Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Leopard 1A5 do EB

#6856 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 02, 2017 8:29 pm

eligioep escreveu:O grande óbice dos nossos Leo 1A5 está na falta de peças para o conjunto de força e transmissão, e para a eletrônica (pré-histórica) embarcada.
Eligioep,

Vc poderia resumir o que envolve o CLS com a KMW?




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6857 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 10:34 pm

Pouco comentados e muito menos badalados frente aos seus homólogos de combate, mas tão importantes quanto eles.

COBERTURA ESPECIAL - AÇO - LEOPARD 1A5BR - TERRESTRE

17 de Novembro, 2017 - 11:00 ( Brasília )
Evolução dos blindados socorro da família Leopard

http://www.defesanet.com.br/leo/noticia ... a-Leopard/

abs




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6858 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 20, 2018 5:53 pm

Alguém sabe no que deu aquela suposta compra dos Leo 1A5 italianos pelo EB?

grato.

abs




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6859 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 12, 2018 8:30 pm

O relatório enviado para o EME sobre os Leo15A inspecionados em Villesse apontaram mau estado da maioria das unidades inspecionadas.
Ou seja, subiu no telhado. Das duas, uma: ou a Goriziane realiza uma melhora, ou o EB não compra. E não é a posição do EB adquirir só o pequeno lote de células que a Força considerou que estão em bom estado.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6860 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 12, 2018 11:42 pm

knigh7 escreveu:O relatório enviado para o EME sobre os Leo15A inspecionados em Villesse apontaram mau estado da maioria das unidades inspecionadas.
Ou seja, subiu no telhado. Das duas, uma: ou a Goriziane realiza uma melhora, ou o EB não compra. E não é a posição do EB adquirir só o pequeno lote de células que a Força considerou que estão em bom estado.
Olá Knigh7,

Se é intenção do EB realmente padronizar os RCB e RCC com o Leo 1A5, então realmente isso vai dar trabalho, tendo em vista que seriam necessários mais de 100 CC do tipo. Acho que não deve ser algo fácil encontrá-los hoje em bom estado por aí.
Também falaram de uma suposta visita à Ruag na Suiça, mas que pra mim nunca ficou bem clara.
Enfim, deve haver com certeza muitas carcaças de Leo i pela Europa a disposição. O problema é encontrar as que podem ser usadas.
Aliás, pensamos muito aqui em termos de compras de CC mas pouco em relação aos veículos de apoio destes, tão importantes quanto eles. Esses são mais difíceis ainda de se encontrar. Conseguir comprar e usar então.

abs.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6861 Mensagem por knigh7 » Ter Mar 13, 2018 12:02 am

Me falaram sobre o Tour mesmo. O estado dos Leo15A em geral não agradaram o EB.

A intenção era padronizar pelo menos os 3 RCB do Sul com o Leo1A5. Só isso já demanda 84 unidades. Precisa também tirar da AMAN os Leo 1BE sem desfalcar os RCC. E precisaria também mobiliar o CIBLI, porque eles desfalcam os RCC.

O EB tem uma necessidade de cerca 100 Leo1A5. Não é fácil encontrar uma quantidade dessas em bom estado.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6862 Mensagem por Túlio » Ter Mar 13, 2018 12:11 am

knigh7 escreveu:Me falaram sobre o Tour mesmo. O estado dos Leo15A em geral não agradaram o EB.

A intenção era padronizar pelo menos os 3 RCB do Sul com o Leo1A5. Só isso já demanda 84 unidades. Precisa também tirar da AMAN os Leo 1BE sem desfalcar os RCC. E precisaria também mobiliar o CIBLI, porque eles desfalcam os RCC.

O EB tem uma necessidade de cerca 100 Leo1A5. Não é fácil encontrar uma quantidade dessas em bom estado.
Buenas, cupincha. Me agrada ver que voltaste afiado! Por certo arranjaste novos e interessantes interlocutores, possíveis fuentes.

Assim, bem-vindo novamente entre nós!!! [009]




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6863 Mensagem por knigh7 » Ter Mar 13, 2018 12:28 am

Túlio escreveu:
knigh7 escreveu:Me falaram sobre o Tour mesmo. O estado dos Leo15A em geral não agradaram o EB.

A intenção era padronizar pelo menos os 3 RCB do Sul com o Leo1A5. Só isso já demanda 84 unidades. Precisa também tirar da AMAN os Leo 1BE sem desfalcar os RCC. E precisaria também mobiliar o CIBLI, porque eles desfalcam os RCC.

O EB tem uma necessidade de cerca 100 Leo1A5. Não é fácil encontrar uma quantidade dessas em bom estado.
Buenas, cupincha. Me agrada ver que voltaste afiado! Por certo arranjaste novos e interessantes interlocutores, possíveis fuentes.

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Obrigado, Túlio

Tudo foi porque um amigo meu deixou de comandar um quartel e foi para um setor mais "central", digamos. Que diferença fez...




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6864 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 13, 2018 1:04 am

knigh7 escreveu:Me falaram sobre o Tour mesmo. O estado dos Leo15A em geral não agradaram o EB.
A intenção era padronizar pelo menos os 3 RCB do Sul com o Leo1A5. Só isso já demanda 84 unidades. Precisa também tirar da AMAN os Leo 1BE sem desfalcar os RCC. E precisaria também mobiliar o CIBLI, porque eles desfalcam os RCC.
O EB tem uma necessidade de cerca 100 Leo1A5. Não é fácil encontrar uma quantidade dessas em bom estado.
Não me lembro de onde li, se em um T&D ou outra revista, mas haveriam cerca de 54 Leo 1A5 na RUAG, e que destes, cerca de 32 estariam em bom estado e disponíveis para negócios. Os demais precisariam passar por uma recauchutagem.
Ainda que a KMW teria tais CC ainda a disposição em seus estoques na Alemanha, mas aí, se isso é verdade, porque o EB iria atrás de Leo italianos? :roll:
De resto, como disse, vai ser complicado fazer qualquer tipo de investimento sem ter que arrumar alguns carros ali, outros aqui, e tantos acolá. Complicado.
Uma coisa penso ser necessária: veículos de apoio.
Não adianta nada comprarmos 100 carros novos se junto deles estiverem em quantidade e qualidade os meios bldos que os façam mover-se.
Para isso, salvo engano, tanto a KMW como a própria RUAG ofereceriam programas de transformação dos Leo 1A5, que claro, não precisariam estar como que saídos de fábrica.
Talvez aqueles 54 veículos na Suíça fosse um caso a pensar. Quem sabe.
Mas por enquanto, se conseguirmos arrumar alguma coisa que ande e 'não sai soltando pecinhas' por aí já vai estar bom.

abs.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6865 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 13, 2018 1:58 am

Apenas a título de informação, os veículos abaixo são os modelos empregados pelo exercito canadense a partir do Leo 1 como veículos de apoio.
Procurando um pouco pela net é possível notar que existem várias empresas que fazem a transformação dos CC em veículos de apoio. Existem diversas variações com capacidades e características diferentes de acordo com as necessidades de seus usuários.
Não conheço as quantidades, mas sei que o EB utiliza tanto a versão de engenharia e lança ponte do Leo 1A5 que salvo engano vieram neste último lote adquirido.
Provavelmente em quantidade insuficiente para dispor-se dos mesmos em todas as OM's em que se fazem necessários.

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abs




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6866 Mensagem por eligioep » Ter Mar 13, 2018 8:15 am

A KMW não possuimais unidades de Leo 1A5 disponíveis.
Na RUAG há, mas não agradaram ao EB, pois estão também estado ruim, como os italianos. Foram usados até oi osso, e então encostados. Diferent dos leo 1A5 alemães que compramos, que haviam sido retiirados de RCC desativados, foram manutenidos e depois estocados.
E mesmo assim encontrei veículos que estavam em péssimo estado quando foram desmontados.
E estes leo de apoio, são originais da Rheinmetal, que é a empresa que os vendeu e mantêm rodando no Canadá. Mas também já estão no osso. Inclusive, o Canadá vai se desfazer da família Leo 1, e já estão disponíveis pela RLS.
As transformações de que o Carvalho falou, não são uma boa opção, pois são produzidas pouquíssimas unidades, e depois não teremos mais peças de reposição. Um exemplo: os ARV feito em cima do Leo 1 pela SABIEX belga. Adquirimos 2, pois havia a previsão de produção para o exército belga e holandes. Não aconteceu, e ficamos com os dois únicos Leo 1 ARV SABIEX do MUNDO! E sem peças, já foram aposentados....




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6867 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 13, 2018 10:42 am

Elígio, como o contrato com a KMW para os Leo 1 BR vai só até 2027, e temos tão poucos, tanto CC quanto veículos especiais, e a sua manutenção ficará exponencialmente mais onerosa sem ao menos uma atualização decente que substitua sistemas, partes e peças já não mais disponíveis comercialmente, a transição para um CC mais novo, como o Leo II, ou fazer evoluir a tal família SL que se quer neste meio tempo, não seria algo não apenas necessário, mas impositivo, tendo em vista as condições, ou a falta delas, para manter-se os Leo 1A5?

Mesmo que se encontre mais veículos por aí que possam ser utilizados, o Leo 1 é um projeto antigo, com um apoio logístico cada vez mais restrito, caro, e principalmente, muito difícil de encontrar sobressalentes que não sejam a partir de outros carros canibalizados. Se para os CC já é assim, os veículos de apoio então.

Como não temos expectativa de que algo de bom venha concretamente a ocorrer em termos de melhoria nos próximos 10 anos, acabo pensando que aceitar o fato de que a nossa força blindada terá de se submeter, de novo, a soluções nada convencionais, se quiser manter-se minimamente em dia, tem de se levado em a sério.

Como o Gabriel vive dizendo aqui, tem Leo II no mercado sobrando, e que com um bom contrato de CLS ao menos poderia cobrir a lacuna dos RCC até que uma solução definitiva possa ser encontrada para os RCB, ou toda a cavalaria. Não é o ideal manter duas linhas de carros, mas em vista da nossa situação, já seria menos pior do que ter de deixar RCC e RCB capengas como estão até hoje.

Aí, se um dia a gente conseguir o milagre de desenvolver toda uma família de CC e versões, como o EB ainda nutre esperança - hoje eu entendo as razões do porque dessa insistência - poderemos dar o descanso merecido para os nossos leopardos.

abs




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6868 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 13, 2018 11:59 am

eligioep escreveu:A KMW não possuimais unidades de Leo 1A5 disponíveis.
Na RUAG há, mas não agradaram ao EB, pois estão também estado ruim, como os italianos. Foram usados até oi osso, e então encostados. Diferent dos leo 1A5 alemães que compramos, que haviam sido retiirados de RCC desativados, foram manutenidos e depois estocados.
E mesmo assim encontrei veículos que estavam em péssimo estado quando foram desmontados.
E estes leo de apoio, são originais da Rheinmetal, que é a empresa que os vendeu e mantêm rodando no Canadá. Mas também já estão no osso. Inclusive, o Canadá vai se desfazer da família Leo 1, e já estão disponíveis pela RLS.
As transformações de que o Carvalho falou, não são uma boa opção, pois são produzidas pouquíssimas unidades, e depois não teremos mais peças de reposição. Um exemplo: os ARV feito em cima do Leo 1 pela SABIEX belga. Adquirimos 2, pois havia a previsão de produção para o exército belga e holandes. Não aconteceu, e ficamos com os dois únicos Leo 1 ARV SABIEX do MUNDO! E sem peças, já foram aposentados....
Não está na hora de pensar em equipamento novo não?




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6869 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 13, 2018 1:01 pm

Marechal-do-ar escreveu:
eligioep escreveu:A KMW não possuimais unidades de Leo 1A5 disponíveis.
Na RUAG há, mas não agradaram ao EB, pois estão também estado ruim, como os italianos. Foram usados até oi osso, e então encostados. Diferent dos leo 1A5 alemães que compramos, que haviam sido retiirados de RCC desativados, foram manutenidos e depois estocados.
E mesmo assim encontrei veículos que estavam em péssimo estado quando foram desmontados.
E estes leo de apoio, são originais da Rheinmetal, que é a empresa que os vendeu e mantêm rodando no Canadá. Mas também já estão no osso. Inclusive, o Canadá vai se desfazer da família Leo 1, e já estão disponíveis pela RLS.
As transformações de que o Carvalho falou, não são uma boa opção, pois são produzidas pouquíssimas unidades, e depois não teremos mais peças de reposição. Um exemplo: os ARV feito em cima do Leo 1 pela SABIEX belga. Adquirimos 2, pois havia a previsão de produção para o exército belga e holandes. Não aconteceu, e ficamos com os dois únicos Leo 1 ARV SABIEX do MUNDO! E sem peças, já foram aposentados....
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Re: Leopard 1A5 do EB

#6870 Mensagem por Túlio » Ter Mar 13, 2018 2:51 pm

O problema com o EB e MB (e, ainda que em grau pouco menor, a FAB) é que falta renovar TUDO! Mas o Brasil infelizmente é Brasileiro, dae se fica dando uma remendada aqui, outra ali, muito discurso grandiloquente e permanece tudo na mesma...




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