FCarvalho escreveu:Uma pergunta meio idiota mas lá vai. Se estes veículos todos estão entrando em território Sírio, porque a força aérea síria não os ataca, já que neste caso, é um Estado invadindo outro Estado?
Imagino que quando Assad/Russos/Iranianos terminarem a limpa nas áreas em que atualmente operam, eles façam algum ultimato aos Turcos, tipo "Ok, agora saiam daí ou serão saídos" e depois decidem o que fazer com os Curdos.
Embora a presença Turca tenha aumentado consideravelmente, o que eles mais fazem é dar apoio aos rebeldes que antes eram fortemente enfrentados pelo SAA e aliados em regiões como Aleppo, então creio que há uma forte vontade Síria em combatê-los e só não o fazem pq não há recursos no momento.
Mas se isso efetivamente acontecer, creio que será somente por conta do Assad, visto que os Russos meio que engataram um namoro com os Turcos.
E não estão errados, me parece, porque a Turquia é uma lança da OTAN apontada para o flanco da Rússia. Se a fizerem virar a casaca, bueno, vai ficar BEM feio pros Ocidentais...
Parece que este comboio turco foi para uma região predeterminada com russos e iranianos.
Russos negociaram uma região tampão entre jihadistas e governo com turcos de um lado e russos do outro.
O problema é que o governo sírio obedeceu (quem manda é a Rússia) mas não gostou. Imagino que os jihadistas idem. Já teve troca de tiros de artilharia, 1 turco morreu e 5 ficaram feridos. O governo sírio acabou de transferir para norte de alepo um sistema de defesa anti-aérea. Creio que se trata do Pantsyr mas não tenho certeza.
O conflito na Síria é um verdadeiro xadrez. A minha impressão é de que os americanos já se perderam e os russos estão com jogo na mão.
Tudo caminha para governo sírio não cair, Curdistão sírio não existir e rebelião virar uma guerrilhazinha rural.
Ganharão Rússia, Turquia e Irã...
Mas esse tabuleiro já virou algumas vezes, logo é melhor ser prudente.
Sobre o SAM do governo sírio, será que vão criar uma no-flight zone em Afrin? Pois uma coisa, para o türk kara kuvvetleri (TKK-exercito turco)lutar com apoio aéreo da THK. Outra coisa é ir lutar sem centenas de F16 transformando em pó mantimentos e vias inimigas...
Ate quando vai durar esse "namoro" entre russos, sírios e iranianos a ponto de permitir aos turcos fazer o que bem entendem na Síria sem que Assad resolva assumir, por conta e risco, exercer um limite a empreitada dos otomanos em seu próprio território.
Pelo que acompanho em várias contas no Tweeter, a taxa de destruição de tanques e similares em Afrin tá na casa de um por dia. Este foi ontem, não consegui identificar o modelo.
Se o YPG continuar hipoteticamente a destruir (apenas) um por dia, os turcos podem ficar na Síria durante anos. Eles tem mais de 1 mil entre antigos e novos importados; sem contar os de projeto nacional, que ainda irão entrar em produção, no caso o Altay.
Quantos curdos terão de morrer para cada tanque turco destruído?
FCarvalho escreveu:Se o YPG continuar hipoteticamente a destruir (apenas) um por dia, os turcos podem ficar na Síria durante anos. Eles tem mais de 1 mil entre antigos e novos importados; sem contar os de projeto nacional, que ainda irão entrar em produção, no caso o Altay.
abs.
Concordo com o que disse mas as imagens são para ver aprender e tirar conclusões sem paixonites e super trunfo. Mas ainda o tanque não pode ser substituído o problema é que os misseis AC entraram e agora irão ter que rever a doutrina operacional.
FCarvalho escreveu:Se o YPG continuar hipoteticamente a destruir (apenas) um por dia, os turcos podem ficar na Síria durante anos. Eles tem mais de 1 mil entre antigos e novos importados; sem contar os de projeto nacional, que ainda irão entrar em produção, no caso o Altay.
abs.
Concordo com o que disse mas as imagens são para ver aprender e tirar conclusões sem paixonites e super trunfo. Mas ainda o tanque não pode ser substituído o problema é que os misseis AC entraram e agora irão ter que rever a doutrina operacional.
Sim, com certeza. Apesar da superioridade militar turca, eles não podem esquecer que isso por si só não garante a vitória. E existe um preço político a pagar. O exercito turco não pode apostar todas as suas fichas na sua superioridade, sem com isso achar que o apoio em cada irá durar para sempre. Pois há um limite para as expectativas sociais, e o presidente Erdogan apesar do grande apoio popular, continua não sendo lá uma unanimidade, mesmo entre os militares.
A ver como o YPG irá aproveitar as chances que está tendo em campo, e ver se consegue impor aos turcos o maior preço possível a pagar por mais esta aventura na Síria.
Resta saber quanto tempo durará o apoio à invasão em casa quando os vídeos de soldados turcos mortos, dentro ou fora de seus blindados, começarem a se espalhar pela net como fogo no milharal.
Só estranhei a falta de explosões secundárias no vídeo (munição, combustível do Bldo), que eu saiba a detonação de uma carga HEAT produz muito mais do que vi, ou seja, apenas uma labareda inicial (indicativo de que a ogiva detonou) e fumaça. Sei lá, fiquei meio que com a impressão de que ou o ATGM foi interceptado por algum APS ou o próprio carro era decoy, tipo "bota uma carcaça véia pelada lá para enrolar os caras, depois mandamos fumo na contrabateria"...
O Su-25 foi atingido pelo MANPAD, perdeu um motor e o piloto decidiu voltar para a base em monomotor, porém foi atingido no caminho por canhão anti-aéreo e perdeu o segundo motor, o que obrigou o piloto ejetar. Imediatamente após ejetar, o Major Filipov contactou a Base Aérea de Khmeimim, que logo preparou dois Mi-8AMTSh-V de CSAR escoltados por dois Mi-24 Hind para realizar o resgate. Pela distância, levaria uns 40 minutos para chegarem ao local, mas o piloto foi capturado e morto poucos minutos após tocar o solo. Os Su-25 remanescentes permaneceram no local bombardeando as posições inimigas, inclusive os destroços do caça abatido. Ao mesmo tempo, um Vant Forpost russo observava toda a operação, localizou os esconderijos inimigos e passou as coordenadas para os navios russos localizados no Mediterrâneo que dispararam uma salva de mísseis de cruzeiro Kalibr contra essas posições.
Túlio escreveu:Só estranhei a falta de explosões secundárias no vídeo (munição, combustível do Bldo), que eu saiba a detonação de uma carga HEAT produz muito mais do que vi, ou seja, apenas uma labareda inicial (indicativo de que a ogiva detonou) e fumaça. Sei lá, fiquei meio que com a impressão de que ou o ATGM foi interceptado por algum APS ou o próprio carro era decoy, tipo "bota uma carcaça véia pelada lá para enrolar os caras, depois mandamos fumo na contrabateria"...
Alguma coisa saiu voando do tanque...
Mas realmente achei estranho, pode ser que ele não tenha sido destruído, será que alguém tem fotos dele depois do disparo? O cameramen tirou o foco...
abs.
Bom, mas a força deslocada para essa invasão supostamente é uma fração do total de unidades do exército Turco. Acho que ninguém sabe ao certo quantos, mas não deve haver mais de uma centena no momento.
E parece que vem mais um por aí:
Footage will soon be released where YPG fighters target a 'technical' military vehicle belong to either the invading Turk army or their jihadist mercenaries in Xelil village. #Afrin
Mesmo após a ameaça do EI ter sido supostamente derrotada, essa guerra na Síria ainda vai dar muito pano pra manga. Acabo de ler no G1 que bombardeios da coalizão liderada pelos EUA causaram muitas baixas em combatentes do regime Sírio.
“Acho que é da minha conta como vivo e o que faço fora das pistas. Não me importo com o que pensam sobre mim como pessoa. Não acho que eu seja um cara mau, sou apenas um piloto de corridas tentando pilotar o melhor que posso.”
Iceman Brasil escreveu:Mesmo após a ameaça do EI ter sido supostamente derrotada, essa guerra na Síria ainda vai dar muito pano pra manga. Acabo de ler no G1 que bombardeios da coalizão liderada pelos EUA causaram muitas baixas em combatentes do regime Sírio.