Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1189 vezes
- Agradeceram: 721 vezes
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Dez 05, 2017 8:06 am
Túlio escreveu:CREDO, pelo jeito a MB vai seguir igualzinho a ARA, até perder um sub cheio de gente ou coisa pior, só para justificar a existência de montes e mais montes de estreludos & taifeiros & ordenanças, PQP!
Larguei de mão, vou passar a me preocupar com a Marinha de BURKINA FASO que ao menos é mais
séria, POWS!!!
EDIT - Pelo menos o FABIO véio deve ter ficado faceiro!
Não entendi. Por que a revolta?
Abraços,
Wesley
Editado pela última vez por
FIGHTERCOM em Ter Dez 05, 2017 8:12 am, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
FIGHTERCOM
- Sênior
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Dez 05, 2017 8:11 am
FCarvalho escreveu:Não bastasse o mal costume de fazer GLO por aqui como missão primária, agora vamos vamos papel de policia mundo afora...
Realmente, não precisamos mais de forças armadas, precisamos sim é de uma boa força de auto defesa de fronteiras tupiniquins.
abs.
Prezado FCarvalho,
Parece que esse foi o meio que as Forças encontraram para a obtenção de alguns necessários, vide o caso da MINUSCA e os Humvees.
Att.,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
Frederico Vitor
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
Mensagem
por Frederico Vitor » Ter Dez 05, 2017 8:36 am
Bolovo escreveu:FCarvalho escreveu:Não bastasse o mal costume de fazer GLO por aqui como missão primária, agora vamos vamos papel de policia mundo afora...
Realmente, não precisamos mais de forças armadas, precisamos sim é de uma boa força de auto defesa de fronteiras tupiniquins.
abs.
Eu sempre detestei esse conceito errado onde o papel das forças armadas é "defender as fronteiras". Isso só existe aqui na Bananalândia e tudo mundo bate palmas para isso. As forças armadas só são usadas para defender fronteiras somente em caso de litigio, o que não é o nosso caso. Na maioria dos países civilizados isso é papel das Guardas de Fronteira (no caso da fronteira terrestre) e das Guardas Costeiras (no caso da fronteira marítima). Para citar exemplos, nos EUA existem a Border Patrol e a Coast Guard e na Rússia existe Serviço de Fronteira e a Guarda Costeira (ambas sobre comando da FSB, antiga KGB). No nosso maior vizinho, a Argentina, isso é papel da Gendarmerie Nacional e da Prefeitura Naval. Em maioria desses casos, essas forças ficam subordinadas aos Ministérios da Justiça, Interior, Transportes etc e não na pasta da Defesa. São forças civis ou paramilitares com poder de polícia, mas não são forças militares.
Aqui no Brasil isso fica a cargo da Polícia Federal (que não tem efetivo nenhum pra isso e jamais vai ter), do Exército e da Marinha, que não a toa são forças imensamente grandes. Metade das embarcações da Marinha Brasileira são de patrulha, subordinadas aos distritos navais, que fazem o papel de Guarda Costeira. O Exército tem uns 30 pelotões de fronteira espalhados pela fronteira. Eu sempre achei curioso não existir esse tipo de debate no Brasil, pois eu acho esse conceito totalmente falho. Para mim, o papel principal das forças armadas é lidar com a guerra e não ser uma imensa polícia nacional. Por isso mesmo, eu defendo a criação de uma Guarda Nacional (ou de Fronteira, o que não tem nada a ver com a Força Nacional, essa aberração) e uma Guarda Costeira (o que seria basicamente a emancipação da Capitania dos Portos e os Distritos Navais), forças paramilitares civis subordinadas ao Ministério da Justiça, que fossem responsáveis sobre esse papel de policiamento das fronteiras e deixaria as forças armadas ocupadas somente com as funções envolvendo a defesa nacional.
Também sempre pensei isso.
-
pmicchi
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Mensagem
por pmicchi » Ter Dez 05, 2017 9:41 am
Bolovo escreveu:FCarvalho escreveu:Não bastasse o mal costume de fazer GLO por aqui como missão primária, agora vamos vamos papel de policia mundo afora...
abs.
Eu sempre detestei esse conceito errado onde o papel das forças armadas é "defender as fronteiras". Isso só existe aqui na Bananalândia e tudo mundo bate palmas para isso. As forças armadas só são usadas para defender fronteiras somente em caso de litigio, o que não é o nosso caso. Na maioria dos países civilizados isso é papel das Guardas de Fronteira (no caso da fronteira terrestre) e das Guardas Costeiras (no caso da fronteira marítima). Para citar exemplos, nos EUA existem a Border Patrol e a Coast Guard e na Rússia existe Serviço de Fronteira e a Guarda Costeira (ambas sobre comando da FSB, antiga KGB). No nosso maior vizinho, a Argentina, isso é papel da Gendarmerie Nacional e da Prefeitura Naval. Em maioria desses casos, essas forças ficam subordinadas aos Ministérios da Justiça, Interior, Transportes etc e não na pasta da Defesa. São forças civis ou paramilitares com poder de polícia, mas não são forças militares.
Aqui no Brasil isso fica a cargo da Polícia Federal (que não tem efetivo nenhum pra isso e jamais vai ter), do Exército e da Marinha, que não a toa são forças imensamente grandes. Metade das embarcações da Marinha Brasileira são de patrulha, subordinadas aos distritos navais, que fazem o papel de Guarda Costeira. O Exército tem uns 30 pelotões de fronteira espalhados pela fronteira. Eu sempre achei curioso não existir esse tipo de debate no Brasil, pois eu acho esse conceito totalmente falho. Para mim, o papel principal das forças armadas é lidar com a guerra e não ser uma imensa polícia nacional. Por isso mesmo, eu defendo a criação de uma Guarda Nacional (ou de Fronteira, o que não tem nada a ver com a Força Nacional, essa aberração) e uma Guarda Costeira (o que seria basicamente a emancipação da Capitania dos Portos e os Distritos Navais), forças paramilitares civis subordinadas ao Ministério da Justiça, que fossem responsáveis sobre esse papel de policiamento das fronteiras e deixaria as forças armadas ocupadas somente com as funções envolvendo a defesa nacional.
Concordo plenamente. A função policial das forças armadas drena recurso e desvia o foco principal que deveria ter
-
pmicchi
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Mensagem
por pmicchi » Ter Dez 05, 2017 9:49 am
JL escreveu:Breves comentários:
Prós:
1-) Compramos o navio que era o flag ship da Royal Navy;
2-) Um navio lindo e imponente;
3-) Com tremenda capacidade para operar helicópteros de todo o tipo, além de espaço de sobra, recursos para apoio indo de missões anfíbias a humanitárias etc.
Contras:
1-) Navio muito lento, velocidade de navio de carga;
2-) Será que os ingleses vão deixar os CIWS, se tirarem o navio é um verdadeiro pato, um alvo gigante e não temos como proteger;
3-) Para descontrair: Será que compraram porque ele parece um navio aeródromo?
O Ocean é um navio para operações anfíbias, não um porta-helicopteros "de ataque". Isso se nota não só pela velocidade mas tambem pela propria construção e capacidade de resistir a danos.
Sem dúvida, faz sentido equipá-lo com algum sistema CIWS de baixo custo e outros sistemas passivos de proteção. Apenas deve ser bem ponderado em função das missões reais que ele pode executar. De modo algum é navio capaz de enfrentar forças aéreas inimigas. E o único meio que tem para enfrentar forças de superficie e submarinas como as que vemos no Atlantico Sul é por meio dos seus helicopteros.
Mesmo assim, é um ótimo navio para manter o adestramento da Aviação Naval embarcada (exceto asas fixas) para funçoes ASW e ASuW.
-
gusmano
- Sênior
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
Mensagem
por gusmano » Ter Dez 05, 2017 9:55 am
Túlio escreveu:CREDO, pelo jeito a MB vai seguir igualzinho a ARA, até perder um sub cheio de gente ou coisa pior, só para justificar a existência de montes e mais montes de estreludos & taifeiros & ordenanças, PQP!
Larguei de mão, vou passar a me preocupar com a Marinha de BURKINA FASO que ao menos é mais
séria, POWS!!!
EDIT - Pelo menos o FABIO véio deve ter ficado faceiro!
Eu não acho de todo ruim não, pelo contrário. Melhor o new minas do que inventar de arrumar algum outro porta aviões no curto/médio prazo. Em termos de recurso $$, não tem nem comparação.
E infininamente melhor do que pegar sei lá algum carcareco (tem vários) flutuante de 40 anos, enfiar dois canos de pvc, pintar , trocar um motor, enfiar alguns acessórios comprados no ML e chamar de "carcareco flutuante NG"..e tudo isso sem mexer na blindagem kkkk
abs
-
JL
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
Mensagem
por JL » Ter Dez 05, 2017 10:50 am
Penso que no momento surge uma dúvida: Se o HMS Ocean virá com os CIWS Phalanx ou os britânicos irão retirar estas armas, isso vai deixar o navio sem defesa contra mísseis ou aeronaves, ficarão apenas os canhões de 30 mm com muito menos capacidade, sendo bem capaz se as armas forem retiradas a MB colocar os lançadores Simbad, que retiraram do Minas Gerais, colocaram no São Paulo e estão aí esperando um outro navio para colocar, lembrando que o Bahia já usa dois lançadores Simbad.
Quanto a operacionalidade creio que esta será muito mais simples porque usa motores diesel e isto facilita tremendamente a manutenção e a operação em termos de consumo de combustível. Um grande problema na MB são as turbinas a gás. Consumo e a sofisticação que a sua manutenção requer.
Quanto as aeronaves que irão operar a MB já as possui e não fiquem esperando nada de novo é isso e acabou. Este navio na verdade vai reproduzir muito bem o que era o velho e venerável Minas Gerais nos seus últimos anos, um navio lento e que operava helicópteros com maestria. O que a gente não enxerga em uma embarcação deste porte é o que ela tem de espaço no seu interior, em termos de capacidade de transportar tropas, materiais e armamentos etc. E a condição de colocar eles em terra ou em outro lugar do planeta. Uma capacidade estratégica muito grande.
Porém realmente a Marinha fica desequilibrada, muito forte em termos anfíbios, com uma arma submarina em desenvolvimento e o resto com sérios problemas.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
-
FIGHTERCOM
- Sênior
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Dez 05, 2017 12:26 pm
Não é nenhum Mistral e muito menos um BPE Juan Carlos, mas em se confirmando essa aquisição, vai de encontro ao que tenho defendido como sendo o mais racional para a MB. O que me preocupa é essa história de realização de PMG, em terra brasilis, após sua aquisição. Dá até calafrios....
Abraços,
Wesley
-
Super Flanker
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 53 vezes
Mensagem
por Super Flanker » Ter Dez 05, 2017 1:05 pm
Vejo o pessoal preocupado com essa aquisição pelo fato de gastar uma grana que poderia ser utilizada em escoltas. Mas será que com um navio desse porte, ai que não teremos escoltas para que o Ocean seja escoltado de forma adequada?
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
-
Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Ilya Ehrenburg » Ter Dez 05, 2017 2:06 pm
Pelo tom da revolta geral nós compramos o banheirão...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
P44
- Sênior
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
Mensagem
por P44 » Ter Dez 05, 2017 6:04 pm
Mais um para ficar encostado ao cais do AMRJ e satisfazer o ego dos almirantes?
Triste sina ter nascido português
-
Juniorbombeiro
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Mensagem
por Juniorbombeiro » Ter Dez 05, 2017 6:36 pm
Se a MB não for capaz de manter esse navio minimamente operativo, tem que fechar e abrir um bordel. Eu considero que foi uma excelente aquisição dentro do cenário atual, espero que realmente se confirme. A única coisa que eu espero que não retirem é o radar 3d, esse sim irá ser de grande utilidade para o aperfeiçoamento da doutrina, o resto é perfumaria.
-
sarto
- Intermediário
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Mensagem
por sarto » Ter Dez 05, 2017 7:29 pm
Excelente aquisicao,o resto e abobrinha.