Olá Pessoal,
Gostaria de botar o bedelho nesta história indígena.
Acho que como quase tudo na nossa vida, nada é branco ou Preto ( ou afro-colorido para não ferir susceptibilidades ):mrgreen:
Acho que nunca houve uma discussão nacional sobre as comunidades indígenas ( com a participação destas) de politicas nacionais , racionais que levem em conta as tradições destas etnías, o FATO de serem brasileiras, as necessidades reais de bem estar etc.
Por um lado é absolutamente verdade que, além da Funai ser um antro de esquerdistas onde grassa a incompetência e corrupção (opinião pessoal) e existirem inúmeras Ongs ( algumas, creio bem intencionadas) o simples fato de demarcar vastas áreas ( creio que 1.096.000 km2 - 13% do território nacional) não resolve a questão indígena em nada.
Uma das grandes questões não respondidas é:
O que, como nação, queremos para os povos indígenas?
Que eles fiques nestas reservas cantando e feliz,guerreando , caçando e comendo raíz? ( de uma musiquinha da infância escolar), ou que seja dado condições de desenvolvimento à luz das conquistas básicas da civilização, como Luz elétrica, Saúde, identidade, cidadania enfim?
Um dos argumentos é que , nestas vastidões, o máximo que conseguiríamos é transformar aldeias em favelas, o que não é improvável, já que até em capitais mulheres dão à luz sozinhas DENTRO de unidades de saúde.
Outra verdade ( agora do outro lado) :
Sou apaixonado por geografia ( além de uma besta intelectual
) , e convido os amigos que tiverem saco a entrar no google maps deixando a parte de vista por satélite, e verem com uma aproximação de uns 20 km os mapas de Mato grosso, Rondônia, Goiás e vejam o quanto já foi desmatado ( a grande parte) e reparem que o pouco que resta é... surpresa! reservas indígenas
Então, o que eu gostaria, utopicamente falando, é que se considerassem os indígenas como brasileiros plenos, mas que se assegurassem a sustentabilidade e o progresso de suas reservas com autorização de exploração feita por um comitê idôneo de experts em economia, questões fundiárias, indigenistas, meio ambiente e , claro , representantes dos nativos . TODA receita (como por exemplo, autorização de mineração ( vetada garimpagem predatória) seria depositada em um fundo auditada independentemente com os recursos voltados para benefício das tribos.
Um abraço.