COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1081 Mensagem por Ckrauslo » Dom Dez 17, 2017 7:40 pm

FCarvalho escreveu:Qual a probabilidade de algo assim modernoso aparecer nos pés dos nosso pessoal na RCA (zona semi-desértica a desértica)?

Imagem

abs
Virtualmente nulas, isso é uma bota tática feita para uso policial, não possui diversas características esperadas de um calçado para equipar tropas militares, pois não é feita para desempenhar as missões militares normais, apenas coisas muito específicas

Kept you waiting, huh?
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 328 vezes
Agradeceram: 571 vezes

#1082 Mensagem por Pablo Maica » Dom Dez 17, 2017 7:54 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Porque a infantaria comum, ou ao menos os pqdt's e infantaria leve não usam ele por aqui, ao invés daquele maior e mais antigo?

abs
Há algumas unidades desse capacete nessas brigadas, em especial os precursores PQD que tem equipamento igual aos FE. Porém, o principal motivo desses tipo de equipamento não ser adotado em massa é, de longe, o preço. Esses capacetes são importados, fabricados nos EUA, com um modico preço de 800 dólares, muito mais caro do que o capacete padrão do EB que é fabricado aqui no país. Não tem segredo, não dá pra equipar um exército de 200 mil homens sem gastar um mar de dinheiro.
Acho que o mais interessante seria equipar as unidades PQD e Aeromóvel com o modelo ACH, e posteriormente incorporá-lo a toda tropa.

Um abraço e t+ :)

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3365 vezes

#1083 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 17, 2017 8:01 pm

Eu sei que as ffaa's aqui prezam mais a porra da tradição do que a operacionalidade, mas mesmo assim, vou deixar aqui um exemplo do que poderia ser testado, e utilizado, dentro do programa RECOP e mesmo do COBRA para atividades em TO's fora do quadro geográfico conhecido no Brasil, como fazem a imensa maioria dos países desenvolvidos, que não tem qualquer frescura quanto a utilizar outras cores e/ou padrões para equipar seus soldados de acordo com as necessidades impostas pela realidade, e não pesando simplesmente no bolso e na aparência como desgraçadamente costumam fazer por aqui.

https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1FeLrIFXXXXb7aXXXq6xXFXXXM/Deserto-ex-rcito-camuflagem-ternos-treinamento-uniforme-servi-o-de-equipamentos-CS-f-s-combate-roupas.jpg_640x640.jpg

Gosto muito dessa versão, pois é parecido com o nosso padrão, e talvez isso melindrasse menos os nossos generais, apesar de ter outros bem melhores, como este abaixo.

Imagem

abs

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1084 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 17, 2017 8:06 pm

Pablo Maica escreveu:
Bolovo escreveu:Há algumas unidades desse capacete nessas brigadas, em especial os precursores PQD que tem equipamento igual aos FE. Porém, o principal motivo desses tipo de equipamento não ser adotado em massa é, de longe, o preço. Esses capacetes são importados, fabricados nos EUA, com um modico preço de 800 dólares, muito mais caro do que o capacete padrão do EB que é fabricado aqui no país. Não tem segredo, não dá pra equipar um exército de 200 mil homens sem gastar um mar de dinheiro.
Acho que o mais interessante seria equipar as unidades PQD e Aeromóvel com o modelo ACH, e posteriormente incorporá-lo a toda tropa.

Também acho. Inclusive postei aqui que existem fabricantes brasileiras do capacete ACH como a Glagio (http://glagio.com.br/portfolios/capacete-gb-83/).

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior

#1085 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 17, 2017 8:13 pm

FCarvalho escreveu:Eu sei que as ffaa's aqui prezam mais a porra da tradição do que a operacionalidade, mas mesmo assim, vou deixar aqui um exemplo do que poderia ser testado, e utilizado, dentro do programa RECOP e mesmo do COBRA para atividades em TO's fora do quadro geográfico conhecido no Brasil, como fazem a imensa maioria dos países desenvolvidos, que não tem qualquer frescura quanto a utilizar outras cores e/ou padrões para equipar seus soldados de acordo com as necessidades impostas pela realidade, e não pesando simplesmente no bolso e na aparência como desgraçadamente costumam fazer por aqui.

abs
Se por alguma necessidade for preciso adotar um padrão diferente dos comuns para ser utilizado em missões internacionais (o que eu vejo não fazer muito sentido - a ideia das tropas da ONU é ser vista, justamente para marcar presença), que se use o Multicam, que inclusive já é fabricado aqui no Brasil e adotado por algumas unidades, como o Grumec na foto abaixo (a mulher uma repórter):

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1086 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 17, 2017 8:17 pm

Ckrauslo escreveu:
FCarvalho escreveu:Qual a probabilidade de algo assim modernoso aparecer nos pés dos nosso pessoal na RCA (zona semi-desértica a desértica)?
Imagem
abs
Virtualmente nulas, isso é uma bota tática feita para uso policial, não possui diversas características esperadas de um calçado para equipar tropas militares, pois não é feita para desempenhar as missões militares normais, apenas coisas muito específicas
Deixa eu tentar explicar melhor. Usei a imagem acima - não sei fazer a mínima diferença entre o que é militar, uso policial ou passeio :oops: - para ilustrar se seria possível a adoção de modelos de botas táticas com modelos mais modernos e diferentes dos usados hoje pelo EB, tendo em vista o TO na África no qual estaremos envolvidos. Inclusive na questão da cor das mesmas.

Acho, no mínimo, contraditório uma tropa toda de verde, e ainda por cima com uma baita bota preta tão lustrosa quanto reluzente em pleno deserto, e ainda mais com aquele capacete da ONU no estilho "atira em mim que eu tô bem aqui!" :x.

Seria lógico que uma vez operando em zonas desérticas ou semi-desérticas, houvesse a possibilidade de adaptar o que temos para o TO em questão, uma vez que a camuflagem também faz parte do enredo protetivo de qualquer tropa. Mesmo estando a serviço da ONU.

Em todo caso, como o pessoal pode facilmente se tornar alvo, querendo ou não, esperando ou não, preparado ou não, vestir e calçar algo mais adequado para o ambiente operacional deveria ser regra impositiva. Mas sei lá. Há anos falavam em missão na África, em bldos 4X4, em COBRA 1.0, novos fardamentos e equipamentos, em IA-2 e outras firulas, e nada disso aconteceu.

Como sempre, deixamos tudo para a última hora na esperança de conseguir uma desculpa para desculpar a verba "gasta" em tais coisas.

E assim rasteja a nossa defesa. :?

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1087 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 17, 2017 8:39 pm

Bolovo escreveu:Também acho. Inclusive postei aqui que existem fabricantes brasileiras do capacete ACH como a Glagio (http://glagio.com.br/portfolios/capacete-gb-83/).
Quanto chega a custar um modelo como este ou equivalente por aqui? Porque se for pra custar tão ou mais caro que o importado, não adianta muita coisa.

abs

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior

#1088 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 17, 2017 8:46 pm

FCarvalho escreveu:
Bolovo escreveu:Também acho. Inclusive postei aqui que existem fabricantes brasileiras do capacete ACH como a Glagio (http://glagio.com.br/portfolios/capacete-gb-83/).
Quanto chega a custar um modelo como este ou equivalente por aqui? Porque se for pra custar tão ou mais caro que o importado, não adianta muita coisa.

abs
Segundo um contrato de 2015 com a Glágio, o EB pagou cerca de 1 mil reais por capacete. Deve ser algo por aí, mais barato que os importados eu tenho certeza que são.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1089 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 17, 2017 8:49 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu sei que as ffaa's aqui prezam mais a porra da tradição do que a operacionalidade, mas mesmo assim, vou deixar aqui um exemplo do que poderia ser testado, e utilizado, dentro do programa RECOP e mesmo do COBRA para atividades em TO's fora do quadro geográfico conhecido no Brasil, como fazem a imensa maioria dos países desenvolvidos, que não tem qualquer frescura quanto a utilizar outras cores e/ou padrões para equipar seus soldados de acordo com as necessidades impostas pela realidade, e não pesando simplesmente no bolso e na aparência como desgraçadamente costumam fazer por aqui.
abs
Se por alguma necessidade for preciso adotar um padrão diferente dos comuns para ser utilizado em missões internacionais (o que eu vejo não fazer muito sentido - a ideia das tropas da ONU é ser vista, justamente para marcar presença), que se use o Multicam, que inclusive já é fabricado aqui no Brasil e adotado por algumas unidades, como o Grumec na foto abaixo (a mulher uma repórter):
O fato da ideia das tropas da ONU é ser vista não dispõe que a tropa necessite de um minimo de proteção, porque mesmo nas missões ditas de manutenção, não raro estas são alvo das partes em conflito. No caso do Brasil, acho que seria prudente dentro do programa do COBRA ao menos tentar observar esta questão, como faz qualquer outro país que leva defesa mais a sério.

Ademais, com aquele capacete azulão e veículos brancos - não vejo nada mais chamativo do que isso - não precisa muita coisa mesmo para marcar presença. Acho que uniformes mais adequados não farão muita diferença no sentido de mostrar presença. Mas que seriam bem úteis, isso lá seriam.

Mesmo aqui dentro com pelo menos cinco áreas de vegetação diferentes o pessoal só aceita um único padrão, então imagina sair mundo afora com algo que não seja o tradicionalíssimo verde-oliva.

Aliás, como é que ficou a questão da tal coronha dobrável do IA-2? Vai sair esse troço ou não?

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1090 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 17, 2017 8:54 pm

Bolovo escreveu:Segundo um contrato de 2015 com a Glágio, o EB pagou cerca de 1 mil reais por capacete. Deve ser algo por aí, mais barato que os importados eu tenho certeza que são.
Então suponho que não deva ter sido um lote grande, na verdade talvez ao apenas para forças especiais e/ou tropas das forças rápidas, mas nada em quantidade.

Quando e se uma grande encomenda for feita, tenho certeza que esses valores poderão facilmente ser levados bem abaixo deste valor. Principalmente se houver concorrência.

Ao menos assim espero.

abs

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior

#1091 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 17, 2017 8:55 pm

FCarvalho escreveu:
Bolovo escreveu:Segundo um contrato de 2015 com a Glágio, o EB pagou cerca de 1 mil reais por capacete. Deve ser algo por aí, mais barato que os importados eu tenho certeza que são.
Então suponho que não deva ter sido um lote grande, na verdade talvez ao apenas para forças especiais e/ou tropas das forças rápidas, mas nada em quantidade.

Quando e se uma grande encomenda for feita, tenho certeza que esses valores poderão facilmente ser levados bem abaixo deste valor. Principalmente se houver concorrência.

Ao menos assim espero.

abs
Foi um contrato de 44 mil capacetes, num valor total de 44,2 milhões de reais.

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 328 vezes
Agradeceram: 571 vezes

#1092 Mensagem por Pablo Maica » Seg Dez 18, 2017 12:52 am

FCarvalho escreveu:
Bolovo escreveu:Se por alguma necessidade for preciso adotar um padrão diferente dos comuns para ser utilizado em missões internacionais (o que eu vejo não fazer muito sentido - a ideia das tropas da ONU é ser vista, justamente para marcar presença), que se use o Multicam, que inclusive já é fabricado aqui no Brasil e adotado por algumas unidades, como o Grumec na foto abaixo (a mulher uma repórter):
O fato da ideia das tropas da ONU é ser vista não dispõe que a tropa necessite de um minimo de proteção, porque mesmo nas missões ditas de manutenção, não raro estas são alvo das partes em conflito. No caso do Brasil, acho que seria prudente dentro do programa do COBRA ao menos tentar observar esta questão, como faz qualquer outro país que leva defesa mais a sério.

Ademais, com aquele capacete azulão e veículos brancos - não vejo nada mais chamativo do que isso - não precisa muita coisa mesmo para marcar presença. Acho que uniformes mais adequados não farão muita diferença no sentido de mostrar presença. Mas que seriam bem úteis, isso lá seriam.

Mesmo aqui dentro com pelo menos cinco áreas de vegetação diferentes o pessoal só aceita um único padrão, então imagina sair mundo afora com algo que não seja o tradicionalíssimo verde-oliva.

Aliás, como é que ficou a questão da tal coronha dobrável do IA-2? Vai sair esse troço ou não?

abs
Acho que se o EB desse uma trabalhada nas cores do padrão multicam, teria uma camuflagem que se adaptaria de maneira mais eficiente, a todos os biomas do país, do que o padrão atual.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1093 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 18, 2017 2:58 am

Opções sempre há, o que falta mesmo é vontade e interesse em fazer. Se até coisas simples que podem ser conseguidas por aqui mesmo no país para o COBRA não conseguem sair do papel, imagine se tivéssemos que importar.
Está aí o tal do novo uniforme que não me deixa mentir.
Que se dirá mudar o padrão da camuflagem.
Mas é aquela coisa. Se você não aprende por bem, vai aprender por mal.
Por aqui as quase tudo parece só funcionar desta maneira.
País sem memória é isso aí.

abs

Carpe Diem
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#1094 Mensagem por Ckrauslo » Seg Dez 18, 2017 3:02 am

Pelo que me disse um Sargento do 1 BFESP de forma informal.
Eles estavam testando muitas coisas, algumas coisas foram no estudo de uniformes para o exército.
Novo corte, eficiência dos calçados.
Novas camuflagens estavam inclusas, uma era o padrão de manchas do multicam, com as cores presentes na camuflagem atual, é a outra era um camuflado digital com as cores atuais.
Já está com três anos que não temos contato e como todas as mudanças que eram previstas não saíram do papel... Não duvido nada que isso tenha sido engavetado também.

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#1095 Mensagem por Ckrauslo » Seg Dez 18, 2017 3:08 am

FCarvalho escreveu:Opções sempre há, o que falta mesmo é vontade e interesse em fazer. Se até coisas simples que podem ser conseguidas por aqui mesmo no país para o COBRA não conseguem sair do papel, imagine se tivéssemos que importar.
Está aí o tal do novo uniforme que não me deixa mentir.
Que se dirá mudar o padrão da camuflagem.
Mas é aquela coisa. Se você não aprende por bem, vai aprender por mal.
Por aqui as quase tudo parece só funcionar desta maneira.
País sem memória é isso aí.

abs
Exemplo mais prático disso, é O pessoal do BOPE indo para operações com a boina apenas por questão de tradição e nunca usando capacete.
Capacete é feito para parar disparos de pistola, porém disparos partindo de distâncias maiores que 30m dependendo do ângulo em que vem podem ser defletidos.
Entendo que é algo que traz um peso a mais, mas também protege contra bater a cabeça, o que nas favelas do RJ é muito comum.
Poderiam usar um ops core como as FE das forças armadas fazem em operação nos morros.
Como disse antes, parar um disparo de fuzil é uma chance em milhões, mas defletor um disparo de fuzil, são chances até razoáveis.
Melhor que usar seu próprio crânio para isso.
Mesmo poderia dizer dos PQDT, que volta e meia são instruídos a deixar os capacetes de lado para usar as boinas, para não serem confundidos com ninguém.

Kept you waiting, huh?
Responder