FCarvalho escreveu:O sistema C-SAR russo na Síria parece não estar em dia com os seus pilotos. Não deu tempo desse aí sequer esperar o resgate. Lamentável.
abs.
Eu vi muita gente escrever isso, para mim maioria não sabe o que está está falando. Nenhuma equipe de CSAR do mundo resgataria esse piloto vivo. Nenhuma. Ele foi muito provavelmente morto minutos depois da ejeção, talvez algumas poucas horas depois (o comprova isso é o vídeo do abate ser de dia e as fotos do corpo do piloto também). Ele saltou no meio de Saraqib, uma cidade lotada de terroristas, então qualquer tentativa de resgate seria completamente arriscada. Vou dar exemplos. Em 1995, a USAF perdeu um F-16 que foi derrubado na Bósnia. O piloto Scott O'Grady foi resgatado após se esconder por
seis dias. Lembra daquele F-117 que foi derrubado na Sérvia em 1999? O piloto Dale Zelko esperou
oito horas até ser resgatado. Aquele filme "Atrás da Linhas Inimigas" de 2001, onde um Super Hornet é derrubado na Sérvia, é baseado nesses dois casos. E estamos falando da USAF, o melhor CSAR do mundo. O resgate CSAR não é algo trivial igual muita gente está imaginando, vai lá, decola o helicóptero e resgata o piloto, final feliz. Tem um milhão de variáveis. Apesar disso, quando aquele Su-24 russo foi derrubado por um F-16 turco em 2015, o CSAR russo funcionou, resgatou o navegador (o piloto foi metralhado vivo ainda quando caia de paraquedas) no meio do território inimigo, apesar de terem perdido um helicóptero e um soldado russo na missão.