GIL escreveu:P44 escreveu:Brasil a caminho do fascismo. Parabéns.
Qual a razão dessa afirmação?
Se atualmente não existe sequer uma direita organizada no Brasil, que dira uma extrema direita e com tintes fascista
Temos quando muito movimentos ou plataformas de centro direita de matiz liberal e gente de direita que só por ser de direita
e etiquetada como extrema direita ou diretamente de fascista na narrativa vazia da esquerda.
Sobre a intervenção, ela não vai dar em nada, porque é uma gambiarra, sem apenas apoio juridico e com nula determinação de extirpar o crimem organizado.
As idéias fascistas tiveram grande apoio por aqui antes da segunda guerra. O movimento integralista tinha uma militância muito grande, liderados por Plinio Salgado. A AIB, Ação Integralista Brasileira, chegou a ter mais de 1 milhão de membros inscritos. Considerando a população do Brasil na época seria algo como 5 milhões hoje. Com a decretação do Estado Novo por Getúlio, em 1937, a AIB esperava ser chamada para participar ativamento do novo governo. Quando tal não ocorreu alguns militantes, de maneira intempestiva, fizeram um levante e atacaram, em 11/05/1938, o palácio do Catete, então sede do governo Federal. para depor Getúlio Vargas e assumirem o poder.
O levante fracassou e o movimento foi posto na ilegalidade. Com a segunda guerra mundial e a derrota do fascismo, as idéias integralistas foram para o mundo subterrâneo, mas continuam a existir na sociedade brasileira. A moda passou a ser lutar pelo comunismo e pela social democracia. Agora, porém, há um renascimento das idéias defendidas pelo integralismo e pela extrema direita em todo mundo.- DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA - está de volta pelo mundo e também no Brasil.
.O que falta, no Brasil, é um líder com credibilidade e carisma para reorganizar o movimento e motivar os militantes. Se ele aparecer nós poderemos ter, com certeza, a possibilidade de um governo fascista. Veremos então os estandartes desfilando pelas ruas novamente.