Mundo Árabe em Ebulição
Moderador: Conselho de Moderação
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 317 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Não há nenhum sistema CIWS operando na proteção dessa base?
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Tem o Pantsir. Inclusive destruiu uma salva de mísseis Grad na semana passada.Pablo Maica escreveu:Não há nenhum sistema CIWS operando na proteção dessa base?
Um abraço e t+
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Pablo Maica
- Sênior
Será que estava inop no momento do ataque ou os guerrilheiros conseguiram achar uma solução de tiro que burlou o sistema?
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Bolovo
- Sênior
Eu acho que pode nem ter sido detectado. O Pantsir é um sistema AAAe de curto alcance, mas não é um C-RAM (Counter rockets artillery and mortars) especializado como aquele Phalanx terrestre. Ele quebra um galho nessa área, não é a toa que derrubou os foguetes Grad. Mas um morteiro é bem menor, bem mais difícil de detectar.Pablo Maica escreveu:Será que estava inop no momento do ataque ou os guerrilheiros conseguiram achar uma solução de tiro que burlou o sistema?
Um abraço e t+
- Pablo Maica
- Sênior
Eu não entendo muito da área de AAA, mas dando uma pesquisada rápida agora vi que realmente, como tu falou Bolovo, o Panstir opera nessa função, mas não de maneira tão especializada como Phalanx C-RAM, que por sua vez cumpre apenas essa função. O custo global de ambos é parecido, e acho que com essas experiências provavelmente os russos vão partir para o desenvolvimento de uma plataforma para essa função específica, provavelmente modificando um pouco o próprio Panstir.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Bolovo
- Sênior
Eu não tenho muita certeza, mas creio que o Pantsir na base aérea na Síria ainda é da versão S1 e não da mais atual S2 que tem um radar melhor. Sem contar que ainda tem versão SM que já está em testes na Rússia. Provavelmente essas novas versões tenha uma capacidade C-RAM superior, mas não sei se ao ponto de um sistema especializado. Porém, a Rússia é um dos países mais avançados em tecnologia AAAe, desenvolver um sistema especializado não seria um desafio tão grande acredito eu.Pablo Maica escreveu:Eu não entendo muito da área de AAA, mas dando uma pesquisada rápida agora vi que realmente, como tu falou Bolovo, o Panstir opera nessa função, mas não de maneira tão especializada como Phalanx C-RAM, que por sua vez cumpre apenas essa função. O custo global de ambos é parecido, e acho que com essas experiências provavelmente os russos vão partir para o desenvolvimento de uma plataforma para essa função específica, provavelmente modificando um pouco o próprio Panstir.
Um abraço e t+
Na Síria, Pantsir-S1:
Pantsir-S2:
- Bolovo
- Sênior
Sempre interessante revisitar esses áudios:
http://www.youtube.com/watch?v=JdVa5qoh_80
http://www.youtube.com/watch?v=JdVa5qoh_80
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Ou, ele pode até ter detectado tudo, mas o sistema foi saturado, pela quantidade de danos foram muitos disparos, não tem C-RAM que dê conta disso.Bolovo escreveu:Eu acho que pode nem ter sido detectado. O Pantsir é um sistema AAAe de curto alcance, mas não é um C-RAM (Counter rockets artillery and mortars) especializado como aquele Phalanx terrestre. Ele quebra um galho nessa área, não é a toa que derrubou os foguetes Grad. Mas um morteiro é bem menor, bem mais difícil de detectar.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Pablo Maica
- Sênior
Acho que mesmo saturando a área, o radar iria adquirir o número X de alvos que suporta e começar a trabalhar em cima deles. Creio que como o Bolovo disse, por serem projeteis relativamente pequenos, e essa versão do Panstir não ser a mais atual, nem otimizada para c-ram, eles passaram batidos. Certamente esse episódio vai refletir nas futuras atualizações e versões do sistema.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Bolovo
- Sênior
Isso também é bem provável.Marechal-do-ar escreveu:Ou, ele pode até ter detectado tudo, mas o sistema foi saturado, pela quantidade de danos foram muitos disparos, não tem C-RAM que dê conta disso.Bolovo escreveu:Eu acho que pode nem ter sido detectado. O Pantsir é um sistema AAAe de curto alcance, mas não é um C-RAM (Counter rockets artillery and mortars) especializado como aquele Phalanx terrestre. Ele quebra um galho nessa área, não é a toa que derrubou os foguetes Grad. Mas um morteiro é bem menor, bem mais difícil de detectar.
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Bolovo escreveu: http://tass.com/world/983993
Agora estão falando de 6 Su-24, 1 Su-35, 1 An-30 e 1 Mi-8 danificados, porém 2 dos Su-24 e o Su-35 já foram reparados.
Isso me lembrou o ataque ao Camp Bastion de 2012, onde 15 talibans se infiltraram e atacaram com morteiros a base americana localizada no Afeganistão e acabaram destruindo 8 Harriers dos Marines, o que era 6% da frota total de Harriers na época.[/quote]
Morteiros de 82mm.