Bolovo escreveu:Teste do Umkhonto versão terrestre no final de 2016:
http://www.youtube.com/watch?v=rpBgBvDeaNM
Com a Avibrás herdando da Mectron o projeto do A-Darter, não entendo porque ainda não surgiu algum interesse brasileiro no Umkhonto, que compartilha muita coisa com o A-Darter. Veja que a versão terrestre é bem compacta e seria muito facilmente instalada em um caminhão 6x6 do Astros 2020. Poderia inclusive equipar as nossas futuras corvetas/fragatas (por exemplo, a MEKO A200 é equipada com o Umkhonto). O estranho é existir uma parceria da Avibrás com a MBDA com o míssil CAMM, que um míssil britânico e muito caro (por ter dual-datalink etc), e engraçado que aqui no Brasil sempre se questiona os custos, mas não nessas horas.
Vou te dizer algo que contaram-me, em off, sobre este estranho esquecimento do Umkhonto por parte dos nossos oficiais "graduados"...
Disseram-me que este vetor tinha um PK baixo, que não era "confiável"...
Particularmente não gosto disso. Creio que julgar um produto sem base real é exercício de preconceito e nada mais. Nenhuma comitiva nacional foi até a África do Sul observar algum teste deste vetor... Aliás, convenhamos, foram duas comitivas até a Rússia para observar testes com o Pantsyr, testes realizados conforme as nossas exigências, no qual este saiu-se muito bem e ainda assim pulularam críticas.
O Brasil é um mau comprador, exige muito, pede desconto, compra pouco e ainda fala mal... Caso um dia desses mandem-nos à merda não vou estranhar.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)