P44 escreveu:Sim sim, a Honda é uma maravilha...quando todos consideram que o chassis da Mclaren é dos melhores do pelotao, pena ser movido por um motor de corta-relvas!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=bnesecMVXGc
Esta escrito que a Mclaren coloca muito downforce no carro para conseguir bons tempos em curvas e tornar o carro mais fácil de se pilotar, dai os elogios do Alonso ao chassi.
Por exemplo nos treinos no GP do Brasil na sexta feira o Vandoorne reduziu o downforce para um nível similar ao carro da Red Bull, resultado a velocidade máxima foi 327km/h oitavo melhor porem o carro fica instável e é difícil de se pilotar, o Vandoorne saia da pista e rodava nas curvas, resultado na corrida colocaram downforce no máximo e o carro fica 10km/h mais lento nas retas.
Citado pelo ESPN, após o GP do Brasil que terminou a lutar com Felipe Massa sem o conseguir ultrapassar, Alonso afirmou: “A falta de potência na corrida foi incrível. No México foi o mesmo. Estive muito perto do Felipe algumas vezes à saída da última curva, mas mesmo com o DRS ele estava a escapar. A falta de potência é muito preocupante para a Toro Rosso no próximo ano”.
Apesar de ter superado pilotos com motores mais potentes num circuito em que esse é um aspecto muito potente, o espanhol não deixou de sublinhar a desvantagem da Honda: “Continua a ser lamentável termos este défice de potência incrível, mesmo com toda a bateria e o DRS eles ainda são mais rápidos em recta. No sábado acho que [a diferença] foi de 25km/h. Na corrida, quando alguém usa o DRS, deve ter sido de 40 ou 50km/h, portanto é incrível termos terminado à frente de alguns monolugares. A falta de velocidade foi alarmante”.
Nos treinos até a Mercedes e Ferrari tentam reduzir o downforce ao máximo tanto é eles saiam da pista, se as equipes top fazem isto para tirar 100% do carro como a Mclaren com um motor mais fraco enche o carro de downforce para ficar mais fácil de se pilotar?
O próprio Alosnso retirou o microfone e conversou com o Matt Morris no box questionando se não seria melhor reduzir o downforce para a corrida.
Questionado sobre o assunto depois por um reporte o Matt Morris disse que se o carro tivesse mais potencia no motor daria para reduzir o downforce porem como falta potencia a única solução é aumentar o downforce para o carro ser rápido nas curvas.
No video diz que algumas pessoas na Mclaren não gostam e nem apoiam o conceito do carro com tanto downforce, porem se teme que os pilotos fiquem insatisfeitos e comecem a criticar o projeto do carro.
===================================================================
Sobre o assunto eu acho que o Alonso exagera muito em seus comentários, quero que a próxima temporada se inicie logo para saber quem estava falando a verdade.