gabriel219 escreveu:Túlio escreveu:
Bueno, li, reli, pesquisei e a única conclusão - por assim dizer - a que pude chegar é que te referes a uma Brigada de CAVALARIA Mecanizada (com o Centauro fazendo o papel de MBT), sendo que a do Guarani e a Striker são de INFANTARIA Mecanizada.
Tirando isso, ainda há a tremenda diferença da Geografia Física (relevo, volume e quantidade de lâminas/cursos d'água, tipos e densidade de vegetação, etc) entre Itália e Brasil. Para eles um Centauro com Pç 120 quase que faz mais sentido do que um Leopard 2A7V, pois é dar um tiro e sumir rápido pelas montanhas, que é o que não falta por lá...
É uma das criticas minhas sobre um RCC-SR separado os Btl's Inf Mec que o EB pretende instaurar.
E sobre aquela crítica que fiz foi sobre a fala do Carvalho.
Caros Tulio e Gabriel219,
Vou tentar responder a ambos em um unico post...
Infelizmente não tenho informações atualizadas da Força Terrestre, EB, sobre quais os planos para Bda Inf Mec e o provavel Guarani 8x8.
Se por um lado não há duvidas sobre a substituição do EE-9 Cascavel pelo futuro Guarani 8x8 e arma principal com 105mm nos Pel C Mec ainda pairam duvidas quanto a organização deste. Pois, já li sobre o desejo dos oficiais de Cav. em aumentar o poder de fogo dos Pel C Mec com a inclusão de mais um veiculo VBR para o Cmte do Pel. Assim além da Sec VBR com 2x Guarani 8x8 e canhão 105mm o proprio comandante do Pel C Mec estaria em um terceiro VBR Guarani 8x8 e canhão 105mm.
o EB ja percebeu que a arma 105mm representa um poder de fogo superior ao 90mm, sei que é meio obvio... Mas, se notarmos, o desejo do EB e certamente parte dos oficiais de Cav. é aumentar o poder de fogo do Pel C Mec. E para um canhão de 105mm uma plataforma maior se faz necessario, aqui entenda-se a viatura Guarani VBR 8x8.
O EB esta ciente das diferenças de TO da Italia e sobretudo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Por outro lado, não esta claro onde a experimentação doutrinária da 15ª Bda Inf Mec vai conduzir a estruturação das futuras Bda Inf Mec.
Lembro-me de ter lido que o Pel Inf Mec havia se ressentido do apoio de fogo de um Mtr Lev 60mm, e que o mesmo seria incluso. Se notarmos a estrutura do Pel Inf Mec italiano inclui um Mtr Lev 60mm. Então, não tenho duvidas que tanto o EB como o prorio US Army, se baseam. Conforme artigo para qual forneci o link menciona. Isto se deve ao pioneirismo italiano em Inf Mec sobre rodas. Assim, EB e US Army se baseam nos italianos para poderem desenvolver suas proprias doutrinas e organizações.
Os itialianos utilizam um RCC-SR diferentemente dos Norte Americanos que resolveram pulverizar os VBCC-SR nas unidades Inf Mec para apoio de fogo proximo.
Aqui temos uma diferença crucial, o Exercito Italiano adota nas suas unidades de Inf Mec, viaturas IFV, enquanto US Army e EB não. Haja visto, o Guarani 6x6 ser visto como um mero VBTP. Simplesmente uma versão melhorada e modernizada do Urutu. Infomações ventiladas dão conta que o EB irá mobiliar os Pel Inf Mec com apenas uma VBTP Guarani 6x6 com armamento 30mm.
Então, minha conclusão baseados nas informações recebidas é que a intenção do EB é atuar em FT Bld SR como o as FT Bld atuais das Bda C/Inf Bda ou mesmo dos RCB.
E se verificarmos a doutrina do EB, esta preconiza o uso da FT Bda sempre com menor escalão sendo Esqd/Cia. Por isso em um primeiro momento não devemos ver os Guarani 8x8 105mm em escalão Pel apoiando uma Cia Inf Mec como nas Bda Sryker Norte Americana.
Em um primeiro momento será um Esqd CC-SR apoiando uma Cia Inf Mec ou mesmo um B Inf Mec...
Sds,
PS1: Estive recentemente um uma unidade do EB onde pude ver o Guarani 6x6 e EE-9 Cascavel lado a lado. Além do maior porte do Guarani 6x6, quando comparado ao EE-11 Urutu e ao proprio EE-9 Cascavel, pude notar a grande diferença de assinatura sonora entre os dois. O Guarani é muito mais silencioso que o EE-9 Cascavel...
PS2: O proprio US Army esta revendo o Stryker como VBTP e planeja incluir torre com armamento mais pesado que a Metralhadora .50.