UCRÂNIA
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Re: UCRÂNIA
Sua composição nas Brigadas Blindadas.
1º Brigada Blindada
Esta Brigada esta formada por 5 batalhões de tanques.
É digno de informação que a 1º Brigada Blindada ucraniana salvou seu governo de uma derrota completa e sempre mantida com unidade reserva salvou linha de frente, ainda mais que a aviação ucraniana era quase nula.
Antes da Guerra foi rearmada com T-64BM "Bulat e completando dois batalhões com estes carros.
Com as perdas nos combates esta unidade teve que ser completada com T64 sem defesa dinâmicas.
Composição antes da Guerra.
Mais 4 carros de comando 600, 602, 602 (take) e 360.
Transporte de 20 tanques da brigada (entre eles 3 carros comando), filmado em outubro de 2014 perto de Kiev.
O número total de máquinas identificadas é 130, uma parte significativa delas são T-64B / B1 (sem proteção dinâmica)
17º Brigada Blindada
Esta Brigada tinha baixo poder de combate por falta de pessoal antes do inicio da guerra. Pequenas forças chegaram no início de abril sob a cidade de Izyum na região de Kharkov.
Seus tanques que foram os primeiros a entrar no combate na cidade Slaviansky.
Der acordo com a distribuição dos números, a brigada tem quatro batalhões de tanques e identificou 98 . Três carros comando - b / n 101, 202 e 240 (há também dois ainda não identificados):
No total nas condições de pré-guerra as brigadas blindadas contavam com 228 tanques.
Este é o número de tanques T64 que as unidades da Ucrânia podiam contar antes de o conflito começar.
146 + 332 + 228 = 706 unidades
Um grande número de veículos armazenados não puderam ser reparados para abastecimento pois são sucatas, então o T-72 e o T-80 tiveram que ser mandados para unidades.
Hoje as unidades ucranianas contam com esta quantidade de tanques T64 no seu exército.
1BB(2 TB) - 62 unidades;
17 BB (3 TB) - 93 unidades;
14, 24, 28, 30, 54, 72, 92, 93 BMEC(TB) - 8 x 31 = 248 unidades;
12 BAER - 3 unidades;
17 BAER- 3 unidades;
25 BAER - 3 unidades;
10 GPBr - 10 unidades;
Nas forças navais:
36 BrMP (TB) - 31 unidades;
Na guarda nacional - 8 unidades (reais);
Nos centros de treinamento:
169th (UTB) - 30 unidades;
184-th (UTB) - 30 unidades;
233º (UTR) - 10 unidades;
No total, o exército ucraniano deve ter um 531 tanques T-64 .
No total 220 destes tanques foram destruídos na Guerra e então percebe-se que o T64 esta chegando ao seu fim.
1º Brigada Blindada
Esta Brigada esta formada por 5 batalhões de tanques.
É digno de informação que a 1º Brigada Blindada ucraniana salvou seu governo de uma derrota completa e sempre mantida com unidade reserva salvou linha de frente, ainda mais que a aviação ucraniana era quase nula.
Antes da Guerra foi rearmada com T-64BM "Bulat e completando dois batalhões com estes carros.
Com as perdas nos combates esta unidade teve que ser completada com T64 sem defesa dinâmicas.
Composição antes da Guerra.
Mais 4 carros de comando 600, 602, 602 (take) e 360.
Transporte de 20 tanques da brigada (entre eles 3 carros comando), filmado em outubro de 2014 perto de Kiev.
O número total de máquinas identificadas é 130, uma parte significativa delas são T-64B / B1 (sem proteção dinâmica)
17º Brigada Blindada
Esta Brigada tinha baixo poder de combate por falta de pessoal antes do inicio da guerra. Pequenas forças chegaram no início de abril sob a cidade de Izyum na região de Kharkov.
Seus tanques que foram os primeiros a entrar no combate na cidade Slaviansky.
Der acordo com a distribuição dos números, a brigada tem quatro batalhões de tanques e identificou 98 . Três carros comando - b / n 101, 202 e 240 (há também dois ainda não identificados):
No total nas condições de pré-guerra as brigadas blindadas contavam com 228 tanques.
Este é o número de tanques T64 que as unidades da Ucrânia podiam contar antes de o conflito começar.
146 + 332 + 228 = 706 unidades
Um grande número de veículos armazenados não puderam ser reparados para abastecimento pois são sucatas, então o T-72 e o T-80 tiveram que ser mandados para unidades.
Hoje as unidades ucranianas contam com esta quantidade de tanques T64 no seu exército.
1BB(2 TB) - 62 unidades;
17 BB (3 TB) - 93 unidades;
14, 24, 28, 30, 54, 72, 92, 93 BMEC(TB) - 8 x 31 = 248 unidades;
12 BAER - 3 unidades;
17 BAER- 3 unidades;
25 BAER - 3 unidades;
10 GPBr - 10 unidades;
Nas forças navais:
36 BrMP (TB) - 31 unidades;
Na guarda nacional - 8 unidades (reais);
Nos centros de treinamento:
169th (UTB) - 30 unidades;
184-th (UTB) - 30 unidades;
233º (UTR) - 10 unidades;
No total, o exército ucraniano deve ter um 531 tanques T-64 .
No total 220 destes tanques foram destruídos na Guerra e então percebe-se que o T64 esta chegando ao seu fim.
Editado pela última vez por EDSON em Ter Fev 27, 2018 9:09 am, em um total de 1 vez.
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Re: UCRÂNIA
Edson, meu parabéns pelos post. Muito bom mesmo.
É algo que os mais interessados na guerra blindada aqui devem olhar, e analisar com bastante atenção. Inclusive o nosso EB.
Esta guerra na Ucrânia deve estar sendo uma verdadeira aula de estratégia de guerra - dos tempos de paz para a guerra, inopinada - dentro da perspectiva de um país que praticamente tinha um dos maiores parques bélicos da ex-URSS e de uma hora para outra se viu envolvido em um conflito para o qual não estava preparado, e a muito custo tem conseguido se manter graças a sua herança militar soviética.
Para sorte dos ucranianos muito do que era o seu parque industrial se manteve estes anos todos, mesmo que hoje já não seja mais possível recuperar a maior parte do que havia em termos de material militar. Mas isso é o que está salvando a pele deles hoje.
Embora o T-64 ainda seja a base das OM's mec e bldas ucranianas, vê-se que eles são uma solução de compromisso tendo em vista a quantidade disponível, sejam prontas ou em vias de recuperação. Mas fato é que com um atrito de mais de 50% estes vestutos CC's já não podem mais arcar com o grosso das ações bldas do exército ucraniano. Ao mesmo tempo sua substituição é um grande desafio tendo em vista não apenas os custos da aquisição de novos blindados, como a economia do país que não ajuda neste sentido também.
Mas mesmo assim é interessante ver que a industria bélica ucraniana não deixou de projetar e produzir soluções neste campo até hoje, mesmo com a guerra. e toda a pressão sobre si. Desde 4x4 até o Oplot.
A ver até onde a capacidade industrial de defesa ucraniana vai conseguir suportar o que está se transformando cada vez mais em um conflito mais e mais longevo. E sem qualquer previsão para encontrar termo.
E pelo que se noticia aqui e ali nas diversas mídias, as undes mec e bldas ucranianas parece não terão descanso tão cedo.
abs
É algo que os mais interessados na guerra blindada aqui devem olhar, e analisar com bastante atenção. Inclusive o nosso EB.
Esta guerra na Ucrânia deve estar sendo uma verdadeira aula de estratégia de guerra - dos tempos de paz para a guerra, inopinada - dentro da perspectiva de um país que praticamente tinha um dos maiores parques bélicos da ex-URSS e de uma hora para outra se viu envolvido em um conflito para o qual não estava preparado, e a muito custo tem conseguido se manter graças a sua herança militar soviética.
Para sorte dos ucranianos muito do que era o seu parque industrial se manteve estes anos todos, mesmo que hoje já não seja mais possível recuperar a maior parte do que havia em termos de material militar. Mas isso é o que está salvando a pele deles hoje.
Embora o T-64 ainda seja a base das OM's mec e bldas ucranianas, vê-se que eles são uma solução de compromisso tendo em vista a quantidade disponível, sejam prontas ou em vias de recuperação. Mas fato é que com um atrito de mais de 50% estes vestutos CC's já não podem mais arcar com o grosso das ações bldas do exército ucraniano. Ao mesmo tempo sua substituição é um grande desafio tendo em vista não apenas os custos da aquisição de novos blindados, como a economia do país que não ajuda neste sentido também.
Mas mesmo assim é interessante ver que a industria bélica ucraniana não deixou de projetar e produzir soluções neste campo até hoje, mesmo com a guerra. e toda a pressão sobre si. Desde 4x4 até o Oplot.
A ver até onde a capacidade industrial de defesa ucraniana vai conseguir suportar o que está se transformando cada vez mais em um conflito mais e mais longevo. E sem qualquer previsão para encontrar termo.
E pelo que se noticia aqui e ali nas diversas mídias, as undes mec e bldas ucranianas parece não terão descanso tão cedo.
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Re: UCRÂNIA
Lembres que uma das novidades introduzidas pelo T-64 foi a blindagem composite na torre, um "sanduíche" de aço + duralumínio + aço, o que foi um tremendo avanço em sua época (se não me engano MBT algum Ocidental possuía algo parecido), permitindo manter o peso e a silhueta baixos mas com mobilidade, proteção e especialmente poder de fogo comparáveis aos melhores que existiam...EDSON escreveu:Obrigado logo vou reiniciar.
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: UCRÂNIA
O ocidente experimentou, mas as blindagens compostas só entraram em operação no ocidente ali pelos anos 80, de 64 a 80 a URSS contou com MBTs abaixo das 40 tons que tinham um nível de proteção igual ou superior aos MBTs de 60 tons ocidentais além de maior poder de fogo.
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Re: UCRÂNIA
Agora comentaremos sobre seu irmão mais novo o T-64BM "Bulat" que era o orgulho do Exército ucraniano mas apresentou inúmeros problemas e entre eles o motor que era muito fraco para seu peso acarretando transtornos durante os combates e atolando com frequência.
Colocaremos aqui os meios quantitativos desta máquina no Exército da Ucrânia e não o desempenho em combate este por sua vez sera mostrado mais adiante.
Nesta foto observa-se o tanque 269 em Goncharov ao ar livre este faz parte da 1º Brigada de Tanques este não apareceu nos combates no Donbass.
Este outro em Zhitomir também ficou fora das formações de combate talvez por causa de algum problema mecânico.
O restante antes da Guerra seguiu com a 1º Brigada de Tanque.
Outro em demonstração publica em outubro de 2015, em Chernigov.
Em "Javorov" na região de Lviv:
Este em 2016 usado para instrução.
Contado dez tanques com as seguintes numerações(b / n 129, 269, 661-664, 666-669).
Tanques distribuídos nas instituições de instrução de guerra blindada.
A quantidade blindados aqui citados é completamente confiável pois não foram modernizados muitos T64 para este padrão.
Uma máquina está em Yavorov, n 117, a segunda foto mais recente.
Um lugar ainda não determinado, foto a partir de 2014.
Tanque w / 629
Em exposição
Desna" também teve seu "Bulat" (b / n 377, 378 e 379)
Já no verão de 2016, apareceram outros carros recém-pintados - b / n 523,521 e 522.
Composição na ordem de batalha.
Em negrito os que tanques que participaram ativamente na batalha.
O número de tanque pronto para batalha era de 60 tanques e se considerarmos que nem todos os tanques estavam preparados para chegar a linha de frente em condições, podemos admitir que havia dois batalhões de tanques incompletos.
Antes da guerra 85 deles foram atualizados mas pelo menos 20 nunca chegaram a linha de frente. Houve 17 tanques perdido em combate, os separatistas capturam 3 e mais 6 foram evacuados para reparos. As perdas totais ascenderam metade da força de combate. E um número significativo de tanque sempre tiveram na planta Kharkov em reparos.
Fabrica de tanques Kharkov.
Aqui pintados e manutenidos e reenviados ao Exército Ucraniano.
Conclusão.
Deve admitir-se que, na fase inicial da guerra, estes tanques deram ao exército ucraniano uma vantagem óbvia na Frente de Lugansk. Foto da coluna perto do ponto de verificação "Red Talovka" na fronteira com a Rússia.
Tentando cortar a rota Lugansk-Donetsk em Merry Tarasovka esta unidade foi vista em Lugotino.
Aeroporto de Lugansk
Novosvitlivka
Assim, o exército ucraniano puxou estas unidades para fazer bloqueios em toda a comunicação sobre os cento e cinquenta quilômetros ao longo da linha que levou ao cerco de todo o grupo. Um dos "Bulat" é filmado no laminador Lutuginsky, onde o exército ucraniano tentou capturar esta posição, já estando completamente cercado.
Assim a unidade cercada não pode chegar a linhas e com um sessar fogo foram autorizados a recuara mas tendo que deixar todas as armas para trás e os Bulat também. Aqui se vê dois com os separatistas que logo colocaram em sua ordem de batalha.
Esta foto tirada de um Bulat da 1ª Brigada Blindada na aldeia de Petrovsky em uma ofensiva em apoio a um batalhão mecanizado 72th Brigada Mecanizada na qual pode-se ver um tanque em primeiro plano pertencente a esta unidade. Isto sugere que nesta época já havia falta de carros em várias unidades para as operações de combate na linha de frente.
Mais tarde, o T-64BM ocasionalmente apareceu em algum lugar perto de Volnovaha, depois passou a exercitar-se na região de Kherson.
Em resumo pode-se dizer que os Bulat foram superestimados e hoje depois da aventura guerreira só ha um batalhão dos 100 fabricados.
1. Os sistema caros do controle de disparo e o uso de armas guiadas não foram utilizados nesta guerra.
2. O aumento acentuado do peso da máquina (mais de 46 toneladas) na mesma suspensão hereditária do T-64 (suspensão feita para 36 toneladas, sem testes necessários) causou muitos problemas.
3. Aparentemente, os tanques muito antigos estavam sendo reparados ( com peças do T-64B sem proteção dinâmica instalada,). Peças foram retiradas de tanques no "armazenamento" ou de tanques em funcionamento. No segundo caso, esperava-se que retirasse peças de tanques que não pudessem ser reparados e sendo assim provocando mais baixas desnecessárias durante o conflito.
4. A falta de condições de reparos no campo e a necessidade de cumprir as tarefas de combate levaram ao fato de os tanques serem continuamente transportados da linha de frente para a planta Kharkov (250-300 km de ida e mais a volta). Isso prejudicou muito a eficiência de combate das unidades.
O nível muito baixo de treinamento das tripulações levou a uma série de acidentes no campo pois o peso do carro e a baixa potência do motor requeria um treinamento especifico para tal empreendimento além é claro de que as operações blindadas requerem tripulações bem treinadas pois o mal uso do equipamento provoca baixas desnecessárias durante as operações de combate.
Desfiles em Kiev para propaganda do governo eles aparecem continuamente.
Um vídeo recente (datado de 17 de agosto de 2016) - a locomotiva carrega três "Bulat", sete T-64BV e uma mão-cercada pela proteção dinâmica do T-64B.
Colocaremos aqui os meios quantitativos desta máquina no Exército da Ucrânia e não o desempenho em combate este por sua vez sera mostrado mais adiante.
Nesta foto observa-se o tanque 269 em Goncharov ao ar livre este faz parte da 1º Brigada de Tanques este não apareceu nos combates no Donbass.
Este outro em Zhitomir também ficou fora das formações de combate talvez por causa de algum problema mecânico.
O restante antes da Guerra seguiu com a 1º Brigada de Tanque.
Outro em demonstração publica em outubro de 2015, em Chernigov.
Em "Javorov" na região de Lviv:
Este em 2016 usado para instrução.
Contado dez tanques com as seguintes numerações(b / n 129, 269, 661-664, 666-669).
Tanques distribuídos nas instituições de instrução de guerra blindada.
A quantidade blindados aqui citados é completamente confiável pois não foram modernizados muitos T64 para este padrão.
Uma máquina está em Yavorov, n 117, a segunda foto mais recente.
Um lugar ainda não determinado, foto a partir de 2014.
Tanque w / 629
Em exposição
Desna" também teve seu "Bulat" (b / n 377, 378 e 379)
Já no verão de 2016, apareceram outros carros recém-pintados - b / n 523,521 e 522.
Composição na ordem de batalha.
Em negrito os que tanques que participaram ativamente na batalha.
O número de tanque pronto para batalha era de 60 tanques e se considerarmos que nem todos os tanques estavam preparados para chegar a linha de frente em condições, podemos admitir que havia dois batalhões de tanques incompletos.
Antes da guerra 85 deles foram atualizados mas pelo menos 20 nunca chegaram a linha de frente. Houve 17 tanques perdido em combate, os separatistas capturam 3 e mais 6 foram evacuados para reparos. As perdas totais ascenderam metade da força de combate. E um número significativo de tanque sempre tiveram na planta Kharkov em reparos.
Fabrica de tanques Kharkov.
Aqui pintados e manutenidos e reenviados ao Exército Ucraniano.
Conclusão.
Deve admitir-se que, na fase inicial da guerra, estes tanques deram ao exército ucraniano uma vantagem óbvia na Frente de Lugansk. Foto da coluna perto do ponto de verificação "Red Talovka" na fronteira com a Rússia.
Tentando cortar a rota Lugansk-Donetsk em Merry Tarasovka esta unidade foi vista em Lugotino.
Aeroporto de Lugansk
Novosvitlivka
Assim, o exército ucraniano puxou estas unidades para fazer bloqueios em toda a comunicação sobre os cento e cinquenta quilômetros ao longo da linha que levou ao cerco de todo o grupo. Um dos "Bulat" é filmado no laminador Lutuginsky, onde o exército ucraniano tentou capturar esta posição, já estando completamente cercado.
Assim a unidade cercada não pode chegar a linhas e com um sessar fogo foram autorizados a recuara mas tendo que deixar todas as armas para trás e os Bulat também. Aqui se vê dois com os separatistas que logo colocaram em sua ordem de batalha.
Esta foto tirada de um Bulat da 1ª Brigada Blindada na aldeia de Petrovsky em uma ofensiva em apoio a um batalhão mecanizado 72th Brigada Mecanizada na qual pode-se ver um tanque em primeiro plano pertencente a esta unidade. Isto sugere que nesta época já havia falta de carros em várias unidades para as operações de combate na linha de frente.
Mais tarde, o T-64BM ocasionalmente apareceu em algum lugar perto de Volnovaha, depois passou a exercitar-se na região de Kherson.
Em resumo pode-se dizer que os Bulat foram superestimados e hoje depois da aventura guerreira só ha um batalhão dos 100 fabricados.
1. Os sistema caros do controle de disparo e o uso de armas guiadas não foram utilizados nesta guerra.
2. O aumento acentuado do peso da máquina (mais de 46 toneladas) na mesma suspensão hereditária do T-64 (suspensão feita para 36 toneladas, sem testes necessários) causou muitos problemas.
3. Aparentemente, os tanques muito antigos estavam sendo reparados ( com peças do T-64B sem proteção dinâmica instalada,). Peças foram retiradas de tanques no "armazenamento" ou de tanques em funcionamento. No segundo caso, esperava-se que retirasse peças de tanques que não pudessem ser reparados e sendo assim provocando mais baixas desnecessárias durante o conflito.
4. A falta de condições de reparos no campo e a necessidade de cumprir as tarefas de combate levaram ao fato de os tanques serem continuamente transportados da linha de frente para a planta Kharkov (250-300 km de ida e mais a volta). Isso prejudicou muito a eficiência de combate das unidades.
O nível muito baixo de treinamento das tripulações levou a uma série de acidentes no campo pois o peso do carro e a baixa potência do motor requeria um treinamento especifico para tal empreendimento além é claro de que as operações blindadas requerem tripulações bem treinadas pois o mal uso do equipamento provoca baixas desnecessárias durante as operações de combate.
Desfiles em Kiev para propaganda do governo eles aparecem continuamente.
Um vídeo recente (datado de 17 de agosto de 2016) - a locomotiva carrega três "Bulat", sete T-64BV e uma mão-cercada pela proteção dinâmica do T-64B.
Editado pela última vez por EDSON em Qui Mar 01, 2018 6:07 pm, em um total de 1 vez.
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Re: UCRÂNIA
Não tenho como não comparar estas informações com a realidade da nossa cavalaria blindada.
Logística é o segredo de tudo. Isto é o que sustenta a guerra, alavanca o treinamento e formação necessários aos tanquistas e dá ao país os recursos necessários para manter-se frente a um conflito moderno.
Mas nós estamos bem longe de dispor de tal condição.
E esta reforma nos Bulat são a prova do quão necessária, e indispensável, é a capacidade de um país manter os seus meios blindados. Daí o EB fazer tanta questão de insistir nos seus projetos da família de bldos.
Se não formos capazes de fazer aqui, a dependência externa já se torna meio caminho para a derrota.
abs
Logística é o segredo de tudo. Isto é o que sustenta a guerra, alavanca o treinamento e formação necessários aos tanquistas e dá ao país os recursos necessários para manter-se frente a um conflito moderno.
Mas nós estamos bem longe de dispor de tal condição.
E esta reforma nos Bulat são a prova do quão necessária, e indispensável, é a capacidade de um país manter os seus meios blindados. Daí o EB fazer tanta questão de insistir nos seus projetos da família de bldos.
Se não formos capazes de fazer aqui, a dependência externa já se torna meio caminho para a derrota.
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Re: UCRÂNIA
Nesta apresentação vou mostrar a aventura do T72 na Guerra da Ucrânia e estes do lado das tropas de Kiev. Durante a a apresentação haverá conflitos de números no que se refere a quantidade total destes veículos herdados da URSS, e veremos casos de corrupção grave no Exército ucraniano.
Quando a Guerra chegou e o numero de tanques perdidos em combates entre 2014/2015, chegou a baixas irresistíveis para continuação das operações de combate. O Estado Maior ucraniano decidiu reparar cerca de 300 unidades ainda restantes na Ucrânia e manda-los a linha de frente para evitar o colapso de algumas unidades ucranianas que tornaram-se unidades de infantaria mal treinadas e motivadas.
A partir de 28 de dezembro de 2015, 367 T-72 estavam disponíveis , dos quais 132 eram úteis e 235 precisavam de reparo. A necessidade de motores era de 130 unidades. Esta referencia foi tirada de fontes ucranianas.
E então sabendo que os tanques herdados da URSS era de 1.372 tanques dos quais assim divididos:
870 tanques exportados pára diversos países do qual mostraremos alguns números;
367 tanques nas fileiras da Ucrânia contados em dezembro de 2015;
129 tanques foram transformados em BREM-1 e BTS-5B e exportados também já que estas máquinas são preciosas nos combates de hoje.
1 que transformado em monumento.
Quando se tornou urgente dispor de blindados e tanques na linha de frente observou-se que no caso do T72 havia desaparecido uma quantidade significativas de tanques, estes haviam sido vendidos e não apareciam nos números finais, gerando um escândalo na Ucrânia. A necessidade na linha de frente de uma quantidade razoável de blindados em unidades mecanizadas do exército ucraniano levara o mesmo a paralisações repentinas e deste modo não podia conduzir as operações de forma satisfatória pois a geografia do terreno exigia uma tropa mecanizada numerosa para cobrir uma frente extensa demais para infantaria a pé, a Ucrânia em seu Leste é plana e sua vasta estepe sem grandes irregularidades a mecanização torna-se fundamental.
Logo observou-se que a corrupção havia solapado o Exército ucraniano devastando antes mesmo de as batalhas se iniciarem e elevando a sucessivas derrotas uma após outra.
Vamos ver como foi feita e esta sendo feita a distribuição nas unidades ucranianas;
Foto 10º Brigada de Infantaria de Montanha recebeu T72
10ª brigada de montanha com um batalhão de três companhias de 10 tanques cada e um tanque comando na composição (31 T-72AV e B1, );
A 128ª brigada de montanha é um batalhão de três companhias de 10 tanques cada e um tanque comando na composição (31 T-72AV e B1);
A 53ª brigada mecanizada de três companhias de 10 tanques cada e um tanque comando na composição ( T-72AV e B1);
56ª Brigada Motorizada com uma companhia (10 veículos T-72AV e B1);
A 57ª brigada de infantaria motorizada uma companhia de tanques (10 veículos T-72B1);
A 58ª brigada de infantaria motorizada uma companhia de tanques (10 veículos T-72AV);
A 59ª brigada de infantaria motorizada uma companhia de tanques (10 veículos T-72AV);
Um total de 132 tanques T-72 .
Tanques para instrução
A partir de fotografias diversas foram contados 7 tanques na escola de blindados em Desna.
Na escola de instrução de blindados em Lviv ha dois.
Mais seis em outras localidades
Na guarda nacional mais dois.
Mais 12 de diferentes modificações
Mais 35 tanques dispersos pelo território ucraniano
No verão de 2016 uma comissão de deputados inspecionou a planta de Lviv, onde se anunciou a recuperação de tanques T72 e alguns prontos foram mandados para as tropas.
O financiamiento foi prometido e anunciou-se 30 tanques para serem reparados e mandados as unidades.
Tudo muito bonito mas na conta final um grande buraco pode ser visto.
Com base nos números conhecidos (o número no início da década de 90, a exportação a 2015 inclusive, combate e não-combate parte) temos:
1304-870 - 132-35 = 267
Nas bases de armazenamento pode ser visto que os tanques ainda continuavam la e não foram transferidos para planta Lviv.
Mas como pode se observar nas fotos o estado dos tanques não é encorajador sendo possível dizer que o tanque tem que ser refeito aproveitando-se o chassi e talvez a torre.
Imagens dos cemitérios de Kharkov, Kiev e planta Lviv
Vamos diminuir o deficit a partir das modernizações dos blindados de engenharia como BTS-5B:
Os dados não são confiáveis já que havia material herdado na URSS para este tipo de equipamento além é claro como modernizações a partir do T72 e que foram exportados.
Tinham apenas 22 unidades do tipo BREM em 1990:
Seguramente mais de 100 unidades foram exportadas destes veículos de engenharia.
Para o Iraque
Existem aproximadamente 150 tanques T-72 no armazenamento mas para restaura-los sairá caro.
Quando a Guerra chegou e o numero de tanques perdidos em combates entre 2014/2015, chegou a baixas irresistíveis para continuação das operações de combate. O Estado Maior ucraniano decidiu reparar cerca de 300 unidades ainda restantes na Ucrânia e manda-los a linha de frente para evitar o colapso de algumas unidades ucranianas que tornaram-se unidades de infantaria mal treinadas e motivadas.
A partir de 28 de dezembro de 2015, 367 T-72 estavam disponíveis , dos quais 132 eram úteis e 235 precisavam de reparo. A necessidade de motores era de 130 unidades. Esta referencia foi tirada de fontes ucranianas.
E então sabendo que os tanques herdados da URSS era de 1.372 tanques dos quais assim divididos:
870 tanques exportados pára diversos países do qual mostraremos alguns números;
367 tanques nas fileiras da Ucrânia contados em dezembro de 2015;
129 tanques foram transformados em BREM-1 e BTS-5B e exportados também já que estas máquinas são preciosas nos combates de hoje.
1 que transformado em monumento.
Quando se tornou urgente dispor de blindados e tanques na linha de frente observou-se que no caso do T72 havia desaparecido uma quantidade significativas de tanques, estes haviam sido vendidos e não apareciam nos números finais, gerando um escândalo na Ucrânia. A necessidade na linha de frente de uma quantidade razoável de blindados em unidades mecanizadas do exército ucraniano levara o mesmo a paralisações repentinas e deste modo não podia conduzir as operações de forma satisfatória pois a geografia do terreno exigia uma tropa mecanizada numerosa para cobrir uma frente extensa demais para infantaria a pé, a Ucrânia em seu Leste é plana e sua vasta estepe sem grandes irregularidades a mecanização torna-se fundamental.
Logo observou-se que a corrupção havia solapado o Exército ucraniano devastando antes mesmo de as batalhas se iniciarem e elevando a sucessivas derrotas uma após outra.
Vamos ver como foi feita e esta sendo feita a distribuição nas unidades ucranianas;
Foto 10º Brigada de Infantaria de Montanha recebeu T72
10ª brigada de montanha com um batalhão de três companhias de 10 tanques cada e um tanque comando na composição (31 T-72AV e B1, );
A 128ª brigada de montanha é um batalhão de três companhias de 10 tanques cada e um tanque comando na composição (31 T-72AV e B1);
A 53ª brigada mecanizada de três companhias de 10 tanques cada e um tanque comando na composição ( T-72AV e B1);
56ª Brigada Motorizada com uma companhia (10 veículos T-72AV e B1);
A 57ª brigada de infantaria motorizada uma companhia de tanques (10 veículos T-72B1);
A 58ª brigada de infantaria motorizada uma companhia de tanques (10 veículos T-72AV);
A 59ª brigada de infantaria motorizada uma companhia de tanques (10 veículos T-72AV);
Um total de 132 tanques T-72 .
Tanques para instrução
A partir de fotografias diversas foram contados 7 tanques na escola de blindados em Desna.
Na escola de instrução de blindados em Lviv ha dois.
Mais seis em outras localidades
Na guarda nacional mais dois.
Mais 12 de diferentes modificações
Mais 35 tanques dispersos pelo território ucraniano
No verão de 2016 uma comissão de deputados inspecionou a planta de Lviv, onde se anunciou a recuperação de tanques T72 e alguns prontos foram mandados para as tropas.
O financiamiento foi prometido e anunciou-se 30 tanques para serem reparados e mandados as unidades.
Tudo muito bonito mas na conta final um grande buraco pode ser visto.
Com base nos números conhecidos (o número no início da década de 90, a exportação a 2015 inclusive, combate e não-combate parte) temos:
1304-870 - 132-35 = 267
Nas bases de armazenamento pode ser visto que os tanques ainda continuavam la e não foram transferidos para planta Lviv.
Mas como pode se observar nas fotos o estado dos tanques não é encorajador sendo possível dizer que o tanque tem que ser refeito aproveitando-se o chassi e talvez a torre.
Imagens dos cemitérios de Kharkov, Kiev e planta Lviv
Vamos diminuir o deficit a partir das modernizações dos blindados de engenharia como BTS-5B:
Os dados não são confiáveis já que havia material herdado na URSS para este tipo de equipamento além é claro como modernizações a partir do T72 e que foram exportados.
Tinham apenas 22 unidades do tipo BREM em 1990:
Seguramente mais de 100 unidades foram exportadas destes veículos de engenharia.
Para o Iraque
Existem aproximadamente 150 tanques T-72 no armazenamento mas para restaura-los sairá caro.
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Re: UCRÂNIA
Ótimo trabalho, Amigo Edson, e não é o primeiro que vejo. Pergunto: achaste pronto ou traduziste (porque não é "googlada", isso eu sei) tu mesmo?
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Re: UCRÂNIA
A tradução do texto original é do Google e após leitura tento transformar da melhor forma possível para nossa linguagem.Túlio escreveu:Ótimo trabalho, Amigo Edson, e não é o primeiro que vejo. Pergunto: achaste pronto ou traduziste (porque não é "googlada", isso eu sei) tu mesmo?
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Re: UCRÂNIA
Parabéns mais uma vez Edson pelas excelentes informações. Espero que o pessoal militar daqui do DB esteja acompanhando tudo isso. É um material valioso e importantíssimo para complementar a teoria que já temos aqui, e ao menos abrir uma série de discussões a despeito da nossa realidade da inf e cav mecanizada e blda.
Uma das melhores séries de posts que já vi no DB desde há muito tempo.
Espero e faço votos de que continues assim. Só nos enriquece e torna o ambiente mais que qualitativo para todos nós.
abs
Uma das melhores séries de posts que já vi no DB desde há muito tempo.
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Re: UCRÂNIA
Vamos continuar e obrigado pelas força e espero chegar ao fim pelo antes do final do ano.
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Re: UCRÂNIA
Agora senhores o T80 e T84.
Neste capitulo eu irei falar sobre o tanque mais capaz nas fileiras ucranianas e seu sucessor modernizado. É bom lembrar que o tanque é superior em aspectos técnicos aos demais tanques ucranianos mas um carro caro de manter em um país pobre que negligência suas forças armadas não fara diferença na situação geral, ou seja, a improvisação em meio a uma crise custa caro para os objetivos políticos a serem alcançados e foi nesta situação que o exército ucraniano foi apanhado em 2014.
O T80 é um excelente veículo mas o custo de manter, repara-lo e moderniza-lo é quase proibitivo para uma Ucrânia que precisa deste veículo em grandes quantidades para que faça diferença no resultado final da Guerra.
Vamos começar mostrando imagens de uma restauração do mesmo na fabrica Kharkov;
Havia fotos amadoras de uma restauração de tanques T-80BV na fabrica de blindados Kharkov no verão de 2015.
Desmontagem:
Como chegou a linha de restauração:
Interior:
Estágio intermediário de reparação:
Novos tanques de combustível:
Novo motor -Turbina a gás motor GTD-1000TF
Perceba que o tanque passou por uma profunda restauração.
Vamos para descrição sumária dos eventos envolvendo este tanque.
Os políticos que capturaram o poder, após os eventos do " Euro Maindan" conduziram o país a uma série de eventos catastróficos que levaram a Guerra no Leste. No decurso do conflito tomaram medidas desesperadas pois não planejavam uma Guerra e sim uma simples tomada de poder através de manifestações. Então perceberam não estar preparados para este evento pois haviam se esquecido das velhas máximas incluso ai as teorias de Carl von Clausewitz e para iludir a população entre as derrotas usaram mil formas de ilusões midiáticas, entre elas, começaram a anunciar uma série de armas milagrosas que recuperariam a vantagem no campo de batalha e transformariam seus inimigos em pó e os T80 e seu irmão mais novo T84 seriam um dos escolhidos.
No verão de 2015, quando finalmente percebeu-se que, a principal força de tanques e blindados fora completamente destruída ou posta fora de ação devido ao desgaste natural, foi senso comum, entre os governantes, que novas unidades deveriam ser criadas e transformadas em elite para que suportasse o peso dos combates e evitasse uma derrota catastrófica. A escolha recaiu sobre as unidades aerotransportadas pois eram as únicas que possuíam valor combativo real. Estas unidades começaram a receber todo tipo de equipamento, incluído ai blindados e tanques. E aqui, em conexão com o déficit dos principais tanques de batalha T-64B / BV / BM, os tanques de batalha T-80 surgiram de forma inesperada nestas unidades.
Para os especialistas esta escolha não parecia impressionante tendo vários fatores que corroboravam contra o T80:
1. Na verdade sobre o titulo do T80 haviam três máquinas diferentes.
- série T-80 inicial com uma torre da T-64 com os primeiros motores de turbina a gás GTD -1000;
- T-80B / BV com sua própria torre e GTD -1000T (F) atualizado, foi produzido em plantas russas;
- a ultima série do tanque soviético - o T-80U (D) com o motor diesel 6TD a pistão e com a nova proteção dinâmica "Contact-5", que foi produzida na fábrica Kharkov Malysheva;
2. Na verdade os T80 não eram máquinas tão modernas mas sim seus predecessores os T84.
3. O fato que o T80 era extramente necessário, pois o outro o T-84 "Oplot" - estava sendo vendido a Tailândia com a impressionante velocidade de 5 por ano. ( Aqui observa-se que a falta de equipamentos, técnicos e um financiamento adequado para fábrica de tanques Kharkov levou a este martírio).
No contrato havia um pedido de 54 tanques T84 Oplot o que de certo modo não é um numero impressionante para qualquer empresa deste seguimento. Aqui se vê dificuldades do parque fabril bélico ucraniano.
A questão da restauração do T- 80BV, em geral, consiste na substituição do motor em tanques que estejam mais ou menos preservados e possam ser restaurados da forma mais barata, mas podemos ver alguns pontos sobre isto:
- falta de empresas que fabriquem peças sobressalentes para os motores;
- conseguir peças de motores em outras fonte como a Rússia ou Bielo-Rússia de forma intermediária é outro fator que aumenta os custos de restauração , já que, o contrabando faz encarecer as peças transladas de forma ilegal;
- na foto a seguir mostra um T80 sem proteção dinâmica na fabrica Kharkov leva a crer no processo de canibalização provando a incapacidade da industria ucraniana para fornecer peças para os tanques.
Podemos concluir que os tanques serão tidos como perdas irrecuperáveis após a primeira falha grave de mecânica.
Para determinar quantos tanques T80 os ucranianos podem ser reparados vamos verificar a quantidade disponível.
No fim da URSS, várias fontes tem números muito diferentes - de 163 a 248 tanques do tipo T-80, T-80B e T-80BV. "The Military Balance 2013" confirma 165 carros. Neste período um carro foi vendido para os EUA.
De acordo com a lista de equipamentos nos campos de armazenamento (a partir de 2011):
1. Kharkov BTRZ - 58 unidades. T-80B e 20 unidades. T-80BV;
2. Kiev BTRZ - 65 unidades. T-80B e 1 unidade. T-80BV;
3. in / h A2730 g. Artemovsk - 4 unidades. T-80BV.
Em Kharkov aparentemente são os que estão em pior estado, provavelmente eles só poderão ser canibalizados.
Na base de armazenamento em Artyomovsk foram reparados, mas não em Kharkov como seria natural e sim na fabrica de reparação de blindados de Kiev:
Na base de armazenamento de Kiev foram preservados de forma mais satisfatória.
Ha poucos espalhados com número de 8 totais.
Vamos ver como estão distribuídos nas unidades:
Como já foi escrito anteriormente, o potencial para levantar os T-80B / BV é limitado principalmente por causa do fornecimento de novos motores e componentes ópticos.
1.Então temos uma companhia incompleta de 8 tanques, com estas numerações (b / n 100 ao 107), que foram obtidas no verão de 2015;
2. Outra companhia incompleta de 8 tanques, (b / n 110 ao 117), ativada no outono de 2015;
3. Esta unidade não reconhecida com a seguinte numeração em seus tanques, 075, 077, 704 e 770;
4. Recebido em agosto de 2015, mais cinco unidades ainda com destino desconhecido;
Este tanque com numeração 345 estava na academia de Odessa.
Depois por algum motivo foi inserido na 72ª Brigada Mecanizada.
Concluímos com certeza que 25 carros foram colocados em serviço. Mas nem tudo é tão lindo, este tanque que estava com uma unidade de paraquedistas já visitou a fabrica de reparo de carros blindados Zhytomir.
O T80 no Exército da Ucrânia sera de curta duração principalmente após o próximo embate levando a sumir dos campos de batalha a não ser é claro que a Rússia forneça os seus aos separatistas.
Neste capitulo eu irei falar sobre o tanque mais capaz nas fileiras ucranianas e seu sucessor modernizado. É bom lembrar que o tanque é superior em aspectos técnicos aos demais tanques ucranianos mas um carro caro de manter em um país pobre que negligência suas forças armadas não fara diferença na situação geral, ou seja, a improvisação em meio a uma crise custa caro para os objetivos políticos a serem alcançados e foi nesta situação que o exército ucraniano foi apanhado em 2014.
O T80 é um excelente veículo mas o custo de manter, repara-lo e moderniza-lo é quase proibitivo para uma Ucrânia que precisa deste veículo em grandes quantidades para que faça diferença no resultado final da Guerra.
Vamos começar mostrando imagens de uma restauração do mesmo na fabrica Kharkov;
Havia fotos amadoras de uma restauração de tanques T-80BV na fabrica de blindados Kharkov no verão de 2015.
Desmontagem:
Como chegou a linha de restauração:
Interior:
Estágio intermediário de reparação:
Novos tanques de combustível:
Novo motor -Turbina a gás motor GTD-1000TF
Perceba que o tanque passou por uma profunda restauração.
Vamos para descrição sumária dos eventos envolvendo este tanque.
Os políticos que capturaram o poder, após os eventos do " Euro Maindan" conduziram o país a uma série de eventos catastróficos que levaram a Guerra no Leste. No decurso do conflito tomaram medidas desesperadas pois não planejavam uma Guerra e sim uma simples tomada de poder através de manifestações. Então perceberam não estar preparados para este evento pois haviam se esquecido das velhas máximas incluso ai as teorias de Carl von Clausewitz e para iludir a população entre as derrotas usaram mil formas de ilusões midiáticas, entre elas, começaram a anunciar uma série de armas milagrosas que recuperariam a vantagem no campo de batalha e transformariam seus inimigos em pó e os T80 e seu irmão mais novo T84 seriam um dos escolhidos.
No verão de 2015, quando finalmente percebeu-se que, a principal força de tanques e blindados fora completamente destruída ou posta fora de ação devido ao desgaste natural, foi senso comum, entre os governantes, que novas unidades deveriam ser criadas e transformadas em elite para que suportasse o peso dos combates e evitasse uma derrota catastrófica. A escolha recaiu sobre as unidades aerotransportadas pois eram as únicas que possuíam valor combativo real. Estas unidades começaram a receber todo tipo de equipamento, incluído ai blindados e tanques. E aqui, em conexão com o déficit dos principais tanques de batalha T-64B / BV / BM, os tanques de batalha T-80 surgiram de forma inesperada nestas unidades.
Para os especialistas esta escolha não parecia impressionante tendo vários fatores que corroboravam contra o T80:
1. Na verdade sobre o titulo do T80 haviam três máquinas diferentes.
- série T-80 inicial com uma torre da T-64 com os primeiros motores de turbina a gás GTD -1000;
- T-80B / BV com sua própria torre e GTD -1000T (F) atualizado, foi produzido em plantas russas;
- a ultima série do tanque soviético - o T-80U (D) com o motor diesel 6TD a pistão e com a nova proteção dinâmica "Contact-5", que foi produzida na fábrica Kharkov Malysheva;
2. Na verdade os T80 não eram máquinas tão modernas mas sim seus predecessores os T84.
3. O fato que o T80 era extramente necessário, pois o outro o T-84 "Oplot" - estava sendo vendido a Tailândia com a impressionante velocidade de 5 por ano. ( Aqui observa-se que a falta de equipamentos, técnicos e um financiamento adequado para fábrica de tanques Kharkov levou a este martírio).
No contrato havia um pedido de 54 tanques T84 Oplot o que de certo modo não é um numero impressionante para qualquer empresa deste seguimento. Aqui se vê dificuldades do parque fabril bélico ucraniano.
A questão da restauração do T- 80BV, em geral, consiste na substituição do motor em tanques que estejam mais ou menos preservados e possam ser restaurados da forma mais barata, mas podemos ver alguns pontos sobre isto:
- falta de empresas que fabriquem peças sobressalentes para os motores;
- conseguir peças de motores em outras fonte como a Rússia ou Bielo-Rússia de forma intermediária é outro fator que aumenta os custos de restauração , já que, o contrabando faz encarecer as peças transladas de forma ilegal;
- na foto a seguir mostra um T80 sem proteção dinâmica na fabrica Kharkov leva a crer no processo de canibalização provando a incapacidade da industria ucraniana para fornecer peças para os tanques.
Podemos concluir que os tanques serão tidos como perdas irrecuperáveis após a primeira falha grave de mecânica.
Para determinar quantos tanques T80 os ucranianos podem ser reparados vamos verificar a quantidade disponível.
No fim da URSS, várias fontes tem números muito diferentes - de 163 a 248 tanques do tipo T-80, T-80B e T-80BV. "The Military Balance 2013" confirma 165 carros. Neste período um carro foi vendido para os EUA.
De acordo com a lista de equipamentos nos campos de armazenamento (a partir de 2011):
1. Kharkov BTRZ - 58 unidades. T-80B e 20 unidades. T-80BV;
2. Kiev BTRZ - 65 unidades. T-80B e 1 unidade. T-80BV;
3. in / h A2730 g. Artemovsk - 4 unidades. T-80BV.
Em Kharkov aparentemente são os que estão em pior estado, provavelmente eles só poderão ser canibalizados.
Na base de armazenamento em Artyomovsk foram reparados, mas não em Kharkov como seria natural e sim na fabrica de reparação de blindados de Kiev:
Na base de armazenamento de Kiev foram preservados de forma mais satisfatória.
Ha poucos espalhados com número de 8 totais.
Vamos ver como estão distribuídos nas unidades:
Como já foi escrito anteriormente, o potencial para levantar os T-80B / BV é limitado principalmente por causa do fornecimento de novos motores e componentes ópticos.
1.Então temos uma companhia incompleta de 8 tanques, com estas numerações (b / n 100 ao 107), que foram obtidas no verão de 2015;
2. Outra companhia incompleta de 8 tanques, (b / n 110 ao 117), ativada no outono de 2015;
3. Esta unidade não reconhecida com a seguinte numeração em seus tanques, 075, 077, 704 e 770;
4. Recebido em agosto de 2015, mais cinco unidades ainda com destino desconhecido;
Este tanque com numeração 345 estava na academia de Odessa.
Depois por algum motivo foi inserido na 72ª Brigada Mecanizada.
Concluímos com certeza que 25 carros foram colocados em serviço. Mas nem tudo é tão lindo, este tanque que estava com uma unidade de paraquedistas já visitou a fabrica de reparo de carros blindados Zhytomir.
O T80 no Exército da Ucrânia sera de curta duração principalmente após o próximo embate levando a sumir dos campos de batalha a não ser é claro que a Rússia forneça os seus aos separatistas.
Editado pela última vez por EDSON em Dom Mar 11, 2018 10:31 pm, em um total de 1 vez.
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Re: UCRÂNIA
Esta parte da frase é mais que emblemática para nós. Qualquer coincidência com a realidade histórica da nossa cavalaria não é mera coincidência.É bom lembrar que o tanque é superior em aspectos técnicos aos demais tanques ucranianos mas um carro caro de manter em um país pobre que negligência suas forças armadas não fara diferença na situação geral, ou seja, a improvisação em meio a uma crise custa caro para os objetivos políticos a serem alcançados e foi nesta situação que em que o exército ucraniano foi apanhado em 2014.
Ficamos ainda a dever, antes de mais nada, a nós mesmos a capacidade de poder sustentar uma força blindada, em todos os seus mais amplos aspectos, não apenas a partir de compras de oportunidade, mas fundamentalmente a partir de uma capacidade interna industrial, de projeto e produção e comércio que até hoje não alcançamos.
E quando chegamos o mais perto disso (Engesa/Bernadini) ficamos no meio do caminho por meio das vias políticas.
Como tenho repetido aqui várias vezes, o barato as vezes sai caro.
Em defesa, muito mais ainda.
abs.
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Re: UCRÂNIA
Continuação.
O T84 o "as" na manga?!
A uma canção sem fim sobre as qualidades de combate e o potencial de exportação do T-84 "Oplot-M" que estamos cansados de ouvir. E com regularidade impressionante estamos sempre a escutar que esta prestes a entrar em operação, entrando na linha de produção sendo inserido nas tropas. A velocidade que estes tanques são produzidos para o contrato da Tailândia não inspira muito otimismo. Uma pequena solução foi fornecer veículos já produzidos anteriormente.
Vamos colocar os tanques que estão sendo colocados para composição de combate, estes tanques em particular são de exposições e apresentações. Vamos tentar avaliar a disponibilidade destes tanques operacionalmente.
O primeiro tanque foi apresentado em 2008.
Aqui outro par.
Exposição na Eurosatory-2012
Este foi apresentado em outubro de 2015.
No fim são três tanques poderão ser utilizados ou um pelotão.
Mas recentemente e oficialmente anunciado que seis dessas máquinas após o reparo vai se juntar às fileiras.
Este aparece atrás de um que petence a encomenda tailandesa.
É preciso dizer que a produção em série não pode ser iniciada . Mas temos que dizer que se este tanque chegar em boa quantidade seria uma uma dor de cabeça para os separatistas. Esperemos as cenas dos próximos capítulos referentes ao T84.
O T84 o "as" na manga?!
A uma canção sem fim sobre as qualidades de combate e o potencial de exportação do T-84 "Oplot-M" que estamos cansados de ouvir. E com regularidade impressionante estamos sempre a escutar que esta prestes a entrar em operação, entrando na linha de produção sendo inserido nas tropas. A velocidade que estes tanques são produzidos para o contrato da Tailândia não inspira muito otimismo. Uma pequena solução foi fornecer veículos já produzidos anteriormente.
Vamos colocar os tanques que estão sendo colocados para composição de combate, estes tanques em particular são de exposições e apresentações. Vamos tentar avaliar a disponibilidade destes tanques operacionalmente.
O primeiro tanque foi apresentado em 2008.
Aqui outro par.
Exposição na Eurosatory-2012
Este foi apresentado em outubro de 2015.
No fim são três tanques poderão ser utilizados ou um pelotão.
Mas recentemente e oficialmente anunciado que seis dessas máquinas após o reparo vai se juntar às fileiras.
Este aparece atrás de um que petence a encomenda tailandesa.
É preciso dizer que a produção em série não pode ser iniciada . Mas temos que dizer que se este tanque chegar em boa quantidade seria uma uma dor de cabeça para os separatistas. Esperemos as cenas dos próximos capítulos referentes ao T84.