NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62383
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6570 vezes
Agradeceram: 6922 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#31 Mensagem por Túlio » Sáb Out 28, 2017 11:57 am

MasterCaiafa escreveu:
Imagem
Quanto mais olho para este aviãozinho, mais parecido com o Texan II (e não com o Super Tucano) o acho. Me parece que a NOVAER fez o famoso "negócio da China", ganhando dinheiro e tecnologia para no fim entregar um produto de menor capacidade do que a apregoada...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#32 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 28, 2017 1:00 pm

Tikuna escreveu:
Cassio escreveu:No dia 26 esteve por aqui um Antonov...
Pois é, foi o UR-82009. Foi para os EAU
Eu filmei o bicho decolando...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6027 vezes
Agradeceram: 3395 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#33 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 28, 2017 10:46 pm

Já eu acho ele basicamente um Tucano repaginado. :wink:

Vai saber se a Novaer também não está de olho na substituição dele na AFA. Afinal, não são eternos, e já fazem mais de trinta anos de serviço... :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1557
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#34 Mensagem por Cougar_PH » Dom Out 29, 2017 12:56 pm

Antonov que esteve em SJC foi esse daqui, contudo diziam que iria pra Senegal, contudo não sei a carga

Imagem




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#35 Mensagem por Bolovo » Dom Out 29, 2017 6:23 pm

Acredito que parou em Dakar para reabastecer. Em seguida foi para Dubai.

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/ur-82009




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#36 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Out 31, 2017 2:54 am

Túlio escreveu:
MasterCaiafa escreveu:
http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2017/10/B250_Bader-696x316.jpg
Quanto mais olho para este aviãozinho, mais parecido com o Texan II (e não com o Super Tucano) o acho. Me parece que a NOVAER fez o famoso "negócio da China", ganhando dinheiro e tecnologia para no fim entregar um produto de menor capacidade do que a apregoada...
A questão é a motorização escolhida: será a mesma do A-29, ou com maior potência?
Caso seja mais potente o motor e a estrutura mais leve, oferecerá melhor desempenho geral, poderá levar carga bélica maior...
Do contrário, será semelhante em desempenho, ou mesmo aquém. Ainda mais com hélice tripá...
Ele é mais curto, contudo a estabilidade não é afetada pois o Estabilizador é grande.

Na minha opinião chegará tarde, pois o ST vende como água...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6027 vezes
Agradeceram: 3395 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#37 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 31, 2017 2:16 pm

Ainda acho que seria um bom substituo... para os Tucano.

abs.




Carpe Diem
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#38 Mensagem por pmicchi » Qua Nov 01, 2017 1:12 pm

Túlio escreveu:
MasterCaiafa escreveu:
Imagem
Quanto mais olho para este aviãozinho, mais parecido com o Texan II (e não com o Super Tucano) o acho. Me parece que a NOVAER fez o famoso "negócio da China", ganhando dinheiro e tecnologia para no fim entregar um produto de menor capacidade do que a apregoada...
"à olho" não parece maior que o ST. Como pode ter uma capacidade tão maior assim?




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1927
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 835 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#39 Mensagem por arcanjo » Sáb Nov 11, 2017 5:56 pm

11 de novembro de 2017
Novaer/Calidus B-250 Bader, novo concorrente do A-29 Super Tucano

Imagem
Novaer/Calidus B-250 Bader

Por Paul Jackson

Ocupando uma posição central no parque de aeronaves estáticas, a Calidus LLC é uma empresa de máquinas e equipamentos industriais localizada em Abu Dhabi, que se ramificou para fabricação de aeronaves com dois projetos relacionados – civis e militares.

Ambos estão em exibição no Dubai Airshow, o turboélice B-250 Bader, de aspecto robusto, é uma óbvia fonte de interesse, sendo adornado com as marcas da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos. Seja ou não significativo, nenhuma das partes irá dizer, embora também tenha um registro civil brasileiro, PR-ZNU.

Rodeado por armas que podem ser penduradas em seus sete pontos duros e, além disso, equipado com uma torre sensora eletro-ótica sob a frente da fuselagem, o B-250 é oferecido para apoio aéreo aproximado; inteligência, vigilância e reconhecimento; contra-insurgência; e treinamento avançado.

Parece uma versão um pouco maior do Tucano da Embraer – o que não é surpreendente, porque ambos são da mesa de desenho do brasileiro, Joseph Kovács. E faz as mesmas tarefas a um preço mais econômico, diz a Calidus.

O T-Xc de quatro lugares, aqui em forma de protótipo, vem da mesma equipe brasileira e, embora projetado para substituir os velhos Neiva T-25 Universal na América do Sul, possui aplicações óbvias como utilitário e máquina de passeio.

Ambos os aviões foram transportados para o Airshow por um Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, mas a Calidus deverá anunciar planos para a produção futura nos Emirados Árabes Unidos. Isso, e mais, serão revelados quando a aeronave for formalmente revelada hoje, adicionando um novo capítulo a uma história já interessante.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2014/09/T-Xc-destaque-foto-Novaer.jpg
T-Xc da Novaer

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/11/Calidus.jpg
Treinador T-Xc da Novaer/Calidus em exposição no Dubai Air Show

E, assim, conta-se uma história …

Em 1983, no Brasil, Joseph Kovács colocou no papel algumas ideias para um avião acrobático de dois assentos, que seria como uma versão bebê do EMB-312 Tucano que ele criou para a Embraer (e ainda está em produção como o EMB-314 Super Tucano, por sinal). O projeto do Kovacs K-51 Peregrino começou com seriedade em 1988, mas não foi até 28 de novembro de 1998 que o protótipo voou.

Embora promissora, a aeronave não conseguiu encontrar um patrocinador disposto a financiar a produção e, até mesmo, uma versão kitbuilt não viu a luz do dia. Sem demora, Kovács planejou um K-52 maior, para o qual o K-51, até então com mais de 200 horas de voo para seu crédito, foi considerado a prova de conceito.

Enquanto isso, também no Brasil, a empresa Novaer foi formada em 1998 pelo falecido Luiz Paulo Juanqueira, anteriormente chefe da divisão de equipamentos da Embraer, sendo sua principal função ser um fornecedor de componentes de aeronaves. Uma subsidiária da empresa Geometra, tornou-se um contratante principal para o trem de pouso do (Super) Tucano e também trabalhou no projeto do jato executivo Eviation Jets EV-20 (reconfigurado, do antigo VisionAire Vantage).

Imagem
T-Xc – três vistas e painel – imagem Novaer

Em outubro de 2007, a Novaer adquiriu os serviços de Kovács e os direitos sobre seus projetos, levando a propostas de 2009 para uma versão desenvolvida de assentos lado a lado, do K-52 (Projeto T-Xc) como substituto potencial para o T-25 Universal da Força Aérea Brasileira e um U-Xc de quatro lugares que foi conhecido como o Peregrino. Em dezembro de 2014, o T-Xc tornou-se o Sovi (Ictinia Plumbea, o Papagaio Plumbeous) e o U-Xc foi cancelado. Também foi planejado um MTP Sovi (turboélicemilitar) com um canopy em bolha.

Com a ajuda do financiamento do desenvolvimento do governo brasileiro, o novo Sovi, de quatro lugares, voou pela primeira vez em 22 de agosto de 2014, em parte graças à holding estatal Santa Catarina, tendo uma participação minoritária na Novaer em 2013, com a intenção de construir uma fábrica local, para abrir em 2018, desde que os fundos sejam obtidos para certificação. A aeronave mostrada em Dubai é este avião original, pintado apesar de ainda possuir o registro brasileiro PP-ZKV e a designação de tipo N-210.

Imagem
US Aircraft A-67 Dragon

Em um desenvolvimento paralelo, a US Aircraft Corporation foi formada em Ohio em 2004 como subsidiária de uma empresa de abrasivos aeroespaciais, prevendo a necessidade de países amigos dos EUA de ter um novo avião de contra-insurgência.

Esta presciência não se estendeu ao seu design para a aeronave que designou A-67 Dragon. A empresa Golden Aviation, com sede em Missouri, construiu um protótipo que primeiro (e último) voou em 6 de outubro de 2006, quando o trem de pouso colapsou parcialmente no pouso.

Um A-67 Dragon completamente novo foi produzido por meio do re-designado K-52 em sua forma de assento em tandem, mas a iniciativa terminou por falta de suporte … até agora.

FONTE: Aviation Week http://aviationweek.com/dubai-air-show- ... ed-calidus
http://www.aereo.jor.br/2017/11/11/cali ... er-tucano/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#40 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 11, 2017 7:52 pm

Porque estão falando até agora que foi um C-17 do UAE sendo que foi um An-124 que por sinal eu até filmei?! [003]

Achei interessante o avião, mas não, não está no mesmo nível do Super Tucano. Lembra um AT-6 Texan II. Se forem espertos, emplacam um substituto do Tucano.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6027 vezes
Agradeceram: 3395 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#41 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2017 12:01 am

A FAB continua precisando substituir os T-25 e os T-27, pra ontem. Mas na falta de um candidato nacional à altura, o negócio é ir enrolando.

Esses dois projetos é o que ela precisava, e ainda com selo de made in tupiniquinlândia.

Que mais tá faltando, além de grana, claro? :roll:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62383
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6570 vezes
Agradeceram: 6922 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#42 Mensagem por Túlio » Dom Nov 12, 2017 12:31 am

arcanjo escreveu:11 de novembro de 2017
Novaer/Calidus B-250 Bader, novo concorrente do A-29 Super Tucano

Imagem
Novaer/Calidus B-250 Bader


arcanjo
Mas é maquete, certo? Porque até poucos dias ninguém sequer sabia que existia, tipo voo de protótipo & quetales, de repente aparece mas sem voar? E isso no Brasil, onde a gente sabe até quem guarda as malas de dinheiro do PR?

Esquisito é pouco... :? :? :? :?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6027 vezes
Agradeceram: 3395 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#43 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2017 1:42 am

Eu li várias reportagens sobre esta apresentação e o que se diz é que se trata de um protótipo.
Se já voou por aqui e ninguém vi, é uma proeza e tanto da Novaer.
No mais, a carência de dados concretos sobre o projeto deixa mais dúvidas do que certezas sobre o seu futuro.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1356
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 57 vezes
Agradeceram: 489 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#44 Mensagem por Cassio » Dom Nov 12, 2017 8:42 am

Já voou sim. Não é maquete.




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#45 Mensagem por toncat » Dom Nov 12, 2017 12:45 pm

Dubai Airshow 2017: Calidus showcases B-250
12th November 2017 - 10:11 GMT | by Helen Haxell in Dubai

Imagem

Informação:

Aeronave com 50 horas de vôo.
motor PT6A-68 1,600shp P & WC
carga útil máxima 1.796kg
teto de serviço 30.000 pés
faixa de 2.400nm em 301kt
Aviônica Pro Line Fusion - Rockwell Collins

Fonte:
https://www.shephardmedia.com/news/defe ... genous-li/
Imagem

Foto do Defense News




Responder