Carvalho,FCarvalho escreveu: ........................................................................................
Tudo já muito rodado e gasto pelo uso intensivo naquela missão. O mais está em containers para os quais aparentemente não temos sequer cavalos-mecânicos em quantidade para fazer o transporte desde o porto até a RCA.
Para não falar que todo esse material não possui qualquer nível de proteção mesmo contra armamento leve, que é o que se diz mais tem na RCA.
Enfim, estamos numa enrascadas daquelas.
abs
concordo que o material já é usado, rodado, mas está sendo revisado.
Nem os Tugas levaram material zero KM. Basta ver o Caminhão Socorro REO M543, da década de 60, HUMWEEs (bem) usados.... E os outros países também levaram o que tem.
Para teres uma idéia, os Uruguaios até hoje usam Jeep Wyllis na MONUSCO.....
Sobre o transporte dos containeres, a própria ONU disponibiliza considerável frota de caminhões para o seu transporte aos países que solicitarem. E muitos destes caminhões são civis, arendados, assim como muitas das aeronaves de transporte de pessoal. E certamente o Brsil vai solicitar este apoio, como já os outros países o fizeram.
Nenhum país levou seus próprios caminhões em quantidade para realizar este tipo de movimentação de cargas.
Existem uma Seção/Divisão em cada Missão da ONU chamada MOVCON, que é a responsável por estes transportes. E na RCA ela é bem reforçada, devido à inexistência de portos, seja marítimo, seja fluvial.
Em Angola e no Haiti fizemos uso da MOVCON, tanto para o desembarque, quanto ao embarque de retorno.