Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1936 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 16, 2018 1:13 pm

O adeus do Alpha-Jet

Foi em 1993 que Portugal recebeu um total de 50 destas aeronaves, desde a Alemanha, como pagamento de parte do contrato de utilização da base de Beja. Da frota inicial, apenas 40 aviões estavam definidos para voar, sendo os restantes 10 para fornecer peças sobressalentes.

O Alpha-Jet veio substituir os Fiat G-91, os T-33 e os T-38. Foi até hoje a aeronave escolhida para a formação de jovens pilotos que um dia mais tarde chegariam ao cockpit do F-16, o avião que se destaca na defesa espaço aéreo nacional.

Para a história, o Alpha-Jet deixa um legado, não só em missões de apoio aéreo próximo mas, acima de tudo nas missões de instrução avançada de pilotagem e conversão operacional para aviões de combate, bem como demonstrações aéreas com as patrulhas acrobáticas Parelha da Cruz de Cristo e Asas de Portugal.

O governo estuda agora como substituir a preciosa instrução que a aeronave fornece e o mais certo, em vez da compra de novos aviões, é a realização de cursos para pilotos militares no estrangeiro, a aquisição de horas de voo e a participação em escolas de formação militar avançada.

A SIC leva-o este sábado, no Jornal da Noite, até Beja, à Base Aérea nº11, onde fica a escola de caças, onde o Alpha-Jet se despede com saudade.

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"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1937 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 16, 2018 3:02 pm

F-16 AM no FWIT, o "Top Gun" europeu.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1938 Mensagem por joaolx » Sex Jan 19, 2018 3:54 pm

Já tinha visto 4 AMRAAM´s e 2 Sidewinders não 6 de uma leva




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1939 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 02, 2018 8:49 am

Pilotos portugueses no "top gun" da Europa

Nunca um piloto português reprovou no FWIT, uma espécie de "top gun" da Europa. "Os pilotos portugueses são bons e muito bem treinados". A afirmação é de João Rosa, tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa.

Por estes dias, os pilotos estão a ser postos à prova no "The Real Thaw", um exercício multinacional que envolve seis esquadras e 35 aeronaves.

O projeto, que visa demonstrar a capacidade de resposta das forças da NATO, já vai na décima edição.

Os treinos acontecem a partir da Base Aérea n.º 5 de Monte Real, em Leiria, em cenários simulados de guerra, com a cooperação da Marinha e do Exército português.

Video - https://www.jn.pt/nacional/videos/inter ... 87062.html




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1940 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 02, 2018 11:26 am

E nós aqui ficamos sem a nossa tup gun tupiniquim, a Cruzex, e com o c... na mão. :roll:

Ainda bem que alguns vizinhos, como o Chile, ainda mantém as suas. Fosse isso, top gun por aqui só na tv a cabo, dvd ou na netflix. :?

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1941 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 15, 2018 3:17 pm

Eles "andem" aí...

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1942 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 16, 2018 10:27 am

SUMÁRIO
Formação avançada de Pilotos Aviadores Portugueses nos Estados Unidos da América

TEXTO
Despacho n.º 1591/2018

Considerando que com o phase-out da frota Alpha-Jet, a ocorrer no mês de janeiro de 2018, a Força Aérea perde a capacidade própria de formação avançada dos seus pilotos (fase III e fase IV) e consequente conversão para aviões de combate;

Considerando que a formação avançada dos pilotos de combate da Força Aérea se reveste de importância estratégica, de forma a garantir que o número de pilotos nas esquadras de combate e de instrução é ajustado, e as qualificações são adequadas e asseguram ao cumprimento das missões;

Considerando que apenas se apresenta viável a formação avançada de pilotagem na Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), por ser esta a única entidade atualmente apta a prestar os serviços em causa, em função da sua natureza específica, mantendo o alinhamento doutrinário, nacional e da OTAN, dos procedimentos e táticas que têm garantido a adequada interoperabilidade com países aliados;

Considerando que o procedimento para a obtenção deste treino avançado para os pilotos da Força Aérea impõe a abertura de um CASE junto do programa Foreign Military Sales (FMS) do Governo dos E.U.A.;

Considerando que foi apresentada pela Força Aérea a compensação prevista no n.º 5 do artigo 58.º da Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2018, uma vez que se está perante a contratação de um novo serviço;

Assim, neste contexto, ao abrigo da alínea o) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 5/2014, de 29 de agosto, e do n.º 1 do artigo 2.º da Lei de Programação Militar (LPM), aprovada pela Lei Orgânica n.º 7/2015, de 18 de maio, determino o seguinte:

1 - Autorizo a contratação ao Governo dos Estados Unidos da América, através de um CASE FMS, da formação avançada dos pilotos da Força Aérea (fases III e IV), ao abrigo do disposto no ponto iii) da alínea f) do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, e a realização da respetiva despesa, até ao montante máximo de 25.000.000,00 (euro), sem IVA, a suportar pelas verbas inscritas na Lei de Programação Militar (LPM), «Capacidade CA09 Capacidade de Instrução e Navegação Aérea», Subprojeto «Substituição Aeronave de Instrução Avançada - AJET», com a seguinte distribuição plurianual:

a) No ano de 2018 - 1.700.000,00 (euro);

b) No ano de 2019 - 2.500.000,00 (euro);

c) No ano de 2020 - 2.500.000,00 (euro);

d) No ano de 2021 - 3.000.000,00 (euro);

e) No ano de 2022 - 3.000.000,00 (euro);

f) No ano de 2023 - 3.000.000,00 (euro);

g) No ano de 2024 - 3.300.000,00 (euro);

h) No ano de 2025 - 3.000.000,00 (euro);

i) No ano de 2026 - 3.000.000,00 (euro).

2 - Os montantes fixados no número anterior para cada ano económico são acrescidos dos saldos apurados na execução orçamental do ano anterior, nos termos do n.º 4 do artigo 7.º da LPM, para reforço das dotações da mesma capacidade, projeto e subprojeto até à sua completa execução.

3 - Delego, com faculdade de subdelegação, no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, nos termos do permitido pelos artigos 44.º e 46.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, e artigo 109.º do CCP, as competências para:

a) Proceder à assinatura da respetiva Letter of Acceptance (LOA) e para a posterior execução da mesma, até ao montante máximo e limites anuais de despesa autorizados;

b) Proceder à autorização e efetivação dos pagamentos que vierem a ser definidos.

4 - O Ramo deve enviar cópia dos instrumentos contratuais à Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, e proceder à inserção dos respetivos elementos informativos na plataforma Enterprise Project Management (EPM).

5 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

29 de janeiro de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
311105929
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/114 ... =114693387

Pilotos militares vão ter formação nos EUA Azeredo aprova gasto de 25 milhões de euros. Fim de vida dos Alpha-Jet dita decisão.

Os pilotos da Força Aérea Portuguesa vão, nos próximos anos, ter formação nos Estados Unidos. A despesa prevista ascende a 25 milhões de euros, de acordo com um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República. A autorização dada pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, garante que os pilotos militares terão formação na Força Aérea dos Estados Unidos da América, à que é "a única entidade atualmente apta a prestar" aquele serviço, lê-se no documento. Por outro lado, trata-se também de garantir "a adequada interoperabilidade com países aliados", no quadro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Na origem desta decisão, está o fim de vida dos aviões de instrução de caças Alpha- -Jet, que até agora garantiam a formação dos pilotos dos F-16. Os aviões foram oferecidos pela Alemanha, como contrapartida pela utilização da Base Aérea de Beja pela Luftwaffe. Dos 50 aviões, 40 estavam em condições de voar e os outros 10 destinavam-se a fornecer peças sobressalentes. O Estado prevê gastar, em média, três milhões de euros por ano, a partir de 2021 até 2026. Até lá, as verbas anuais oscilam entre 1,7 milhões de euros e 5,5 milhões de euros, já a partir deste ano.
http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe ... ao-nos-eua




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1943 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2018 7:38 pm

Bem, por 25 milhões dava para comprar uns 3 Super Tucano, se muito. Isso não é lá muito negócio.
Contudo, falta ver o que a FAP irá fazer depois de 2026, se para ou continua com o modelo adotado.
A ver.

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1944 Mensagem por P44 » Seg Fev 19, 2018 4:25 pm

Pena a FAP nao ter um Banco, arranjavam-se logo uns 125O milhoes no minimo...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1945 Mensagem por Túlio » Seg Fev 19, 2018 4:31 pm

Não sei se é tão errado assim, afinal, são aliados dos EUA e voam F-16 (e vão seguir voando, espero que futuramente com Viper): qual lugar melhor para se preparar para voar F-16 do que os EUA? Falar em preço acho bobagem, formar Piloto de Caça sempre custa caro pra burro, seja em casa ou na dos outros, o que interessa é que os "gaijos" vão voltar pra Portugal prontinhos para começar o treinamento e a conversão operacional...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1946 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2018 7:16 pm

Concordo que do ponto meramente financeiro, e até operacional, é um bom negócio para eles, mas como interessado na BID que sou, posso pensar que outras soluções também seriam cabíveis aos primos tugas. Mormente se lançarem mão de produtos tupiniquins.

E já que a FAP padece dos mesmos problemas financeiros e orçamentários da FAB, bem, temos algumas soluções aqui que poderiam ajudar, e quem sabe economizar alguns euros em passagens aéreas, estadia e coisas afins para eles. :mrgreen:

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1947 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 20, 2018 7:52 am

Túlio escreveu:Não sei se é tão errado assim, afinal, são aliados dos EUA e voam F-16 (e vão seguir voando, espero que futuramente com Viper): qual lugar melhor para se preparar para voar F-16 do que os EUA? Falar em preço acho bobagem, formar Piloto de Caça sempre custa caro pra burro, seja em casa ou na dos outros, o que interessa é que os "gaijos" vão voltar pra Portugal prontinhos para começar o treinamento e a conversão operacional...
O número de PILAV formados que todos os anos que fazem a conversão para aviação caça são de 5/6 Pilotos, ou seja, adquirir novos aparelhos só para formar este número de Oficiais não é de todo racional.

De qualquer maneira fala-se que a FAP vai querer continuar a formar Instrutores de forma a que se algo acontecer e for tomada a decisão de levantar de novo a Esquadra, a dita força tenha formadores capazes.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1948 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 22, 2018 8:02 pm

Com tão poucos pilotos alçados à caça, é melhor continuar formando eles fora mesmo. sai até mais barato.
Agora acho estranho que com mais de 30 caças a FAP forme tão poucos pilotos.

abs




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1949 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 23, 2018 7:38 am

Os PILAV da FAP são todos do Quadro Permanente, por isso ao chegarem aos F-16, estarão ali uma boa parte da carreira. O Tenente-Coronel Silva comandante de uma das esquadrilhas de F-16 ainda voa como qualquer piloto de caça.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1950 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2018 10:36 am

Pois, aqui também Cabeça, mas nós formamos bem mais caçadores, ainda que a frota de caças da FAB é FAP sejam quase que equivalentes.
Claro, os nossos antes de chegar nos F5 e A1 passam uns 3 a 4 anos nos esquadrões do 3o Gavetas pilotando ST.
Daí vão para os jatos e ficam mais uns dez a quinze anos operacionais, antes de virarem burocratas e ficarem atrás de uma mesa.
De qualquer forma, os nossos pilotos aqui via de regra sempre voam menos que qualquer um dos vossos.
E imagino que com os Gripen não será diferente.

Abs




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