Vamos dizer que 1 esq para cada vizinho, ou área de defesa aérea, não sei. Se eles tem 3 esquadrões deve ser, no mínimo, pelos mesmos motivos que temos 6, e por aí vai. A lógica é sempre parecida. Cada país determina as suas necessidades de acordo com a realidade na qual se encontra.Marechal-do-ar escreveu:E para que eles precisam 3 esquadrões de caça? Digamos que eles cheguem a conclusão de que um único esquadrão de Typhoons os protegeria melhor que de 3 esquadrões de qualquer tranqueira que o dinheiro deles possa comprar, nesse caso, para que eles se preocupariam em preencher os 3 esquadrões?
A propósito, não estou dizendo que acredito nessa notícia, só que não concordo com essa lógica de que caça caro é só para país rico.
Mesmo que fosse apenas um, bem, teria que ser um senhor esquadrão, já que a Colômbia não é exatamente um país pequeno e muito menos tem pacificada todas as questões fronteiriças com seus vizinhos e alhures. Além de, propriamente, ter problemas dentro de casa mesmo. Enfim...
De qualquer maneira, eles podem operar Typhoon, Su-35, F-15, Rafale ou qualquer outra coisa do gênero deste que queiram, decidam, se planejem e façam a opção por este tipo de caça. As consequências disso devem ser mensuradas por seu estado-maior e políticos antes de gastar suas patacas em um deles.
Como eu já disse antes, para a realidade colombiana, os 40 e poucos F-16A/B block 15/20 recauchutados vindos do deserto do Neguev seriam mais que suficientes para dar cabo do que eles precisam em termos de defesa aérea.
Mas claro, há quem ache Typhoon um torço melhor, mais bonito, mais fodão, mais isso, mais aquilo, e por aí vai.
Vamos ver no que isso dá.
abs