Bolovo escreveu:
Engraçado que você só pega a parte que lhe convém... do infográfico da TASS (Agência de Notícias Russo):
"The Sukhoi Design Bureau notes “the aircraft’s unprecedentedly low radar and infrared visibility,” although domestic specialists have quite restrained estimates of the jet’s RCS at about 0.3–0.4 m². Meanwhile, some Western analysts make more optimistic estimates about the Russian T-50 aircraft and consider its RCS to be three times less at 0.1 m². The real data of the PAK FA’s RCS are classified. For comparison, the RCS of the Sukhoi Su-27 aircraft is over 10 m²" -
TASS
Ou seja, bate com o que eu disse na página anterior. O ocidente usa uma metodologia diferente para medir RCS, uma metodologia que joga esse número ainda mais para baixo. Não é a toa que a própria TASS diz que os russos são 0,3~0,4m² e o analistas ocidentais dão 0,1m².
Observa o documento apontando o rcs do Gripen (A) em 0,1m²:
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E o dado que eu te passei sobre o rcs do M2000 3,3m² e a redução do Rafale=0,3-0,15m².
Eu conheci aqueles dados de 0,1m² , eles não colocavam os eurocanards em situação inferior. E também eu não dizia que os Eurocanards eram superiores ao Pak Fa.
Eu usei os dados apresentados pela Sukhoi de 0,3-0,4 ao Ria Novisti porque bate com os dados passados pela empresa aquele livro (rcs 30x menor que o do Su27, que é de 10m², portanto o rcs médio do pak fa é de 0,3-0,4m².
Aliás, essas
diferenças de rcs 0,05; 0,06; 0,1 pouca diferença faz no alcance de detecção para uma mesma antena emitindo ondas na mesma frequência:
Bolovo escreveu:
Eu li num livro (que já postei aqui também) do grande Alan E. Fuhs, pesquisador da Marinha Americana, que se não me engano os números, a redução do RCS em aeronaves é na ordem de 20~30% para o material absorvente (RAM) e o resto 70~80% é para a fuselagem facetada, como a do Su-57. Os eurocanards tem RAM, mas tem pouquíssima coisa na questão da fuselagem facetada, praticamente zero, tem uma coisinha ou outra que aumenta a discrição, mas definitivamente não é como a dos de quinta geração puro sangue com o glorioso e maior caça de todos os tempos Su-57. Portanto, é impossível um caça de quarta geração ter uma redução da RCS na magnitude dos caças de quinta geração.
O Atlante tinha um conhecimento de engenharia aeroespacial e aeroestruturas gigantesco. Bom, vc se lembra...
Atlante escreveu:
Pepê e sua paixão pelos russos...
Pepe, os russos deram mole no marketing. Eles deviam trocar o nome PAK-FA para PAC-FAB!!! se tivesse PAC o Brasil aceitava.....rs
Acho que ninguem duvida que o caça russo de quinta geração saia, mas Pepê confiar nas datas ditas por essa ou aquela autoridade não é uma atitude sensata( e voce bem sabe disso). Em se tratando de aviões esse prazos não passam de perspectivas otimistas, pois nunca se sabe quando ou se surgirá um problema no projeto.
Pepê, muita gente desconfia dos projetos russos ( tirando a parte do preconceito) pela tradição das aeronaves.
Exemplo: Ninguem duvida que este novo avião russo seja supermanobravel, uma vez que todos conhecem a tradição russa neste campo. Alem disso a alta persistencia em combate e o grande "poder de fogo" dos sukhoi são inegaveis, portanto é facil acreditar que o desenvolvimento destas caracteristicas seja rapido.
Mas, tanto os sukhois quanto os MIGs tem generosos RCS, não? isso sempre foi o peso contra os caças russos.
Ou seja, estão fazendo um avião com uma caracteristica que nunca foi o forte dos russos, e muito natural que muitos tenham uma certa desconfiança ate ver o caça em ação.
Observe que os americanos, foram passo a passo em suas aeronaves sthealth: O F-117(muito mais um bombardeiro que um caça), era muito baseado em soluções de Geometria para torna-lo invisivel do que o uso de material absorvente. Alem disso o material absorvente usado nos primeiro aviões eram chamados de 1 geraçao. Havia serias preocupações quanto a resistencias a corrosão destes materiais, principalmente quanto a resistencia a agua.
Tanto é assim que surgiu boatos que os B-2 perderiam suas capacidade sthealth, se houvesse muita umidade( chuva mesmo).
Alias nos B-2 a contribuição de materiais absorventes para as caracteristicas sthelth, aumentou consideravelmente.
no F-35 e no F-22, é em definitivo a gloria da engenharia de materiais, a contribuição dos materiais absorventes, é gigantesca, alem disso eles avançaram tanto que não precisam mais serem todos negros, obviamente a parte geometrica ainda está lá mas a melhora dos RAM(materiais absorvente de radiação), já permite que esse novos aviões tem mais "jeito" de caça, e logo caracteristicas mais proximas do que se espera de um Figther, coisa que ficava complicada no F-117.
Bom falei tudo isso porque? Simples, os russos pularam muitas dessas etapas, estão indo direto pra etapa 3, evidente que isso aumenta o risco do projeto. Os russos conseguirão? não duvido. Porem eu esperaria, como alguns colegas aqui, o Pak-Fa em ação, antes de falar que o projeto é ou não é bom.
è por esse mesmo motivo, que fico com um pé atras de quaisquer outro projeto de quinta geração, seja o atx japones ou JXXXX chines, o caminho das pedras é complicado, e nem sempre leva o tempo(e o dinheiro) que se espera.
Desculpe o longo post
Abraço a todos
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... cb2#p41383
Atlante escreveu:
Engano seu Pepê, nem todos os materiais absorventes estão disponiveis no mercado, e mesmo que estivessem, muitos não podem ser "aplicados" de qualquer maneira em qualquer lugar. Alguns são literalmente construidos já no caça. Alem disso, a geometria não resolve tudo, exemplo se voce precisar de um angulo de 70º entre duas peças de fuselagem para dispersar 70% da radiação eletromagnetica recebida, voce precisaria que o seu RAM absorvesse o resto.( RAM30). Porem esse angulo impede que voce alcance velocidades acima de Mach 1.1. Agora se voce tem um Ram(50%) voce poderia diminuir esse angulo, por exemplo para 40º o que permite que voce ancance velocidade maiores.( o que se espera de um figther)
É por esse mesmo motivo, que fico com um pé atrás de quaisquer outro projeto de quinta geração, seja o atx japones ou JXXXX chinês, o caminho das pedras é complicado, e nem sempre leva o tempo(e o dinheiro) que se espera.
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