MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6526 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#7591 Mensagem por Túlio » Qua Mar 07, 2018 3:18 pm

gusmano escreveu: Pois é, ai vc imagina que alguém faça isso..e depois o presidente da coca-cola-trump resolve reclamar e dizer que era melhor quando tinha a pespsi, pq não ele mesmo não gosta de tomar só coca..era melhor quando tinha que disputar o mercado com os outros e talz..

abs
Essa foi divertida, reduziste tudo a uma questão tipo "o ovo ou a galinha"... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas parece que tem um paiseco em desintegração ao norte do subcontinente no qual aconteceu coisa parecida: tinha as "Cocas-Colas" lá deles, daí estatizaram tudo, virou numa zona só e agora nem mais mercado a ser disputado tem por lá, ou seja, nem tem como privatizar de novo...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#7592 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Mar 07, 2018 4:36 pm

Não sei onde vcs querem chegar com essa conversa simplória, mas vou eu deixar algumas informações DE NOVO, que parece que vcs insistem em ignorar. O mercado brasileiro de petróleo não é um monopólio, faz mais de 15 anos. Onde estão as refinarias da Shell, Texaco, Repsol, Total, até PDVSA? Cadê? Disseram que esse ilustre iria administrar a Petrobrás como empresa de mercado, de capital privado. Entregar a empresa para a concorrência não é exatamente uma boa prática de empresa de mercado, como eu disse, na maioria delas isso daria demissão. Botaram um presidente na empresa para fatiar e vender tudo para a concorrência, vão comprometer a receita futura (esse mercado tem horizonte estratégico de 10 anos), para lá na frente dar a desculpa de que estatal só dá prejuízo... qualé... conhecemos essa história.
Não temos nada contra a concorrência, ela que venha aqui e construa suas refinarias, seus dutos, suas plataformas, descubram e explorem seus poços.
Pra comer minha mãe está cheio de "voluntários", para dar pro meu pai não tem ninguém?
Quanto a Venezuela, eu realmente estou defecando para ela.
Baixaram a carga das refinarias do Brasil e elevaram o preço do combustível acima da referência internacional, para que a Shell, a Ipiranga e a Ultrapar possam vender derivado importado com lucro.
Quando subia o combustível 5 centavos, depois de 2 anos de preço congelado, faziam a maior fiasqueira, bloqueio de caminhoneiros (muitos coagidos), gente fazendo escândalo no YouTube (inclusive uma mulher que viralizou aí de Caxias do Sul, parece que está desempregada), agora sobe quase toda a semana, estão mais quietos que criança cagada.

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#7593 Mensagem por nveras » Qua Mar 07, 2018 4:41 pm

Juniorbombeiro escreveu:Não sei onde vcs querem chegar com essa conversa simplória, mas vou eu deixar algumas informações DE NOVO, que parece que vcs insistem em ignorar. O mercado brasileiro de petróleo não é um monopólio, faz mais de 15 anos. Onde estão as refinarias da Shell, Texaco, Repsol, Total, até PDVSA? Cadê? Disseram que esse ilustre iria administrar a Petrobrás como empresa de mercado, de capital privado. Entregar a empresa para a concorrência não é exatamente uma boa prática de empresa de mercado, como eu disse, na maioria delas isso daria demissão. Botaram um presidente na empresa para fatiar e vender tudo para a concorrência, vão comprometer a receita futura (esse mercado tem horizonte estratégico de 10 anos), para lá na frente dar a desculpa de que estatal só dá prejuízo... qualé... conhecemos essa história.
Não temos nada contra a concorrência, ela que venha aqui e construa suas refinarias, seus dutos, suas plataformas, descubram e explorem seus poços.
Pra comer minha mãe está cheio de "voluntários", para dar pro meu pai não tem ninguém?
Quanto a Venezuela, eu realmente estou defecando para ela.
Baixaram a carga das refinarias do Brasil e elevaram o preço do combustível acima da referência internacional, para que a Shell, a Ipiranga e a Ultrapar possam vender derivado importado com lucro.
Quando subia o combustível 5 centavos, depois de 2 anos de preço congelado, faziam a maior fiasqueira, bloqueio de caminhoneiros (muitos coagidos), gente fazendo escândalo no YouTube (inclusive uma mulher que viralizou aí de Caxias do Sul, parece que está desempregada), agora sobe quase toda a semana, estão mais quietos que criança cagada.
Juniorbombeiro escreveu:
Túlio escreveu:Sei lá, cupincha véio: os dados são de 2016, meio a meio entre uma máfia e a que a sucedeu. O Petrolão estava no auge, aliás. É um ano interessante a observar exatamente por isso, não era totalmente nem a Petrobrás "vermelha nacionalista patriótica" nem a "azul entreguista brasicana", cada uma teve a sua vez... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Sério agora, não seria mais simples PRIVATIZAR de uma vez, conservando a mesma Golden Share que há na Vale, Embraer & quetales? Dinheiro em caixa, um monte de papagaio de pirata tendo que procurar outra teta (não dá nada, tão fazendo mais ministério, ainda chegamos a mais de cem, a viúva paga, como sempre) e continuaria a ser uma das maiores do mundo. Aliás, acabando com o monopólio, a livre concorrência (se algum dia tiver isso aqui nos Big Business) faz o resto e os preços se tornam mais realistas.

Sobre isso de turbinas, também boiei, tanto que me referi apenas a coisas genéricas (maquinaria e aviões); outra coisa que me chamou bastante a atenção foi a Argentina como nosso terceiro maior cliente no mundo, nem sonhava...
Túlio, apenas para ficar claro, os dados que eu usei sobre importação de derivados, são de 2017, não os que vc postou, que são de 2016, esqueci de enfatizar isso no post anterior. Ei-los:
Imagem
Quanto ao resto, vou apenas enfatizar um detalhe, não existe monopólio de Petróleo no Brasil, já fazem uns 15 anos, se vc acha que privatizar resolve alguma coisa, é só ver o que foi privatizado e está melhor agora do que antes. A Farsa a Jato está apenas seguindo um roteiro, se o objetivo fosse acabar com algum tipo de corrupção, teria investido contra o setor petrolífero que mais tem corrupção no mundo, que é a comercialização internacional, isso passou praticamente batido e com algumas coisas difíceis de engolir, como esse aqui, só para pegar um exemplo.
https://jornalggn.com.br/noticia/a-cone ... uis-nassif
Nós queremos chegar na tabela acima. O país que não tem estatal e nunca teve monopólio vende para o país que tem estatal e ainda tem parte do monopólio. Simples assim. O resto é teoria barata.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#7594 Mensagem por joao fernando » Qua Mar 07, 2018 4:47 pm

Mas o Brasil tbm exportava pros USA gasolina. Qdo o proalcool estava no auge sobrava gasolina e a mesma ia pros USA

E ai?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7595 Mensagem por Túlio » Qua Mar 07, 2018 4:50 pm

Tá, mas tem um lance que parece mesmo verdade: antes de vender refinaria pros estrangeiros, por que não mandar eles construir algumas DELES aqui, só pra ver como é que é?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

joao fernando
Sênior
Sênior

#7596 Mensagem por joao fernando » Qua Mar 07, 2018 5:04 pm

Túlio escreveu:Tá, mas tem um lance que parece mesmo verdade: antes de vender refinaria pros estrangeiros, por que não mandar eles construir algumas DELES aqui, só pra ver como é que é?
Ai não pode, ai não dá: tem que fazer com dinheiro BR pra entregar de mão beijada. Ai é fácil.

Aqui na região o Picolé de Xuxu gastou 1 bilhão na Tamoios e entregou na mão dos amigos. Ai fica muito fácil.

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#7597 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Mar 07, 2018 6:49 pm

nveras escreveu:
Nós queremos chegar na tabela acima. O país que não tem estatal e nunca teve monopólio vende para o país que tem estatal e ainda tem parte do monopólio. Simples assim. O resto é teoria barata.
Isso se consegue dando golpe de estado, deu pra entender ou precisa desenhar? Esses think tanks que patrocinam congressos onde participam formadores de opinião, alguns inclusive membros do judiciário, e demais lideranças do front golpista são financiados por essas maravilhosas empresas privadas da indústria do petróleo, quando não dá desse jeito, vai na marra mesmo.
A questão que quem não entende a geopolítica do petróleo é incapaz de enxergar é que a indústria privada norte americana nasceu antes do petróleo ser o bem energético mais importante do planeta, a medida que ele foi se tornando importante, substituindo o carvão, essa indústria se apoderou do Estado e não o contrário. Hoje o Estado norte americano está a serviço dessa industria e faz o que for necessário para defender seus interesses. Inclusive derrubar governos para impor políticas de preço que beneficiam a sua produção em desfavor da produção do país vítima.
Agora gostaria que você me explicasse uma coisa:
O que exatamente vem a ser "ter parte de um monopólio" dentro do cenário exposto?

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 208 vezes

#7598 Mensagem por gusmano » Qua Mar 07, 2018 10:56 pm

Túlio escreveu:
gusmano escreveu: Pois é, ai vc imagina que alguém faça isso..e depois o presidente da coca-cola-trump resolve reclamar e dizer que era melhor quando tinha a pespsi, pq não ele mesmo não gosta de tomar só coca..era melhor quando tinha que disputar o mercado com os outros e talz..

abs
Essa foi divertida, reduziste tudo a uma questão tipo "o ovo ou a galinha"... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas parece que tem um paiseco em desintegração ao norte do subcontinente no qual aconteceu coisa parecida: tinha as "Cocas-Colas" lá deles, daí estatizaram tudo, virou numa zona só e agora nem mais mercado a ser disputado tem por lá, ou seja, nem tem como privatizar de novo...
É que lá, privatizaram a coca cola..a fábrica que faz a embalagem..a que distribui..o consumidor...etc. :D

joao fernando
Sênior
Sênior

#7599 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 08, 2018 10:42 am

Lá era fabricado o xarope do refri???

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7600 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 10:46 am

joao fernando escreveu:Lá era fabricado o xarope do refri???
Xarope da COCA-Cola, JF? Sei não, sou mais a Colômbia e/ou Bolívia... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(((Pior que viciei nessa josta, é a coisa mais impossível abrir minha geladeira e não ter ao menos meia dúzia de latinhas ou pets)))

joao fernando
Sênior
Sênior

#7601 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 08, 2018 11:19 am

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:Lá era fabricado o xarope do refri???
Xarope da COCA-Cola, JF? Sei não, sou mais a Colômbia e/ou Bolívia... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(((Pior que viciei nessa josta, é a coisa mais impossível abrir minha geladeira e não ter ao menos meia dúzia de latinhas ou pets)))
É que por incrivel que pareca muitos, mas muitos itens do dia a dia dependem de insumos importados, e sem eles necas, para tudo. Isso explica a tal "falta" de itens.

joao fernando
Sênior
Sênior

#7602 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 08, 2018 11:19 am

O Brasil msm importa carvão dos USA. Incrivel não? E se eles parassem de vender? O que aconteceria?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7603 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 11:54 am

joao fernando escreveu:O Brasil msm importa carvão dos USA. Incrivel não? E se eles parassem de vender? O que aconteceria?
Ué, tendo como pagar, é só importar de outro, oras. A China produz mais do que os EUA, a Austrália logo depois e por aí vai. Quem tem dinheiro (ou crédito) nunca sofre escassez, ao menos do que é básico; nós mesmos produzimos e exportamos comida aos montes, por que será que não exportamos para eles, que estão numa baita falta de comida? Sem entrar em IDEOLOGICES mas sim tentando manter os pés na Realidade, não será por falta de crédito (calotes)...?

joao fernando
Sênior
Sênior

#7604 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 08, 2018 1:20 pm

Estou tentando dizer que qdo um governo quer acabar com outro basta controlar esses insumos básicos. Saiu a charla da Coca, eu questionei se o xarope era feito lá ou importado. Eu acho que é importado, e basta alguma má vontade para "alá, eles não tem coca cola e tal".

Igual Cuba: é pobre pq é comuna ou pq empresas que fazem negócios com americanos não podem fazer negócios com eles?

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceram: 21 vezes

#7605 Mensagem por Bourne » Qui Mar 08, 2018 1:36 pm

O Brasil já importa da Austrália e África do Sul para basicamente abastecer as terminas. O problema e que as térmicas podem queimar outras coisas e tem energia eólica/solar em grande oferta. Ou seja, para os EUA seria irrelevante.

A industria do carvão norte-americana é toda enrolada com exploração em terras federais, legislação nebulosa, regulação do setor e pagamento de royalties cheio de picaretagens. Tanto que o grande mercado deles é exportação para Ásia e, os asiáticos, buscam diminuir o uso de carvão, tem produção interna e fornecedores próximos como Austrália. Internamente está cheio de limitações para usar carvão como combustível já que existem alternativas mais baratas e eficientes como gás que está muito barato com fraqueamento. Isto é, o setor de carvão norte-americano vive em cima do lobby.

Outro exemplo relacionado as exportações norte-americanas. Os EUA são grandes exportadores de milho para o México. O motivo que boa parte da industria alimentícia norte-americana tem fábricas no méxico que usam como insumo milho norte-americano, depois exportam boa parte da produção para os EUA. Se rompe essa relação cria um problema enorme para os dois lados. Inclusive a Cerveja Corona que é líder ou vice-líder de vendas nos EUA é feita no México.

https://http2.mlstatic.com/cerveja-corona-extra-6x355ml-importada-mexico-original-nf-e-D_NQ_NP_572901-MLB20431389245_092015-F.jpg

O mundo é integrado. Fazer tudo em um país ninguém mais faz. Os processos são complicados ou precisam de escala para reduzir custo. Fazer tudo não dá.

Responder