EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#241 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jan 27, 2018 12:10 am

Eu morro de rir: a Boeing diz na cara de todos que a Embraer será um polo de produção de spare parts e manutenção, e a macacada aplaude como se fosse "concessão"...
Só podia mesmo ser uma matéria redigida pela musa coroa do entreguismo nacional...
Desde o início eu digo que a intenção da Boeing é retirar um competidor do mercado, fosse o caso de "parceria" como querem os iludidos, a palavra usada seria "Joint Venture", justamente a palavra que não se vê publicada...
E segue a palhaçada...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#242 Mensagem por GIL » Sáb Jan 27, 2018 7:37 am

Ilya Ehrenburg escreveu:Eu morro de rir: a Boeing diz na cara de todos que a Embraer será um polo de produção de spare parts e manutenção, e a macacada aplaude como se fosse "concessão"...
Só podia mesmo ser uma matéria redigida pela musa coroa do entreguismo nacional...
Desde o início eu digo que a intenção da Boeing é retirar um competidor do mercado, fosse o caso de "parceria" como querem os iludidos, a palavra usada seria "Joint Venture", justamente a palavra que não se vê publicada...
E segue a palhaçada...
Isso ja ficou mais que claro, mais pode que a vontade do governo possa ser fazer que suceda, que ambas empresas cheguem nesse meio termo do Joint Venture, dada a impossibilidade de a Boeing chegar onde deseja e o esfinter parpadeante dos diretivos da Embraer que desejavam virar uma sucursal da mesma.

God save the golden share.

Por certo, a Boeing tomou um revés da justiça norte americana no tema da Bombardier.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#243 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 27, 2018 10:46 am

A Boeing em algum momento terá de substituir o 737 e ao que parece não conseguirá isso com o corpo de engenheiros que tem.
E como os nossos estão em alta vide o sucesso da Embraer...

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#244 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 27, 2018 11:31 am

FCarvalho escreveu:A Boeing em algum momento terá de substituir o 737 e ao que parece não conseguirá isso com o corpo de engenheiros que tem.
E como os nossos estão em alta vide o sucesso da Embraer...

Abs
Exato. Mas o que eu queria ver mesmo é o que o Ilya iria dizer se, ao invés da Boeing, fosse a Rosoboronexport de olho na EMBRAER... :lol: :lol: :lol: :lol:
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#245 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jan 27, 2018 2:42 pm

Túlio escreveu:
Exato. Mas o que eu queria ver mesmo é o que o Ilya iria dizer se, ao invés da Boeing, fosse a Rosoboronexport de olho na EMBRAER... :lol: :lol: :lol: :lol:

Iria dizer o mesmo, não sou pautado por lentes ideológicas.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#246 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jan 27, 2018 2:52 pm

FCarvalho escreveu:A Boeing em algum momento terá de substituir o 737 e ao que parece não conseguirá isso com o corpo de engenheiros que tem.
E como os nossos estão em alta vide o sucesso da Embraer...

Abs
Então só podemos dizer: que corpo de engenheiros de merda a Boeing tem...
Não é por nada, mas os russos apareceram com o MC-21, e os chineses com o C-919... Quer dizer que o mundo inteiro é capaz de conceber novos airliners e a Boeing não?
A questão não é essa. Fosse o corpo de engenheiros da Embraer essencial para um projeto novo da Boeing era teria corrido com uma proposta de Joint Venture...
O que a Boeing quer é retirar um possível concorrente a frente do mercado. O passo natural da Embraer e sair do limite de 130 assentos e projetar uma aeronave entre 130 - 220 assentos... O grande filão do mercado.
A Boeing já sofre com a Airbus... Vê pela frente dois novos produtos reputados como bons: MC-21 e C-919, sendo o segundo produzido pela nação que é o maior mercado consumidor de airliners do mundo...
O que manda a lógica: esperar que um competidor a mais apareça, provindo de uma empresa reconhecidamente competente em produzir aeronaves comerciais com ótima relação de custo?
É algo tão óbvio que salta aos olhos... Menos dos jornalistas da Folha de São Paulo, do Estado de São Paulo, de O Globo, da Zero Hora, do Correio Braziliense, do Valor Econômico...
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#247 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 27, 2018 4:06 pm

Colei aqui porque é mais apropriado:
ramme escreveu:A minha preocupação é com a saúde a longo prazo da Embraer. Ela é incapaz de fazer frente à Bombardier e Airbus juntas. Há um outro tópico sobre isso na seção "Força Aérea".
E tens toda a razão, a imagem abaixo o confirma:

Imagem

Notamos que os E-2 podem encarar apenas os CSeries já existentes (-100 e -300), que são os menores e menos custo-eficientes. E se e quando a Airbus lançar os -500, -700 e -900? De onde a EMBRAER vai tirar dinheiro para fazer uma avião totalmente novo (o 170/195 já esticou até onde dava) com configuração de assentos 2+3 e capaz de cobrir por completo o segmento hoje ocupado (muito por falta de opção) pelo Airbus Neo e 737 NG, além dos iniciantes mas já perigosos C-919 e MC-21?

Pior, mesmo que arrume a grana, o avião vai chegar atrasado ao mercado, vantagem que a EMBRAER tem desfrutado em relação à Bombardier, só que agora a treta é com a AIRBUS e ali o buraco é bem mais embaixo.

"Orgulhosamente só" a EMBRAER não vai conseguir fazer nada maior do que um Regional, ou seja, no que acabar o E-2 passa para o E-3, E-4 and so on and so on and so on; ou seja, estagnação!

Não adianta, patriotada é até bonitinha em discurso mas não paga as contas...
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#248 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 27, 2018 8:00 pm

Só uma perguntinha: será que a Airbus gostaria de colocar mais um concorrente dela mesma no mercado com os CS-500/700/900, tendo os NEO aí para oferecer?

Ou será que ela comprou a participação no projeto visando duas coisas que me parecem óbvias: ajuntar aos eu portfólio um produto novíssimo e mais adequado a uma faixa do mercado onde ela perde feio para Embraer e a própria Bombardier, e impedir um novo concorrente aos seus A320NEO e família?

No final a Boeing a meu ver está tentando fazer a mesma coisa com a Embraer.

Simples assim.

abs
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#249 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 27, 2018 8:11 pm

A Embraer já declarou várias vezes que não tem a menor intenção de entrar no mercado de Boeing e Airbus. Não tão cedo. A Bombardier tentou e olha no que deu.

No mais, MC-21 e C-919 são produtos que só estarão maduros no inicio dos anos de 2030. Ambos ainda não saíram da fase de protótipo, e especialmente o chinês que tem tido vários problemas de desenvolvimento. Para enfrentar estes dois, Boeing e Airbus contam com milhares de encomendas de seus 737 e A320 e as (muitas) dúvidas existentes sobre a validade dos projetos russo e chines. Portanto, a próxima década será de observação e de estudos para ver se eles terão mesmo fôlego para incomodar as duas gigantes no mercado mundial.

Se eventualmente a Embraer notar que haja espaço no mercado para um produto seu na faixa acima dos E-2 nos próximos anos, e que tenha boa recepção dentro do escopo da sua clientela - ninguém projeta avião sem falar antes com seus clientes - então a empresa irá se mover no sentido de ver o que ela tem, e o que ela pode oferecer, de maneira a projetar algo que realmente faça a diferença em relação à concorrência. Essa foi e é a mesma lógica utilizada no projeto de todos os seus aviões.

Expertise não faltará a empresa, visto que ela na próxima década deverá estar entregando os KC-390 a FAB e clientes de exportação. Acho que não precisa dizer mais nada que já temos um ótimo ponto de partida para um eventual projeto acima das 146 pax, que atualmente é o máximo que o E-195 E-2 levará.

A ver.

abs.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#250 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 27, 2018 8:31 pm

Principais concorrentes do E-Jets E-2 da Embraer na década de 2020.

Bombardier CS-100/300; Sukhoi S-100/130; Mitsubishi MJ-85/90

Qual destes concorrentes tem mais de 1500 aeronaves encomendadas, com cerca de 1300 já entregues, e qual deles possui uma carteira de encomendas de quase 700 aeronaves de seus novos modelos da família antes mesmo da primeira entrega?

E qual destes concorrentes tem expectativa concretas de vendas de mais de 2 mil undes nos próximos 15/20 anos batendo os números do modelo sucessor?

Qual destes concorrentes está estudando voltar novamente ao nicho de mercado que lhe alçou à posição que hoje ocupa, e onde existem apenas duas aeronaves que dominam incontestes sem oferecer outras alternativas às empresas aéreas?

Qual destes concorrentes tem um cargo lift militar que já é considerado o novo referencial do transporte tático no séc XXI?

Sério que vocês acreditam que a Embraer vai estar a perigo se não se juntar à Boeing?

Antes disso acontecer, o mundo vai ter que virar de cabeça pra baixo primeiro.

abs.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#251 Mensagem por Cassio » Dom Jan 28, 2018 1:25 am

FCarvalho... 700 encomendas dos novos modelos????
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#252 Mensagem por gogogas » Dom Jan 28, 2018 1:19 pm

Se a Boeing tem muitas propostas boas pra Embraer , minha opinião :
Embraer Defence se torna uma outra empresa independente com a supervisão do governo ,deixando todos os produtos militares e de defesa longe das mãos da BOEING ...
A Embraer com produtos para o ramo civil ,fica na responsabilidade da Boeing com o governo usando o Gold Share para futuros vetos que possam prejudicar a empresa brasileira.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#253 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 28, 2018 2:16 pm

Cassio escreveu:FCarvalho... 700 encomendas dos novos modelos????
Entre firmes e opções Cassio. :wink:

abs.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#254 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 28, 2018 2:17 pm

Uma matéria muito esclarecedora.

http://www.edrotacultural.com.br/embrae ... o-estavel/

abs.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#255 Mensagem por Túlio » Dom Jan 28, 2018 4:35 pm

FCarvalho escreveu:Só uma perguntinha: será que a Airbus gostaria de colocar mais um concorrente dela mesma no mercado com os CS-500/700/900, tendo os NEO aí para oferecer?

Ou será que ela comprou a participação no projeto visando duas coisas que me parecem óbvias: ajuntar aos eu portfólio um produto novíssimo e mais adequado a uma faixa do mercado onde ela perde feio para Embraer e a própria Bombardier, e impedir um novo concorrente aos seus A320NEO e família?

No final a Boeing a meu ver está tentando fazer a mesma coisa com a Embraer.

Simples assim.

abs
Desculpes mas não é simples o que estás dizendo (e li os teus posts seguintes), é simplório. Aparentemente tudo no mundo é fácil de resolver, só que não! Entendas:

:arrow: MC-21 e C-919 são rivais para Airbus e Boeing como são agora (com Neo e o NG). Senão vejamos: todas as aeronaves que citei têm a mesma configuração de assentos, ou seja, 3+3 (Hi-Density), confere?

:arrow: Então a Airbus dá o passo decisivo: compra pouco mais de 50% da linha CSeries da Bombardier. Notar que, nas configurações atuais é brabo de ele enfrentar os E-jets (2+2), pelo acréscimo de arrasto e peso que o maior tamanho acrescenta. Então, sério que acreditas que o fulcro da Airbus seja mesmo apenas ter uma linha de Aviões Regionais? Sério? POWS!!!

:arrow: Não importa a excelência de seus produtos, China e Rússia vão enfrentar aeronaves similares às suas (todas do tipo wide-body), mas já bem firmes no mercado e com o "probleminha" que as Duas Grandes têm uma rede planetária de Suporte ao Cliente que os novatos levarão vários anos e terão que investir toneladas de dinheiro para igualar. Digamos, de modo bem otimista, que alcancem esta meta ainda na próxima década, tri?

:arrow: Daí aparece a Airbus com uma aeronave que está mais para narrow-body, com sua configuração 3+2 poupando espaço e peso mas com a mesma capacidade de passageiros, por ser mais longa. Talvez não consigas notar mas é um senhor diferencial: leva-se a mesma quantidade de passageiros mas com menor peso total e principalmente, menor arrasto. Complica, não?

:arrow: Mas fica pior: o novo avião "mata" até o A-319/320, junto com os outros três. E não é só com um custo menor por passageiro mas principalmente por, além disso, ter à disposição a enorme rede mundial de manutenção e apoio da Airbus. Porque é um avião DA AIRBUS! E não falo em CSeries -100 e -300 mas de -500, -700 e -900. Desenvolvido com o poder financeiro da Airbus e a engenharia e processos da Bombardier, tem tudo para simplesmente destroçar o que aparecer! Uma aeronave com custo por assento mais baixo que B-737, MC-21 e C-919 e uma rede de assistência do tamanhão - e com a rapidez¹ - da que a Airbus tem, bueno, brabo de encarar com wide-body...

:arrow: E aqui encontramos a Boeing e a EMBRAER, ambas sem projeto algum para encarar as versões maiores do CSeries. Como ficaria? Bueno, a Boeing poderia focar apenas nas aeronaves maiores e deixar este lucrativo segmento abandonado à concorrência. Brabo de acontecer, né? Já a EMBRAER teria que cometer um dos maiores pecados que uma grande empresa pode cometer: ficar estagnada num segmento onde - por enquanto - não tem rivais à altura. Notar, não obstante, que a partir do momento em que - falo de possibilidade, não tenho teu apreço por devires que logo em seguida se tornam certezas absolutas - as versões maiores do CSeries deslancharem, as menores deixam - pela comunalidade - de ser menos atraentes que o E-Jets porque, mesmo com maior custo por assento, a comunalidade com as versões maiores mais do que compensa.

Consegues ao menos começar a ver por que nem Boeing nem EMBRAER (isoladamente) acabam bem neste cenário?


1 - Executivo algum de linha aérea alguma vai escolher avião porque é mais bonitinho e/ou custa um pouco menos por assento, ele precisa mesmo é do máximo de disponibilidade, pois avião parado esperando peças e serviços é prejuízo certo!
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