CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#301 Mensagem por MasterCaiafa » Sáb Dez 02, 2017 2:09 am

Imagem

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2017/12/cascavel_TORC_30.jpg

http://tecnodefesa.com.br/projeto-de-ob ... rodas-6x6/

Através do Boletim do Exército Nº 48/2017, o Estado Maior do Exército Brasileiro aprovou portaria determinando a Iniciação do Projeto de Obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 6×6 (VBR-MSR, 6×6) a partir da evolução de plataforma já existente.*

*Na atualidade, o EB opera três plataformas 6x6, sendo dois blindados produzidos pela extinta Engesa (Urutu e Cascavel) e o moderno Guarani da Iveco Veículos de Defesa, fabricado em Sete Lagoas (MG).

Segundo o documento, e na visão do Exército, o atual cenário político-econômico é de restrição orçamentária e deve prolongar-se pelos próximos anos, justificando a obtenção de uma Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 6×6, a partir da evolução de plataforma já existente, em detrimento da obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 8×8 que acarretaria em custos mais elevados.**

**O Exército Brasileiro testou, há alguns anos, um exemplar do VBR 8x8 Iveco Centauro cedido pelo Exército Italiano. Segundo divulgado a época, o blindado teve excelente desempenho, apresentando alta mobilidade, velocidade e poder de choque conferido pelo armamento principal superior. Em anos mais recentes, o EB caminhava na direção do desenvolvimento de uma plataforma 8x8, mas a realidade orçamentária e as dificuldades encontradas na execução do Programa Guarani tornaram esse caminho, ao menos por enquanto, improvável se não inviável.

Segundo o documento, o Exército avalia que as VBR atualmente em uso apresentam várias limitações para o cumprimento das operações de guerra previstas pela Doutrina Militar Terrestre. Apesar das limitações quanto aos aspectos técnicos apresentados por essas viaturas, as mesmas possuem características, como robustez, fácil manutenção, mecânica simples e boa velocidade em estrada, constituindo-se numa excelente linha de ação a evolução da sua plataforma como base para a obtenção da VBR-MSR, 6×6, visando a adequação dos aspectos técnicos às necessidades impostas pela previsão doutrinária de emprego em operações.***

***O Cascavel é um carro de reconhecimento ligeiro 6x6 armado com canhão de 90 mm bastante simples. O sistema de tiro (óptico) e o mecanismo de estabilização do armamento (mecânico) utilizam os mesmos princípios dos carros de combate empregados durante a 2ª Guerra Mundial.

O Cascavel comumente encontrado nas unidades do EB é incapaz de reconhecer/confrontar o inimigo com eficácia a noite, pois é desprovido de sensores optrônicos/detectores de calor para encontrar alvos e assim defender-se/evadir-se. Seu canhão de 90 mm não é preciso e seu alcance é pequeno para os padrões atuais. O fogo noturno em movimento é uma impossibilidade.
Missões de reconhecimento, na atualidade, acontecem prioritariamente a noite, com amplo emprego de sensores optrônicos/termais com alcance prático de identificação do inimigo na faixa de 3 km ou mais. Blindados sobre quatro rodas armados com lançadores de ATGM (e equipados com os sensores citados) seriam reconhecedores muito mais eficazes e com um custo menor. O Exército Argentino, para citar um País vizinho, usa essa solução.

O mercado brasileiro oferece programas de modernização do Cascavel que pretendem reduzir o GAP tecnológico desses carros, tornando-os capazes de operar H-24 com maior letalidade, através da introdução de melhorias como novo powertrain (motor e transmissão), sistema elétrico e hidráulico modernos, e integração de sensores de visão noturna/termal, sistema de controle de tiro integrado com telêmetro laser, redução da assinatura termal, instalação de ar-condicionado, etc.

Opções mais ambiciosas incluem a troca do armamento original por um novo canhão de 90 mm de projeto recente (torre remodelada) e mesmo a instalação de lançadores de mísseis antitanque guiados (ATGM).

Muitas dessas propostas são embrionárias, e focam mais nas melhorias "automobilísticas" do carro. Uma surpreendente movimentação focada no binômio de sensores + sistema de controle de tiro/armamento ocorreu recentemente durante o 3º SEMINDE, realizado em Santa Maria.

Durante a apresentação da empresa ARES Aeroespacial, foi revelada uma proposta de conversão de blindados 6x6 Cascavel do EB para empregarem a torre TORC30, em desenvolvimento pela empresa!

Em que pese qual o significado disso para o desenvolvimento do Programa Guarani (que prevê uma versão do veículo armado com a mesma torre), o fato é que um Cascavel com a TORC30 (e um pacote de sensores optrônicos completo) é uma proposta que se enquadra na questão menor custo. Não se conhecem detalhes das modificações mecânicas/estruturais necessárias para viabilizar essa versão, até o momento.

O Urutu é um 6x6 talhado para cumprir tarefas como transportador de tropas, e como tal, esse autor não o considera como opção para a obtenção de uma VBR-MSR, 6×6. Os projetos existentes no mercado para a sua modernização incluem, se o cliente puder pagar, a instalação de uma estação remotamente controlada de armamento até 12,7 mm, modificações no casco para prover maior proteção balística contra armas leves e IED (dispositivo explosivo improvisado) e outras intervenções mecânicas.

Aqui, o dilema que se apresenta ao Exército é muito claro, modernizar um carros antigo, mas disponível, ou investir em exemplares novos do 6x6 Guarani, já que os valores seriam semelhantes?
Esse novo cenário parece ser bastante favorável ao carro 6x6 da Iveco, mesmo por que, o proprietário intelectual do projeto Guarani é o Exército Brasileiro.

Seja armado com canhão de 30 mm (TORC 30), ou novos canhões de 90 mm de diversos fabricantes, ou mesmo equipado com estações de lançamento de ATGM e respectivos sensores associados, o Guarani desponta, independente de outras opções, como favorito para atender o Projeto de Obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 6×6 (VBR-MSR, 6×6).

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2017/12/torc30-01-v2.jpg




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#302 Mensagem por Energys » Sáb Dez 02, 2017 3:00 am

O que foi publicado no BE não tem nada a ver com o Guarani. Zero.

Att.




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#303 Mensagem por Lucas Lasota » Sáb Dez 02, 2017 7:20 am

Energys escreveu:O que foi publicado no BE não tem nada a ver com o Guarani. Zero.

Att.
Realmente, a interpretação da portaria direciona os requisitos totalmente ao Cascavel. É uma solução de compromisso "enquanto se estuda um modo de obtenção da VBR 8x8", bem como "diminuir a dependência de um só fabricante".

Alguns pontos de interesse:

Chassi
. O projeto não deve contemplar acréscimo de blindagem
. Substituição de todo o sistema elétrico, hidráulico, de força e arrefecimento
. Substituição do motor, caixa de câmbio e freios
. APU
. Visão noturna para o motorista
. Ar condicionado
. Transportável por KC-390
. Defesa DQBN
. Sistema anti-incêndio


Torre
. Visão 360 graus diurna e noturna para o comandante
. Sistema diurno e noturno para atirador com capacidade de detecção até 1,8 km
. Automatização da torre
. Computador balístico com acesso ao comandante e ao atirador
. Telêmetro a laser e sensores atmosféricos automáticos
. Funcionamento através de APU
. Novo armamento? Segundo o ROA 47 aparentemente não, porque não foi incluída munição APFSDS
. Contramedida para detecção de laser e IFF

O ROD 22 deixa bem baixo o requisito de precisão do armamento principal. :(




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#304 Mensagem por Energys » Sáb Dez 02, 2017 8:49 am

Você está misturando requisitos obrigatórios com requisitos recomendáveis. Nem tudo o que listou será aplicado. Exemplo: transporte por KC-390 não é obrigatório, QBN não é obrigatório, e outros.
Não há nada falando de APU. Apenas querem operar a torre 10 minutos contínuos sem ligar o motor. Isso via baterias auxiliares, não APU.




Editado pela última vez por Energys em Sáb Dez 02, 2017 9:15 am, em um total de 1 vez.
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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#305 Mensagem por Lucas Lasota » Sáb Dez 02, 2017 9:14 am

Energys escreveu:Você está misturando requisitos obrigatórios com requisitos recomendáveis. Nem tudo o que listou será aplicado. Exemplo: transporte por KC-390 não é obrigatório.
Não há nada falando de APU. Apenas querem operar a torre 10 minutos contínuos sem ligar o motor. Isso via baterias auxiliares, não APU.
Não estou misturando, minha intenção não era exaurir os requisitos, tanto que não fiz menção da classe deles. Deixei claro que a proposta de estudo direciona-se ao Cascavel e não ao Guarani. O documento deixa claro o que é obrigatório ou não.

Todavia, sendo obrigatório ou não não deixa de ser "ponto de interesse".




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#306 Mensagem por Energys » Sáb Dez 02, 2017 9:55 am

Na medida em que você escolheu listar alguns requisitos, para bem informar a todos aqui no fórum, é bom deixar claro que não se terá a "Estrela da Morte" que se pode pensar a partir desta listagem feita.
Já basta a confusão que estão fazendo por todo lado ao relacionar o BE em discussão ao Guarani.

Att.




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#307 Mensagem por vplemes » Sáb Dez 02, 2017 10:20 am

Tudo isso é muito interessante, mas achei que no item "exclusões e restrições" um item que é, nos dias de hoje, um enorme absurdo.

“O projeto não deve contemplar o acréscimo de proteção blindada, para não interferir, desnecessariamente, em outras características da viatura e, também, não influir nas condicionantes de outros sistemas.”




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#308 Mensagem por vplemes » Sáb Dez 02, 2017 10:22 am

A ser assim, melhor licitar uma boa quantidade de body bag junto com a modernização.




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#309 Mensagem por arcanjo » Seg Fev 19, 2018 6:22 pm

Imagem

abs.

arcanjo




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#310 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2018 6:24 pm

continuo não gostando da ideia, mas na atual situação, remediar ainda é o melhor negócio.

abs.




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#311 Mensagem por denilson » Qui Fev 22, 2018 6:55 pm

arcanjo escreveu:Imagem

abs.

arcanjo
Aparentemente ficou fora de escala, me parece que a torre é bem menor, pode ser visto pelo diâmetro do cano que na parte interna tem 30 mm e na imagem parece maior que o original de 90 mm.
Mas serve muito bem como demonstrativo.
O cara do Photoshop da ares já fez isso no guarani, parece um 155mm [003]




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#312 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 22, 2018 8:10 pm

esse trambolho com ou sem photoshop é definitivamente muito feio. e pior, um desserviço a BID e ao projeto Guarani.

abs.




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#313 Mensagem por eligioep » Sex Fev 23, 2018 9:59 am

Lucas Lasota escreveu:
Energys escreveu:O que foi publicado no BE não tem nada a ver com o Guarani. Zero.

Att.
Realmente, a interpretação da portaria direciona os requisitos totalmente ao Cascavel. É uma solução de compromisso "enquanto se estuda um modo de obtenção da VBR 8x8", bem como "diminuir a dependência de um só fabricante".

Alguns pontos de interesse:

Chassi
. O projeto não deve contemplar acréscimo de blindagem
. Substituição de todo o sistema elétrico, hidráulico, de força e arrefecimento
. Substituição do motor, caixa de câmbio e freios
. APU
. Visão noturna para o motorista
. Ar condicionado
. Transportável por KC-390
. Defesa DQBN
. Sistema anti-incêndio


Torre
. Visão 360 graus diurna e noturna para o comandante
. Sistema diurno e noturno para atirador com capacidade de detecção até 1,8 km
. Automatização da torre
. Computador balístico com acesso ao comandante e ao atirador
. Telêmetro a laser e sensores atmosféricos automáticos
. Funcionamento através de APU
. Novo armamento? Segundo o ROA 47 aparentemente não, porque não foi incluída munição APFSDS
. Contramedida para detecção de laser e IFF

O ROD 22 deixa bem baixo o requisito de precisão do armamento principal. :(
O protótipo vai agora em março para avaliações no CTEx, e se aprovado, fabricam-se 7 unidades da Série Piloto, que ficarão em testes até 2021.
Se aprovados, entram em linha de produção para um total de 150 unidades, já com as melhorias e modificações propostas e/ou necessárias.




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#314 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2018 10:17 am

Eligio estás te referindo ao Cascavel que foi modificado com a mesma torre do veículo ou este espantalho aí em cima com a TORC30?

Abs




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#315 Mensagem por eligioep » Seg Fev 26, 2018 11:30 am

VBR da EQUITRON.




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