Primeiramente minhas desculpas ao pessoal, andei esculachando indevidamente o Pak Fa quando eu escrevi pé de chinelo. Não fui sério em assuntos que são sérios (que são os assuntos de Defesa). Ele não tem o mesmo nível de furtividade dos americanos, isso sim.Bolovo escreveu: Explique melhor. E quem tem esse dispersor no bocal, o Gripen?
Quando eu menciono dispersores de gases nos bocais nas turbinas, ou outras medidas que procuram diluir sensivelmente o calor excessivo (como ocorre com o exaustor do Gripen colocado na parte superior do caça) para diminuir a detecção, a fim de explicar vou colocar trechos de uma matéria abordando sobre isso. O F-35 não tem também, mas pelo projeto dele, de aeronave STOVL, não teria como ter. O Lightning, como não tem capacidade supercruise ou outras medidas para diluir os gases quentes, terá de voar subsônico para não aumentar a detecção. Ele é um caça com outras soluções de compromisso que afetam a capacidade de superioridade aérea mantendo a furtividade.
Essa matéria menciona apenas a pós-combustão, entretanto tanto o B2 quanto o F117, embora não sejam aeronaves com turbinas com pós-combustores, as têm projetadas com dispersores de gases.
Talvez por ser muito mais danoso, quem passou a informação para o jornal acabou aumentando o rcs do F-35 (dizendo que têm a furtividade parecidas)Bolovo escreveu:
A acusação faria sentido se a fonte da notícia (idrw.org) fosse russa e não indiana, os mais interessados nas melhorias do FGFA.