Mas quantidade não é um problema apenas da FAB, mas de Estado.
Hora, quando foi que algum dia defesa foi política de Estado no Brasil?
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abs
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
A FAB não tem a chave do cofre. Cabe a ela gastar da melhor maneira o dinheiro que é dado a ela.Luís Henrique escreveu:knigh7 escreveu:Uma parte interessante da entrevista foi quando quando o Pres. da COPAC foi questionado sobre a quantidade de caças. Ele respondeu que o mais importante seria o conceito de sensores e armamentos disponíveis.
Ou seja, um caça no chão não vale nada e o que adianta eu ter um monte de vetores ou determinados vetores se eu tenho baixa disponibilidade?
Essa é a saída pela tangente.
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É a desculpa da nossa falta de competência. Não da FAB, mas principalmente dos governantes.
QUALQUER que seja o tamanho da frota, nunca teremos 100% no ar.
Manutenção e logística são IMPORTANTÍSSIMOS, pois precisamos das aeronaves VOANDO e precisamos de pilotos BEM TREINADOS.
Mas nada disso muda o fato de que também precisamos de QUANTITATIVO, quer seja para fazer frente à um vizinho, ou a mais de um, ou à uma frota aeronaval de uma potência militar distante.
E por QUALQUER parâmetro ou análise geopolítica é fato que 36 unidades é RIDÍCULO, para não dizer coisa pior.
Eu sei que não tenho todos os dados para tomar a melhor decisão.knigh7 escreveu:A FAB não tem a chave do cofre. Cabe a ela gastar da melhor maneira o dinheiro que é dado a ela.Luís Henrique escreveu:
Essa é a saída pela tangente.
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É a desculpa da nossa falta de competência. Não da FAB, mas principalmente dos governantes.
QUALQUER que seja o tamanho da frota, nunca teremos 100% no ar.
Manutenção e logística são IMPORTANTÍSSIMOS, pois precisamos das aeronaves VOANDO e precisamos de pilotos BEM TREINADOS.
Mas nada disso muda o fato de que também precisamos de QUANTITATIVO, quer seja para fazer frente à um vizinho, ou a mais de um, ou à uma frota aeronaval de uma potência militar distante.
E por QUALQUER parâmetro ou análise geopolítica é fato que 36 unidades é RIDÍCULO, para não dizer coisa pior.
Oras, mas durante todos esses anos a FAB seria considerada uma força aérea PODEROSA.FCarvalho escreveu:Luís, tenho certeza que isso passou pela cabeça do alto comando da FAB, e não foi a alternativa escolhida, talvez por um simples motivo: um caça usado de terceira geração modernizado poderia ter decretado o fim do FX.
Ou acreditas mesmo que se operássemos aqui F-16 desde os anos 90's a FAB teria argumentos com o governo para ficar pedindo um caça novo?
abs.
A questão como sempre Luis é de custo benefício. Não temos como saber se realmente a FAB iria conseguir um caça novo sem antes convencer os políticos a gastar dinheiro em algo que, para eles, e meio mundo aqui no Brasil, nunca esteve na lista de prioridades de ninguém.Luís Henrique escreveu:Oras, mas durante todos esses anos a FAB seria considerada uma força aérea PODEROSA.FCarvalho escreveu:Luís, tenho certeza que isso passou pela cabeça do alto comando da FAB, e não foi a alternativa escolhida, talvez por um simples motivo: um caça usado de terceira geração modernizado poderia ter decretado o fim do FX.
Ou acreditas mesmo que se operássemos aqui F-16 desde os anos 90's a FAB teria argumentos com o governo para ficar pedindo um caça novo?
abs.
Com 108 caças modernos F-16 MLU, mísseis BVR AIM-120, mísseis antinavio Harpoon, etc etc etc.
O FX poderia ser decidido do mesmo jeito, em 2015, mas em vez de Gripen poderia ser um caça de 5a geração.
Ou, o FX poderia ser adiado e decidido nos próximos anos, aguardando a entrada em operação de outros caças da 5a geração.
O F-5 era considerado SEGUNDA LINHA NA DÉCADA DE 60.
HOJE, desde que devidamente modernizado, é considerado um TREINADOR LIFT.
E continua sendo o caça principal da FAB, a força aérea do gigantesco Brasil, que está entre os maiores países do mundo, mas usa um LIFT VELHO como caça principal, e ainda com quantitativo equilibrado com potências como Chile, Peru e Venezuela.
Custo benefícioknigh7 escreveu:A FAB nem encaminhou RFI no FX2 para o F-16. Solicitou para o F-35, Typhoon , Rafale, GripenNG, SH e Su-35. Queria projetos mais recentes. Solicitou para o Su-35 porque era o mais moderno que havia por lá.
O F-35 é mais avançado que os Eurocanards. Mas outros projetos de 5ª geração eu tenho cá minhas dúvidas. Ademais, se acabar mesmo se concretizando o custo de operação menor do GripenNG em relação ao C/D, que já é baixo, vai ser uma caça de tremendo custo-benefício favorável.
prp escreveu:Custo benefícioknigh7 escreveu:A FAB nem encaminhou RFI no FX2 para o F-16. Solicitou para o F-35, Typhoon , Rafale, GripenNG, SH e Su-35. Queria projetos mais recentes. Solicitou para o Su-35 porque era o mais moderno que havia por lá.
O F-35 é mais avançado que os Eurocanards. Mas outros projetos de 5ª geração eu tenho cá minhas dúvidas. Ademais, se acabar mesmo se concretizando o custo de operação menor do GripenNG em relação ao C/D, que já é baixo, vai ser uma caça de tremendo custo-benefício favorável.
O troço tá saindo a preço de ouro. Kkkkk
Vai ser o pequeno mini caça para aliados subalternos mais caro da história.
Eu acho que já pensei como vocês.FCarvalho escreveu:A questão como sempre Luis é de custo benefício. Não temos como saber se realmente a FAB iria conseguir um caça novo sem antes convencer os políticos a gastar dinheiro em algo que, para eles, e meio mundo aqui no Brasil, nunca esteve na lista de prioridades de ninguém.Knigh7 escreveu:
Se a FAB tivesse comprado um tampão para substituir o tampão dos M2000 em AN o FX2 não teria sido resolvido. A gente iria viver de tampões.
A minha esperança de um segundo lote do GripenNG é justamente pela impossibilidade de ficar esticando a vida útil daquela quantidade grande de F-5M. A FAB não vai cometer o erro de comprar um tampão ou um lift para substituí-los. Vai deixar os esquadrões sem dotação como fez com o GDA.
A propósito Luís Henrique: o pres. da COPAC não respondeu que irá ficar em 36 caças, nem deu a entender que essa quantidade de Gripens é a necessária. Ele respondeu que a quantidade está em estudos.
Mas eu gostei da outra abordagem da resposta que eu coloquei na página anterior. Porque a questão da disponibilidade muitas vezes escapa das discussões.
No mais imagines se já foi complicado mesmo o Gripen levando os dois FX's chegarmos até aqui, com F-5 e tudo sendo a base da defesa aérea - para os leigos eles são pintados como um puta caça - o que não seria se tivéssemos F-16 e por aí vai..
abs
http://sistemasdearmas.com.br/fx/fx12requisitos.htmlPrazos
O Projeto F-X foi concebido para ser implantado no menor prazo possível, porém seu cronograma está atrasado em mais de cinco anos. O COPAC planejou emitir o IRI em 1995/1996 com o RFP terminado em 1998. O anúncio do concorrente vencedor seria entre 1999 e 2000. O primeiro exemplar deveria ser entregue entre 2002/2003, ou 48 meses contados a partir da assinatura do contrato. Todos os caças deveriam ser entregues antes de 2005 na época da retirada de serviço do Mirage III.
Em 2001, com o lançamento do RFP, era esperado que a escolha se desse em até o início de 2002 com a assinatura do contrato comercial em junho de 2002.
Devido a questões políticas a decisão final do Projeto FX foi passada pelo Presidente Fernando Henrique para o seu substituto. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no início de 2003 o adiamento da decisão sobre o Projeto FX para 2004. O objetivo seria utilizar os recursos de US$760 milhões, que virão de empréstimos internacionais e devem demorar 2 anos para serem aprovados, no programa de combate à fome. Também pretende reexaminar as propostas dos concorrentes.
Assim, em 2002, a FAB percebeu que o primeiro exemplar do novo caça só deve chegar a partir de 2007. Com isto, foi estudado o uso de um caça provisório para substituir o Mirage III até chegar todos os FX.
LH, político não sabe a diferença de um F-15 para um F-5. E também não querem saber.Luís Henrique escreveu:
Eu acho que já pensei como vocês.
Mas hoje não concordo mais com essa política.
A política do QUANTO PIOR, MELHOR.
Vocês realmente acreditam que os políticos são comovidos por este tipo de estratégia???
Vocês acreditam que o governo fechou contrato com a SAAB para adquirir 36 Gripen NG, APENAS porque a FAB opera uma frota de F-5M?