é porque foi levado pelos acontecimentos que formaram a nossa sociedade, e para quem conhece um pouco da história do Brasil que não é contada nos livros oficiais, sabe muito bem que o EB nasceu como uma milícia, foi usado como milicia e até hoje pensa como uma milicia.

As prioridades são muitas, mas as operacionais - aquelas que dizem respeito ao seu viés essencialmente enquanto força de combate - via de regra sempre estão e/ou são relegadas ao rabo da fila. A burocracia sempre veio, e ainda vem primeiro.

É só olhar a diferença de distribuição das tropas pelo país. São mais de 220 mil homens e mulheres dos quais 60% ou mais estão exprimidos entre RJ e POA, em uma área de menos de 20% do território nacional.

Aí quando alguém pergunta ao cmte do EB porque tem tantos btl, a resposta lacônica é a de sempre: "serviço social".

Bem, não é difícil entender porque temos ffaa's mais interessadas em questões internas do que na própria capacidade de impor-se enquanto força militar.

Defesa sempre foi apenas um mero detalhe... :roll:

abs.

Carpe Diem
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#6918 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Mar 21, 2018 10:57 pm

knigh7 escreveu:

O EB tem monte de batalhão de infantaria perdido no meio do país, sem fazer parte de brigada, sem sentido estratégico. Cada batalhão tem em média 600 homens. São 600 soldos, 600 bocas para comer, com quase 1 centena de oficiais e sargentos que se aposentarão cedo.

Isso custa muito dinheiro. Poderíamos economizar muito e direcionar melhor a verba.

No final do ano passado o Comandante do Exército numa palestra no Rio de Janeiro foi questionado sobre isso. Ele respondeu que o EB realiza mais de 1.600 ações sociais. Então a gente tem uma Força com um orçamento gigante de mais de R$41 bilhões de Reais para este ano (R$41.289.140,71), mas com equipamento obsoleto, pouco eficaz militarmente e que consome 85% do orçamento com pessoal. E aí não pode racionalizar por causa das "ações sociais" (na verdade não enxuga por corporativismo e comodismo).

A propósito: o EB não coloca recruta em missão GLO. O Exército tem 70 mil militares que não prestam pra nada. Servem apenas para manter cargo de oficial e sargento.
Vou contar uma histórinha de como não servi ao exército, quando eu tinha 18 anos, obviamente um entusiasta de assuntos militares (se não nem estaria aqui, dããhhh...) jovem e cheio de tesão e inocência.
Bem, já peguei a fase das vacas magras, fiz 18 anos em 1998, então, nessa época, minha cidadezinha já pegava excesso de contingente direto, o que o esperto fez, a contragosto e escondido do pai? Me alistei em Novo Hamburgo dando o endereço da minha tia. [003]
Tive que acordar às 4 e meia da manhã no dia do exame médico, na época estavam trocando toda a rede de distribuição da região e no papel que tinham me dado no dia da inscrição dizia "tomar banho", não tinha energia elétrica naquele horário e era início de agosto, "vamos lá" eu pensei, teria que me acostumar mesmo.
Fizeram uma pré classificação entre quem tinha ou iria completar ensino médio e o resto. Mas o recruta bizonho que estava separando a boiada perguntou em que ano eu estava, eu respondi terceiro (mas como eu fazia ensino médio com técnico, meu curso era de quatro anos), resultado, caí no CPOR (eu nem sabia o que era aquilo), mais um agendamento de testes, desta vez em São Leopoldo, depois de todo o processo, me chama um tenente para fazer a entrevista, primeira pergunta: vc mora mesmo nesse endereço? Não, é o endereço da minha tia (tinha que falar a verdade pows, afinal era um tenente do exército). Segunda pergunta: Onde vc estuda (só para puxar assunto, essa informação constava na ficha)? Estudo na escola tal. "Meu filho estuda lá também" diz o tenente, "Uma excelente escola", completa. "O que você está fazendo aqui?", seco, me olhando nos olhos com olhar de reprovação. "Fudeu", pensei. Aí contei aquela historinha padrão, "meus avós serviram, meu pai serviu, quero servir a pátria também".
"Tá, mas vc está fazendo curso técnico de 4 anos, não tem como te engajar no CPOR sem o diploma". Expliquei para ele que eu poderia solicitar o diploma só de ensino médio, trancar a matrícula e voltar depois para terminar o técnico.
Ele balançou a cabeça, deu risada e falou: "isso aqui não é para você não guri, vai terminar seu curso técnico". Sai de lá puto e frustrado, não consegui ver o que ele carimbou na minha ficha, embora já soubesse, a confirmação só veio em janeiro, dispensado.

Por que essa historinha toda? Apenas para dizer que não é de hoje que o EB sabe que ele não é a melhor opção para os jovens, o que é uma pena, teria tanta coisa para aprender lá, principalmente para os mais necessitados, meu pai por exemplo, que era muito pobre, tirou carteira de motorista no exército, muitos se tornaram mecânicos, cozinheiros, eletricistas nas fileiras do EB.
Agora, é claro que o EB tem consciência que não dá para colocar conscritos em uma GLO no RJ, mas isso não quer dizer que o recrutamento seja uma coisa inútil, deveria ser melhor obviamente, mas é uma excelente oportunidade para muitos, uma escola, infelizmente pouco valorizada como quase a totalidade da educação do país.

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

#6919 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 21, 2018 11:55 pm

Túlio escreveu: E estão. Notar que o Robson falou que temos "no papel", na prática até 1A5 inoperante é o que não falta...
Pois é, eu avisei. Quando falei que os 1A5 não duram até 2025, falaram um monte e depois saiu o negócio de 2027. E digo mais, não é em parte por falta de dinheiro para operar.

O EB está com a faca e DOIS queijos na mão, é só ir buscar as unidades e negociar com os dois queijos, simples.
Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#6920 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 22, 2018 12:16 am

Bem, é como eu disse antes, precisamos de poucos mais de 400 undes para dar conta da nossa vida e esperar para ver o que acontece daqui uns vinte anos.
Mas se demorar muito, vamos ficar é sem faca, sem queijo e CC nenhum.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#6921 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 22, 2018 12:25 am

Juniorbombeiro escreveu:or que essa historinha toda? Apenas para dizer que não é de hoje que o EB sabe que ele não é a melhor opção para os jovens, o que é uma pena, teria tanta coisa para aprender lá, principalmente para os mais necessitados, meu pai por exemplo, que era muito pobre, tirou carteira de motorista no exército, muitos se tornaram mecânicos, cozinheiros, eletricistas nas fileiras do EB.
Agora, é claro que o EB tem consciência que não dá para colocar conscritos em uma GLO no RJ, mas isso não quer dizer que o recrutamento seja uma coisa inútil, deveria ser melhor obviamente, mas é uma excelente oportunidade para muitos, uma escola, infelizmente pouco valorizada como quase a totalidade da educação do país.
Querem saber porque o EB mantém, e ainda põe, até hoje todo tipo de OM onde sequer não devia?

A resposta está grifada aí em cima. Quartel no Brasil ainda é a única escola, ou chance na vida, como queiram, para a imensa maioria de moleques de 18 anos sem qualquer perspectiva na vida nos lugares mais f... deste país.

E é só por isso que até hoje o EB não consegue mover uma única OM sem comprar uma puta briga com prefeitos e tudo mais.

Na minha região, não raro, o SMO é mais esperado do que Natal, aniversário ou o Flamengo em final de campeonato. Não porque ele seja considerado algo bom, mas por pura e simples questão de sobrevivência.

E os políticos continuam se assegurando por todos os meios possíveis que assim continue ad ifinitum.

abs.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2491 vezes

#6922 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 22, 2018 1:39 am

Juniorbombeiro escreveu:Por que essa historinha toda? Apenas para dizer que não é de hoje que o EB sabe que ele não é a melhor opção para os jovens, o que é uma pena, teria tanta coisa para aprender lá, principalmente para os mais necessitados, meu pai por exemplo, que era muito pobre, tirou carteira de motorista no exército, muitos se tornaram mecânicos, cozinheiros, eletricistas nas fileiras do EB.
Junior, existe quase nada de ensino profissionalizante no Exército. No passado havia programas de alfabetização, que era importante, mas hoje em dia isso já foi universalizado entre os jovens.

Aliás, nos últimos anos a folha de pagamento já é responsável por cerca de 88% do orçamento do EB.

Voltando ao argumento do Comandante do Exército para enxugar, a realização de projetos sociais, vc pode ter certeza que ter um batalhão de 600 homens para vacinar cachorro, combater dengue, etc é a pior solução possível. Porque o custo-beneficio é extremamente desvantajoso além de ser desvio de função. Aliás, é o mesmo caso de usar o EB como polícia. A polícia faz muito melhor o trabalho dela, do que ele. O que precisa é diminuir a corrupção da polícia, reequipá-la. Essa medida do Temer é eleitoreira. Vc pode ter certeza que ele vai se candidatar a reeleição.

Colocar o Exército para assumir funções que não dele é uma maneira ineficiente de resolver as coisas.

Com um orçamento enorme que ele tem, se ele reduzisse de tamanho, aproveitando melhor o orçamento, ele seria capaz de cumprir a função de ser capaz de proteger o país. Hoje o EB é um pato. Nada, voa, anda. Mas não faz nada direito.

Certa vez o então Presidente da Associação Brasileira de Defesa João Roberto Martins Filho foi entrevistado pela Veja. Ele atribuiu a esse hábito do Exército de espalhar quarteis pelo Brasil, muitos em locais desnecessário, por culpa do grande sentimento corporativista que a Força nutria.

Eu acrescento mais: o EB desde quando foi criado, diferentemente da MB, sempre quis pautar a vida nacional. Pode observar os discursos do Comandante do Exército ou de alguns subordinados. Embora o comandante do EB seja apartidário, os discursos dele é pura política e sociologia. Completamente diferentes dos Comandantes da Europa, Estados Unidos, Rússia, etc.

O EB não tem visão de defesa da pátria. Tanto é que gasta milhões criando batalhões com tropa mal armada (e nós sabemos de antemão que serão mal-armados...), ele sabe o batalhão será mal-armado, e portanto pouco eficaz militarmente, e cria o batalhão mesmo assim. E esse vai ser mais um para competir com o pouco orçamento de custeio e investimento.

Isso passa a ser inteligível quando se percebe que o foco dele é para política interna, e não para defender a pátria ou trabalhar com a dissuasão.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2491 vezes

#6923 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 22, 2018 1:48 am

FCarvalho escreveu:
E é só por isso que até hoje o EB não consegue mover uma única OM sem comprar uma puta briga com prefeitos e tudo mais.
Um batalhão é como uma empresa com 450, 600 funcionários. Todo o prefeito quer um. O problema é que ele quer um com a folha de pagamento da União. Ou seja, o prefeito quer melhorar a economia local com funcionários públicos pagos por outros. Ele por o prego do pé dele no pé da União.

FCarvalho escreveu: Na minha região, não raro, o SMO é mais esperado do que Natal, aniversário ou o Flamengo em final de campeonato. Não porque ele seja considerado algo bom, mas por pura e simples questão de sobrevivência.
Tentar diminuir o índice de desemprego contratando funcionário público é uma das piores soluções que existem para o problema.

É pouco eficaz e eficiente, como as outras políticas que eu citei ao JuniorBombeiro: como colocá-los na tarefa de policiais, manter batalhão para combater dengue e vacinar cachorro, etc.

Editado pela última vez por knigh7 em Qui Mar 22, 2018 10:41 am, em um total de 1 vez.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#6924 Mensagem por Bourne » Qui Mar 22, 2018 9:35 am

FCarvalho escreveu:Querem saber porque o EB mantém, e ainda põe, até hoje todo tipo de OM onde sequer não devia?

A resposta está grifada aí em cima. Quartel no Brasil ainda é a única escola, ou chance na vida, como queiram, para a imensa maioria de moleques de 18 anos sem qualquer perspectiva na vida nos lugares mais f... deste país.

Na minha região, não raro, o SMO é mais esperado do que Natal, aniversário ou o Flamengo em final de campeonato. Não porque ele seja considerado algo bom, mas por pura e simples questão de sobrevivência.

E os políticos continuam se assegurando por todos os meios possíveis que assim continue ad ifinitum.

abs.
O problema é porque tem que ser o alistamento com 18 anos e única chance de entrar como soldados? E mesmo que seja aprovado e queria fica só um ano com a possibilidade nebulosa e ser incorporado por mais tempo.

Esse jovem deveria ter mais chances até uns 25 anos, talvez. Poder participar de vários processos de seleção ao longo do ano e em regiões diferentes. E que possa ficar dois, três anos caso se mostre adequado.

Aí o alistamento obrigatório se torna esquizofrênico no Brasil. E parte da justificativa para poucos países usarem. Não quer dizer que amanhã não reintroduzam o modelo caso ocorra necessidade.

Crisaman
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 46 vezes

#6925 Mensagem por Crisaman » Qui Mar 22, 2018 12:46 pm

Só pra lembrar. Substituição do Leo1A5 não é prioridade para o exército. E aposto que eles vão empurrar com a barriga até 2027 ou mais.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#6926 Mensagem por Túlio » Qui Mar 22, 2018 2:12 pm

Crisaman escreveu:Só pra lembrar. Substituição do Leo1A5 não é prioridade para o exército. E aposto que eles vão empurrar com a barriga até 2027 ou mais.
A Histõria te dá razão, o M41 foi usado até o tutano, passou do osso, a ponto de fazerem aquela gambiarra a diesel porque ninguém mais aguentava aquilo de, para ligar o motor original a gasolina, precisava ter gente em volta com extintor, era 1, 2, 3 e começava a pegar fogo...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#6927 Mensagem por nveras » Qui Mar 22, 2018 2:52 pm

knigh7 escreveu:
FCarvalho escreveu:
Um batalhão é como uma empresa com 450, 600 funcionários. Todo o prefeito quer um. O problema é que ele quer um com a folha de pagamento da União. Ou seja, o prefeito quer melhorar a economia local com funcionários públicos pagos por outros. Ele por o prego do pé dele no pé da União.

FCarvalho escreveu: Na minha região, não raro, o SMO é mais esperado do que Natal, aniversário ou o Flamengo em final de campeonato. Não porque ele seja considerado algo bom, mas por pura e simples questão de sobrevivência.
Tentar diminuir o índice de desemprego contratando funcionário público é uma das piores soluções que existem para o problema.

É pouco eficaz e eficiente, como as outras políticas que eu citei ao JuniorBombeiro: como colocá-los na tarefa de policiais, manter batalhão para combater dengue e vacinar cachorro, etc.
Vc tá falando de 450 a 600 funcionários civis, por acaso?

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
gabriel219
Sênior
Sênior

#6928 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 22, 2018 5:38 pm

Túlio escreveu:
Crisaman escreveu:Só pra lembrar. Substituição do Leo1A5 não é prioridade para o exército. E aposto que eles vão empurrar com a barriga até 2027 ou mais.
A Histõria te dá razão, o M41 foi usado até o tutano, passou do osso, a ponto de fazerem aquela gambiarra a diesel porque ninguém mais aguentava aquilo de, para ligar o motor original a gasolina, precisava ter gente em volta com extintor, era 1, 2, 3 e começava a pegar fogo...
Mas há algumas diferenças: tínhamos M60 e Leopard 1BE, dava tempo de fazer gambiarra e fingir que ele é operacional, mas caso algo acontecesse, tínhamos outros blindados.

O caso do 1A5 é diferente, podem tentar fazer as gambiarras para funcionar após 2025 - e se quiserem que ele opere, terão que fazer - fazendo o mesmo e fingir que tem uma unidade blindada e que opera carros de combates, porém se algo acontecer não terão condição de combate e terão que enfrentar CC's com o Guarani.

"Ah mas não entraremos em guerra", simples, não precisa. O EB terá a sua tarefa constitucional comprometida.

Mas voltando, o EB terá 3 decisões:

1) compra 2A4 o quanto antes, revitaliza na Europa antes de vim (novo motor, recuperação da carroceria, novos sistemas de tiro e talvez novo canhão L\55) e depois moderniza com a KMW e\ou RUAG aqui no país.

2) não compra os 2A4, não terão mais unidades e terá que comprar coisa mais velha (M60) ou viaturas novas.

3) Ficará sem carros de combate, pois não teremos um MBT Nacional antes de 2035.

Além disso, vendo as demais opções além do 2A4 e me vem uma coisa em mente: é possível substituir a turbina do M1 por um motor da MTU?

Fico na dúvida, apesar do K1 ter praticamente o mesmo chassis porém um motor MTU 871.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#6929 Mensagem por Túlio » Qui Mar 22, 2018 6:56 pm

Cupincha, 2A4 - supondo-se de maneira BEM otimista que estejam disponíveis nas quantidades e preços que dizes - é apenas adiar o problema do fim da década atual para a seguinte; melhor então esperar que o Leo3 entre em serviço e ir comprando 2A5/6/7 de segunda mão; se até a Turquia, que está em guerra, tá mandando M-60 para o front por falta de 2A4 ou coisa melhor...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#6930 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 22, 2018 7:41 pm

Túlio escreveu:Cupincha, 2A4 - supondo-se de maneira BEM otimista que estejam disponíveis nas quantidades e preços que dizes - é apenas adiar o problema do fim da década atual para a seguinte; melhor então esperar que o Leo3 entre em serviço e ir comprando 2A5/6/7 de segunda mão; se até a Turquia, que está em guerra, tá mandando M-60 para o front por falta de 2A4 ou coisa melhor...
Não acho, se modernizado continua sendo um dos melhores carros de combate do mundo. A ideia não é ter 2A4 do jeito que está e pronto (apesar de só isso já seria um incremento enorme na força) mas de ir modernizando aqui no país com as empresas já estariam totalmente instaladas, que são a KMW e a RUAG.

Sendo modernizado, se torna um CC no estado-da-arte sem dúvidas, melhor que muita coisa nova por ai. Talvez seja o MBT ocidental que tenha a maior capacidade para ser modernizado, vai desde o sistema de tiro até blindagem ADS.

Teremos as duas maiores que mexem com o mesmo (incluindo a dona do projeto), temos a empresa responsável pela motorização do mesmo, só faltaria achar algum ERA para completar o pacote de modernização e esse país seria a Ucrânia.

Responder