Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O adeus do Alpha-Jet
Foi em 1993 que Portugal recebeu um total de 50 destas aeronaves, desde a Alemanha, como pagamento de parte do contrato de utilização da base de Beja. Da frota inicial, apenas 40 aviões estavam definidos para voar, sendo os restantes 10 para fornecer peças sobressalentes.
O Alpha-Jet veio substituir os Fiat G-91, os T-33 e os T-38. Foi até hoje a aeronave escolhida para a formação de jovens pilotos que um dia mais tarde chegariam ao cockpit do F-16, o avião que se destaca na defesa espaço aéreo nacional.
Para a história, o Alpha-Jet deixa um legado, não só em missões de apoio aéreo próximo mas, acima de tudo nas missões de instrução avançada de pilotagem e conversão operacional para aviões de combate, bem como demonstrações aéreas com as patrulhas acrobáticas Parelha da Cruz de Cristo e Asas de Portugal.
O governo estuda agora como substituir a preciosa instrução que a aeronave fornece e o mais certo, em vez da compra de novos aviões, é a realização de cursos para pilotos militares no estrangeiro, a aquisição de horas de voo e a participação em escolas de formação militar avançada.
A SIC leva-o este sábado, no Jornal da Noite, até Beja, à Base Aérea nº11, onde fica a escola de caças, onde o Alpha-Jet se despede com saudade.
Foi em 1993 que Portugal recebeu um total de 50 destas aeronaves, desde a Alemanha, como pagamento de parte do contrato de utilização da base de Beja. Da frota inicial, apenas 40 aviões estavam definidos para voar, sendo os restantes 10 para fornecer peças sobressalentes.
O Alpha-Jet veio substituir os Fiat G-91, os T-33 e os T-38. Foi até hoje a aeronave escolhida para a formação de jovens pilotos que um dia mais tarde chegariam ao cockpit do F-16, o avião que se destaca na defesa espaço aéreo nacional.
Para a história, o Alpha-Jet deixa um legado, não só em missões de apoio aéreo próximo mas, acima de tudo nas missões de instrução avançada de pilotagem e conversão operacional para aviões de combate, bem como demonstrações aéreas com as patrulhas acrobáticas Parelha da Cruz de Cristo e Asas de Portugal.
O governo estuda agora como substituir a preciosa instrução que a aeronave fornece e o mais certo, em vez da compra de novos aviões, é a realização de cursos para pilotos militares no estrangeiro, a aquisição de horas de voo e a participação em escolas de formação militar avançada.
A SIC leva-o este sábado, no Jornal da Noite, até Beja, à Base Aérea nº11, onde fica a escola de caças, onde o Alpha-Jet se despede com saudade.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Pilotos portugueses no "top gun" da Europa
Nunca um piloto português reprovou no FWIT, uma espécie de "top gun" da Europa. "Os pilotos portugueses são bons e muito bem treinados". A afirmação é de João Rosa, tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa.
Por estes dias, os pilotos estão a ser postos à prova no "The Real Thaw", um exercício multinacional que envolve seis esquadras e 35 aeronaves.
O projeto, que visa demonstrar a capacidade de resposta das forças da NATO, já vai na décima edição.
Os treinos acontecem a partir da Base Aérea n.º 5 de Monte Real, em Leiria, em cenários simulados de guerra, com a cooperação da Marinha e do Exército português.
Video - https://www.jn.pt/nacional/videos/inter ... 87062.html
Nunca um piloto português reprovou no FWIT, uma espécie de "top gun" da Europa. "Os pilotos portugueses são bons e muito bem treinados". A afirmação é de João Rosa, tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa.
Por estes dias, os pilotos estão a ser postos à prova no "The Real Thaw", um exercício multinacional que envolve seis esquadras e 35 aeronaves.
O projeto, que visa demonstrar a capacidade de resposta das forças da NATO, já vai na décima edição.
Os treinos acontecem a partir da Base Aérea n.º 5 de Monte Real, em Leiria, em cenários simulados de guerra, com a cooperação da Marinha e do Exército português.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
E nós aqui ficamos sem a nossa tup gun tupiniquim, a Cruzex, e com o c... na mão.
Ainda bem que alguns vizinhos, como o Chile, ainda mantém as suas. Fosse isso, top gun por aqui só na tv a cabo, dvd ou na netflix.
abs.
Ainda bem que alguns vizinhos, como o Chile, ainda mantém as suas. Fosse isso, top gun por aqui só na tv a cabo, dvd ou na netflix.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
311105929SUMÁRIO
Formação avançada de Pilotos Aviadores Portugueses nos Estados Unidos da América
TEXTO
Despacho n.º 1591/2018
Considerando que com o phase-out da frota Alpha-Jet, a ocorrer no mês de janeiro de 2018, a Força Aérea perde a capacidade própria de formação avançada dos seus pilotos (fase III e fase IV) e consequente conversão para aviões de combate;
Considerando que a formação avançada dos pilotos de combate da Força Aérea se reveste de importância estratégica, de forma a garantir que o número de pilotos nas esquadras de combate e de instrução é ajustado, e as qualificações são adequadas e asseguram ao cumprimento das missões;
Considerando que apenas se apresenta viável a formação avançada de pilotagem na Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), por ser esta a única entidade atualmente apta a prestar os serviços em causa, em função da sua natureza específica, mantendo o alinhamento doutrinário, nacional e da OTAN, dos procedimentos e táticas que têm garantido a adequada interoperabilidade com países aliados;
Considerando que o procedimento para a obtenção deste treino avançado para os pilotos da Força Aérea impõe a abertura de um CASE junto do programa Foreign Military Sales (FMS) do Governo dos E.U.A.;
Considerando que foi apresentada pela Força Aérea a compensação prevista no n.º 5 do artigo 58.º da Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2018, uma vez que se está perante a contratação de um novo serviço;
Assim, neste contexto, ao abrigo da alínea o) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 5/2014, de 29 de agosto, e do n.º 1 do artigo 2.º da Lei de Programação Militar (LPM), aprovada pela Lei Orgânica n.º 7/2015, de 18 de maio, determino o seguinte:
1 - Autorizo a contratação ao Governo dos Estados Unidos da América, através de um CASE FMS, da formação avançada dos pilotos da Força Aérea (fases III e IV), ao abrigo do disposto no ponto iii) da alínea f) do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, e a realização da respetiva despesa, até ao montante máximo de 25.000.000,00 (euro), sem IVA, a suportar pelas verbas inscritas na Lei de Programação Militar (LPM), «Capacidade CA09 Capacidade de Instrução e Navegação Aérea», Subprojeto «Substituição Aeronave de Instrução Avançada - AJET», com a seguinte distribuição plurianual:
a) No ano de 2018 - 1.700.000,00 (euro);
b) No ano de 2019 - 2.500.000,00 (euro);
c) No ano de 2020 - 2.500.000,00 (euro);
d) No ano de 2021 - 3.000.000,00 (euro);
e) No ano de 2022 - 3.000.000,00 (euro);
f) No ano de 2023 - 3.000.000,00 (euro);
g) No ano de 2024 - 3.300.000,00 (euro);
h) No ano de 2025 - 3.000.000,00 (euro);
i) No ano de 2026 - 3.000.000,00 (euro).
2 - Os montantes fixados no número anterior para cada ano económico são acrescidos dos saldos apurados na execução orçamental do ano anterior, nos termos do n.º 4 do artigo 7.º da LPM, para reforço das dotações da mesma capacidade, projeto e subprojeto até à sua completa execução.
3 - Delego, com faculdade de subdelegação, no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, nos termos do permitido pelos artigos 44.º e 46.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, e artigo 109.º do CCP, as competências para:
a) Proceder à assinatura da respetiva Letter of Acceptance (LOA) e para a posterior execução da mesma, até ao montante máximo e limites anuais de despesa autorizados;
b) Proceder à autorização e efetivação dos pagamentos que vierem a ser definidos.
4 - O Ramo deve enviar cópia dos instrumentos contratuais à Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, e proceder à inserção dos respetivos elementos informativos na plataforma Enterprise Project Management (EPM).
5 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.
29 de janeiro de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/114 ... =114693387
http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe ... ao-nos-euaPilotos militares vão ter formação nos EUA Azeredo aprova gasto de 25 milhões de euros. Fim de vida dos Alpha-Jet dita decisão.
Os pilotos da Força Aérea Portuguesa vão, nos próximos anos, ter formação nos Estados Unidos. A despesa prevista ascende a 25 milhões de euros, de acordo com um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República. A autorização dada pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, garante que os pilotos militares terão formação na Força Aérea dos Estados Unidos da América, à que é "a única entidade atualmente apta a prestar" aquele serviço, lê-se no documento. Por outro lado, trata-se também de garantir "a adequada interoperabilidade com países aliados", no quadro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Na origem desta decisão, está o fim de vida dos aviões de instrução de caças Alpha- -Jet, que até agora garantiam a formação dos pilotos dos F-16. Os aviões foram oferecidos pela Alemanha, como contrapartida pela utilização da Base Aérea de Beja pela Luftwaffe. Dos 50 aviões, 40 estavam em condições de voar e os outros 10 destinavam-se a fornecer peças sobressalentes. O Estado prevê gastar, em média, três milhões de euros por ano, a partir de 2021 até 2026. Até lá, as verbas anuais oscilam entre 1,7 milhões de euros e 5,5 milhões de euros, já a partir deste ano.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Bem, por 25 milhões dava para comprar uns 3 Super Tucano, se muito. Isso não é lá muito negócio.
Contudo, falta ver o que a FAP irá fazer depois de 2026, se para ou continua com o modelo adotado.
A ver.
abs.
Contudo, falta ver o que a FAP irá fazer depois de 2026, se para ou continua com o modelo adotado.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Pena a FAP nao ter um Banco, arranjavam-se logo uns 125O milhoes no minimo...
Triste sina ter nascido português
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Não sei se é tão errado assim, afinal, são aliados dos EUA e voam F-16 (e vão seguir voando, espero que futuramente com Viper): qual lugar melhor para se preparar para voar F-16 do que os EUA? Falar em preço acho bobagem, formar Piloto de Caça sempre custa caro pra burro, seja em casa ou na dos outros, o que interessa é que os "gaijos" vão voltar pra Portugal prontinhos para começar o treinamento e a conversão operacional...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Concordo que do ponto meramente financeiro, e até operacional, é um bom negócio para eles, mas como interessado na BID que sou, posso pensar que outras soluções também seriam cabíveis aos primos tugas. Mormente se lançarem mão de produtos tupiniquins.
E já que a FAP padece dos mesmos problemas financeiros e orçamentários da FAB, bem, temos algumas soluções aqui que poderiam ajudar, e quem sabe economizar alguns euros em passagens aéreas, estadia e coisas afins para eles.
abs.
E já que a FAP padece dos mesmos problemas financeiros e orçamentários da FAB, bem, temos algumas soluções aqui que poderiam ajudar, e quem sabe economizar alguns euros em passagens aéreas, estadia e coisas afins para eles.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O número de PILAV formados que todos os anos que fazem a conversão para aviação caça são de 5/6 Pilotos, ou seja, adquirir novos aparelhos só para formar este número de Oficiais não é de todo racional.Túlio escreveu:Não sei se é tão errado assim, afinal, são aliados dos EUA e voam F-16 (e vão seguir voando, espero que futuramente com Viper): qual lugar melhor para se preparar para voar F-16 do que os EUA? Falar em preço acho bobagem, formar Piloto de Caça sempre custa caro pra burro, seja em casa ou na dos outros, o que interessa é que os "gaijos" vão voltar pra Portugal prontinhos para começar o treinamento e a conversão operacional...
De qualquer maneira fala-se que a FAP vai querer continuar a formar Instrutores de forma a que se algo acontecer e for tomada a decisão de levantar de novo a Esquadra, a dita força tenha formadores capazes.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Com tão poucos pilotos alçados à caça, é melhor continuar formando eles fora mesmo. sai até mais barato.
Agora acho estranho que com mais de 30 caças a FAP forme tão poucos pilotos.
abs
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Os PILAV da FAP são todos do Quadro Permanente, por isso ao chegarem aos F-16, estarão ali uma boa parte da carreira. O Tenente-Coronel Silva comandante de uma das esquadrilhas de F-16 ainda voa como qualquer piloto de caça.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Pois, aqui também Cabeça, mas nós formamos bem mais caçadores, ainda que a frota de caças da FAB é FAP sejam quase que equivalentes.
Claro, os nossos antes de chegar nos F5 e A1 passam uns 3 a 4 anos nos esquadrões do 3o Gavetas pilotando ST.
Daí vão para os jatos e ficam mais uns dez a quinze anos operacionais, antes de virarem burocratas e ficarem atrás de uma mesa.
De qualquer forma, os nossos pilotos aqui via de regra sempre voam menos que qualquer um dos vossos.
E imagino que com os Gripen não será diferente.
Abs
Claro, os nossos antes de chegar nos F5 e A1 passam uns 3 a 4 anos nos esquadrões do 3o Gavetas pilotando ST.
Daí vão para os jatos e ficam mais uns dez a quinze anos operacionais, antes de virarem burocratas e ficarem atrás de uma mesa.
De qualquer forma, os nossos pilotos aqui via de regra sempre voam menos que qualquer um dos vossos.
E imagino que com os Gripen não será diferente.
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