Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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Re: Aviação Naval Brasileira

#151 Mensagem por Lord Nauta » Sex Out 13, 2017 5:07 pm

FABIO escreveu:Lorda nauta e os aviões vão para FAB ?

Caso o VF-1 seja desativado estes aviões não irão para lugar nenhum, provavelmente serão desmobilizados e vendidos por alienação.

Sds

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Re: Aviação Naval Brasileira

#152 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 13, 2017 9:56 pm

Lord Nauta escreveu:Acredito que em breve sará publicada a desativação do VF-1. O que neste momento considero uma medida adequada.
Sds
Lord Nauta
Concordo. Na atual realidade a realocação do pessoal e de recursos é o melhor a se fazer. Provavelmente seja possível que no médio prazo quase todos sejam reaproveitados em uma eventual transferência dos P-3AM da FAB para a aviação naval e a formação de um esquadrão ASW na MB. Melhor do que ter de recomeçar do zero.

Mas até lá, os AF-1 vão fazer, infelizmente, parte de mais uma atroz e indigna página da história da nossa aviação naval. Mais uma coisa que não deu certo.

Enfim, agora é pensar na retomada da patrulha naval e reorganizar a asa fixa em outras bases mais concretas e melhor planejadas. E dentro da realidade... de preferência.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#153 Mensagem por gogogas » Sáb Out 14, 2017 5:21 pm

Creio que este esquadrão não deveria parar , creio que a MB deveria avaliar alguns T-27 Tucanos da FAB para manter os pilotos voando , e num futuro bem próximo comprar alguns A -29 Super Tucanos , quem sabe no futuro alguns Gripens NG Naval nas cores da MB !




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Re: Aviação Naval Brasileira

#154 Mensagem por Túlio » Sáb Out 14, 2017 5:30 pm

A josta com a MB é que deixaram o "cobertor" encurtar tanto que atualmente está do tamanho de um guardanapo. Se nem pra Escolta tem verba, imagines pra avião de combate...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Aviação Naval Brasileira

#155 Mensagem por pmicchi » Sáb Out 14, 2017 7:56 pm

Lord Nauta escreveu:
FABIO escreveu:Lorda nauta e os aviões vão para FAB ?

Caso o VF-1 seja desativado estes aviões não irão para lugar nenhum, provavelmente serão desmobilizados e vendidos por alienação.

Sds

Lord Nauta
os biplaces modernizados seriam uteis com lead-in trainers para FAB. Os demais poderiam ser vendidos em condições camaradas para os argentinos que necessitam desesperadamente de algum caça-bombardeiro e já operam o A-4 há tempos.

A MB precisa receber os avioes de patrulha da FAB e iniciar a criação de uma capacidade aérea baseada em terra.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#156 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 14, 2017 9:43 pm

pmicchi escreveu:A MB precisa receber os avioes de patrulha da FAB e iniciar a criação de uma capacidade aérea baseada em terra.
Isto me parece consenso entre os cmdos da MB e da FAB. É apenas questão de tempo. O problema todo é que está todo mundo com a corda no pescoço e simplesmente não se tem condições financeiras para fazer tal transferência. A MB não tem estrutura e pessoal para receber estes aviões no curto prazo. e a FAB no momento não tem como passá-las sem antes definir - e executar - as necessárias alterações que lhes são impositivas em termos estruturais. Obviamente que a MB não vai querer receber os P-3AM, e seus problemas juntos, para depois ter que enfiar a mão no bolso na sequência.

Enfim, o VF-1 vai para a história e o futuro dirá qual será a designação do próximo, e quiçá único, esquadrão ASW de asa fixa da MB.

O que vier depois disso, bom, o tempo dirá.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#157 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Out 14, 2017 11:54 pm

gogogas escreveu:Creio que este esquadrão não deveria parar , creio que a MB deveria avaliar alguns T-27 Tucanos da FAB para manter os pilotos voando , e num futuro bem próximo comprar alguns A -29 Super Tucanos , quem sabe no futuro alguns Gripens NG Naval nas cores da MB !


Os pilotos voam em helicópteros. No momento a MB não precisa de pilotos de caça. Quando em algum momento de um futuro muito remonto (caso de fato esta hipótese venha ocorrer) o Brasil permitir que a MB venha a ter navios aeródromos e que se deve pensar em pilotos de caça. Um NAe entre projeto/construção com recursos abundantes (no Brasil varonil ainda trata-se de uma grande piada) levará pelo menos 7/9 anos para ser lançado ao mar. Tomada a decisão de se ter o meio inicia-se o processo de formação dos novos pilotos (seleção/envio para a AFA/envio para a US NAVY/.etc). Acredito que acontecerá com muito otimismo, se acontecer, somente daqui uns trinta anos. No momento e no futuro próximo em minha opinião não e necessário o VF-1, Super Tucano....etc. Hoje a MB tem que manter seus helis, o alto grau de profissionalismo de seus pilotos de asas rotativas e viabilizar a substituição dos Bell Jet Ranger e dos Esquilos.

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Re: Aviação Naval Brasileira

#158 Mensagem por knigh7 » Dom Out 15, 2017 1:32 am

Túlio escreveu:A josta com a MB é que deixaram o "cobertor" encurtar tanto que atualmente está do tamanho de um guardanapo. Se nem pra Escolta tem verba, imagines pra avião de combate...
Verdade. Diga-se de passagem se a MB acabar com o VF-1, como o Nauta disse, não vai ser surpresa.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#159 Mensagem por pmicchi » Seg Out 16, 2017 7:04 pm

Lord Nauta escreveu:
gogogas escreveu:Creio que este esquadrão não deveria parar , creio que a MB deveria avaliar alguns T-27 Tucanos da FAB para manter os pilotos voando , e num futuro bem próximo comprar alguns A -29 Super Tucanos , quem sabe no futuro alguns Gripens NG Naval nas cores da MB !


Os pilotos voam em helicópteros. No momento a MB não precisa de pilotos de caça. Quando em algum momento de um futuro muito remonto (caso de fato esta hipótese venha ocorrer) o Brasil permitir que a MB venha a ter navios aeródromos e que se deve pensar em pilotos de caça. Um NAe entre projeto/construção com recursos abundantes (no Brasil varonil ainda trata-se de uma grande piada) levará pelo menos 7/9 anos para ser lançado ao mar. Tomada a decisão de se ter o meio inicia-se o processo de formação dos novos pilotos (seleção/envio para a AFA/envio para a US NAVY/.etc). Acredito que acontecerá com muito otimismo, se acontecer, somente daqui uns trinta anos. No momento e no futuro próximo em minha opinião não e necessário o VF-1, Super Tucano....etc. Hoje a MB tem que manter seus helis, o alto grau de profissionalismo de seus pilotos de asas rotativas e viabilizar a substituição dos Bell Jet Ranger e dos Esquilos.

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Creio que quando Brasil tiver recursos para operar um NAe não existirão mais aviões de combate tripulados.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#160 Mensagem por Lord Nauta » Seg Out 16, 2017 10:46 pm

Os pilotos voam em helicópteros. No momento a MB não precisa de pilotos de caça. Quando em algum momento de um futuro muito remonto (caso de fato esta hipótese venha ocorrer) o Brasil permitir que a MB venha a ter navios aeródromos e que se deve pensar em pilotos de caça. Um NAe entre projeto/construção com recursos abundantes (no Brasil varonil ainda trata-se de uma grande piada) levará pelo menos 7/9 anos para ser lançado ao mar. Tomada a decisão de se ter o meio inicia-se o processo de formação dos novos pilotos (seleção/envio para a AFA/envio para a US NAVY/.etc). Acredito que acontecerá com muito otimismo, se acontecer, somente daqui uns trinta anos. No momento e no futuro próximo em minha opinião não e necessário o VF-1, Super Tucano....etc. Hoje a MB tem que manter seus helis, o alto grau de profissionalismo de seus pilotos de asas rotativas e viabilizar a substituição dos Bell Jet Ranger e dos Esquilos.

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Creio que quando Brasil tiver recursos para operar um NAe não existirão mais aviões de combate tripulados.[/quote]

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Re: Aviação Naval Brasileira

#161 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 18, 2017 12:34 am

Falando em asa rotativa, em termos simples o que temos para depois de 2022 é o seguinte:

MB:
7 AS532 - substituir
12 Bell 206
+- 25 AS-350
EB:
12 AS532/BH - substituir
FAB:
10 AS332 - substituir
4/6 UH-1 - substituir

Quanto aos helos médios poderão ser usados como moeda, ou justificativa, para a continuidade da linha de produção na Helibras. Seriam cerca de 28 H225M a mais para as 3 ffaa's.

Já um helicóptero de treinamento comum é questão de tempo no lugar dos Esquilo e Bell 206. Só aqui seriam em torno de 100 aeronaves.

Por fim, um helo médio-leve para emprego geral e utilitário também se faz necessário. Aqui entra o projeto UHP da marinha e um substituto para os Fennec no EB, e um helo para complementar os BH e H225M da FAB.

Os helos médios precisam de substituição no curto e médio prazo. O já os treinamento é médio leve a coisa complica um pouco mais pelas divergências de prioridade de cada força.

Mais um trabalho para o MD que não é temos.

abs




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Re: Aviação Naval Brasileira

#162 Mensagem por gogogas » Sáb Nov 25, 2017 12:30 pm

http://www.defesaaereanaval.com.br/dan- ... cao-naval/
Uma boa entrevista , o programa COD segue adiante , serão 6 A 4 M até 2020 , além de outras propostas




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Re: Aviação Naval Brasileira

#163 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 12:57 pm

Por enquanto a prioridade é conseguir no curto prazo a substituição dos IH-6B e dos Esquilo mono e bi turbina.

Este último é mais complicado em função da quantidade apontada, cerca de 60 helos, no último PEAMB. Se considerarmos os 4 HU que a MB tem, seriam 15 aeronaves para cada um.

Já os helos de treinamento são necessários cerca de 30 undes. A AW tem a vantagem de oferecer uma mesma base com o AW-109/119 nos dois projetos, enquanto a Helibrás oferece o H125 e a dupla H135/145 respectivamente.

Há o problema dos helos para o Proantar, mas estes acredito serão comprados usados, novamente com o AW-109 despontando como a oferta mais em conta, posto que são ex-USCG. Não seria em todo caso nenhuma grande modificação neles. São 8 helos com apenas 8 anos de uso. Se o almirantado conseguir a proeza de abrir a mão do MF/MOGP, podemos comprar todas as undes, já que temos dois navios polares e ambos conseguem levar mais de um helo a bordo.

Imagem

https://www.helis.com/database/modelorg/921/

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#164 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Nov 25, 2017 8:15 pm

FCarvalho escreveu:Por enquanto a prioridade é conseguir no curto prazo a substituição dos IH-6B e dos Esquilo mono e bi turbina.

Este último é mais complicado em função da quantidade apontada, cerca de 60 helos, no último PEAMB. Se considerarmos os 4 HU que a MB tem, seriam 15 aeronaves para cada um.

Já os helos de treinamento são necessários cerca de 30 undes. A AW tem a vantagem de oferecer uma mesma base com o AW-109/119 nos dois projetos, enquanto a Helibrás oferece o H125 e a dupla H135/145 respectivamente.

Há o problema dos helos para o Proantar, mas estes acredito serão comprados usados, novamente com o AW-109 despontando como a oferta mais em conta, posto que são ex-USCG. Não seria em todo caso nenhuma grande modificação neles. São 8 helos com apenas 8 anos de uso. Se o almirantado conseguir a proeza de abrir a mão do MF/MOGP, podemos comprar todas as undes, já que temos dois navios polares e ambos conseguem levar mais de um helo a bordo.

Imagem

https://www.helis.com/database/modelorg/921/

abs.

Esqueçam as quantidades previstas no ex-PEAMB. Este programa morreu a muito tempo e esta enterrado profundamente sob uma laje bem espessa de granito reforçada por titânio. :mrgreen:




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Re: Aviação Naval Brasileira

#165 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 8:48 pm

Lord, na reportagem a MB está procurando verificar com a FAB a partilha de bases aéreas para distribuir os UH-15.

Presumivelmente em Belém e Florianópolis. Não tenho ideia do porque dessa divisão dos meios posto que iremos operar míseras 16 undes, sendo que apenas 8 serão EG e as 8 demais versões especializadas C-SAR e AN. Além do que, o grosso do CFN está concentrado no RJ.

Não se sabe ainda sequer qual o destino dos UH-14, se serão modernizados ou aposentados.

Acho contraprudocente isso de querer espalhar os poucos meios que temos, sem nem ter estrutura para operar e receber tais helos. Ademais, qual a utilidade destes helos em Belém e Florianópolis? O que eles fariam que os helos da FAB na área já não cobrem? Se fosse pelo menos em Manaus onde tem o 1o BtlOpRib ainda vá lá. O de Belém nem ainda está operacional.

Tendo a crer que antes de sair espalhando os poucos meios de que dispõe, seria mais interessante pensar em duas questões mais prioritárias, que são o helos de treinamento e médio-leve. Estes sim bem mais interessantes de manter e conseguir verba, já que uma nova compra de H225M pode ser considerada praticamente carta fora do baralho no caso da substituição dos UH-14. Daí o que fazer com eles, já é bem outra coisa. Pelo menos até 2024 eles vão ter que durar, já que esta é a data final para a substituição dos Cougar e BH na Avex.

Em todo caso, com 4 HU's para conseguir um novo helo, pelo menos umas 24 a 32 undes terão de ser arranjadas inexoravelmente. E pelo menos para mim não seria de toda má ideia manter-se os números do PEAMB, já que com 60 helos médio-leves poderíamos dispor de pelo menos mais dois ou três esquadrões, cobrindo assim Natal e Salvador, e quiçá Florianópolis e Belém. E ainda sobraria para o Proantar.

Os helos de treinamento sinceramente, gostaria de que isso fosse feito conjuntamente pelas ffaa's, até porque geraria menores custos e maior capacidade de barganha com os ofertantes. Infelizmente como o pessoal continua cada um olhando para o próprio umbigo, e o MD não tem culhões para resolver o negócio, vamos esperar para ver o que dá.

abs




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